Seminário
Unidade 16: Dia 2, Juízes 6–9


Unidade 16: Dia 2

Juízes 6–9

Introdução

Israel desfrutou de um período de paz relativa por 40 anos, mas a nova geração nascida durante essa paz e prosperidade confiava em sua própria força e sabedoria, e não no Senhor. Por isso, as pessoas acabaram por voltar a fazer o que era mau aos olhos do Senhor. Devido à desobediência dos israelitas, o Senhor permitiu que fossem oprimidos pelos midianitas. Por meio de um anjo, o Senhor chamou Gideão para libertar Israel. Gideão e seu exército de 300 homens derrotaram o imenso exército dos midianitas.

Juízes 6:1–10

Devido à desobediência, os israelitas são oprimidos pelos midianitas

Você já tentou levantar um objeto pesado demais ou com um formato tão estranho que ficou difícil levantá-lo sozinho e então alguém veio e ajudou-o com a tarefa? Qual a diferença entre tentar fazer isso sozinho e com ajuda?

Pense por um momento em uma provação ou um desafio que você esteja enfrentando atualmente.

Muitos desafios que enfrentamos podem ser difíceis ou impossíveis de vencer por nós mesmos. Contudo, o Senhor está pronto para nos ajudar e fortalecer se nos voltarmos para Ele. No livro dos Juízes, um homem chamado Gideão ajudou Israel a obter ajuda do Senhor e superou uma dificuldade que parecia impossível de ser vencida. Ao estudar a vida de Gideão, identifique princípios que mostram como podemos obter a ajuda do Senhor para enfrentar nossos próprios desafios.

Leia Juízes 6:1 e identifique o que os israelitas fizeram que causou a perda das bênçãos do Senhor. Lembre-se de que em Juízes 1–5 o “mal” que os israelitas fizeram foi adorar os falsos deuses dos outros habitantes da terra prometida. Por causa disso, Israel perdeu a proteção do Senhor.

Leia Juízes 6:2–6 e identifique o que os midianitas fizeram para oprimir os filhos de Israel. Você pode marcar o que os filhos de Israel fizeram quando foram oprimidos.

Leia Juízes 6:7–10 e identifique como o Senhor respondeu aos lamentos dos israelitas.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, resuma a mensagem que o profeta deu a Israel. Depois responda à seguinte pergunta: Em sua opinião, o que Israel precisava para receber novamente a proteção do Senhor?

Uma verdade que podemos aprender com esse relato é que o Senhor pode responder a nossas orações por meio das palavras dos profetas. Você pode escrever essa verdade em suas escrituras, perto de Juízes 6:7–8.

Você se lembra de alguma ocasião em que recebeu resposta a suas orações por meio das palavras de um profeta?

Juízes 6:11–24

Um anjo do Senhor chama Gideão para libertar Israel

Em Juízes 6:11–13, aprendemos que, além de enviar um profeta aos filhos de Israel, o Senhor também chamou um juiz que era um “homem valoroso” (Juízes 6:12; valoroso significa corajoso ou valente) como líder militar para livrá-los dos midianitas. Leia Juízes 6:14–16 e identifique como Gideão respondeu a seu chamado para servir. Você pode marcar essa resposta em suas escrituras.

Imagem
Gideão

Gideão, juiz íntegro em Israel

Observe o que o Senhor disse no versículo 16 que deve ter consolado Gideão.

Em Juízes 6:17–24, o Senhor mostrou a Gideão um sinal para assegurá-lo de que seu chamado veio de Deus. Há uma diferença entre pedir um sinal de Deus antes de acreditar e ter fé e buscar uma confirmação com o coração sincero, real intenção e fé (ver Morôni 10:4). O motivo da pessoa, ao buscar um sinal de Deus, é importante (ver D&C 63:7–9). “Algumas pessoas alegam que acreditariam em Deus ou em Sua obra se pudessem receber um sinal. Mas a fé não vem por sinais. (…) Sinais são dados aos fiéis e obedientes para fortalecer sua fé e ajudá-los a realizar a vontade de Deus” (Tópicos do Evangelho, “Sinais”; LDS.org/topics). Gideão pediu em retidão um sinal ou confirmação, tendo fé.

Juízes 6:25–40

Em obediência ao Senhor, Gideão retira os falsos deuses e prepara-se para a batalha

Leia Juízes 6:25–26 e identifique o que o Senhor disse a Gideão que fizesse antes de Ele libertar Israel dos midianitas. O termo bosque significa uma árvore que representava a deusa da fertilidade.

Observe que o altar que Deus ordenou que fosse destruído pertencia ao pai de Gideão. Imagine-se no lugar de Gideão e pense em como deve ter sido difícil cumprir essa ordem.

Por que era importante destruir o altar do falso deus Baal antes de vencer a opressão física dos midianitas? O que podemos aprender com as instruções a Gideão sobre o esforço necessário para receber ajuda e força do Senhor?

Em Juízes 6:25–26, aprendemos o princípio a seguir: Se quisermos ter a ajuda e a força do Senhor, precisamos retirar de nossa vida práticas espiritualmente impuras e iníquas.

Como lemos em Juízes 6:27–40, Gideão fez como lhe foi ordenado. No dia seguinte, os homens da cidade queriam matar Gideão porque ele tinha destruído seus ídolos. O pai de Gideão falou em sua defesa, e os homens da cidade não o mataram. O Espírito do Senhor estava com Gideão, e ele reuniu um exército de israelitas. O Senhor, então, mostrou a Gideão outro sinal que lhe assegurou que o Senhor o escolhera para libertar Israel.

Juízes 7

O Senhor entrega os midianitas nas mãos dos israelitas

Imagine que você, como Gideão, recebeu a ordem de conquistar e expulsar o exército dos midianitas. Leia Juízes 7:12 e identifique o tamanho do exército. Quantos soldados você gostaria de levar com você para a batalha contra um exército tão numeroso?

Leia Juízes 7:1–2 e identifique o que o Senhor disse sobre o tamanho do exército de Gideão. Se você estivesse no lugar de Gideão, o que teria pensado quando o Senhor disse que havia soldados demais em seu exército?

No versículo 2, marque por que o Senhor quis reduzir o tamanho do exército de Gideão. (Gloriar-se significa ter orgulho de si mesmo ou gabar-se.) Como o ato de gloriar-se de nossa própria força e empenho nos impede de reconhecer que nossas bênçãos e nossa força vêm do Senhor?

Leia Juízes 7:3 e identifique o que o Senhor disse que Gideão precisava fazer para reduzir o tamanho do exército.

Quantos faziam parte do exército no começo?

Quantos permaneceram depois que Gideão mandou os medrosos e tímidos se retirarem?

Examine Juízes 7:4 e identifique a opinião do Senhor depois que o exército de Gideão foi reduzido.

Leia Juízes 7:4–8 e identifique o que o Senhor disse que Gideão precisava fazer para reduzir o tamanho do exército.

Quantos soldados colocaram a mão à boca para beber água?

Se você estivesse no lugar de Gideão, o que teria pensado de o Senhor reduzir seu exército de 32.000 para 300?

Juízes 7:9–14 relata que Gideão se dirigiu ao local onde os midianitas estavam acampados. Enquanto Gideão estava próximo do acampamento, ouviu um homem contar um sonho relacionado à destruição do exército midianita. Esse sonho deu coragem a Gideão.

Imagem
buzina, tocha e cântaro

Buzina

Tocha

Cântaro

Imagine que você recebeu uma buzina, um cântaro e uma tocha e lhe pediram que os usasse como armas em uma batalha. Como você os utilizaria para lutar? Em sua opinião, qual seria a utilidade desses objetos em um combate?

Leia Juízes 7:15–18 e identifique as instruções de Gideão a seu exército.

Leia Juízes 7:19–23 e identifique o que aconteceu em seguida.

O pequeno exército de Gideão foi bem-sucedido porque era extremamente obediente; cada homem cumpriu com a instrução que recebeu (ver Juízes 7:21). A frase “o Senhor tornou a espada de um contra o outro” (versículo 22) significa que os midianitas começaram a atacar um ao outro no caos criado pelo exército de Gideão.

Imagem
exército à noite

O exército de Gideão à noite

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Por que o exército de Gideão, com 300 homens, conseguiu derrotar o inumerável exército dos midianitas?

  2. Reflita sobre o princípio a seguir que aprendemos com esse relato: Se seguirmos os mandamentos do Senhor com exatidão e sempre reconhecermos nossa dependência Dele, Ele nos ajudará a vencer nossas dificuldades. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma ocasião em que conseguiu vencer desafios com a ajuda do Senhor ao seguir Seus conselhos ou sobre quando viu a verdade desse princípio na vida de outra pessoa.

Juízes 8

Israel desfruta de paz por muitos anos, mas volta à idolatria após a morte de Gideão

Em Juízes 8:1–31, lemos que, depois que os midianitas fugiram, o exército de Gideão os perseguiu e matou alguns. Depois da vitória, os israelitas queriam que Gideão fosse seu rei, mas ele se recusou e disse que o Senhor deveria ser o rei deles. Durante 40 anos, não houve grandes batalhas.

Leia Juízes 8:33–35 e identifique o que Israel fez após a morte de Gideão. Em sua opinião, o que esses versículos nos ensinam sobre a condição espiritual dos filhos de Israel nessa época?

Juízes 9

O filho de Gideão, Abimeleque, torna-se rei e é morto pelos siquemitas

Em Juízes 9:1–57, lemos que o filho de Gideão, Abimeleque, queria governar Israel, por isso matou 70 de seus irmãos e declarou-se rei. No final, foi morto pelos siquemitas, um dos inimigos de Israel.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Juízes 6–9 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: