Seminário
Unidade 15: Dia 3, Josué 3–10


Unidade 15: Dia 3

Josué 3–10

Introdução

O chamado de Josué como profeta foi confirmado aos israelitas quando Deus separou as águas do Rio Jordão e permitiu que eles o cruzassem até a terra prometida. O Senhor orientou Josué a comemorar esse milagre, fazendo com que um homem de cada uma das 12 tribos de Israel pegasse uma pedra do leito do rio e edificasse um memorial com elas. Assim que os israelitas entraram na terra prometida, o Senhor parou de enviar o maná e eles comeram do fruto da terra.

Josué 3

Josué guia milagrosamente os israelitas na travessia do Rio Jordão

O que você faria na situação a seguir: Você sente que deve falar do evangelho para um amigo, mas está com medo de fazê-lo da maneira errada e de que isso afete negativamente sua amizade.

Durante sua vida, é provável que você passe por muitos desafios que vão testar sua fé em Deus. Ao continuar a estudar o livro de Josué hoje, identifique verdades que podem ajudá-lo a saber o que fazer quando esses desafios surgirem.

Imagem
mapa, região em torno do Mar Morto

Josué e os israelitas mudaram o acampamento para perto do Rio Jordão (ver Josué 3:1). Eles sabiam que deveriam atravessar o rio e se estabelecer em outras partes da terra prometida, mas o rio estava transbordando, o que dificultava a travessia (ver Josué 3:15).

O que você teria feito nessas circunstâncias?

Leia Josué 3:7–13 e identifique como o Senhor planejou ajudar os israelitas a atravessar o rio.

Imagem
homens carregando a arca da aliança

A frase “pararão amontoadas” no versículo 13 significa que as águas parariam de fluir rio abaixo. Observe o que os sacerdotes precisavam fazer antes de o rio se dividir. O que o Senhor pediu aos sacerdotes que indica que a travessia do Rio Jordão requeria grande fé?

Leia Josué 3:14–17 e identifique o cumprimento do que o Senhor prometeu no versículo 13.

Um princípio aprendido nesses versículos é que prosseguir com fé permite que Deus realize milagres em nosso favor. Você pode anotar esse princípio na margem de suas escrituras.

Imagem
Élder David A. Bednar

Reflita sobre o que significa prosseguir com fé ao ler a seguinte declaração do Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos: “Encontramos um vigoroso exemplo da interação entre certeza, ação e prova na ocasião em que os filhos de Israel transportavam a Arca da Aliança sob a liderança de Josué (ver Josué 3:7–17). Lembram-se de quando os israelitas chegaram ao Rio Jordão e lhes foi prometido que as águas se abririam e eles poderiam cruzar o rio em seco? É interessante notar que as águas não se abriram quando os filhos de Israel pararam junto às margens do rio esperando que algo acontecesse; em vez disso, a sola de seus pés se molhou antes que as águas se abrissem. A fé que os israelitas possuíam manifestou-se no fato de que caminharam para dentro da água antes que elas se abrissem. Eles caminharam para dentro do Rio Jordão com uma certeza que contemplava o futuro nas coisas que esperavam. Quando os israelitas seguiram adiante, as águas se abriram, e quando cruzaram o rio em seco, olharam para trás e viram a prova das coisas que não eram vistas. Naquele episódio, a fé como certeza conduziu à ação e produziu a prova de coisas que não eram vistas, mas que eram verdadeiras” (“Aprender pela Fé”, A Liahona, setembro de 2007, p. 17).

Mesmo que não tenhamos rios transbordantes para atravessar em nossa vida, teremos outros desafios que talvez não saibamos como superar. Pense nos desafios ou acontecimentos que pode vivenciar que vão exigir que siga adiante com fé antes de poder ver como as coisas ficarão.

  1. Faça um dos exercícios a seguir (ou ambos) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Examine a situação descrita no início desta lição. Explique em poucas frases como você poderia ser abençoado ao falar do evangelho com um amigo ao prosseguir com fé.

    2. Pense em uma ocasião em que você ou alguém que conheça prosseguiu com fé e recebeu milagres ou bênçãos. Escreva sobre isso em seu diário de estudo das escrituras.

Você pode prestar testemunho desse princípio a alguém que precise de ajuda para prosseguir com fé em Deus.

Josué 4–5

Os israelitas comemoram a milagrosa travessia do Rio Jordão, começam a partilhar do fruto da terra prometida e param de comer o maná

Conforme registrado em Josué 4, depois que os israelitas atravessaram o Rio Jordão, receberam a ordem de construir um memorial de pedras para celebrar esse milagre.

Imagem
pilha de pedras

Assim que os israelitas entraram na terra prometida, o Senhor instruiu Josué para que todos os homens fossem circuncidados (ver Josué 5:1–11). Por alguma razão, essa prática tinha sido interrompida durante os quarenta anos no deserto e o Senhor queria que fosse reinstituída (ver Josué 5:4–5).

O Senhor parou de fornecer o maná quando os israelitas “comeram dos frutos da terra de Canaã” (Josué 5:12).

Leia Josué 5:13–15 e identifique indicações de que o mensageiro especial que visitou Josué pode ter sido Jeová: o Salvador, Jesus Cristo.

Que semelhanças você vê entre essa experiência e a de Moisés no Monte Sinai? Como essa visita pode ter abençoado e consolado Josué?

Josué 6–7

Depois que Israel destrói a cidade de Jericó, a desobediência de Acã leva Israel a ser derrotado pelo povo de Ai

Depois que entraram na terra prometida, os israelitas sitiaram a cidade de Jericó. Josué instruiu o povo a seguir a arca da aliança e “[rodear] a cidade” (andar em volta de toda a cidade pelo lado de fora) uma vez por dia durante seis dias e depois rodear a cidade sete vezes no sétimo dia (ver Josué 6:3–4).

Leia Josué 6:15–16, 20–21 e identifique o que aconteceu depois que os israelitas obedeceram às instruções.

Lembre-se de que o Senhor ordenou aos israelitas que “[destruíssem] totalmente” os habitantes iníquos da terra prometida para evitar que os pecados contaminassem os filhos de Israel (ver Deuteronômio 20:15–18). Quando Israel conquistou Jericó, as únicas pessoas que o Senhor permitiu que fossem poupadas foram as da família de Raabe porque ela ajudou os espias israelitas (ver Josué 2). As únicas outras coisas que não deviam ser destruídas eram as riquezas da cidade, que seriam consagradas e colocadas no tesouro do Senhor. Em Josué 6:18, o Senhor advertiu que, se qualquer dos filhos de Israel guardasse para si objetos de Jericó, os objetos seriam um “anátema” para ele e para o acampamento de Israel.

Imagem
ondulações na água

Se você atirar uma pedra em um lago ou em uma lagoa, que efeito ela terá na água?

Ao estudar Josué 7, aprenderá sobre Acã, homem cujas ações, como ondulações na água, afetaram inúmeras pessoas. Enquanto estuda, atente para os efeitos da escolha de Acã.

Leia Josué 7:1 e identifique o que fez um israelita chamado Acã que foi contrário aos mandamentos do Senhor.

Imagem
homem com um saco sobre o ombro

Acã desobedeceu e tomou para si alguns espólios de guerra.

Leia Josué 7:2–5 e identifique a consequência que sobreveio a Israel como resultado da escolha de Acã.

Quantos israelitas morreram na batalha contra os homens de Ai?

Josué perguntou ao Senhor por que eles tinham perdido a batalha. Leia Josué 7:11–12 e identifique a razão dada pelo Senhor para a derrota de Israel. Você pode marcar o que encontrar.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como a escolha pessoal de Acã afetou o restante dos filhos de Israel?

Complete o princípio a seguir com base no que você aprendeu com as ações de Acã: Se escolhermos , isso pode acarretar consequências negativas para nós e para os outros.

Leia Josué 7:13 e identifique o que Senhor ordenou que Israel fizesse. (Um significado da palavra santificar é libertar-se do pecado.)

Em Josué 7:14–18, aprendemos que o Senhor instruiu Josué a reunir Israel de acordo com as tribos. O Senhor também disse que revelaria a Josué a pessoa culpada por guardar o anátema. Quando foi chamado, Acã apresentou-se a Josué.

Leia Josué 7:19–21 e identifique o que aconteceu quando Josué confrontou Acã.

Observe o que Acã tentou fazer com a propriedade roubada e amaldiçoada. Que verdade podemos aprender a respeito de tentar esconder nossos pecados do Senhor?

Imagem
Élder Richard G. Scott

A seguinte declaração, do Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, nos ajuda a entender por que não podemos esconder nossos pecados do Senhor: “Não fique satisfeito por suas transgressões não serem do conhecimento de outras pessoas. Isso é como um avestruz com a cabeça enfiada na areia. Ele vê somente trevas e sente-se confortavelmente escondido. Na realidade está ridiculamente visível. Da mesma forma, todos os nossos atos são vistos por nosso Pai Celestial e Seu Amado Filho. Eles sabem tudo sobre nós” (“Encontrar o Perdão”, A Liahona, julho de 1995, p. 80).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como o fato de entendermos que não podemos esconder nossos pecados do Senhor afeta nossas escolhas?

Josué 7:22–26 relata que Acã foi considerado culpado e condenado à morte, e o anátema que ele guardou foi queimado, como ordenou o Senhor.

Josué 8–10

O Senhor ajuda Israel a derrotar o povo de Ai e os amorreus

Como registrado em Josué 8–10, depois de destruir o “anátema” que estava entre eles, Israel derrotou o povo de Ai e os amorreus e conquistou muitas cidades em Canaã. Leia Josué 10:42 e identifique por que os exércitos de Israel foram bem-sucedidos na batalha. Você pode marcar o que encontrar.

Pense em como você pode agir com relação às verdades que aprendeu hoje. Você será abençoado se exercer fé no Senhor, escolher obedecer fielmente a Seus mandamentos e arrepender-se em vez de esconder qualquer pecado cometido.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Josué 3–10 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: