Seminário
Unidade 9: Dia 1, Êxodo 1–4


Unidade 9: Dia 1

Êxodo 1-4

Introdução

Os filhos de Israel aumentaram em número enquanto estavam no Egito, e um novo faraó colocou-os em cativeiro. O faraó decretou que todo menino israelita que nascesse fosse morto. A mãe de Moisés salvou-o do decreto e ele foi criado pela filha de Faraó. Quando Moisés cresceu, matou um egípcio em defesa de um escravo hebreu. Moisés fugiu do Egito e habitou em Midiã, onde se casou com Zípora. Enquanto isso, no Egito, os israelitas clamavam ao Senhor por causa da escravidão.

Imagem
pirâmides

Êxodo 1:1–14

Um novo faraó coloca os filhos de Israel em cativeiro

Depois de ler as duas situações abaixo, anote o que acha que o Pai Celestial gostaria que você fizesse e o que você acha que outras pessoas gostariam ou esperariam que você fizesse em cada situação:

  • Uma amiga pede que você lhe empreste sua lição de casa para que ela possa copiar suas respostas e, assim, terminar a própria lição.

    O que o Pai Celestial quer que você faça:

    O que outros poderiam querer ou esperar que você fizesse:

  • Um grupo de amigos convidou você para assistir a um filme que contém coisas vulgares ou imorais.

    O que o Pai Celestial quer que você faça:

    O que outros poderiam querer ou esperar que você fizesse:

Em sua opinião, por que, às vezes, achamos difícil guardar os mandamentos, ou temos medo de guardá-los, quando outras pessoas querem que façamos algo contrário a eles?

Ao estudar Êxodo 1, procure um princípio que o ajude a entender as bênçãos de seguir os mandamentos de Deus, mesmo quando isso é difícil ou quando outras pessoas queiram ou esperem que façamos algo diferente.

Você deve estar lembrado de ter estudado, em Gênesis 42–47, que os filhos de Israel estabeleceram-se no Egito durante um período de fome. Em Êxodo 1:1–8, aprendemos que, tempos depois, José e seus contemporâneos morreram e um novo faraó assumiu o poder. Nessa época, os filhos de Israel tinham crescido muito, numericamente. De acordo com o que você estudou em Gênesis, como José era visto pelo Faraó de sua época?

  1. Nesta tarefa, você vai predizer quais serão alguns dos acontecimentos registrados em Êxodo 1 antes de lê-los. Primeiro, pegue um papel e cubra a página de suas escrituras onde Êxodo 1:9–10 se encontra. Depois de responder a questão a por escrito no seu diário de estudo das escrituras, descubra esses versículos e leia o que realmente aconteceu. Repita esse processo para cada um dos conjuntos de versículos referentes a cada pergunta.

    1. Como você acha que o novo faraó se sentia a respeito do crescimento numérico dos israelitas?

      Leia Êxodo 1:9–10.

    2. O que você acha que Faraó fez a respeito do crescimento numérico dos israelitas?

      Leia Êxodo 1:11.

    3. O que você acha que aconteceu depois que os israelitas foram colocados em cativeiro?

      Leia Êxodo 1:12–14.

    4. Vendo que o número dos israelitas não diminuiu ao escravizá-los, o que acha que Faraó fez em seguida?

      Leia Êxodo 01:15–16. (Parteiras são mulheres que fazem o parto dos bebês. Os assentos mencionados no versículo 16, são os assentos em que as mulheres davam à luz. A palavra hebreia se refere a uma israelita).

    5. O que você acha que as parteiras hebreias fizeram em resposta ao decreto de Faraó?

      Leia Êxodo 1:17.

    6. Como você acha que o faraó reagiu ao ficar sabendo que as parteiras não fizeram o que ele mandara?

      Leia Êxodo 1:18–19, 22.

Depois de ler Êxodo 1:18–19, releia Êxodo 1:17. Em sua opinião, o que significa dizer que as parteiras “temeram a Deus”? (Pode ser útil consultar a palavra “temor” no Guia para Estudo das Escrituras.)

Pondere as seguintes questões: Como as parteiras demonstraram que reverenciavam e respeitavam a Deus? O que as parteiras devem ter arriscado, ao escolher temer a Deus mais do que a Faraó?

Leia Êxodo 1:20–21 à procura do que Deus fez devido à decisão das parteiras de preferir reverenciá-Lo a obedecer as ordens do faraó. De acordo com esses versículos, o que o Senhor fez às parteiras (Êxodo 1:20)? (Observe que a expressão “estabeleceu-lhes casas”, usada em Êxodo 1:21, quer dizer que o Senhor abençoou as parteiras com descendentes.)

Aplique o que aprendeu no versículo 20 para completar o seguinte princípio sobre como Deus age quando O reverenciamos e colocamos Sua vontade em primeiro lugar, como fizeram as parteiras: Se reverenciarmos a Deus e colocarmos Sua vontade em primeiro lugar, Ele irá . Você pode anotar esse princípio em suas escrituras perto de Êxodo 1:20–21.

  1. Examine as duas situações descritas no início desta lição. No diário de estudo das escrituras, escreva duas outras situações que você tenha enfrentado, nas quais tenha optado por reverenciar a Deus colocando a vontade Dele acima da vontade de outros. Depois, descreva por escrito como a decisão que você teve que tomar nessas situações foi semelhante à decisão que as parteiras tiveram que tomar.

O Bispo Gary E. Stevenson, do Bispado Presidente, esclareceu um pouco melhor esse princípio. Durante a leitura, prestem atenção no que o Bispo Stevenson disse que muitas vezes temos que demonstrar para colocar a vontade de Deus em primeiro lugar.

Imagem
Bispo Gary E. Stevenson

“Haverá ocasiões em que vocês (…) terão de mostrar sua justa coragem diante de seus colegas, o que pode ter como consequências a ridicularização e o constrangimento. (…)

[O Senhor] vai recompensá-los por sua coragem e por seu comportamento justo — com felicidade e alegria. Essa coragem será fruto de sua fé em Jesus Cristo e na Expiação, de suas orações e de sua obediência aos mandamentos” (“Ser Valorosos Quanto à Coragem, ao Vigor e à Atividade”, A Liahona, novembro de 2012, p. 52).

  1. No diário de estudo das escrituras, anote algumas coisas que você está fazendo atualmente para colocar o Senhor em primeiro lugar em sua vida. Anote também as boas coisas com que Deus o abençoou devido a sua decisão de colocar a vontade Dele em primeiro lugar. Pondere no que você pode melhorar para demonstrar que reverencia a Deus.

Como não conseguiu convencer as parteiras a matar os meninos judeus que nasciam, o faraó emitiu um decreto a seu povo. Leia Êxodo 1:22 e descubra o que o faraó decretou. O que você faria se esse decreto entrasse em vigor e você ou alguém de sua família estivesse para ter um bebê?

Êxodo 2:1–10

Moisés nasceu de pais levitas e foi criado pela filha de Faraó.

Certa mulher levita tomou providências para preservar a vida do filho. Leia Êxodo 2:1–4 para descobrir o que essa mãe fez para salvar o filho.

Que semelhanças existem entre a vida de Moisés e a de Jesus Cristo?

Tanto Jesus Cristo como Moisés estiveram sob ameaça de morte na infância e foram preservados pelo poder de Deus. O decreto do faraó ordenando a morte de todos os meninos hebraicos que nascessem e a preservação milagrosa da vida de Moisés prenunciaram o decreto de Herodes ordenando a matança das criancinhas de Belém e das regiões circunvizinhas (ver Mateus 2:16) e a preservação da vida de Jesus graças à intervenção divina (ver Mateus 2:12–14). (Ver Bruce R. McConkie, O Messias Prometido: A Primeira Vinda de Cristo, 1978, p. 446.) Leia Êxodo 2:5–10 à procura da resposta para as seguintes perguntas. Você pode marcar o que identificar em suas escrituras.

  • Quem descobriu a criança?

  • Que nome ela lhe deu?

  • Como a mãe da criança conseguiu participar de sua criação?

Êxodo 2:11–22

Moisés foge para Midiã, casa-se com Zípora e torna-se pai

Imagem
mapa, região do Velho Testamento

Se disponível, abra o mapa 1 “O Mundo Bíblico na Época de Abraão” do Guia para Estudos das Escrituras impresso, ou o mapa 9, “O Mundo do Velho Testamento”, da seção de mapas do Guia online. Em Êxodo 2:11–15 lemos que, depois de adulto, Moisés defendeu um servo hebreu, matando um egípcio que estava espancando ou tentando matar o servo. Quando Faraó soube disso, procurou matar Moisés, mas Moisés fugiu para Midiã.

Êxodo 2:16–22 informa que, em Midiã, Moisés casou-se com uma mulher chamada Zípora e teve um filho.

Êxodo 2:23–25

Os filhos de Israel clamam ao Senhor por causa de sua servidão

Durante o tempo que Moisés passou em Midiã, os filhos de Israel permaneceram em cativeiro no Egito. Leia Êxodo 2:23 e descubra o que eles fizeram por estarem no cativeiro.

Leia Êxodo 2:24–25 e descubra o que o Senhor fez quando os filhos de Israel clamaram a Ele. Em Êxodo 2:25, o uso do verbo atentar indica que o Senhor tinha conhecimento da situação dos filhos de Israel e Sua atenção estava voltada para eles.

Esses versículos ensinam que Deus ouve e atende às nossas orações e que Ele cumpre os convênios que faz com Seu povo. (Você pode anotar essas doutrinas nas escrituras, ao lado de Êxodo 2:24–25.)

Apesar de Deus ouvir as orações de todos os Seus filhos, Suas respostas e bênçãos dependem de nossa obediência aos mandamentos e aos convênios que fizemos com Ele (ver D&C 82:10). Ao estudar o restante do livro de Êxodo, você verá evidências da veracidade dessas duas doutrinas.

Imagem
moça orando

Pense em algo que você tem pedido em oração. Apesar de o Pai Celestial ouvir e atender às nossas orações, Ele nem sempre as atende imediatamente nem da forma como gostaríamos. Por exemplo, neste ponto do relato de Êxodo, os filhos de Israel ainda estavam em cativeiro e Deus ainda não os tinha libertado. Contudo, mesmo antes de os israelitas começarem a clamar ao Senhor, Ele já começara a preparar os meios pelos quais, por intermédio de Moisés, seriam libertados (ver Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:24, 29, no Guia para Estudo das Escrituras). Mesmo que você não tenha reconhecido as respostas a suas orações, é possível que, neste exato momento, Deus esteja preparando o meio de atendê-las.

Êxodo 3–4

O Senhor chama Moisés para libertar Israel e retirar seu povo do Egito

Êxodo 3–4 nos informa que o Senhor apareceu a Moisés e o chamou para libertar os israelitas do cativeiro egípcio. Moisés foi um grande profeta preordenado para libertar o povo do Senhor do cativeiro na terra do Egito (ver Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:34–35, no Guia para Estudo das Escrituras). Moisés expressou preocupação, pois não achava que fosse capaz de cumprir esse chamado. O Senhor explicou-lhe que estaria com ele e lhe daria poder para cumprir seu chamado.

Imagem
Moisés e a sarça ardente

Ao ler Êxodo 3:2–5, pondere por que o solo em que Moisés pisava era terra santa. Por que, hoje em dia, o local de cada templo é considerado santo?

Ao ler Êxodo 4, pondere a resposta do Senhor aos temores e às dúvidas de Moisés quanto ao chamado para ser o profeta que libertaria os filhos de Israel do cativeiro egípcio. O que você aprendeu sobre Moisés nessa passagem? O que você aprendeu sobre Deus nessa passagem?

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Êxodo 1–4 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: