Seminário
Unidade 3: Dia 2, Moisés 5:12–59 (Gênesis 4)


Unidade 3: Dia 2

Moisés 5:12–59 (Gênesis 4)

Introdução

Esta é a segunda de duas lições sobre Moisés 5. Em Moisés 5:12–59, aprendemos que Adão e Eva ensinaram o plano do Pai Celestial aos filhos. Um dos filhos, Caim, escolheu dar ouvidos a Satanás e assassinar o irmão, Abel. A iniquidade se espalhou entre os descendentes de Adão e Eva. (O texto bíblico que corresponde a algumas das informações dessa escritura está em Gênesis 4. Embora nem todo o capítulo de Gênesis 4 seja abordado especificamente nesta lição, você deve lê-lo como parte de seu estudo diário das escrituras. Uma comparação entre Gênesis 4 e Moisés 5 vai ajudá-lo a entender e apreciar a restauração de verdades importantes por meio da Tradução de Joseph Smith da Bíblia.)

Moisés 5:12–15

Adão e Eva ensinam o plano do Pai Celestial aos filhos.

Liste o nome de algumas pessoas que buscam regularmente influenciá-lo de maneira justa:

Alguém que você conhece já tentou persuadi-lo a fazer algo errado? Algumas das influências que encontramos nos inspiram a fazer o bem enquanto outras nos incitam à tentação e ao pecado. Enquanto continua a estudar Moisés 5, pense sobre as diferentes vozes que buscam influenciá-lo todos os dias.

Lembre-se de que, conforme relatado em Moisés 5:5–11, Adão e Eva aprenderam sobre o Plano de Salvação e a Expiação de Jesus Cristo. Leia Moisés 5:12 e identifique o que Adão e Eva fizeram depois de aprender mais sobre o Plano de Salvação estabelecido pelo Pai Celestial e a Expiação de Jesus Cristo.

Leia Moisés 5:13–14 e identifique quem, além dos pais, buscou influenciar os filhos de Adão e Eva. Você pode marcar o que aconteceu com aqueles que escolheram ouvir Satanás em vez de acreditar nas palavras dos pais.

As palavras carnais e sensuais no versículo 13 se referem a estar preocupados com coisas do mundo e com a satisfação de desejos físicos, concupiscências e prazeres. Diabólicos significa ser influenciado pelo diabo.

Observe, no versículo 14, o que o Senhor convidou todos os filhos de Adão e Eva a fazerem.

Complete o seguinte princípio que aprendemos no versículo 14: O Senhor chama todos nós ao arrependimento por meio .

Como você sabe se o Espírito está inspirando-o a arrepender-se?

A seguinte declaração feita pelo Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, ajuda-nos a entender melhor o princípio que você identificou anteriormente. Marque o que ele disse sobre como vamos saber se o Espírito Santo está nos inspirando a nos arrependermos.

Imagem
Élder Neil L. Andersen

“Há muitos níveis de dignidade e retidão pessoais; mas o arrependimento é uma bênção para todos nós. Cada um de nós precisa sentir os braços de misericórdia do Senhor por meio do perdão de nossos pecados. (…)

Alguns (…) precisam de ‘uma grande mudança em seu coração’ (Alma 5:12) para confrontar pecados graves. A ajuda de um líder do sacerdócio pode ser necessária. Para a maioria das pessoas, o arrependimento é sereno e bem particular, uma busca diária pela ajuda do Senhor, para fazer as mudanças necessárias. (…)

Como decidimos o ponto em que devemos concentrar nosso arrependimento? (…) Sentiremos quais são as mudanças que precisamos fazer. O Senhor nos dirá em nossa mente e em nosso coração” (“Arrependendo-vos (…) para Que Eu Vos Cure”, A Liahona, novembro de 2009, p. 40).

Pense se você teve pensamentos ou sentimentos referentes às mudanças que o Senhor gostaria que você fizesse em sua vida.

Leia Moisés 5:15 e identifique o que vai acontecer àqueles que escolherem acreditar no Senhor e arrepender-se de seus pecados e o que vai acontecer àqueles que escolherem não acreditar e não se arrepender.

Complete o princípio a seguir com base no que você aprendeu em Moisés 5:15: Se acreditarmos em Jesus Cristo e nos arrependermos de nossos pecados, vamos .

Você pode marcar em suas escrituras as palavras que ensinam os princípios identificados em Moisés 5:14–15.

Lembre-se de que o arrependimento é uma grande bênção que nos permite sentir o perdão e o amor do Senhor, e nos ajuda a preparar-nos para retornar ao Pai Celestial.

Moisés 5:16–33

Caim conspira com Satanás e mata Abel

Imagem
Caim e Abel

O restante de Moisés 5 fornece exemplos de pessoas que ouviram ao Senhor e de outras que não ouviram, mas seguiram a Satanás e se recusaram a se arrepender dos pecados.

Estude Moisés 5:16–17 e identifique o nome de dois dos filhos de Adão e Eva e como esses filhos eram diferentes um do outro. Liste as diferenças no quadro a seguir:

Caim

Abel

A expressão dar ouvidos significa ouvir e obedecer. Leia Moisés 5:18–21 e identifique a quem Caim deu ouvidos em lugar do Senhor.

No versículo 21, a frase “não atentou” significa que o Senhor não aceitou a oferta de Caim. Deus havia ordenado que Adão e Eva e seus filhos oferecessem sacrifícios de animais a fim de prepará-los para entender o sacrifício e a Expiação de Jesus Cristo. O Profeta Joseph Smith explicou por que a oferta de Caim não foi aceita:

Imagem
Profeta Joseph Smith

“O mundo não poderia receber a salvação sem a mediação de Jesus Cristo.

Deus (…) preparou um sacrifício na dádiva de Seu próprio Filho, que seria enviado no devido tempo para preparar o caminho, ou abrir a porta pela qual o homem pudesse entrar na presença de Deus, de onde havia sido expulso por desobediência. (…)

Pela fé nessa Expiação ou plano de redenção, Abel ofereceu a Deus um sacrifício que foi aceito e que consistia nas primícias dos rebanhos. Caim ofereceu os frutos da terra e não foi aceito, porque não pôde fazê-lo com fé; ele não podia ter fé, ou seja, não podia exercer uma fé contrária ao plano do céu. (…) E como o sacrifício foi instituído como símbolo pelo qual o homem reconheceria o grande sacrifício que Deus havia preparado, não era possível exercer fé no oferecimento de um sacrifício contrário a esse, porque a redenção não foi adquirida dessa maneira, tampouco o poder da Expiação foi instituído segundo essa ordem. Consequentemente Caim não podia ter fé; e tudo que não é da fé, é pecado” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 51).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que o Senhor não aceitou o sacrifício de Caim?

    2. Observe em Moisés 5:21 que Satanás alegrou-se quando a oferta de Caim foi rejeitada e Caim ficou irado. Por que você acha que Satanás alegrou-se?

    3. O que isso nos ensina a respeito de Satanás?

Aprendemos em Moisés 5:22–25 que o Senhor advertiu Caim sobre as consequências de suas escolhas. Leia a advertência do Senhor no versículo 23. Você pode marcar a palavra se toda vez que ela aparecer nesses versículos.

Com base no que aprendeu no versículo 23, complete o princípio a seguir: Se dermos ouvidos às advertências do Senhor, então .

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como você acha que as advertências do Senhor demonstram Seu amor por nós?

    2. Que advertências o Senhor tem feito em nossos dias?

Leia Moisés 5:26 e identifique como Caim reagiu à advertência do Senhor.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, explique por que você acha que foi um erro Caim ter reagido à advertência do Senhor da maneira que ele fez.

Depois de rejeitar a advertência do Senhor, Caim continuou a ouvir Satanás. Leia Moisés 5:29–31 e identifique o que Satanás ofereceu a Caim e como Caim reagiu a essa oferta. (Satanás tem sido um mentiroso desde o princípio e certamente não tinha intenção de cumprir suas promessas a Caim.)

Você pode marcar as seguintes frases em suas escrituras: “para que teu pai não o saiba” (Moisés 5:29); “todas essas coisas foram feitas em segredo” (Moisés 5:30). Satanás é o autor e criador de todos os juramentos e de todas as combinações secretas.

Satanás nos incentiva a manter nossos pecados em segredo e escondidos das outras pessoas, mas a maneira do Senhor de lidar com o pecado é o oposto. O Senhor disse que aquele que se arrepende de seus pecados “os confessará e abandonará” (D&C 58:43).

Imagem
rapaz e bispo
  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como Caim reagiu à oferta de Satanás?

    2. Por que você acha que a promessa de Satanás de manter em segredo os pecados de Caim agradou Caim?

    3. Como a maneira usada pelo Senhor para lidar com o pecado difere da maneira usada por Satanás? (Ver D&C 58:42–43.)

Moisés 5:32–34 explica que Caim assassinou seu irmão Abel e “gloriou-se no que havia feito” (Moisés 5:33). Quando o Senhor perguntou a respeito de Abel, Caim respondeu de maneira desrespeitosa: “Sou eu guardador de meu irmão?” (Moisés 5:34.)

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou o seguinte a respeito da pergunta de Caim: “Somos nós guardadores de nossos irmãos? Em outras palavras, somos responsáveis pelo bem-estar de nossos semelhantes quando procuramos ganhar o pão de cada dia? A Regra de Ouro do Salvador diz que sim. Satanás diz que não” (“Guardador de Meu Irmão”, A Liahona, janeiro de 1987, p. 20).

O Senhor considerou Caim responsável por seus atos (ver Moisés 5:35–37). Leia Moisés 5:38–39 e identifique a resposta de Caim ao Senhor.

Em suas escrituras, você pode marcar a seguinte frase da resposta de Caim no versículo 39: “essas coisas não se escondem do Senhor”.

No espaço fornecido, escreva um princípio que podemos aprender com Moisés 5:39 sobre as consequências de dar ouvidos às tentações de Satanás:

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, responda às seguintes perguntas com base no princípio que você identificou:

    1. Por que é importante que entendamos esse princípio atualmente?

    2. Quando você testemunhou a veracidade desse princípio?

    3. Como a crença nesse princípio afeta suas ações?

Leia Moisés 5:36–41 e observe a diferença entre o sinal e a maldição que foram colocados sobre Caim.

O sinal colocado em Caim não foi a mesma coisa que a maldição que ele recebeu. Caim foi amaldiçoado como consequência da iniquidade dele. A maldição incluía estar “banido da presença do Senhor” (Moisés 5:41; ver também Moisés 5:36–39). O sinal era para distingui-lo como aquele que havia sido amaldiçoado pelo Senhor. O sinal foi misericordiosamente colocado em Caim para que ele não fosse morto por qualquer que o encontrasse (ver Moisés 5:39–40).

Moisés 5:42–59

A iniquidade se espalha entre alguns dos descendentes de Adão e Eva

Em Moisés 5:42–54, aprendemos que alguns dos descendentes de Caim também escolheram a iniquidade e não deram ouvidos ao Senhor e da mesma forma sofreram as consequências de seus pecados.

Leia Moisés 5:55–59 e identifique o que o Pai Celestial fez e continua a fazer para convidar Seus filhos a se arrependerem e se prepararem para retornar a Ele.

Lembre-se de que todos os dias nos deparamos com vozes ou influências que nos inspiram a fazer o bem e outras que nos incitam à tentação e ao pecado. Os princípios que você identificou nesta lição podem ajudá-lo a escolher dar ouvidos a vozes justas e influências que vão abençoá-lo. Lembre-se de agir de acordo com qualquer inspiração advinda do Espírito Santo.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Moisés 5:13–59 (e também Gênesis 4) e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: