Seminário
Unidade 25: Dia 4, Isaías 42–47


Unidade 25: Dia 4

Isaías 42–47

Introdução

Isaías profetizou que o Messias seria uma luz aos gentios e libertaria os filhos de Deus do cativeiro do pecado. Ele comparou o poder do Salvador de redimir Seu povo com a tolice de confiar em falsos deuses. Isaías também profetizou sobre a destruição da Babilônia.

Isaías 42–43

O Messias será uma luz aos gentios e libertará os prisioneiros

Imagine que você está de pé em cima de uma cadeira e teve que cair para trás e ser pego por alguém. Quem escolheria para pegá-lo? Por quê?

Agora imagine que, ao em vez de pedir que essa pessoa o pegasse, você colocou uma fotografia da pessoa no chão atrás de você.

O que você acharia de cair para trás se a fotografia fosse a única coisa que estava lá para pegá-lo? O que poderia acontecer se você colocasse sua confiança naquele pedaço de papel para ampará-lo?

Às vezes, os filhos de Israel colocaram sua confiança em falsos deuses. No tempo de Isaías, esses deuses eram representados por ídolos feitos de madeira, barro ou metal.

Em que tipo de “falsos deuses” as pessoas confiam hoje? Escreva-os embaixo do título “Falsos deuses” no quadro a seguir.

Jesus Cristo

Falsos deuses

Em Isaías 42–47, Isaías tentou ajudar o povo a entender que eles precisavam confiar no Salvador, Jesus Cristo. Ao estudar esses capítulos, identifique os princípios que vão ajudá-lo a entender por que você deve confiar no Salvador.

Em Isaías 42, Isaías escreveu sobre o Messias. O título Messias no Velho Testamento significa “o ungido” que é equivalente ao título de “Cristo” no Novo Testamento (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Messias”; scriptures.LDS.org).

Leia Isaías 42:5–7 e identifique o que Isaías disse sobre o Messias. Escreva o que encontrar embaixo do título “Jesus Cristo” no quadro anterior.

O que cada frase nos ensina sobre o que o Salvador pode fazer?

Olhe e marque a frase “tirar da prisão os presos” no versículo 7. Essa frase refere-se a libertar aqueles que estão presos espiritualmente tanto na Terra como no mundo espiritual. Durante o ministério de Cristo na Terra, Ele ensinou o evangelho, que permitiria aos filhos de Deus se tornar livres da prisão espiritual por meio da Expiação. Quando Ele morreu na cruz, Seu espírito foi para o mundo espiritual onde Ele pregou o evangelho.

Leia Doutrina e Convênios 138:18–19, 30–31 e identifique o que aconteceu no mundo espiritual logo depois que Jesus Cristo morreu na cruz (você pode escrever D&C 138:18–19, 30–31 ao lado de Isaías 42:7).

O que Jesus Cristo fez no mundo espiritual?

Com esses versículos aprendemos que a Expiação de Jesus Cristo torna possível para todos, inclusive aqueles que já morreram, aceitarem o evangelho e se libertarem do cativeiro do pecado. Escreva essa verdade embaixo do título “Jesus Cristo” no quadro anterior.

Leia Isaías 42:16–18 e identifique os resultados de se confiar no Salvador em vez de confiar em falsos deuses. Escreva o que encontrar embaixo do título “Falsos deuses” no quadro anterior.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: De que forma aqueles que dependem da riqueza, posses, força física, aparência, popularidade ou inteligência estão cegos e surdos?

Em Isaías 42:19–23, Isaías ensinou que somente aqueles que derem ouvidos a Jesus Cristo podem ser curados de sua cegueira e surdez espiritual (ver Tradução de Joseph Smith, Isaías 42:19–23 [no Guia para Estudo das Escrituras]).

Leia Isaías 43:1–5 e identifique mais frases que descrevam o que o Salvador disse que faria por Israel. Escreva essas frases no quadro anterior embaixo do título “Jesus Cristo”.

Em Isaías 43:6–28 lemos que o Senhor disse aos israelitas que eram testemunhas Dele por causa das grandes coisas que Ele fez por eles, apesar do fato de eles nem sempre terem sido fiéis. Ele enfatizou que não há outro Salvador além Dele.

Isaías 44–46

Isaías compara o poder do Senhor de salvar-nos com a tolice de confiar em qualquer outra coisa

Pense em alguns desafios que você ou seus amigos estão enfrentando atualmente. Para onde algumas pessoas se voltam quando têm problemas como esses? O que torna algumas fontes de ajuda melhores que outras?

Ao estudar Isaías 44–46, identifique as doutrinas e os princípios que vão ajudá-lo a saber para onde você deve se voltar quando tiver problemas.

No tempo de Isaías, as pessoas muitas vezes recorriam a ídolos e falsos deuses para ajudá-los com seus problemas.

Leia Isaías 44:10, 15–20 e identifique por que é imprudente buscar a ajuda de falsos deuses ou imagens.

De acordo com o versículo 17, o que o povo pediu a seus ídolos?

Que dificuldades as pessoas podem enfrentar quando buscam libertação de seus problemas com os falsos deuses da riqueza, posses, força física, aparência, popularidade ou inteligência?

Imagem
Jesus Cristo

Nos grupos de versículos a seguir, lemos que o Senhor ensinou aos filhos de Israel em quem eles deveriam confiar para se libertarem de seus problemas. Leia cada grupo de versículos e identifique o que o Senhor queria que os filhos de Israel soubessem sobre Ele. Escreva o que você identificou no espaço fornecido:

Isaías 44:21–24

Isaías 45:5–8

Isaías 45:12; 17–18, 20–22

Marque a frase “Eu sou o Senhor, e não há outro” em Isaías 45:5, 6, 18 e frases parecidas em Isaías 45:21, 22.

Que verdade ou verdades podemos aprender com os versículos anteriores a respeito de Jesus Cristo em Seu papel pré-mortal como o grande Jeová?

Escreva essa verdade no quadro anterior embaixo do título “Jesus Cristo”.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que significa dizer que Jesus Cristo é o Redentor?

    2. Em sua opinião, por que a afirmação de que Jesus Cristo é o único Deus que pode nos salvar é repetida com tanta frequência?

Em Isaías 44:28–45:4, Isaías profetizou sobre Ciro, futuro rei da Pérsia, citando o nome. Em Isaías 45:1, Ciro, que não era israelita, é citado como o ungido do Senhor devido ao papel que vai desempenhar para libertar os judeus e permitir que voltem e reconstruam Jerusalém e o templo.

Na época de Isaías, uma grande parte do povo de Israel tinha confiado em muitos falsos deuses para ajudá-los com seus problemas, inclusive dois chamados Bel e Nebo. Leia Isaías 46:1–2 e identifique como esses falsos deuses foram ineficazes em ajudar os israelitas.

De acordo com esses versículos, não apenas Bel e Nebo foram incapazes de ajudar os israelitas, como também foram um fardo até mesmo para os animais que os carregaram para o cativeiro. Escreva a frase tornar-se um fardo no quadro anterior embaixo do título “Falsos deuses”.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: De que forma o fato de confiar em ídolos modernos como riquezas, posses, força física, aparência, popularidade ou inteligência, em vez de confiar no Salvador, pode transformar-se em um fardo?

Leia Isaías 46:3–5 e identifique o que o Salvador disse que faria pelos israelitas. (A palavra cãs no versículo 4 refere-se aos cabelos brancos da velhice.)

A seu ver, o que o Senhor quis dizer quando falou que nos trará nos braços até nossa velhice com cabelos brancos?

Aprendemos com esses versículos que, se confiarmos no Salvador, Ele vai nos carregar e salvar. Escreva essa verdade no quadro anterior embaixo do título “Jesus Cristo”.

Leia a seguinte declaração feita pelo Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, e identifique o que significa confiar em Jesus Cristo:

Imagem
Élder Richard G. Scott

“Esta vida é uma experiência de profunda confiança — confiança em Jesus Cristo, em Seus ensinamentos, em nossa capacidade de sermos guiados pelo Santo Espírito, obedecer aos ensinamentos para termos felicidade agora e termos uma existência eterna de suprema felicidade. Confiar significa obedecer de boa vontade, mesmo sem conhecer os resultados (ver Provérbios 3:5–7). A fim de produzir frutos, a confiança no Senhor deve ser mais forte e duradoura que a confiança em nossos sentimentos pessoais e em nossa experiência.

Exercer fé significa confiar que o Senhor sabe o que está fazendo conosco e que Ele o faz para nosso eterno bem, mesmo que não compreendamos como Ele conseguirá fazê-lo” (“Confie no Senhor”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 18).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que você pode fazer para demonstrar que confia no Senhor?

    2. De que modo você ou alguém que você conhece foi carregado e salvo pelo Senhor?

Faça uma pausa para refletir sobre o que você pode fazer em sua vida para demonstrar sua confiança no Salvador e assim poder ser carregado e salvo.

Isaías 47

Isaías profetiza sobre a destruição da Babilônia

Isaías profetizou que a Babilônia (habitada pelo povo conhecido por caldeus) seria destruída devido a suas iniquidades. A Babilônia simbolizava o mundo e Isaías se referiu à Babilônia e aos caldeus como duas jovens servas. Podemos comparar Isaías 47 a qualquer um que se deleita em seus pecados e suas iniquidades e se recusa a se arrepender.

  1. Escreva o seguinte no final dos exercícios de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Isaías 42–47 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: