Seminário
Unidade 26: Dia 3, Isaías 54–57


Unidade 26: Dia 3

Isaías 54–57

Introdução

Ao longo de Isaías 54–57 o Senhor falou sobre a coligação de Israel e sobre Sua misericórdia. O Senhor também censurou a iniquidade dos israelitas.

Isaías 54:1–56:8

O Senhor fala sobre Sua misericórdia e sobre a coligação de Israel

  1. Leia a seguinte situação. Escreva em seu diário de estudo das escrituras como você responderia a esse rapaz:

    Um amigo seu cometeu alguns pecados graves ao longo dos últimos meses e parou de frequentar as reuniões da Igreja. Depois de várias semanas, você diz a ele que todos sentem sua falta e que ele é querido na igreja. Ele responde: “O Senhor não ia me querer de volta de jeito nenhum depois do que fiz”.

Ao estudar Isaías 54–55, identifique os princípios que podem ajudar as pessoas que questionam se podem voltar para o Senhor depois de pecarem.

Para contextualizar Isaías 54–57, você pode consultar o quadro “Visão Geral dos Reinos de Israel e Judá” na lição da Unidade 21: Dia 1. Durante sua vida, Isaías presenciou a dispersão do reino do norte (Israel), por causa da iniquidade de seu povo. Também profetizou que, devido à iniquidade do povo do reino do sul (Judá), ele também seria conquistado. Em Isaías 54:1–3, o Senhor falou sobre o crescimento da casa de Israel nos últimos dias. Ele comparou Sião a uma tenda que deveria ser ampliada e fortalecida. Esse crescimento ocorreria quando os filhos de Israel fossem reunidos depois de sua condição de dispersão.

Leia Isaías 54:4–5 e identifique o que o Senhor disse que a Israel coligada esqueceria.

Talvez seja útil saber que as expressões “da vergonha da tua mocidade” e “do opróbrio da tua viuvez” (Isaías 54:4) descrevem a condição dos israelitas após o término de sua estreita relação de convênio com o Senhor. Nesse relacionamento o Senhor costuma ser simbolizado pelo marido cuja esposa é Israel. O termo “viuvez” refere-se às vezes em que Israel rejeitou o Senhor.

Você notou como o Senhor descreveu Seu relacionamento com Israel? Pense por que a analogia de um relacionamento matrimonial seria um consolo para os israelitas, sabendo que o “marido” é o Redentor e Deus de toda a Terra.

Leia Isaías 54:7–10 e identifique uma verdade que daria esperança aos israelitas enquanto eles sofriam as consequências de seus pecados. Marque as palavras que refletem a bondade do Senhor.

Aprendemos com esses versículos que o Senhor é misericordioso e procura trazer de volta a Ele aqueles que pecaram.

Pense por um momento por que o Senhor seria misericordioso e procuraria trazer de volta a Ele os pecadores. Enquanto pensa, imagine uma nota de dinheiro amassada e suja e reflita sobre as seguintes perguntas:

Imagem
variedade de dinheiro
  • Como era esse dinheiro quando foi impresso?

  • Você ainda estaria interessado em ter esse dinheiro mesmo estando amassado e sujo? Por quê?

  • Como esse dinheiro pode ser comparado a nós?

  • Por que o Senhor ainda seria misericordioso conosco e buscaria trazer-nos de volta a Ele quando pecamos?

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou o seguinte sobre a natureza misericordiosa de Deus: “Sem dúvida, a coisa que Deus mais aprecia no fato de ser Deus é a emoção de ser misericordioso, especialmente com os que não esperam misericórdia e que, com frequência, acham que não a merecem” (“Os Trabalhadores da Vinha”, A Liahona, maio de 2012, p. 33).

  1. Releia a situação apresentada no início da lição e a resposta que você escreveu em seu diário de estudo das escrituras. Depois responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como isso ajudaria o rapaz da situação a entender que, com bondade eterna, o Senhor é misericordioso e procura trazer de volta a Ele aqueles que pecam?

Em Isaías 54:11–55:7, o Senhor falou sobre outras bênçãos que os Israelitas receberiam quando se juntassem a Ele. Leia Isaías 54:17 e identifique uma das bênçãos que o Senhor prometeu.

Leia Isaías 55:1–3 e identifique os convites que o Senhor fez. Talvez seja útil saber que o vinho e o leite eram símbolos de abundância.

Nesses versículos o Senhor convidou Seu povo a vir a Ele e desfrutar das bênçãos eternas que Ele oferece voluntariamente em vez de desperdiçar seus esforços buscando as coisas do mundo que não oferecem satisfação verdadeira.

Em Isaías 55:4–5 aprendemos que, depois de ser reunida, a casa de Israel lideraria outros e outras nações viriam até ela porque o Senhor a glorificou.

Leia Isaías 55:6–7 e identifique o que temos que fazer para receber a misericórdia do Senhor. A frase “grandioso é em perdoar” no versículo 7 significa que o Senhor vai perdoar completamente.

Complete a seguinte verdade com base no que você aprendeu nesses versículos: Se retornarmos ao Senhor, então .

O Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou o que significa retornar ao Senhor quando pecamos:

Imagem
Élder Neil L. Andersen

“Quando pecamos, afastamo-nos de Deus. Quando nos arrependemos, retornamos para Deus.

O convite ao arrependimento raramente é uma repreensão, mas um pedido amoroso para que nos voltemos e retornemos a Deus” (“Arrependendo-vos (…) para Que Eu Vos Cure”, A Liahona, novembro de 2009, p. 40).

  1. Pense em ocasiões em que se arrependeu e sentiu a misericórdia do Senhor. Em uma folha de papel, escreva uma meta sobre uma coisa que fará para retornar ou se aproximar do Senhor. Coloque essa folha de papel em algum lugar que possa lembrá-lo dessa meta. Em seu diário de estudo das escrituras, registre que você fez esse exercício.

Para se preparar para identificar uma doutrina adicional ensinada em Isaías 55, pense nas formas específicas pelas quais o Senhor realizou Seus propósitos por meio dos seguintes acontecimentos:

  • Os israelitas cruzando o Mar Vermelho para se libertarem do cativeiro egípcio.

  • As muralhas de Jericó caindo e os habitantes sendo conquistados por Israel.

  • O exército de Gideão derrotando o exército midianita.

De que maneira os israelitas que participaram desses acontecimentos poderiam produzir os mesmos resultados por conta própria? Alguma vez você já se perguntou por que o Senhor orienta Seus filhos a fazerem as coisas de certa maneira?

Leia Isaías 55:8–9 e identifique o que o Senhor ensinou sobre Seus caminhos em comparação com os nossos.

Em sua opinião, o que significa dizer que os pensamentos e caminhos do Senhor são mais altos do que nossos pensamentos e caminhos?

Uma razão para os pensamentos e os caminhos do Senhor serem mais altos do que os nossos é que o Senhor é onisciente e Seus caminhos são perfeitos. Você pode escrever essa verdade na margem de suas escrituras.

Veja novamente a lista dos três acontecimentos das escrituras. Como esses acontecimentos mostram que o Senhor é onisciente e que Seus caminhos são perfeitos?

  1. Copie o quadro a seguir em seu diário de estudo das escrituras. Aliste os caminhos do Senhor e os caminhos do homem para cada um dos três tópicos.

Os Caminhos do Senhor

Os Caminhos do Homem

Escolher diversão e mídia

Namoro

Linguajem

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como podemos usar o conhecimento de que o Senhor é onisciente e Seus caminhos são perfeitos para nos ajudar quando temos que decidir entre os caminhos do Senhor e nossos caminhos nessas e em outras situações em nossa vida?

    2. Que bênçãos recebemos por confiar e seguir os caminhos do Senhor nessas situações?

    3. Que experiências em sua vida ajudaram a ensinar-lhe que o Senhor é onisciente e que Seus caminhos são perfeitos?

Em Isaías 55:10–56:8, o Senhor assegurou a Seu povo que Suas palavras seriam cumpridas. Ele prometeu que também reuniria e abençoaria as pessoas que não fossem membros da casa de Israel, mas que amariam e serviriam ao Senhor e “[abraçariam] a [Sua] aliança” (Isaías 56:4; ver também Isaías 56:6).

Isaías 56:9–57:21

O Senhor condena a iniquidade do povo

Em Isaías 56:9–57:21, o Senhor condenou a iniquidade do povo. Também ensinou sobre as bênçãos que os justos receberiam.

Leia Isaías 57:13–15 e identifique as bênçãos que aqueles que confiam no Senhor vão desfrutar. Talvez seja útil saber que a palavra contrito no versículo 15 significa triste ou pesaroso por pecados ou falhas.

  1. Escreva o seguinte no final dos exercícios de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Isaías 54–57 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: