Seminário
Unidade 20: Dia 2, II Reis 1–13


Unidade 20: Dia 2

II Reis 1–13

Introdução

Elias profetizou a morte de Acazias, o filho do rei Acabe e rei de Israel. Elias foi transladado, e Eliseu assumiu o manto profético. Como os reis de Israel e Judá procuraram Eliseu e obedeceram ao conselho dele, eles prevaleceram contra o rei de Moabe em batalha. O Senhor também abençoou uma viúva depois que ela veio a Eliseu para obter ajuda.

II Reis 1–2

Elias foi transladado, e Eliseu assume o manto profético

Você já passou por um momento em que um líder da Igreja, que você admira, foi desobrigado do seu chamado? Como se sentiu quando essa pessoa foi desobrigada?

Pondere por que às vezes pode ser difícil quando os líderes que admiramos são desobrigados de seus chamados. Pense também sobre as dificuldades que às vezes podemos ter para aceitar um novo líder.

Ao estudar II Reis 1–2, procure verdades que podem nos ajudar quando os líderes da Igreja são desobrigados.

Em II Reis 1 lemos que o rei Acabe morreu e seu filho Acazias tornou-se rei. Acazias continuou nos caminhos iníquos de seu pai. Depois de ferir-se numa queda, Acazias buscou o conselho de um falso deus. Em resposta, o Senhor enviou Elias para dizer a Acazias que ele não se recuperaria de seu ferimento e que morreria. Isso aconteceu perto do fim do ministério de Elias.

Eliseu, que serviu com o profeta Elias, reverenciava seu líder. Leia II Reis 2:1–6, e identifique o que Elias solicitava a Eliseu cada vez que o Senhor ordenava a Elias que viajasse a um local diferente.

Observe que Eliseu disse a Elias, três vezes: “Não te deixarei”. Você pode marcar cada vez que essa expressão aparece em suas escrituras.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o que você pensa sobre as respostas de Eliseu e o que o seu desejo de, literalmente, seguir o Profeta Elias nos ensina sobre seguir o profeta em nossos dias. De que maneiras podemos apoiar o profeta e nunca deixá-lo?

Leia II Reis 2:7–10, e verifique o que Elias perguntou a Eliseu depois que eles cruzaram o Rio Jordão. Os “filhos dos profetas” eram grupos de discípulos que se reuniam para adorar ao Senhor e receber instrução sob a direção dos profetas (ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Schools of the Prophets”). Também, uma capa é um manto.

Observe que o versículo 9 registra que Eliseu pediu a Elias que lhe desse uma porção dobrada de seu espírito. Este pedido foi, em essência, um pedido para se tornar herdeiro espiritual de Elias e continuar o ministério. No versículo 10, lemos como Elias disse que Eliseu saberia se o seu pedido fora concedido.

Leia II Reis 2:11–14, procurando o que aconteceu em seguida.

Imagem
Elias e Eliseu

Elias foi levado ao céu, e Eliseu “levantou a capa de Elias, que dele caíra” (II Reis 2:13).

Nesses versículos aprendemos que Elias foi levado da Terra como um ser transladado. Isso significa que seu corpo mortal foi alterado para que, temporariamente, não estivesse sujeito à morte. (Elias apareceu mais tarde em sua forma transladada no Monte da Transfiguração para impor suas mãos físicas sobre as cabeças de Pedro, Tiago e João.)

Depois que Elias foi transladado, Eliseu clamou a Deus para dividir as mesmas águas, da mesma forma que Elias havia feito anteriormente. Por que você acha que Eliseu fez isso? O que isso pode simbolizar ou representar? Reflita sobre o que os filhos dos profetas que estavam vendo os eventos à distância (ver II Reis 2:7) poderiam ter pensado quando testemunharam o poder de Deus agora fluindo por Eliseu.

O que você acha que a passagem do manto de Elias para Eliseu significava?

Na Igreja hoje, às vezes, referimo-nos ao chamado, autoridade e deveres de um líder como um “manto”. O profeta também recebe um dom espiritual especial, como parte de seu manto. Em nossos dias, quando um novo profeta é apoiado como Presidente da Igreja, os membros da Igreja testificam que o manto da autoridade desceu sobre ele.

A partir destes versículos aprendemos a seguinte verdade: O Senhor dá autoridade e poder para aqueles a quem Ele chama. Você pode escrever essa verdade em suas escrituras ao lado de II Reis 2:13–14.

Leia II Reis 2:15–18 e identifique como os filhos dos profetas reagiram à nova função profética de Eliseu. Mesmo tendo reconhecido que o manto profético havia caído sobre Eliseu, o que mais os filhos dos profetas quiseram fazer?

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como a reação dos filhos dos profetas mostra uma falta de entendimento em relação ao novo papel de Eliseu?

    2. Como o entendimento da verdade de que o Senhor dá autoridade e poder para aqueles a quem Ele chama pode ajudar-nos quando os líderes da Igreja são designados e novos líderes são chamados?

  2. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva como você usaria a verdade identificada acima para ajudar alguém que esteja tendo dificuldade para seguir um novo líder da Igreja.

Em II Reis 2:19–22 lemos que, quando Eliseu aprendeu que a água em Jericó estava inutilizada, ele purificou as águas para o povo, salvando-o da morte e da fome. Em II Reis 2:23–25 lemos que um grupo de jovens zombou do poder e da autoridade de Eliseu como profeta, semelhante à forma como eles haviam zombado de Elias anteriormente. (Esses não eram “meninos” [II Reis 2:23, nota de rodapé a, na Bíblia SUD em inglês]; provavelmente eles eram homens jovens, talvez entre 17 e 20 anos de idade.) Na sua cultura, a calvície era considerada um defeito físico, de modo que a provocação “Sobe, calvo!”, sugere que os jovens insinuaram que Eliseu, como indivíduo e no ofício de profeta, deveria ser zombado e ridicularizado. Esse deboche foi intencional, mostrando desprezo pelo profeta de Deus.

Leia II Reis 2:24 para saber o que aconteceu com esses jovens que zombaram do profeta.

II Reis 3

Os reis de Israel e Judá unem-se contra Moabe

Em II Reis 3:1–10 aprendemos que após a morte de Acazias, seu irmão Jorão tornou-se rei de Israel. Os moabitas, que tinham pago tributos a Israel, rebelaram-se contra Jorão, o qual procurou a ajuda de Jeosafá, rei de Judá. Esses dois reis, e o rei de Edom, uniram-se para dar fim à rebelião moabita. Depois de viajarem juntos por sete dias, não havia água suficiente para os soldados e seus animais.

Leia II Reis 3:11–12 e verifique a quem os reis procuraram para obter orientação.

Em II Reis 3:13–15 lemos que Eliseu ajudou os reis. Leia II Reis 3:16–20 e identifique o que Eliseu disse que o Senhor faria pelo exército.

Em II Reis 3:21–27 aprendemos que, como o sol estava brilhando sobre a água pela manhã no vale, a água pareceu sangue para os moabitas. Os moabitas acreditaram que os três exércitos dos reis tinham se voltado uns contra os outros e estavam então enfraquecidos ou destruídos. Os moabitas entraram no acampamento israelita para que pudessem pegar quaisquer objetos valiosos que os exércitos tivessem deixado para trás, mas em vez disso caíram numa emboscada e foram derrotados.

Com esse relato aprendemos que, se buscarmos a orientação dos profetas do Senhor, podemos receber a proteção do Senhor contra as influências que nos prejudicam. Receberemos essa ajuda de acordo com a sabedoria e o tempo do Senhor.

Reflita sobre uma experiência em que você seguiu as palavras dos profetas do Senhor e recebeu a ajuda do Senhor como resultado disso. Estude as palavras dos profetas regularmente para que possa convidar e receber a ajuda do Senhor em sua vida.

II Reis 4:1–7

Eliseu multiplica o azeite da viúva e a ajuda a redimir seus filhos

Uma viúva foi até Eliseu para obter ajuda sobre um sério problema. Leia II Reis 4:1 e verifique o que ela precisava.

Se você estivesse na situação dessa mãe, como se sentiria, sabendo que por não conseguir pagar suas dívidas, seus filhos seriam forçados ao trabalho escravo para pagá-las?

Como essa viúva demonstrou sua fé no Senhor?

Leia II Reis 4:2–4 e procure as instruções que Eliseu deu à viúva.

Quanto azeite tinha a viúva?

Quantas vasilhas a mais Eliseu pediu que a viúva recolhesse?

Leia II Reis 4:5–6 e verifique o que a viúva fez. O que aconteceu quando ela derramou o azeite de uma de suas botijas nas vasilhas vazias que ela havia tomado emprestado?

Leia II Reis 4:7 e identifique o que Eliseu disse que a mulher fizesse depois disso. Por que você acha que a viúva e seus filhos receberam mais azeite do que necessitavam para pagar sua dívida?

Com esse relato aprendemos que, quando nos voltamos para o Senhor com fé, Ele pode nos abençoar de acordo com nossas necessidades e nossos desejos justos.

  1. Reflita sobre um momento em que você se esforçou para buscar ao Senhor quando estava em necessidade e o Senhor o abençoou com mais do que você precisava. Escreva essa experiência em seu diário de estudo das escrituras.

II Reis 4:8–44; 5–13

Eliseu realiza milagres pelo poder de Deus

Em II Reis 4:8–44 lemos que enquanto viajava, Eliseu abençoou a vida das pessoas que encontrava. Ele prometeu a uma mulher que ela teria um filho. Quando esse filho morreu posteriormente, Eliseu o levantou dos mortos. Eliseu também purificou alguns alimentos envenenados e multiplicou outros. Em II Reis 5 aprendemos que um homem chamado Naamã foi até Eliseu em busca da cura para uma doença de pele chamada lepra. E em II Reis 6 aprendemos que Eliseu realizou um milagre que demonstrou o amor de Deus por Seus filhos e Sua compaixão por suas preocupações.

Leia II Reis 6:15–16 e procure como Eliseu e seu servo reagiram quando souberam que o exército sírio os cercava.

Como Eliseu respondeu à pergunta de seu servo? Por que é importante “não [temer]” (II Reis 6:16), mesmo quando enfrentamos desafios aparentemente intransponíveis? Você pode marcar II Reis 6:16.

Em II Reis 6:24–13:25 aprendemos sobre as guerras entre Israel e Síria e os vários reinos de Israel e Judá.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei II Reis 1-13 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: