Seminário
Unidade 26: Dia 1, Isaías 48–50


Unidade 26: Dia 1

Isaías 48–50

Introdução

O Senhor convidou os israelitas a retornarem a Ele e guardarem seus convênios. Ele prometeu a Israel dispersa que não tinha Se esquecido deles e ia restaurar suas bênçãos do convênio e juntá-los novamente em suas terras de herança por meio dos esforços de Seus servos. O Senhor também falou aos membros da casa de Israel que mais tarde iam viver em cativeiro — tanto fisicamente quanto espiritualmente.

Isaías 48

O Senhor convidou os israelitas a retornarem a Ele e guardarem seus convênios

Com o que você às vezes fica preocupado, estressado ou amedrontado?

Como é possível sentir paz quando você está passando por dificuldades em sua vida?

Imagem
moça lendo uma folha de papel

Ao estudar Isaías 48, identifique um princípio que pode ajudá-lo a sentir mais paz em sua vida, mesmo em tempos de dificuldades. O profeta Néfi citou Isaías 48 inteiro no Livro de Mórmon (ver 1 Néfi 20). Ele disse que leu “o que foi escrito pelo profeta Isaías” a seus irmãos a fim de “melhor persuadi-los a acreditar no Senhor, seu Redentor” (1 Néfi 19:23).

Em Isaías 48:1–8 lemos as palavras do Senhor aos israelitas que quebraram os convênios e Ele descreveu o comportamento rebelde deles. Leia Isaías 48:1, 4–5, 8 e identifique palavras e frases que mostram como a casa de Israel tinha se rebelado contra o Senhor. (A frase “das águas de Judá” mencionada no versículo 1 refere-se ao batismo [ver 1 Néfi 20:1].)

Em sua opinião, o que significa ter a cerviz como “um nervo de ferro” e “a testa de bronze” (Isaías 48:4)?

Um nervo é um tendão que liga o osso ao músculo. Assim como o ferro não se dobra facilmente, uma pessoa orgulhosa não dobra o pescoço em sinal de humildade. A afirmação de que Israel “[era chamada transgressora] desde o ventre” (Isaías 48:8) refere-se ao histórico de rebeldia de Israel contra Deus.

Em Isaías 48:9–15 lemos que o Senhor disse ao povo que, apesar de sua iniquidade, Ele não os abandonaria e assegurou-lhes que ainda era Seu povo escolhido. O Senhor também afirmou ser “o primeiro [e] o último” (versículo 12), significando Sua natureza eterna.

Leia Isaías 48:17–19 e identifique como os israelitas teriam sido abençoados se tivessem guardado os mandamentos.

Em sua opinião, por que Isaías descreveu o Senhor usando os títulos de “teu Redentor”, “o Santo de Israel” e “o Senhor teu Deus” (versículo 17)? Reflita como cada um desses títulos nos ajuda a entender melhor Jeová.

Com base no que aprendeu em Isaías 48:18, complete o princípio a seguir: Se dermos ouvidos aos mandamentos do Senhor, então . Você pode escrever esse princípio ao lado do versículo 18.

A seu ver, por que Isaías usou a imagem de um rio como símbolo de paz? De que forma a justiça pode ser como “as ondas do mar” (Isaías 48:18)?

Leia Isaías 48:22 e identifique o que esse versículo ensina sobre a paz.

Como o que é ensinado no versículo 22 se relaciona ao princípio que você identificou no versículo 18?

  1. Reflita sobre as vezes em que dar ouvidos aos mandamentos do Senhor lhe trouxe paz. Registre uma dessas experiências em seu diário de estudo das escrituras.

Pense também nas ocasiões em que talvez tenha sentido falta de paz devido a sua própria desobediência. Pense em uma maneira que você pode escolher para ser mais obediente aos mandamentos do Senhor e que pode ajudá-lo a sentir mais paz.

Isaías 49

Por meio dos esforços de Seus servos, o Messias coligará Israel

Como é a sensação de sentir-se esquecido?

Isaías advertiu os israelitas de que, devido a sua iniquidade, seriam dispersos. Leia Isaías 49:14 e identifique como Sião se sentiria como resultado da dispersão de seu povo.

Como você responderia a um amigo que se sentiu como se o Senhor o tivesse esquecido?

Isaías 49 contém a garantia do Senhor aos israelitas de Seu amor por eles. Leia Isaías 49:15–16 e identifique os princípios que podem ajudar-nos quando nos sentirmos esquecidos pelo Senhor.

De acordo com o versículo 16, por que o Salvador não vai Se esquecer de nenhum filho do Pai Celestial?

Gravar é cortar ou esculpir algo em um objeto para que a impressão permaneça lá para sempre.

Imagem
a mão de Cristo alcançando a de uma criança

Em que sentido pode-se dizer que fomos gravados nas palmas das mãos do Salvador? Como isso demonstra que o Salvador nos ama?

Esses versículos ensinam que o Senhor nos ama e nunca Se esquecerá de nós. Você pode escrever essa verdade em suas escrituras ao lado de Isaías 49:15–16.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Que experiências o ajudaram a saber que o Senhor o ama e não Se esqueceu de você?

Isaías 49:17–26 registra a profecia de Isaías de que nos últimos dias os descendentes de Israel seriam reunidos em grande número. (É bom saber que 1 Néfi 22 contém as interpretações de Néfi sobre alguns fatos contidos em Isaías 49.) Nos versículos anteriores você leu que Sião se sentiu esquecida e abandonada. Em Isaías 49:17–26 lemos que o Senhor mostrou a Sião uma grande coligação de volta a ela, uma coligação que começou porque Deus fez uma obra maravilhosa e um assombro — Ele não Se esqueceu de Israel.

O Senhor erguendo Sua mão aos gentios e arvorando Sua bandeira é a Restauração do evangelho. Néfi associou isso a essa obra maravilhosa (compare 1 Néfi 21:22 com 1 Néfi 22:8; ver também 2 Néfi 6:5–18; 29:1). Isaías 49:22–23 refere-se especificamente a como os gentios, ou o povo não israelita, vão auxiliar nesse processo. Os membros da Igreja que trabalham na obra missionária estão entre aqueles gentios que vão coligar Israel e carregá-los nos braços e nos ombros.

Isaías 50

Isaías fala como o Messias aos israelitas que estavam em cativeiro devido a seus pecados

Nos dois primeiros espaços na coluna “Objeto” na tabela a seguir, escreva dois objetos pessoais que você possui que têm algum valor para você. Na coluna “Valor” ao lado de cada objeto, escreva por quanto você estaria disposto a vender esse objeto.

Objeto

Valor

Escreva seu nome no último espaço da coluna “Objeto”.

Quando se vende algo, o comprador torna-se o proprietário. Por meio de Seu Sacrifício Expiatório, o Salvador comprou nossa alma com Seu sangue. Nesse sentido, como ensinou o Apóstolo Paulo, não somos de nós mesmos; fomos “comprados por bom preço” (ver I Coríntios 6:19–20; 7:23). Quando pecamos, podemos ter a impressão de que o Salvador não tem mais parte conosco.

Leia Isaías 50:1 e identifique o que o Senhor disse àqueles que sentiram ter sido vendidos ou abandonados pelo Senhor.

A frase “por vossas maldades fostes vendidos” significa que o Senhor não vendeu nem abandonou Seu povo escolhido; por meio de seus pecados eles venderam a si mesmos ao cativeiro.

Nesse versículo podemos aprender o seguinte princípio: Quando pecamos, vendemos a nós mesmos ao cativeiro.

Reflita sobre essa verdade ao ler a seguinte afirmação: “A verdadeira liberdade advém do uso do arbítrio para escolher a obediência. A perda da liberdade advém da escolha da desobediência” (Para o Vigor da Juventude, 2012, pp. 2–3).

Depois de termos pecado e nos vendido ao cativeiro, o que precisa acontecer para reconquistarmos nossa liberdade?

Leia Isaías 50:2 e identifique o que Jeová disse sobre Seu poder e Sua capacidade de redimir-nos — comprar-nos de volta — do cativeiro do pecado.

Em sua opinião, o que o Salvador quis dizer quando perguntou: “Tanto se encolheu a minha mão, que já não possa remir? Ou não há mais força em mim para livrar?” (Isaías 50:2.)

Escreva a seguinte verdade ao lado do versículo 2 em suas escrituras: O Salvador tem o poder de redimir-nos por causa de Sua Expiação.

Em Isaías 50:6 lemos a explicação do Senhor sobre algumas coisas que aconteceriam com Ele como parte da Expiação. Leia esse versículo e identifique as palavras e frases que descrevem o que aconteceria ao Salvador.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como a disposição do Salvador de suportar o sofrimento envolvido na Expiação é uma evidência de Seu compromisso para conosco?

Lembre-se de que, embora o Salvador tenha realizado a Expiação e, portanto, tenha o poder de nos redimir do cativeiro do pecado, todos nós temos que escolher nos arrepender de nossos pecados a fim de sermos redimidos. Se você tem acesso ao hinário, abra-o no hino “Cantando Louvamos” (Hinos, nº 50) e cante ou leia as estrofes.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, registre seus sentimentos sobre as estrofes ou frases desse hino que mais lhe chamaram a atenção. (Se você não puder ler as estrofes do hino, registre seus sentimentos sobre o Salvador como seu Redentor e Seu desejo e poder para salvar todos os que se arrependem e se achegam a Ele.) Se julgar conveniente, compartilhe o que você escreveu com um familiar ou amigo.

Reflita se há algum pecado do qual você precisa se arrepender. Tome a decisão de deixar que o Senhor o redima escolhendo se arrepender.

  1. Escreva o seguinte no final dos exercícios de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Isaías 48–50 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: