Seminário
Unidade 5: Dia 4, Gênesis 17–18


Unidade 5: Dia 4

Gênesis 17–18

Introdução

O Senhor já havia explicado a Abrão o convênio que faria com ele (ver Gênesis 12; Abraão 2), e Ele reafirmou a Abrão que as bênçãos prometidas seriam dele (ver Gênesis 15). Em Gênesis 17, aprendemos sobre outras promessas e responsabilidades que o Senhor revelou referentes ao convênio abraâmico. Com esse convênio, o Senhor mudou o nome de Abrão para Abraão e o de Sarai para Sara. A circuncisão tornou-se um sinal ou símbolo do convênio. O Senhor também prometeu a Abraão e Sara que em sua velhice eles teriam um filho e que o nome dele deveria ser Isaque.

Gênesis 17:1–8

O Senhor faz um convênio com Abraão

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que você quer fazer quando for adulto?

    2. O que você quer ser quando for adulto?

    3. Qual é a diferença entre essas duas perguntas?

Leia Gênesis 17:1 e identifique o que o Senhor queria que Abrão fizesse e fosse.

O que você acha que significa “andar na presença” do Senhor?

O mandamento de ser perfeito refere-se a tornar-se como o Pai Celestial. Esse é um processo contínuo que se estenderá além dessa vida e só pode ser alcançado se confiarmos no poder da Expiação de Jesus Cristo por meio do esforço diligente em viver o evangelho.

Leia Gênesis 17:2 e identifique o que o Senhor planejava fazer com Abrão. Você pode marcar a frase “E porei a minha aliança entre mim e ti”.

Como parte do convênio que estabeleceria com Abrão, o Senhor deu a ele um novo nome. Leia Gênesis 17:5–6 e identifique qual seria esse novo nome. Você pode marcar o que encontrar.

Em hebraico, o nome Abrão significa pai exaltado e Abraão significa pai de muitas nações. Os dois nomes representam o que era possível que Abraão se tornasse por causa do convênio. Pondere o significado do novo nome. O que você acha que o Senhor queria que Abraão se tornasse?

Leia Gênesis 17:7 e identifique com quem mais o Senhor disse que estabeleceria o convênio abraâmico. Se desejar, marque o que encontrar. De que modo a promessa do Senhor no versículo 7 se relaciona a você?

Leia o seguinte sobre quem é a semente de Abraão: “A fim de ser contada com a semente de Abraão, a pessoa deve obedecer às leis e ordenanças do evangelho. Dessa forma, a pessoa pode receber todas as bênçãos do convênio abraâmico, mesmo não sendo descendente literal de Abraão” (Sempre Fiéis, 2004, p. 47).

Isso significa que, como membros da Igreja, somos a semente de Abraão e podemos receber as mesmas bênçãos espirituais que o Senhor prometeu a Abraão. Assim como Abraão, podemos nos tornar como Deus, um pai exaltado com uma posteridade incontável. Pondere o que Abraão precisava fazer a fim de receber essas bênçãos.

O que precisamos fazer a fim de receber essas mesmas bênçãos?

De acordo com Gênesis 17:7, o Senhor deseja estabelecer Seu convênio com a semente de Abraão — aqueles que aceitam Seu evangelho. Por esse motivo aprendemos que, ao fazer e cumprir convênios com o Senhor, tornamo-nos herdeiros das responsabilidades e bênçãos dadas a Abraão.

Imagem
Élder Russell M. Nelson

O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, testificou: “As bênçãos mais sublimes do convênio abraâmico são conferidas nos templos sagrados. Elas permitem-nos surgir na Primeira Ressurreição e herdar tronos, reinos, principados, poderes e domínios para nossa ‘exaltação e glória em todas as coisas’ (D&C 132:19)” (“Testemunhas Especiais de Cristo”, A Liahona, abril de 2001, p. 2).

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Quando somos casados no templo para esta vida e para toda a eternidade, todo membro digno da Igreja faz pessoalmente o mesmo convênio que o Senhor fez com Abraão. É nesta ocasião que as promessas de descendência eterna são feitas, e é então especificado que aqueles que guardam os convênios feitos ali serão herdeiros de todas as bênçãos de Abraão, Isaque e Jacó” (“A New Witness for the Articles of Faith” [Uma Nova Testemunha para as Regras de Fé], 1985, p. 508).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Que bênçãos você vai herdar se fizer e cumprir esses convênios sagrados no templo?

Imagem
casal com o templo ao fundo

Fazer e cumprir o convênio do casamento celestial também vai abençoar sua posteridade. Leia Gênesis 17:7–8 e identifique o que o Senhor prometeu fazer para Abraão e sua semente.

Pense na seguinte pergunta: O que você acha que significa que o Senhor vai ser um Deus para a posteridade de Abraão?

Na história do Velho Testamento, é evidente que o Senhor estendeu Seu braço de misericórdia para a semente de Abraão. Mesmo quando eles se desviaram da verdade, o Senhor fez de tudo para trazê-los de volta, honrando o convênio que fez com Abraão.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como a sua decisão de fazer convênios com o Senhor abençoa seus futuros filhos?

    2. Que bênçãos você viu pessoas receberem porque os pais fizeram e guardaram convênios sagrados?

  2. Usando o que aprendeu sobre o convênio abraâmico, responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que o Senhor quer que você, como a semente de Abraão, faça?

    2. O que o Senhor quer que você seja?

Os convênios que você fez no batismo são parte do convênio que o Senhor fez com Abraão. À medida que você continua a viver dignamente para fazer e guardar os outros convênios disponíveis para você apenas no templo e perseverar até o fim, você vai cumprir as responsabilidades e receber as bênçãos de tornar-se como Deus, que é nosso Pai exaltado com uma posteridade incontável.

Gênesis 17:9–14

A circuncisão era um sinal do convênio abraâmico

Como um sinal ou lembrete do convênio que Deus fez com Abraão, Ele ordenou que Abraão e todos os membros do sexo masculino em sua casa fossem circuncidados. Esse símbolo agiria como um lembrete das responsabilidades e bênçãos do convênio abraâmico, que inclui a promessa de descendência eterna, dedicação a Deus e o afastamento do pecado e do mundo (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Circuncisão”). A Tradução de Joseph Smith nos ajuda a entender que o povo dos dias de Abraão havia se desviado das ordenanças de Deus e rejeitado a realização adequada do batismo. A circuncisão de um menino de 8 anos era um lembrete para os pais de que os filhos precisam ser batizados quando são responsáveis aos 8 anos de idade [ver Tradução de Joseph Smith, Gênesis 17:3–7, 11–12 (no Guia para Estudo das Escrituras); ver também Gênesis 17:12)]. A circuncisão como um sinal do convênio abraâmico não foi mais exigida depois do ministério mortal de Jesus Cristo (ver Morôni 8:8).

Gênesis 17:15–27

O Senhor prometeu a Abraão que Sara teria um filho chamado Isaque

Você já recebeu uma resposta diferente do que imaginava para uma oração?

Lembre-se de que Abraão havia desejado e orado por filhos, mas sua esposa, Sarai, não podia ter filhos. O Senhor ordenou a Abraão e Sara que praticassem o casamento plural (ver D&C 132:34, 65). Assim, Sara consentiu em dar sua serva Agar a Abraão para ser sua esposa também e para gerar filhos. Agar teve um filho chamado Ismael (ver Gênesis 16).

Leia Gênesis 17:15–22 e identifique como o Senhor cumpriu Sua promessa de posteridade a Abraão. Se desejar, marque o que encontrar.

Observe que o Senhor mudou o nome de Sarai para Sara como parte do convênio. Assim como Abraão se tornaria o pai de muitas nações, Sara seria a mãe de muitas nações. Qual foi a reação de Abraão quando soube que Sara teria um filho? [Em Gênesis 17:17, riu-se significa regozijou-se (ver Gênesis 17:17, nota de rodapé a na Bíblia SUD em inglês)].

Pense nas seguintes perguntas:

  • De que maneira essa revelação pode ter surpreendido Abraão?

  • De acordo com Gênesis 17:19, por meio de qual linhagem o Senhor revelou que o convênio continuaria?

Por meio do convênio que o Senhor fez com ele, Abraão recebeu o evangelho, foi-lhe conferido o sacerdócio maior e obteve a certeza de descendência eterna. Ele também recebeu uma promessa de que todas essas bênçãos seriam oferecidas a toda sua posteridade. Com as promessas divinas a Abraão, estava a certeza de que (1) Cristo viria por meio da linhagem dele e que (2) a posteridade de Abraão receberia certas terras como uma herança eterna (Gênesis 17; 22:15–18; Gálatas 3; Abraão 2). “Reunidos, esses convênios e promessas são chamados de ‘convênio abraâmico’” (Guia para Estudo das Escrituras, “convênio abraâmico”).

Um princípio que aprendemos ao ver as orações de Abraão respondidas é que Deus vai cumprir Suas promessas mesmo que não seja da maneira ou no momento que esperamos.

Gênesis 18

Três mensageiros de Deus visitam Abraão e Sara

Em Gênesis 18, aprendemos que três mensageiros enviados por Deus visitaram Abraão e Sara. Durante a visita, os mensageiros repetiram a promessa de que Sara teria um filho. Leia Gênesis 18:11–12 e identifique a reação de Sara a essa notícia.

A reação de Sara foi talvez uma expressão de espanto em vez de falta de fé. Leia Gênesis 18:13–15 e identifique o que Abraão e Sara aprenderam a respeito do Senhor. Você pode marcar o que encontrar.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre um exemplo das escrituras ou da sua vida que demonstre que nada é difícil para o Senhor.

Enquanto o Profeta Joseph Smith estava trabalhando na revisão inspirada da Bíblia, ele fez algumas correções e alguns esclarecimentos a Gênesis 18:20–22. (O texto negrito-itálico representa o material acrescentado pelo profeta; o texto riscado representa o material que ele retirou.)

“E o anjo do Senhor disse a Abraão, O Senhor vos diz, Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra é grande e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, Eu os destruirei.

E Eu vos enviarei, e vós descereis, e vereis que as iniquidades deles são retribuídas a eles.

E tereis todas as coisas tenham eles praticado de acordo com o clamor, que é vindo até mim.

E se não, Sabê-lo-ei e será sobre a sua cabeça; porque eu os destruirei, e sabereis que Eu farei isso, porque estará diante dos vossos olhos.

E os anjos que eram homens santos, e foram enviados por Deus, viraram o rosto dali e foram-se para Sodoma.

Mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor, lembrando-se das coisas que haviam sido ditas a ele” (Tradução de Joseph Smith, Gênesis 18:19–24; ênfase e tachado acrescentados).

Quando os mensageiros se preparavam para sair, eles disseram a Abraão que o Senhor planejava destruir as cidades de Sodoma e Gomorra por causa da grande iniquidade do povo que vivia ali (ver Gênesis 18: 20–21). (Você vai ler sobre a destruição de Sodoma e Gomorra em Gênesis 19.) A edição SUD da versão do rei Jaime da Bíblia em inglês, Gênesis 18:20, nota de rodapé b identifica o comportamento homossexual como um dos pecados mais graves cometidos pelo povo de Sodoma. Esse comportamento foi amplamente aceito e praticado entre os habitantes de Sodoma, Gomorra e cidades circunvizinhas (ver Judas 1:7; Judas 1:7, nota de rodapé c na Bíblia SUD em inglês). O Profeta Ezequiel falou sobre outros pecados que afligiram os habitantes de Sodoma. Ele declarou que estavam cheios de soberba e ociosidade e que, embora tivessem “fartura de pão”, rejeitavam o pobre e o necessitado (ver Ezequiel 16:49–50).

A atração por pessoas do mesmo sexo ou homossexualismo é um assunto delicado que requer bondade, compaixão e compreensão. No entanto, todas as violações da lei da castidade, inclusive o comportamento homossexual, são pecados graves. A fim de entender por que o comportamento homossexual é um pecado grave, precisamos entender as doutrinas por trás do propósito do casamento e da família no plano do Pai Celestial. A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos declararam:

“Incentivamos todos a ter em mente os propósitos de nosso Pai Celestial ao criar a Terra e providenciar nosso nascimento e nossa experiência mortal aqui como Seus filhos. ‘E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a Terra’ (Gênesis 1:27–28). ‘Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne’ (Gênesis 2:24). O casamento entre um homem e uma mulher foi instituído por Deus e é essencial a Seu plano para Seus filhos e para o bem-estar da sociedade. Famílias fortes, guiadas por um amoroso pai e mãe, servem como a instituição fundamental para educar os filhos, despertando a fé e transmitindo às gerações futuras a força e os valores morais que são importantes para a civilização e crucial para a salvação eterna.

As mudanças efetuadas na lei civil não alteram nem podem alterar a lei moral que Deus estabeleceu. Deus espera que apoiemos e guardemos Seus mandamentos a despeito de opiniões ou tendências divergentes na sociedade. Sua lei da castidade é clara: as relações sexuais só são lícitas entre um homem e uma mulher que sejam legal e legitimamente casados como marido e mulher. Nós os incentivamos a examinar e ensinar aos membros da Igreja a doutrina contida em ‘A Família: Proclamação ao Mundo’.

Assim como aqueles que promovem o casamento entre pessoas do mesmo sexo têm o direito de civilidade, o mesmo é verdade para aqueles que se opõem a ele” (“A Igreja SUD Instrui os Líderes Quanto ao Casamento entre Pessoas do Mesmo Sexo”, 10 de janeiro de 2014, mormonnewsroom.org).

Imagem
família com as escrituras
  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são algumas doutrinas que nos ajudam a entender por que o comportamento homossexual é um pecado grave?

    2. Como o comportamento homossexual se opõe ao plano do Pai Celestial?

Aqueles que sentem atração por pessoas do mesmo sexo podem desfrutar de todas as bênçãos do evangelho ao cumprirem os convênios que fizeram com Deus. Ao escolherem viver a lei da castidade, podem ter pensamentos puros e virtuosos e evitar a luxúria. Eles podem se aconselhar com familiares e com o bispo ou o presidente de ramo sobre como permanecer puros. Entretanto, qualquer membro da Igreja que quebra a lei da castidade de qualquer forma precisa arrepender-se, o que inclui confessar ao bispo ou ao presidente de ramo que, com amor, vai ajudá-lo a obter o perdão do Senhor. O Senhor ama todos os Seus filhos e quer que eles se arrependam e sejam limpos do pecado.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Gênesis 17–18 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: