Seminário
Unidade 3: Dia 3, Moisés 6 (Gênesis 5)


Unidade 3: Dia 3

Moisés 6 (Gênesis 5)

Introdução

A posteridade justa de Adão manteve um livro de recordações, ensinou o evangelho às suas próprias famílias e convidou todos os homens a se arrependerem. Enoque, um dos descendentes justos de Adão, foi chamado a pregar arrependimento ao povo e foi chamado vidente. Enoque obedeceu ao Senhor e ensinou ao povo a respeito das consequências da Queda de Adão e Eva e como podemos sobrepujar essas consequências. Ele também explicou por que devemos nos arrepender e ser batizados. (O texto bíblico que corresponde a algumas das informações de Moisés 6 está em Gênesis 5. Embora nem todo o capítulo de Gênesis 5 seja abordado especificamente nesta lição, você deve lê-lo como parte de seu estudo diário das escrituras. Uma comparação entre Gênesis 5 e Moisés 6 vai ajudá-lo a entender e apreciar a restauração de verdades importantes por meio da Tradução de Joseph Smith da Bíblia.)

Moisés 6:1–25

A posteridade de Adão escreve um livro de recordações e ensina o evangelho aos filhos

Imagem
corrente de metal

Imagine que uma corrente representa seus antepassados (inclusive seus pais), você e seus descendentes (inclusive seus filhos).

Por estarmos ligados a nossos antepassados e descendentes, com frequência certas características, tradições e certos ensinamentos são passados de geração para geração. Escreva algumas das coisas que seus pais (ou antepassados) passaram para você.

Pondere quais seriam as coisas mais úteis que você poderia passar para seus filhos.

Leia rapidamente Gênesis 5 e observe os nomes que são parte da “corrente” de descendentes de Adão.

Gênesis 5 não fornece muitos detalhes sobre Adão e sua posteridade. Você deve lembrar-se de que, quando o Profeta Joseph Smith fez correções inspiradas na Bíblia, o Senhor lhe revelou outras escrituras. Moisés 6–7 contém detalhes importantes que não estão em Gênesis 5 sobre um dos descendentes de Adão, o Profeta Enoque.

Leia Moisés 6:1, 13, 21, 23 e identifique o que Adão e seus descendentes justos ensinaram para os filhos. Você pode marcar o que encontrar.

Com o exemplo de Adão e sua posteridade, o que podemos aprender sobre a responsabilidade que os pais têm para com os filhos? Responda a esta pergunta completando a seguinte doutrina: Os pais têm a responsabilidade de ensinar os filhos .

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que você acha que é importante que os pais aceitem a responsabilidade de ensinar aos filhos os caminhos de Deus?

    2. Como seus pais (ou outros que você conhece) cumpriram a responsabilidade de ensinar aos filhos os caminhos de Deus?

Pense sobre o que você pode fazer para ajudar seus pais a cumprir essa responsabilidade. E pense também sobre o que pode fazer para preparar-se para essa responsabilidade quando for pai/mãe.

Imagem
noite familiar

Em Moisés 6:2–3, aprendemos que Adão e Eva tiveram um filho chamado Sete. Depois da morte de Abel, Sete foi escolhido para passar as responsabilidades do sacerdócio para as gerações futuras (ver D&C 107:40–42). O Senhor descreveu Sete como “um homem perfeito e sua semelhança era a semelhança expressa de seu pai (Adão)” (D&C 107:43).

Leia Moisés 6:4–8 e identifique o que Adão e seus descendentes preservaram que ajudaria a ensinar seus filhos.

Observe, no versículo 5, quem podia escrever no livro. Que tipo de coisas você acha que eles escreveram?

Em nossos dias, um livro de recordações pode ter muitas formas. Um livro de recordações pode ser qualquer coisa que usamos para registrar pensamentos inspiradores e acontecimentos sobre nossa vida e a vida daqueles que conhecemos.

  1. Complete o seguinte em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como escrever um livro de recordações o ajuda a ensinar a seus filhos os caminhos de Deus?

    2. Peça aos membros da família, amigos ou membros da ala que compartilhem com você experiências que fortaleceram o testemunho deles. Registre essas experiências para você e sua posteridade. Escreva algumas frases que descrevam sua experiência em escrever parte de um livro de recordações.

Em Moisés 6:9–25, aprendemos que Adão e sua posteridade justa continuaram a ensinar o evangelho às suas famílias mesmo quando as pessoas ao redor deles se tornaram iníquas.

Moisés 6:26–47

Enoque é chamado a profetizar ao povo e inicia seu ministério

Pense em um momento em que sentiu que não era bom o suficiente ou não poderia fazer algo que o Senhor lhe pediu por causa de uma fraqueza.

O Profeta Enoque teve sentimentos semelhantes quando o Senhor o chamou para pregar arrependimento ao povo. Ao estudar a experiência de Enoque em Moisés 6, identifique os princípios que podem ajudar uma pessoa a ter tais sentimentos.

Leia Moisés 6:26–28 e identifique as frases que descrevem o povo de Enoque. Como o Senhor descreve o povo a quem Enoque foi chamado a pregar?

Compare a descrição do povo de Enoque feita pelo Senhor no versículo 27 com o que a frase pode significar:

  1. “O coração deles endureceu”

  2. “Seus ouvidos estão ensurdecidos”

  3. “Seus olhos não conseguem enxergar longe”

  1. Eles não dão ouvidos ao conselho do Senhor

  2. Eles não são sensíveis aos sussurros do Espírito

  3. Eles não enxergam além do “agora”

Leia Moisés 6:31 e marque as preocupações que Enoque expressou sobre sua capacidade para cumprir o chamado do Senhor.

Pondere de que modo a preocupação de Enoque sobre esse chamado para pregar pode ser semelhante ao que podemos sentir quando somos chamados a servir ao Senhor.

Leia Moisés 6:32–34 e identifique as promessas que o Senhor fez a Enoque. Observe o que Enoque teve que fazer a fim de receber essas promessas.

O que podemos aprender com esses versículos sobre o que o Senhor vai fazer por nós se fizermos o que Ele nos pede apesar de nossas fraquezas? Responda a essa pergunta completando o seguinte princípio: Se formos e fizermos o que o Senhor nos ordena, Ele vai .

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, descreva como esse princípio pode ajudar aqueles que sentem que não são bons o suficiente ou não podem fazer o que Deus pede.

A fim de ajudar Enoque a sobrepujar suas preocupações, o Senhor lhe deu algumas instruções incomuns. Leia Moisés 6:35–36 e identifique o que o Senhor disse que Enoque deveria fazer.

Imagem
pote de argila

A argila se forma na terra e parece um barro grosso e grudento. Pondere o que o Senhor estava ensinando a Enoque ao pedir-lhe que cobrisse os olhos com barro e depois os lavasse.

O que aconteceu depois que Enoque fez o que o Senhor lhe ordenou?

O Senhor pediu que Enoque ungisse os olhos com barro e depois os lavasse para ensinar-lhe a respeito de seu papel sagrado de vidente. Embora não sejamos chamados para ser videntes como Enoque, também podemos nos beneficiar ao ver as coisas com olhos espirituais.

Podemos aprender o seguinte princípio com as instruções do Senhor a Enoque e as bênçãos resultantes delas: Por meio da estrita obediência e com a ajuda do Senhor, podemos ver e discernir espiritualmente bem além do que podemos com nossos “olhos naturais”.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que você acha que significa ver com olhos espirituais?

    2. Por que você gostaria de ser capaz de ver com olhos espirituais?

Pense quais coisas do mundo fazem com que seja difícil que você veja com olhos espirituais. Trace uma meta para remover essas coisas mundanas de sua vida e concentrar-se nas coisas espirituais que o fortalecem.

Observe a palavra vidente em Moisés 6:36. Por ter sido permitido que Enoque visse coisas não visíveis ao olho natural, ele foi chamado de vidente. Um vidente é alguém chamado por Deus para prever o futuro a partir do passado e do presente. Os membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos são chamados por Deus como profetas, videntes e reveladores hoje.

O Élder John A. Widtsoe, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o que significa ser um profeta, vidente e revelador:

Imagem
Élder John A. Widtsoe

“Vidente é alguém que vê com os olhos espirituais. Ele enxerga o significado do que parece obscuro para as outras pessoas; portanto, ele é um intérprete e torna clara a verdade eterna. Ele prevê o futuro a partir do passado e do presente. (…) Em suma, ele é alguém que vê, que anda na luz do Senhor com os olhos abertos. (…)

Em resumo: Um profeta é um professor da verdade conhecida, vidente é alguém que percebe uma verdade oculta, um revelador é um porta-voz de uma nova verdade. No sentido mais amplo, mais comumente utilizado, o título profeta inclui os outros títulos e faz do profeta um professor, um reconhecedor e um portador da verdade” (“Evidences and Reconciliations” [Evidências e Reconciliações], arr. G. Homer Durham, 3 vols., vol. I, 1960, p. 258).

Leia Moisés 6:37–39 e identifique a maneira que o povo reagiu quando Enoque pregou a eles. Você pode marcar as frases que descrevem como o povo reagiu a Enoque.

Pense por que algumas pessoas podem se ofender com os ensinamentos dos profetas, videntes e reveladores em nossos dias.

Leia Moisés 6:40 e identifique o que Maíja pediu a Enoque.

Maíja queria saber quem era Enoque e como ele obteve tanto poder e autoridade para ensinar o evangelho. Imagine que um de seus amigos ou familiares pergunte a você como os profetas, videntes e reveladores em nossos dias têm tanto poder e autoridade para ensinar o evangelho. Para ajudá-lo a pensar no que poderia responder, leia Moisés 6:41–43 e identifique a maneira que Enoque respondeu.

Leia Moisés 6:47 e observe a reação das pessoas ao que Enoque disse. Como a reação do povo se relaciona às promessas do Senhor a Enoque descritas nos versículos 32–34?

Moisés 6:48–63

Enoque ensina o que precisamos fazer para sobrepujar a Queda e entrar no reino do céu

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

Ao estudar Moisés 6:48–63, você pode se perguntar qual é o significado da frase “teus filhos são concebidos em pecado” no versículo 55. O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou que essa frase significa que “nascemos em um mundo de pecado”, um mundo no qual o mal existe e nos influencia em nosso estado decaído (ver “A New Witness for the Articles of Faith” [Uma Nova Testemunha para as Regras de Fé], 1985, p. 101).

Ter filhos dentro dos laços do matrimônio não é um pecado. Os meios pelos quais a vida mortal é criada foram determinados por Deus:

“Quando marido e mulher são legalmente casados e fisicamente capazes, eles têm o privilégio de prover corpos mortais para os filhos espirituais do Pai Celestial. O casal é parte importante no grande plano de felicidade que permite aos filhos de Deus receber corpos físicos e participar da experiência da mortalidade. (…)

Lembrem-se de que as relações sexuais dentro do casamento têm a aprovação divina. Se, por um lado, tais relações têm o propósito de prover corpos físicos para os filhos de Deus, por outro, elas têm o objetivo de expressar amor um pelo outro — de aproximar marido e mulher em lealdade, fidelidade, consideração e em um mesmo propósito” (Sempre Fiéis, 2004, p. 45).

Observe em Moisés 6:54 que “o Filho de Deus expiara o pecado original”. Isso significa que seremos considerados responsáveis por nossos próprios pecados e não pela transgressão de Adão (ver Regras de Fé 1:2). Somos, no entanto, sujeitos às consequências da Queda.

Moisés 6:48–63 contém o relato do que Enoque ensinou ao povo. Ele ensinou-lhes que precisavam se arrepender, ser batizados e receber o Espírito Santo porque nenhuma coisa impura pode habitar na presença de Deus. Enoque também ensinou ao povo que eles precisam nascer de novo a fim de receber as bênçãos da Expiação de Jesus Cristo.

Por meio da Expiação de Jesus Cristo, seremos todos redimidos da Queda e trazidos de volta à presença de Deus para ser julgados. Somente aqueles que se arrependem podem habitar, ou permanecer na presença de Deus.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Moisés 6 (e também Gênesis 5) e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: