Seminário
Unidade 13: Dia 4, Números 15–21


Unidade 13: Dia 4

Números 15–21

Introdução

Depois que os filhos de Israel se recusaram a obedecer ao Senhor e tomar posse da terra prometida, o Senhor lembrou-os das ordenanças de sacrifício que os ajudariam a receber perdão após se arrependerem. Ele deu-lhes mais instruções sobre como ofertar sacrifícios e guardar os convênios, provendo meios de redenção se o povo pecasse. Disse também que, se as pessoas pecassem por rebeldia, suas iniquidades cairiam sobre elas e seriam cortadas do povo do Senhor. Um grupo de israelitas rebelou-se contra o Senhor e foi destruído. Com um milagre, o Senhor mostrou ao povo quem Ele tinha escolhido para liderá-los.

Números 15

O Senhor explica as consequências dos pecados por ignorância e da rebelião consciente

Pondere sobre as situações a seguir:

  • Um rapaz recém-converso à Igreja se descontrola e xinga enquanto está dirigindo. Embora não tome o nome do Senhor em vão, sente de imediato que o Espírito se afastou dele.

  • Pouco antes de uma jovem começar a preencher os papéis para o serviço missionário, decide passar mais tempo com amigos que não estão fazendo boas escolhas. Quando lhe oferecem bebida alcoólica, ela conscientemente aceita, acreditando que pode facilmente se arrepender mais tarde para ainda assim poder servir missão.

Você acha que as consequências para essas duas pessoas devem ser as mesmas ou diferentes? Por quê?

Em Números 15, o Senhor faz distinção entre dois transgressores com atitudes diferentes — aquele que peca deliberada e conscientemente e aquele que peca por ignorância ou comete um erro não intencional e sente-se culpado por ter ofendido a Deus.

Em Números 15:1–26, aprendemos que o Senhor ensinou os israelitas a respeito do arrependimento e sobre os sacrifícios que precisavam oferecer depois de rebelarem-se contra Ele e recusarem-se a entrar e tomar posse da terra prometida.

O Senhor continuou a ensinar os israelitas sobre as pessoas que pecaram por ignorância ou sem intenção e aquelas que pecaram conscientes do que faziam. Leia Números 15:27–29 e identifique o que o sacerdote fazia por alguém que pecava por ignorância.

Reflita sobre como esse sacrifício é um símbolo do que o Senhor faz por nós quando erramos sem intenção ou por ignorância.

Esse registro nos lembra de que, se nos arrependemos, podemos ser perdoados de nossos pecados, inclusive os que cometemos por ignorância, por meio da Expiação de Jesus Cristo.

Imagem
Cristo no Getsêmani

Leia Números 15:30–31 e descubra o que o Senhor disse que aconteceria àqueles que quebrassem deliberadamente Seus mandamentos. Ao ler, talvez seja útil saber que a palavra temerariamente significa quebrar os mandamentos de Deus com intenção e conhecimento.

Você pode marcar a frase “a sua iniquidade será sobre ela” no versículo 31. Essa frase nos ajuda a entender que, se quebrarmos os mandamentos de Deus intencionalmente e não nos arrependermos, seremos considerados responsáveis perante Deus por esses pecados.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Em sua opinião, o que significa dizer que alguém que deliberadamente desobedeceu a um mandamento “desprezou a palavra do Senhor” (Números 15:31)?

    2. O que o Senhor disse que aconteceria àqueles que conscientemente quebrassem Seus mandamentos?

Leia o seguinte trecho de Para o Vigor da Juventude e sublinhe por que pecar deliberadamente é tão sério: “Algumas pessoas quebram os mandamentos de Deus conscientemente e planejam arrepender-se mais tarde, antes de ir ao templo ou servir uma missão, por exemplo. Esses pecados deliberados zombam da Expiação do Salvador” (livreto, 2011, pp. 28–29).

Embora sejamos responsáveis por nossos pecados, se nos arrependemos, podemos ser limpos por meio da Expiação de Jesus Cristo (ver Mosias 3:12).

Em Números 15:37–41, lemos que o Senhor orientou o povo a fazer franjas nas bordas de suas roupas para lembrá-los de guardar os mandamentos e assim permanecerem santos.

Números 16–17

O Senhor destrói os israelitas rebeldes e mostra a Israel quem Ele escolheu para liderá-los

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva uma lista de programas populares na televisão, filmes, músicas e jogos. Pondere sobre como Satanás poderia usar os vários tipos de mídia para influenciar você e depois responda às seguintes perguntas:

    1. Já que a mídia pode nos elevar ou destruir espiritualmente, como podemos detectar as influências que podem nos enfraquecer espiritualmente?

    2. Como podemos evitar tais influências quando elas são aceitas pelas pessoas que nos rodeiam?

Números 16 contém o relato de um grupo de israelitas que pecou intencionalmente ao se rebelar contra Moisés e Aarão. Esse relato ensina princípios que podem nos ajudar a evitar a influência daqueles que tentam nos persuadir a rebelar-nos contra Deus. Também ensina princípios para nos ajudar a conhecer quem o Senhor chamou para liderar Seu povo. Identifique esses princípios ao estudar Números 16.

Observe que Números 16:1–3 declara quem se rebelou contra Moisés e Aarão. Pense no que a frase “príncipes da congregação, chamados à assembleia, homens de posição” (Números 16:2) nos diz sobre os que se rebelaram contra Moisés.

Esses líderes acusaram Moisés e Aarão de colocarem-se acima do restante dos israelitas. Leia Números 16:4–7 para saber o que Moisés respondeu ao grupo de desobedientes. Ao ler, é bom que você saiba que os incensários mencionados no versículo 6 eram recipientes para queimar incenso que os sacerdotes carregavam quando realizavam certas cerimônias religiosas no tabernáculo.

Moisés mandou Coré e seus seguidores, que eram levitas, mas não tinham autoridade para administrar no sacerdócio maior (o Sacerdócio de Melquisedeque), trazerem os incensários ao tabernáculo no dia seguinte. Moisés também disse a eles que o Senhor mostraria então quem Ele tinha escolhido para ser Seu servo autorizado.

Em Números 16:8–19, aprendemos que os que se rebelaram contra Moisés e Aarão não estavam satisfeitos por “administrar o ministério do tabernáculo do Senhor e estar perante a congregação para ministrar-lhes” (Números 16:9) com a autoridade do sacerdócio que os “filhos de Levi” portavam (Números 16:8). Eles procuravam também “o sacerdócio” (Números 16:10), que a Tradução de Joseph Smith afirma ser o “sacerdócio maior” ou o Sacerdócio de Melquisedeque [Joseph Smith Translation, Números 16:10 (em Números 16:10, nota de rodapé a na Bíblia SUD em inglês)]. Também aprendemos que dois homens desobedientes se recusaram a encontrar-se com Moisés e em vez disso reclamaram por não estar na terra prometida. No dia seguinte, Coré e os 250 desobedientes trouxeram os incensários ao templo, conforme a orientação de Moisés.

Leia Números 16:24–26 e identifique o que o Senhor instruiu o povo a fazer. Se quiser, marque o que encontrar.

Identifique em Números 16:27–35 o que aconteceu com aqueles que se rebelaram contra Moisés. O que o povo teve de fazer para evitar o mesmo destino de Coré e seus seguidores?

Imagem
Os israelitas caindo no buraco que se abriu na terra

A terra se abriu e engoliu os israelitas desobedientes.

Com base nesse relato, o que precisamos fazer para evitar os julgamentos do Senhor que virão sobre os iníquos? Responda a essa pergunta completando a seguinte afirmação: Se das más influências, evitaremos os julgamentos do Senhor que caem sobre os iníquos.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, liste algumas más influências de nossa época das quais precisamos nos afastar. Escreva o que você precisa fazer para se afastar dessas más influências e de outras iniquidades que talvez encontre.

Pondere sobre como o ato de afastar-se das más influências pode ajudar a evitar a tentação de desobedecer a Deus.

Números 16:36–50 explica que, depois que esses homens iníquos foram destruídos, outro grupo de israelitas rebelou-se contra Moisés e Aarão. O Senhor enviou-lhes uma praga e muitos foram destruídos.

Em Números 17:1–4, aprendemos que, para posteriormente mostrar aos filhos de Israel que fora chamado para liderar Seu povo, o Senhor disse a Moisés que tomasse uma vara (um bastão ou pedaço de pau) de cada uma das 12 tribos de Israel. Moisés então colocou cada vara no tabernáculo durante a noite.

Imagem
vara

Moisés reuniu uma vara de cada tribo.

  1. Desenhe 12 linhas em seu diário de estudo das escrituras para representar as 12 varas que Moisés reuniu. Leia Números 17:5–10 e desenhe em uma das linhas o que aconteceu com a vara de Aarão. Depois, responda às seguintes perguntas:

    1. O que você acha de significativo ou simbólico no fato de a vara de Aarão ter produzido brotos, flores e amêndoas?

    2. Em sua opinião, o que o povo aprendeu com esse milagre?

Com esse relato, aprendemos que o Senhor vai nos ajudar a saber quem Ele chamou para liderar Seu povo.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma ocasião em que sentiu o testemunho confirmador de que os líderes escolhidos do Senhor são chamados por Ele. (Se não conseguir lembrar-se de uma ocasião, pergunte a um familiar ou membro da ala sobre essa experiência e escreva-a no diário.)

Ao buscar o testemunho confirmador do Senhor, Ele ajudará você a saber que Seus líderes são chamados por Ele.

Números 18–19

O Senhor estabelece as responsabilidades dos sacerdotes e dos levitas e dá orientações sobre o sacrifício

Em Números 18–19, vemos que o Senhor novamente estabeleceu os deveres dos sacerdotes e dos levitas e deu-lhes orientações adicionais com relação aos sacrifícios para ajudá-los a ser santificados e limpos.

Números 20–21

Moisés fere a rocha e dela sai água; ele ergue uma serpente de metal em uma haste para curar os que tinham sido picados por serpentes venenosas

Números 20–21 registra que o Senhor orientou Moisés a ferir a rocha e isso fez com que jorrasse água. Os filhos de Israel rebelaram-se novamente quando não lhes foi permitido atravessar a terra de Edom para chegar à terra prometida e precisaram viajar uma grande distância para contorná-la.

Imagem
Moisés e a serpente de metal

Em resposta à desobediência deles, o Senhor enviou serpentes venenosas que picaram as pessoas. Em seguida, o Senhor instruiu Moisés a fazer uma serpente de metal e a erguê-la numa haste e prometeu que aqueles que a olhassem ficariam curados. Como muitas testemunhas antigas testificaram, a serpente de metal era um importante símbolo de Jesus Cristo e Sua Expiação (ver João 3:14–15; 1 Néfi 17:41; 2 Néfi 25:20; Alma 33:18–22; Helamã 8:14–15).

Se você pudesse ser curado somente por olhar para uma serpente de metal em uma haste, o que faria? Cite algumas maneiras pelas quais você pode olhar para a Expiação de Jesus Cristo e Sua vitória sobre o pecado a fim de poder ser curado.

Você estudará mais sobre isso durante a aula com seu professor de estudo no lar.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Números 15–21 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: