Seminário
Unidade 27: Dia 2, Jeremias 1–6


Unidade 27: Dia 2

Jeremias 1–6

Introdução

Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicando que ele fora preordenado a ser um profeta para as nações e pregar arrependimento ao reino do sul (Judá). O povo havia se esquecido de Jeová e adorava outros deuses. Jeremias profetizou que o povo de Judá sofreria nas mãos de uma nação inimiga como punição por seus pecados.

Jeremias 1

Deus chama Jeremias como profeta para pregar arrependimento ao reino do sul (Judá)

Imagem
Jeremias pregando

Você já se perguntou alguma vez se há coisas específicas que deve realizar durante sua vida?

Deus revelou a Jeremias verdades sobre sua missão na Terra durante a vida mortal. Ao estudar Jeremias 1, identifique as verdades que podem ajudar você a entender o propósito de sua vida na Terra.

Em Jeremias 1:1–3, aprendemos que no décimo terceiro ano do reinado do rei Josias, que governava o reino do sul (Judá), Jeremias recebeu uma revelação do Senhor. Leia Jeremias 1:4–5 e descubra o que Jeremias aprendeu sobre seu relacionamento com Deus. (Jeremias 1:4–5 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo diferente para conseguir localizá-la facilmente no futuro.)

Pelo fato de Deus conhecer Jeremias antes de ele nascer, aprendemos que, antes de nascermos, nosso Pai Celestial nos conhecia e existíamos como Seus filhos espirituais.

Que consolo você já recebeu por saber que, antes de nascer, você e o Pai Celestial já se conheciam?

De acordo com Jeremias 1:5, quando Deus designou Jeremias para ser profeta?

A experiência de Jeremias de ser ordenado antes de nascer é conhecida como preordenação. Para entender melhor o que significa preordenação, leia a declaração a seguir:

“No mundo espiritual pré-mortal, Deus designou certos espíritos para cumprirem missões específicas durante sua vida mortal. A isso se chama de preordenação.

A preordenação não garante que o indivíduo vá receber certos chamados ou responsabilidades. Tais oportunidades vêm nesta vida como resultado do exercício justo do arbítrio, da mesma maneira que a preordenação veio como resultado da retidão na existência pré-mortal. (…)

A doutrina da preordenação aplica-se a todos os membros da Igreja, não somente ao Salvador e Seus profetas. Antes da criação da Terra, mulheres fiéis receberam certas responsabilidades e homens fiéis foram preordenados para certas funções no sacerdócio. Embora você não se lembre daquela época, você sem dúvida concordou em cumprir tarefas importantes a serviço do Pai. Ao provar-se digno, terá a oportunidade de cumprir as designações que recebeu” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, pp. 138–139).

Com base no que aprendeu sobre preordenação, complete a declaração a seguir: Antes de nascer, recebemos .

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Jeremias 1:4–5

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, faça uma lista do seguinte:

    1. Responsabilidades e obrigações que alguém pode ter sido preordenado a fazer que sejam diferentes das de um profeta.

    2. Maneiras de identificarmos obrigações e responsabilidades específicas que devemos realizar na mortalidade.

Uma maneira de identificar o que você foi preordenado a fazer é receber e estudar sua bênção patriarcal.

  1. Selecione uma das seguintes atividades e escreva a resposta em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Se você recebeu a bênção patriarcal, descreva alguns pensamentos e sentimentos que teve ao recebê-la. Lembre-se de não citar nada muito pessoal ou sagrado.

    2. Se ainda não recebeu a bênção patriarcal, converse com seus pais, um líder ou o bispo sobre o momento, a preparação e o processo que permitirão que você a receba. O que você precisa fazer? Como você está se preparando para recebê-la? Escreva sobre com quem conversou e o que aprendeu.

Leia Jeremias 1:6 e identifique como Jeremias respondeu quando soube que o Senhor o preordenara para ser profeta.

Leia Jeremias 1:7–9 e identifique como Deus prometeu ajudar Jeremias. Você pode marcar as promessas do Senhor. Em sua opinião, que promessas específicas podem ter sido mais reconfortantes para Jeremias?

De acordo com o versículo 9, como o Senhor ajudou Jeremias a superar as preocupações com o que falar?

Termine a seguinte verdade usando o que aprendeu com a experiência de Jeremias: Quando o Senhor nos chama para fazer a Sua obra, .

Quais são alguns exemplos da obra que o Senhor nos chamou a fazer?

  1. Quando foi que Deus o ajudou a fazer a obra que Ele o chamou a fazer? Escreva sobre sua experiência em seu diário de estudo das escrituras.

Em Jeremias 1:10, o Senhor disse a Jeremias que sua missão especial como profeta seria dizer ao mundo quais nações seriam desarraigadas, derrubadas e destruídas e quais seriam edificadas e estabelecidas.

Em Jeremias 1:11–16, o Senhor disse a Jeremias que uma nação viria do norte e julgaria o povo de Judá como resultado da iniquidade deles. Imagine como você iria se sentir se essa fosse a mensagem que Deus quisesse que você transmitisse ao seu povo. Leia Jeremias 1:17–19 e identifique de que outras maneiras Deus prometeu ajudar Jeremias. Você pode marcar o que encontrar.

Jeremias 2–3

Deus declara a iniquidade do povo de Judá e Israel

Veja no diagrama “Visão Geral dos Reinos de Israel e Judá”, na lição para I e II Crônicas (na Unidade 21: Lição do Dia 1), e encontre as informações sobre Jeremias nele. Observe quem mais estava pregando quase na mesma época que Jeremias.

Jeremias, Sofonias, Habacuque e Leí (ver 1 Néfi 1:11–13, 18–20) foram alguns profetas que receberam ordem de advertir os judeus para se arrepender de sua iniquidade ou seriam subjugados por outra nação. Em Jeremias 2:1–12, lemos que Deus declarou por meio de Jeremias que Seu povo O amou quando Ele o tirou do Egito e deu-lhe a terra prometida. Agora, entretanto, ao adorar ídolos, o povo tinha se desviado e contaminado a terra.

Imagem
broken cistern

O Senhor então ensinou sobre a condição espiritual do povo ao usar a imagem de uma vasilha de água.

Em Jeremias 2:13, lemos que Deus fez referência a cisternas, grandes recipientes para armazenar água, quando ensinou Jeremias sobre a condição espiritual enfraquecida do povo. Leia esse versículo e encontre as duas maldades que o povo cometeu.

Leia João 4:14 e pondere como Jesus Cristo é como um “manancial de águas vivas” (Jeremias 2:13). Jeová tem o poder de dar, suster e salvar a vida, tanto temporal como espiritual. As cisternas rotas representavam os falsos deuses que os israelitas escolheram adorar em vez de adorar a Deus.

O que Jeová ensinou sobre os falsos deuses ao compará-los com cisternas rotas que não conseguem reter água?

Em Jeremias 2:1–13, aprendemos que somente o Senhor pode nos salvar e satisfazer nossas necessidades e nossos desejos. Essa verdade é ilustrada posteriormente em Jeremias 2:14–3:5, em que aprendemos que o Senhor alertou que a iniquidade do povo lhes traria grande tristeza e que os falsos deuses que haviam escolhido não os poderiam salvar ou ajudar (ver Jeremias 2:27–28).

Em Jeremias 3:6–11, lemos que Deus comparou os reinos de Israel e Judá a duas irmãs. Uma irmã (Judá) via a outra irmã (Israel) recusar-se a ouvir os profetas e, por fim, viu-a rejeitar a Deus. Como resultado, o Senhor deu a Israel uma “carta de divórcio” (Jeremias 3:8), ou seja, retirou Sua proteção. [No século anterior ao nascimento de Jeremias, o reino do sul (Judá), testemunhou a destruição assíria do reino do norte (Israel).]

Leia Jeremias 3:10 e identifique como o Senhor descreveu o que Judá fez depois que viu a destruição de Israel.

A palavra aleivosa significa desonesta ou falsa. Em outras palavras, o povo de Judá se voltava ao Senhor falsamente e não de todo o coração.

Leia Jeremias 3:12–13, 22 e identifique o que o Senhor convidou Seu povo a fazer.

Que princípio do evangelho envolve retornar ao Senhor após uma condição de pecado?

A palavra rebelde refere-se a voltar novamente para a infidelidade, iniquidade ou ociosidade. Que princípio podemos aprender em Jeremias 3:22 sobre o que o Senhor promete àqueles que se arrependem e voltam a Ele? Complete a declaração a seguir: Se nos arrependermos e nos voltarmos ao Senhor de todo o coração, Ele .

  1. Em sua opinião, como Deus nos cura e nos ajuda a resistir às tentações de deixá-Lo e voltar às atitudes e aos comportamentos pecaminosos. Registre seus pensamentos em seu diário de estudo das escrituras.

Ao nos voltarmos a Deus de todo o coração, Ele nos ajudará a mudar e não repetir os pecados do passado. Reserve algum tempo para pensar nos pecados dos quais você possa precisar ser curado. Lembre-se de que Deus vai ajudá-lo se você O buscar.

Jeremias 4–6

Judá sofrerá nas mãos de outra nação por não se arrepender

Jeremias 4–6 registra que Jeremias alertou o povo para que se arrependesse. Ele advertiu o povo das consequências que lhe sobreviriam se não se arrependesse. Leia Jeremias 5 e 6, bem como Jeremias 5:25, e identifique algumas dessas consequências.

Apesar do amor de Deus por nós e de Sua vontade de nos livrar de dores desnecessárias, trazemos dor à nossa vida quando pecamos. Deus permitiu que os israelitas sofressem as consequências de sua iniquidade (ver Jeremias 2:17, 4:18 e 7:19). Mas Ele também prometeu que não permitiria que o povo fosse completamente destruído (ver Jeremias 5:10, 18).

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Jeremias 1–6 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: