Seminário
Unidade 30: Dia 4, Amós


Unidade 30: Dia 4

Amós

Introdução

Amós era um pastor do reino de Judá. Ele foi chamado pelo Senhor para avisar as pessoas do reino do norte (Israel) que elas seriam destruídas caso não se arrependessem. Ele profetizou que, como os israelitas haviam rejeitado os profetas do Senhor, Ele removeria os profetas do meio deles. Amós também advertiu as nações fronteiriças a Israel e Judá que elas também seriam destruídas.

Amós 1–6

Amós profetiza que muitas nações, inclusive Judá e Israel, serão destruídas

  1. Você já tentou advertir alguém que não quis dar ouvidos a seu conselho? Alguém já tentou adverti-lo, mas você não deu ouvidos? Escreva sobre uma dessas experiências em seu diário de estudo das escrituras e explique brevemente o que aconteceu com você ou com uma outra pessoa por não ter dado ouvidos a uma advertência.

Ao estudar o livro de Amós, procure verdades que podem ajudá-lo a entender a importância de dar ouvidos às advertências que o Senhor nos dá por meio de seus profetas.

Conforme registrado em Amós 1–2, Amós profetizou que a destruição sobreviria sobre muitas nações devido à iniquidade. Leia Amós 2:4–6 e identifique dois reinos que o Senhor disse que seriam destruídos e por quê. A frase “por três transgressões (…) e por quatro” não se refere a um número específico de pecados, mas sugere que os pecados daquelas nações eram em excesso. Um certo nível de iniquidade teria justificado a destruição deles, mas eles haviam pecado muito acima desse nível (ver O Velho Testamento, Manual do Aluno: I Reis a Malaquias, Manual do Sistema Educacional da Igreja, 1984, p. 90).

Que pecados o povo de Judá e de Israel tinham cometido?

Leia Amós 2:10–11 e identifique o que o Senhor relembrou aos israelitas que Ele tinha feito por eles.

Observe que o Senhor enviou profetas e nazireus para ajudar o povo de Israel (ver Amós 2:11). Lembre-se de que os nazireus eram israelitas que faziam um voto de se dedicarem inteiramente ao Senhor por certo período de sua vida. Como parte desse voto, eles não bebiam vinho (ver Bible Dictionary, na Bíblia SUD em inglês, “Nazarite”).

Leia Amós 2:12 e identifique como o povo reagiu aos nazireus e profetas.

Incentivar os nazireus a beber vinho era semelhante a incentivar os membros da Igreja de hoje a quebrar seus convênios. Ao dizer “não profetizareis”, os israelitas disseram aos profetas para parar de alertá-los sobre as consequências do pecado e da futura destruição de Israel e de Judá. Amós mais tarde experimentou pessoalmente essa rejeição quando Amazias, um sacerdote iníquo do rei Jeroboão, disse a Amós que voltasse a Judá e parasse de profetizar ao povo de Israel sobre sua destruição (ver Amós 7:10–13).

Por que alguém iria querer que os profetas “não [profetizassem]”?

Conforme registrado em Amós 2:13–3:2, o Senhor expressou tristeza pelo fato de Israel ter rejeitado a Ele e a Seus servos e advertiu ao povo que eles não seriam capazes de salvar-se da destruição.

Amós 3:3–8 contém a resposta do Senhor ao povo que desejava que Amós e os outros profetas parassem de profetizar. Leia Amós 3:7–8 e identifique o que o Senhor inspirou Amós a ensinar ao povo que exigiu que os profetas parassem de profetizar a respeito da destruição de Israel.

Os versículos 7–8 indicam que o Senhor não destruiria Seu povo sem antes adverti-lo por meio de Seus profetas. Conforme registrado no versículo 8, Amós declarou que, assim como o rugido de um leão naturalmente instila medo em quem o ouve, assim também um profeta é obrigado a representar o Senhor quando Deus fala com ele. Amós entendia esse conceito e não permitiria que a reclamação do povo o impedisse de cumprir seu sagrado dever de profeta.

Amós 3:7 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo diferente para conseguir localizá-la facilmente no futuro. A Tradução de Joseph Smith de Amós 3:7 substitui a palavra sem por até. Você pode escrever isso em suas escrituras ao lado do versículo 7. Aprendemos com esse versículo que o Senhor revela as verdades por meio de Seus profetas.

Imagem
profetas ensinando: Leí, Joseph Smith, Thomas S. Monson, João Batista
  1. Responda em seu diário de estudo das escrituras à duas ou mais das perguntas a seguir:

    1. Na época de Amós, o povo não queria que os profetas falassem das consequências do pecado. De que forma as pessoas podem se opor ou ignorar os ensinamentos dos profetas atuais?

    2. O que o Senhor revelou aos profetas modernos que mostra como é fundamental que haja profetas hoje em dia?

    3. Como você recebeu o testemunho (ou como pode recebê-lo) de que o Senhor revela a verdade por meio de Seus profetas?

O Senhor revela o que precisamos saber por meio dos profetas. Lembre-se de sempre buscar os profetas dos últimos dias para obter direção e segui-los.

Conforme registrado em Amós 3:9–6:14, Amós continuou a advertir o povo sobre a iminente destruição. O Senhor, por meio de Amós, explicou que Ele tinha usado fome, seca, pestes e guerra para ensinar Seu povo sobre o erro de seus caminhos pecaminosos, mas, ainda assim, eles não se voltaram a Ele. Eles continuaram a ficar “sossegados” (Amós 6:1), acreditando que nada de ruim iria acontecer com eles. Mesmo com a iminente destruição, Amós compartilhou a mensagem de misericórdia do Senhor para com o povo.

Leia Amós 5:4–6 e identifique a promessa que é repetida.

Marque as frases “buscai-me” e “buscai ao Senhor” nesses versículos.

Leia Amós 5:14–15 e identifique mais conselhos que Amós deu àqueles que buscam ao Senhor.

Termine as frases abaixo com suas próprias palavras:

Posso demonstrar que “[odeio] o mal” (Amós 5:15) ao .

Posso demonstrar que “[amo] o bem” (Amós 5:15) ao .

Em Amós 5:15 o Senhor prometeu ter “piedade do remanescente de José”. Uma maneira pela qual o Senhor cumpriu essa promessa foi quando levou Leí e sua família de Jerusalém para o continente americano (ver 2 Néfi 3:4; Jacó 2:25).

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Amós 3:7

  1. Para ajudá-lo a memorizar Amós 3:7, escreva a primeira letra de cada palavra em uma folha de papel. Usando as letras como referência, recite o versículo em voz alta enquanto consulta suas escrituras, quando necessário. Repita esse processo até que você consiga dizer o versículo sem qualquer ajuda da escritura ou das letras que você escreveu. Recite a passagem de domínio das escrituras de cor para um amigo ou um membro da família. Registre o término dessa designação em seu diário de estudo das escrituras.

Amós 7–9

Amós ensina sobre outras consequências de se rejeitar o Senhor e Seus profetas

Apesar das advertências dos profetas, os israelitas continuaram a pecar. Conforme registrado em Amós 7:1–8:10, Amós cumpriu novamente seu dever de declarar a palavra de Deus e descreveu uma outra consequência de se rejeitar os profetas de Israel.

Leia Amós 8:11–12 e identifique o que Amós profetizou que aconteceria.

Você pode marcar as respostas para as seguintes perguntas nos versículos 11–12.

  • Sobre que tipo de fome Amós profetizou?

  • O que Amós profetizou que o povo iria fazer durante essa fome?

Com esses versículos aprendemos que, quando as pessoas rejeitam os profetas do Senhor elas perdem a bênção de ouvir as palavras do Senhor. Ouvir as palavras do Senhor traz a força e o alimento de que precisamos, enquanto vivemos em um mundo espiritualmente faminto.

Pense em exemplos de momentos em que as pessoas perderam a bênção de ouvir as palavras do Senhor por terem rejeitado Seus profetas.

A profecia em Amós 8:11–12 foi cumprida em diversos períodos da história. Outro cumprimento importante dessa profecia é a Grande Apostasia. Você pode escrever Grande Apostasia na margem de suas escrituras ao lado de Amós 8:11–12. Para entender melhor a Grande Apostasia, leia a seguinte explicação:

“A Grande Apostasia (…) ocorreu após o Salvador ter estabelecido Sua Igreja. Após a morte do Salvador e de Seus apóstolos, os homens corromperam os princípios do evangelho e efetuaram mudanças não autorizadas na organização da Igreja e nas ordenanças do sacerdócio. Devido a essa iniquidade generalizada, o Senhor retirou a autoridade do sacerdócio da Terra.

Durante a Grande Apostasia, o povo não tinha o direcionamento divino de profetas vivos. Muitas igrejas foram estabelecidas, mas elas não tinham o poder do sacerdócio para levar as pessoas ao verdadeiro conhecimento de Deus, o Pai e de Jesus Cristo. (…) Essa apostasia durou até que o Pai Celestial e Seu Filho Amado apareceram a Joseph Smith, em 1820, e iniciaram a restauração da plenitude do evangelho” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, pp.16–17).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, resuma o que aconteceu durante a Grande Apostasia.

De acordo com Amós 9, Amós viu os últimos dias quando Israel seria reunida novamente e restaurada à terra prometida.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Amós 1–9 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: