Seminário
Unidade 11: Dia 2, Êxodo 25–31


Unidade 11: Dia 2

Êxodo 25–31

Introdução

Por meio do profeta Moisés, o Senhor ordenou aos filhos de Israel que edificassem um tabernáculo para servir de santuário no qual pudesse habitar entre Seu povo e dar-lhe mandamentos. Ele deu instruções detalhadas quanto à construção ou elaboração de cada peça da mobília do tabernáculo.

Imagem
pessoas carregando madeira e tecidos

Os israelitas doaram bens para a construção e o mobiliário do tabernáculo.

Êxodo 25–27

O Senhor ordena que os filhos de Israel construam um tabernáculo

O Senhor sempre ordenou a Seu povo que construísse templos, ou seja, edifícios sagrados em que Ele pode ensinar, orientar e abençoar Seu povo (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Templo, a Casa do Senhor”; scriptures.LDS.org. O Senhor mandou que os israelitas construíssem um tabernáculo portátil para servir-lhes de templo durante sua peregrinação no deserto (ver Êxodo 25–27; 40:35; Guia para Estudo das Escrituras “Tabernáculo”; scriptures.LDS.org).

Apesar de existirem semelhanças entre o tabernáculo da época de Moisés e os templos modernos (como, por exemplo, o fato de que ali eram realizadas ordenanças do sacerdócio), o tabernáculo operava sob a direção da lei de Moisés (por meio do Sacerdócio Aarônico ou Levítico) e, nisso, diferia bastante dos templos de hoje. Tanto o tabernáculo como os templos modernos são casas do Senhor nas quais nos sentimos próximos do Pai Celestial e de Jesus Cristo.

Leia Êxodo 25:1–7 e descubra o que foi pedido aos filhos de Israel que oferecessem para a construção do tabernáculo. Marque em suas escrituras a forma como essas ofertas precisavam ser feitas.

O que os israelitas demonstrariam ao Senhor se doassem espontaneamente essas coisas?

Leia Êxodo 25:8 e descubra o motivo pelo qual o Senhor queria que construíssem um tabernáculo no deserto. Com base no que aprendeu nesse versículo, medite sobre qual a relação entre o mandamento que o Senhor deu na antiguidade de que se construíssem templos e Seu mandamento de construirmos templos atualmente.

O Senhor queria que os filhos de Israel edificassem um tabernáculo, ou seja, um santuário. Os santuários são lugares sagrados ou lugares seguros. Em nossos dias, o templo é considerado um santuário.

Imagem
templo sud

Por meio das instruções que o Senhor deu aos israelitas, aprendemos que Ele ordena que edifiquemos templos para que Ele possa habitar entre nós. Quando o Senhor “habita” entre nós, temos a possibilidade tanto de ver como de sentir Sua presença e Seu poder.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Em que ocasiões você já se sentiu próximo de Deus graças ao templo?

    2. Que bênçãos você, ou algum conhecido seu, já recebeu por ir ao templo, realizar ordenanças, fazer convênios e cumpri-los?

Êxodo 28

O Senhor explica como devem ser as roupas usadas por Aarão e os sacerdotes nas funções do sacerdócio

Há alguma ocasião em que você use roupas que levem algum tipo de símbolo, como, por exemplo, uma marca ou o logotipo de um time esportivo?

O Senhor com frequência usa símbolos para lembrar-nos das verdades do evangelho, principalmente dos convênios e das ordenanças de salvação.

Os símbolos do evangelho podem ser objetos, acontecimentos, ações ou ensinamentos que representem verdades espirituais. Por exemplo, no sacramento, o pão e a água representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo. O batismo por imersão simboliza a morte, o sepultamento e a Ressurreição.

Às vezes, algumas peças de roupa também são usadas para simbolizar e ensinar certas verdades do evangelho. No templo, todos se vestem de branco. O branco simboliza a pureza. O fato de todos se vestirem de branco pode simbolizar que ninguém impuro pode ser admitido à presença do Senhor. O emprego simbólico de roupas religiosas sagradas, como as usadas por Aarão e seus filhos, já acontece desde que o Senhor fez “túnicas de pele” para Adão e Eva no Jardim do Éden (ver Gênesis 3:21). Durante os 40 dias que Moisés passou no Monte Sinai, o Senhor revelou-lhe os pormenores da construção do tabernáculo bem como os das roupas sagradas que os sacerdotes do tabernáculo deveriam usar.

Leia Êxodo 28:1–3 e identifique a bênção que o Senhor disse que adviria se Aarão usasse aquelas vestes especiais. (Pode ser útil saber que o verbo santificar significa, entre outras coisas, dedicar a um propósito sagrado, como, por exemplo, o serviço a Deus.)

Imagem
Moisés ordenando Aarão

Leia Êxodo 28:4 e identifique e, se quiser, marque as diversas peças de vestuário mencionadas. Veja se consegue identificar cada uma na ilustração que mostra Aarão sendo ordenado sumo sacerdote. (O éfode é um tipo de túnica ou avental e, na figura, é retratado pela parte azul da roupa de Aarão. A mitra é o turbante que Aarão tem nas mãos.)

O restante de Êxodo 28 descreve os detalhes das vestes sacerdotais e seu simbolismo.

Hoje, nas ordenanças do templo, nós também usamos um vestuário especial e simbólico. Esse vestuário, inclusive os garments recebidos no templo, é constituído por roupas que devemos considerar sagradas e tratar com reverência.

Êxodo 29:1–21

Aarão e os sacerdotes precisavam ser lavados, ungidos e vestidos com roupas sagradas

Pense em uma colher suja, ou em outro talher sujo. Você usaria esse talher em sua próxima refeição? O que precisaria acontecer com o talher antes de voltar a ser usado?

Qual a relação entre o exemplo do talher sujo e os sacerdotes que auxiliariam o Senhor em Sua obra servindo no tabernáculo? Lembre-se de que o processo de purificação cerimonial era diferente do processo de higiene física. É verdade que Deus queria que os sacerdotes fossem fisicamente limpos, mas a pureza espiritual era mais importante. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Pureza, Puro”, scriptures.LDS.org).

O Senhor descreveu como os sacerdotes deveriam ser purificados, consagrados e designados, e isso deveria ocorrer durante uma cerimônia especial antes dos sacerdotes começarem a trabalhar no templo. Essa cerimônia ensinava aos filhos de Israel a importância da pureza espiritual. Ao estudar as instruções do Senhor em Êxodo 29, procure os princípios relativos a como você pode ser puro e manter sua vida mais livre de pecados.

Leia as escrituras correspondentes às referências no quadro a seguir e, nos espaços em branco, descreva brevemente o que o Senhor ordenou que fosse feito. Depois, anote a letra de cada referência ao lado do significado simbólico que você acredita ser o correto. Um dos itens foi feito como exemplo. Você pode verificar suas respostas no final da lição.

Instruções do Senhor

Significado Simbólico

  1. Êxodo 29:4 Lavar Aarão e seus filhos com água

  2. Êxodo 29:5–6

  3. Êxodo 29:7

  4. Êxodo 29:15–16

  1. Simboliza o sacrifício de Jesus Cristo

  2. Simboliza a purificação

  3. Simboliza o Espírito Santo (essa substância era usada para iluminação)

  4. Simboliza o distanciamento do mundo e a preparação para assumir responsabilidades sagradas.

A parte da cerimônia de purificação que ocorria depois do sacrifício do novilho simbolizava que os sacerdotes podiam aplicar ou ter acesso ao poder purificador da Expiação de Jesus Cristo. Leia Êxodo 29:20–21 e marque aquilo que o Senhor disse que devia ser feito com o sangue do novilho após o sacrifício.

Observe que o sacerdote passaria o sangue do novilho na orelha direita e no polegar da mão e do pé direitos dos outros sacerdotes. Leia as palavras abaixo e trace uma linha ligando as partes do corpo citadas nos versículos 20 e 21 àquilo que você associaria a cada uma.

Polegar da mão

Escutar

Polegar do pé

Ações

Orelha

Andar

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O ato de colocar um símbolo de Jesus Cristo (o sangue do novilho) na orelha, no polegar da mão e no do pé do sacerdote simboliza que esse sacerdote estava disposto a fazer o quê?

    2. De acordo com o versículo 21, para os sacerdotes, qual seria o efeito da realização dessa cerimônia?

Um princípio que aprendemos com o simbolismo dessa cerimônia é que, se aplicarmos o sangue expiatório de Jesus Cristo, dando ouvidos à palavra do Senhor, agindo de acordo com ela e trilhando Seus caminhos, seremos santificados.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o que você pode fazer para demonstrar ao Senhor que se dedica e se consagra a segui-Lo.

Êxodo 29:22–46

O Senhor revela os ritos de sacrifício para preparar e santificar o povo de Israel para ser admitido em Sua presença

Em Êxodo 28–29, aprendemos que os sacerdotes precisavam ser consagrados para cumprir seus deveres no templo. Êxodo 29:22–42 explica melhor alguns sacrifícios e procedimentos empregados para consagrar e santificar o tabernáculo, os sacerdotes e os filhos de Israel.

Leia Êxodo 29:43–46 e descubra o que o Senhor disse que faria se os israelitas seguissem fielmente Suas instruções quanto à edificação do tabernáculo e às ordenanças nele realizadas. Você pode marcar o que o Senhor disse que faria. Medite sobre o que acha que aprendeu sobre o propósito dos templos e das ordenanças nos capítulos e versículos estudados.

É importante aprender esta verdade: O templo e suas ordenanças preparam-nos para estar na presença de Deus.

Pondere agora qual é a relação entre a preparação dos sacerdotes para oficiar no tabernáculo e a sua própria preparação para participar das ordenanças do templo.

Êxodo 31:1–11

O Senhor inspira os artesãos quanto à elaboração do tabernáculo, seu mobiliário e seus utensílios e às roupas dos sacerdotes

Êxodo 31:1–11 conta que o Senhor preparou certas pessoas e deu-lhes a capacidade necessária para construir o tabernáculo, criar seus móveis e utensílios e as roupas dos sacerdotes. O Senhor disse a Moisés que enchera essas pessoas do Espírito de Deus para que elas fossem capazes de fazer essas coisas.

Êxodo 31:12–18

O Senhor ensina o princípio da santificação do Dia do Senhor e dá as tábuas de pedra a Moisés

Com frequência, o Senhor usa símbolos para lembrar a Seus filhos das promessas que eles Lhe fizeram e das promessas que Ele lhes fez. Leia Êxodo 31:13 e identifique um símbolo empregado por Deus para lembrar-nos de nosso relacionamento com Ele e da promessa que Ele faz de santificar-nos. De acordo com o versículo 13, qual é o símbolo de que Deus é “o Senhor, que [nos] santifica”?

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como o ato de guardar o Dia do Senhor nos ajuda a permanecer puros e distanciados das coisas do mundo?

Leia Êxodo 31:14–17 à procura de algo que indique o quanto o Senhor leva a sério a questão da santificação de Seu dia.

Imagem
moças na frente de uma capela

Escreva pelo menos uma coisa que você pode fazer para santificar melhor o Dia do Senhor.

Antes de encerrar suas palavras a Moisés no Monte Sinai, o Senhor entregou-lhe duas tábuas de pedra contendo Suas leis para os israelitas e Seus convênios com esse povo. No espaço correspondente ao número 8 do diagrama “Manifestações de Jeová a Moisés e a Israel no Monte Sinai”, na lição referente a Êxodo 17–19 (Unidade 10: Dia 3), escreva: Deus escreve Sua lei em tábuas de pedra.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Êxodo 25–31 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com o professor:

  • Respostas para a atividade de correspondência: (1) d, (2) a, (3) c, (4) b.