Seminário
Unidade 10: Dia 4, Êxodo 20


Unidade 10: Dia 4

Êxodo 20

Introdução

Deus deu os Dez Mandamentos aos filhos de Israel enquanto estavam acampados junto ao Monte Sinai. Diante das manifestações da presença de Deus no Monte Sinai, os israelitas tiveram medo. O Senhor, por meio de Moisés, deu-lhes mais instruções sobre como deviam adorá-Lo.

Êxodo 20:1–17

Deus dá os Dez Mandamentos aos filhos de Israel

Imagem
deserto

Deserto perto do Monte Sinai

Quando estavam reunidos ao pé do Monte Sinai, os israelitas ouviram a voz de Deus, vinda da nuvem, dar-lhes os Dez Mandamentos (ver Êxodo 19:9, 16–17; 20:18–19; Deuteronômio 4:12–13; 5:22–26). Consulte o diagrama intitulado “Manifestações de Jeová a Moisés e a Israel no Monte Sinai”, da lição do dia 3. Na quinta linha, escreva: Deus profere os Dez Mandamentos.

  1. No diário de estudo das escrituras, anote o maior número desses mandamentos dos quais conseguir se lembrar sem consultar nenhum recurso. (Para tornar o desafio mais interessante, tente listar os mandamentos na ordem em que aparecem na escritura.)

Leia Êxodo 20:1–17 para avaliar como se saiu na preparação dessa lista. Durante a leitura, sugere-se que você marque e numere cada um dos Dez Mandamentos. (Êxodo 20:3–17 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo diferente para conseguir localizá-la facilmente no futuro.)

De quantos mandamentos você conseguiu lembrar-se? Quantos você colocou na ordem certa?

A obediência aos Dez Mandamentos serviu para preparar os israelitas para receber bênçãos maiores, mas será que eles ainda se aplicam hoje?

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

O Presidente Thomas S. Monson ensinou o seguinte acerca dos Dez Mandamentos: “Embora o mundo tenha mudado, as leis de Deus permanecem constantes. Elas não mudaram, e não vão mudar. Os Dez Mandamentos são o que são: mandamentos. Não são sugestões. São tão obrigatórios hoje quanto o eram quando Deus os deu aos filhos de Israel” (“Permanecer em Lugares Santos”, A Liahona, novembro de 2011, p. 83).

Imagem
Presidente Spencer W. Kimball

A seguinte declaração do Presidente Spencer W. Kimball ajuda-nos a entender a natureza eterna dos Dez Mandamentos: “Moisés desceu do Monte Sinai, que estremecia e fumegava, e levou aos errantes filhos de Israel os Dez Mandamentos, regras fundamentais de conduta na vida. Contudo, esses mandamentos não eram novos. Eram conhecidos por Adão e sua posteridade, que tinham recebido ordens para guardá-los desde o princípio e foram meramente reiterados pelo Senhor a Moisés. E os mandamentos precederam até mesmo a vida terrena e faziam parte do teste para os mortais estabelecido nos conselhos do céu” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Spencer W. Kimball, 2006, p. 186).

Enquanto estuda o restante da lição, pense em como os Dez Mandamentos são tão válidos hoje como quando foram dados aos israelitas.

Considere a seguinte lista de prioridades que alguém poderia ter:

  • Tornar-se um atleta mundialmente famoso.

  • Tornar-se popular entre os colegas.

  • Ganhar muito dinheiro.

  • Servir ao Senhor.

Para cada item da lista, pense em como a vida dessa pessoa seria se aquela fosse sua maior prioridade.

O primeiro mandamento nos ensina qual deve ser nossa maior prioridade. Releia esses mandamentos em Êxodo 20:3–6.

Nesses dois mandamentos, Deus deixa claro que devemos adorar somente a Ele. Fica proibida a criação e a adoração de ídolos. Os termos “imagem” e “semelhança” referem-se a qualquer escultura ou outra representação de pessoa ou coisa (como estátuas ou pinturas). Quando essas imagens são adoradas ou cultuadas passam a ser consideradas ídolos. Em nossa época, há pessoas que adoram ídolos de madeira, pedra ou metal, como nos tempos bíblicos, mas os ídolos podem também assumir outras formas. Dar maior prioridade a qualquer coisa que não seja Deus é uma maneira de adorarmos ídolos.

Como alguém poderia dar às seguintes coisas maior prioridade do que a Deus?

Dinheiro

Passatempos

Popularidade

Esportes

Bens materiais

Celebridades

Propriedade

Aparência física

Grau de Instrução

Atividades recreativas

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

Observe que o Senhor disse: “Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso” (Êxodo 20:5). O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: “O significado de zeloso é muito esclarecedor. Em sua origem hebraica, significa ‘ter sentimentos profundos e delicados’. Assim, ofendemos a Deus quando ‘servimos’ a outros deuses, quando temos outras prioridades em primeiro lugar” (“Não Terás Outros Deuses”, A Liahona, novembro de 2013, p. 72).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Em sua opinião, por que o Senhor Se magoa quando damos maior prioridade a outras coisas do que a nossa adoração a Ele?

    2. Em sua opinião, por que, para algumas pessoas, é mais fácil amar as coisas do mundo do que amar o Senhor e colocá-Lo em primeiro lugar?

Complete o seguinte princípio aprendido com Êxodo 20:6: Se amarmos a Deus e guardarmos Seus mandamentos, Ele .

Em Êxodo 20:6, a palavra misericórdia não se refere apenas ao perdão dos pecados. Refere-se também a todos meios pelos quais o Senhor estende a mão para abençoar-nos, como, por exemplo, concedendo-nos forças, certeza, apoio, proteção e orientação.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Você já sentiu a misericórdia do Senhor ao demonstrar que O ama e guarda Seus mandamentos? Quando? (Não escreva nada que seja muito pessoal.)

Para estudar o restante dos Dez Mandamentos, faça uma linha ligando cada referência de escritura à explicação básica do mandamento correspondente:

Êxodo 20:7

Preserve a santidade, ou o caráter sagrado, desse dia e reconheça que ele é do Senhor por meio do descanso e da adoração a Ele.

Êxodo 20:8–11

Seja honesto em todos os momentos. Não minta, não trapaceie e não engane de forma alguma.

Êxodo 20:12

Não tenha qualquer tipo de relação sexual com ninguém fora dos laços do casamento entre um homem e uma mulher.

Êxodo 20:13

Não use quaisquer dos nomes ou títulos do Pai Celestial nem de Jesus Cristo, exceto com reverência e respeito.

Êxodo 20:14

Não pegue nada que pertença a outra pessoa.

Êxodo 20:15

Não mate uma pessoa intencional ou ilicitamente.

Êxodo 20:16

Trate seus pais com amor e respeito e viva em retidão.

Êxodo 20:17

Não permita que a inveja nem a avareza o levem a desejar algo que pertence a outra pessoa.

Todos os mandamentos são manifestações do amor que o Pai Celestial tem por Seus filhos. Os Dez Mandamentos ajudam-nos a amar a Deus e a colocá-Lo em primeiro lugar em nossa vida. Ajudam-nos também a amar ao próximo.

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

A seguinte declaração do Presidente Ezra Taft Benson nos ajuda a entender como a obediência aos dois primeiros mandamentos pode ajudar-nos a guardar os demais: “Quando colocamos Deus em primeiro lugar, todas as outras coisas entram no devido eixo ou são eliminadas de nossa vida. Nosso amor pelo Senhor governará o objeto de nosso afeto, as demandas de nosso tempo, os interesses que buscamos e a ordem de nossas prioridades” (ver “O Grande Mandamento — Amar o Senhor”, A Liahona, julho de 1988, p. 3).

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Êxodo 20:3–17

  1. Escolha um dos Dez Mandamentos e ensine-o a um parente ou amigo. Explique a essa pessoa por que você considera importante obedecer a esse mandamento. Depois, conte uma experiência sua ou preste seu testemunho de bênçãos que você recebeu por obedecer a esse mandamento. Faça um resumo dessa experiência de ensino em seu diário de estudo das escrituras.

Êxodo 20:18–26

O Senhor dá mais instruções quanto a como adorá-Lo

Leia Êxodo 20:18–20 e identifique o que os israelitas fizeram depois de ouvir a voz do Senhor declarar os mandamentos no Monte Sinai. (Talvez seja útil saber que as palavras “não temais”, no versículo 20, significam “não tenham medo”, “não se preocupem” e que as palavras “seu temor” referem-se à reverência a Deus, inspirada por Seu poder. Ter reverência a Deus é ter um profundo sentimento de respeito, amor e admiração a Ele.)

No versículo 20, sublinhe as afirmações que ilustrem o seguinte princípio: A reverência a Deus nos ajuda a resistir ao pecado.

Em sua opinião, por que a reverência a Deus pode ajudar-nos a resistir ao pecado?

Em Êxodo 20:21–26, aprendemos que Moisés dirigiu-se ao Senhor e o Senhor lhe disse que o povo não devia fazer deuses de prata nem de ouro para representá-Lo. O Senhor também deu instruções para a edificação de altares a serem usados para oferecer-Lhe sacrifícios.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Êxodo 20 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com o professor: