Seminário
Unidade 17: Dia 2, I Samuel 4–8


Unidade 17: Dia 2

I Samuel 4–8

Introdução

Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolveram a arca. Samuel exortou os israelitas a se arrependerem e voltarem para o Senhor. Depois de um breve período de arrependimento, os israelitas novamente rejeitaram o Senhor e pediram a Samuel que lhes desse um rei para que os governasse.

I Samuel 4

Os filisteus derrotam os israelitas e tomam a arca de Deus

Pondere sobre a seguinte pergunta: Quando você precisará da ajuda do Senhor nos dias de hoje?

Ao estudar I Samuel 4 identifique o que você pode fazer para receber a ajuda do Senhor.

Leia I Samuel 4:1–2 e procure as adversidades que os israelitas estavam enfrentando.

Se você tivesse a chance de falar com os soldados do exército de Israel depois de sua derrota, o que poderia dizer a eles para ajudá-los depois dessa experiência difícil?

Leia I Samuel 4:3 para descobrir o que os anciãos de Israel disseram ao exército. (Neste caso, a palavra anciãos refere-se aos líderes do povo e não ao ofício do sacerdócio).

A arca da aliança continha as tábuas de pedra que Moisés recebeu do Senhor no monte Sinai. Ela também representava a presença de Deus.

Imagem
a arca da aliança

Você pode marcar a palavra ela, que se refere à arca, no final do versículo 3.

O que a declaração dos anciãos de Israel “para que [os] livre” mostra em relação à fé que tinham no Senhor? Em I Samuel 4:4–9 vemos que os israelitas levaram a arca com eles na batalha.

Leia I Samuel 4:10–11 e identifique o que aconteceu durante a batalha dos israelitas contra os filisteus.

Por que você acha que os israelitas foram derrotados mesmo tendo a arca da aliança com eles?

Os israelitas imaginaram em vão que levar a arca da aliança para a batalha iria salvá-los. No entanto, eles tinham abandonado os mandamentos e os caminhos do Senhor. Por isso, eles foram para a batalha sem a Sua força e ajuda, apesar da presença da arca. Um princípio que podemos aprender com esta experiência é que, para receber a ajuda do Senhor, devemos colocar nossa fé Nele e obedecer aos Seus mandamentos.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são algumas coisas que podemos fazer para mostrar ao Senhor que depositamos nossa fé Nele?

    2. Pense em uma situação em que você sentiu que o Senhor o ajudou enquanto depositava a sua fé Nele e guardava Seus mandamentos?

Conforme registrado em I Samuel 4:12–22, quando Eli soube que seus dois filhos tinham sido mortos e a arca da aliança tinha sido capturada, ele caiu de costas da cadeira, quebrou o pescoço e morreu. Assim foram cumpridas as palavras do Senhor em relação à casa de Eli. Não muito tempo depois, a nora de Eli morreu logo depois de dar à luz um filho. Antes de morrer, ela chamou seu filho Icabode, o que significa “Onde está a glória?”, e disse: “De Israel se foi a glória” (I Samuel 4:21).

I Samuel 5–7

Os filisteus devolvem a arca e os israelitas se arrependem

Um dos falsos deuses dos filisteus era Dagom, o deus peixe. Os filisteus acreditavam que Dagom os fizera triunfar sobre os israelitas. Depois de capturar a arca da aliança, eles a levaram para o templo de Dagom, como troféu de guerra, e a colocaram diante de uma imagem ou estátua de Dagom.

Leia I Samuel 5:2–5 e identifique o que aconteceu com a imagem de Dagom quando a arca foi colocada diante dela. Como você descreveria o que aconteceu com a estátua de Dagom, incluindo o que causou isso?

Leia I Samuel 5:6 e identifique o que começou a acontecer aos filisteus enquanto a arca estava com eles.

Não sabemos exatamente o que eram hemorroidas, mas sabemos que eram uma doença muito destrutiva, como tumores ou furúnculos. A praga que se espalhou entre os filisteus parece ter incluído também uma infestação de camundongos (ver I Samuel 6:5).

Em I Samuel 5:7–12 e I Samuel 6 aprendemos que a praga se espalhou por outras cidades dos filisteus e muitos deles morreram. Como a praga se agravou, os filisteus devolveram a arca da aliança aos israelitas, na tentativa de apaziguar a ira do Senhor. Quando os israelitas receberam a arca dos filisteus, alguns deles olharam dentro dela e também sofreram a ira de Deus.

Embora os filisteus tivessem devolvido a arca, eles continuavam sendo uma ameaça para os israelitas. Leia I Samuel 7:3 e identifique o que Samuel disse que precisava ser feito para eles se livrarem dos filisteus. Você pode marcar o que encontrar.

“Com todo o coração [converter-se] ao Senhor” (I Samuel 7:3) significa arrepender-se sinceramente. Observe que, para fazer isso, os israelitas precisavam desfazer-se de seus falsos deuses. Da mesma forma, para nos arrependermos sinceramente devemos abandonar nossos pecados.

Leia I Samuel 7:4–6 e identifique o que mais os israelitas fizeram para se arrepender.

Com base nas ações dos israelitas nos versículos 4 e 6 aprendemos que para nos arrependermos sinceramente precisamos abandonar nossos pecados e confessá-los ao Senhor. Você pode escrever essa verdade em suas escrituras.

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

Pense em como o fato de confessar nossos pecados nos ajuda a nos livrarmos do pecado e a nos voltarmos para Deus para pedir perdão. O Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: “A confissão e o abandono são conceitos muito fortes. São bem mais do que um simples ‘admito que errei, sinto muito’. A confissão trata-se de um profundo e muitas vezes angustiado reconhecimento do erro e da ofensa a Deus e ao homem” (“A Divina Dádiva do Arrependimento”, A Liahona, novembro de 2011, p. 38).

Você deve ter se perguntado quais pecados precisam ser confessados e a quem devem ser confessados. Precisamos confessar todos os nossos pecados ao Pai Celestial. Os pecados mais sérios também devem ser confessados ao bispo ou presidente de ramo. Se você tiver dúvidas sobre quais pecados precisam ser confessados a um bispo ou presidente do ramo, converse com seus pais ou com seu bispo ou presidente de ramo.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como você explicaria a outras pessoas sobre a importância de abandonar e confessar os pecados?

Em I Samuel 7:7–8 aprendemos que os filisteus voltaram a batalhar contra os israelitas. Leia I Samuel 7:7–13 e identifique o que aconteceu nessa batalha.

O que os israelitas poderiam ter feito de maneira diferente que teria afetado negativamente o resultado desta batalha?

Pense nos pecados de que você precisa arrepender-se e assuma o compromisso de fazê-lo. Você será abençoado quando se arrepender ao confessar e abandonar seus pecados.

De acordo com I Samuel 7:14–17, o Senhor continuou a ajudar os israelitas a ter sucesso contra os filisteus até o fim da vida de Samuel.

I Samuel 8

Os israelitas rejeitam o Senhor e pedem um rei

Quais são algumas das maneiras pelas quais podemos ser tentados a seguir o mundo em vez de seguir ao Senhor?

Ao estudar I Samuel 8, pense em como você pode completar o seguinte princípio: Se decidirmos seguir o mundo em vez de seguir ao Senhor, .

Leia I Samuel 8:1–5 e identifique o que os israelitas pediram a Samuel, próximo do fim da vida dele.

Leia I Samuel 8:6–8 e identifique como Samuel se sentiu a respeito do pedido dos israelitas de ter um rei e o que o Senhor disse em resposta às orações de Samuel.

O desejo dos israelitas de ter um rei “como o têm todas as nações” (I Samuel 8:5) mostra que eles desejavam acompanhar as tendências do mundo em torno deles e colocar a sua confiança no homem e não no Senhor, que era seu verdadeiro Rei. Ao ler I Samuel 8:10–18 identifique o que aconteceria se os israelitas nomeassem um rei para governá-los.

Imagem
Samuel e o grupo de homens

Os israelitas pediram um rei a Samuel.

Observe que todas as consequências de ter um rei trariam tristeza e pesar aos israelitas. Complete o princípio anterior com base no que você aprendeu em I Samuel 8:10–18.

  1. Responda a uma das seguintes perguntas (ou a ambas) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Que lição você aprendeu ao ver outras pessoas experimentarem tristeza e arrependimento, como resultado de seguir o mundo, em vez de seguir ao Senhor?

    2. O que você pode fazer para seguir melhor ao Senhor em vez de seguir o mundo?

Leia I Samuel 8:19–20 e identifique a resposta dos israelitas à advertência de Samuel.

O Senhor disse que Samuel deveria advertir o povo quanto às consequências de ter um rei, mas as pessoas se recusaram a ouvir a advertência. Em resposta, o Senhor disse a Samuel que lhes “[constituísse] um rei” (I Samuel 8:22).

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

O Presidente Ezra Taft Benson explicou por que o Senhor concedeu o pedido aos israelitas: “Às vezes, [Deus] atende temporariamente aos pedidos insensatos dos homens para que aprendam com suas próprias experiências infelizes. (…) Samuel fez a advertência. Mas eles insistiram em ter um rei. Então, Deus concedeu-lhes um rei e deixou que sofressem. Eles aprenderam da maneira mais difícil. Deus queria que fosse de outra forma, mas dentro de certos limites Ele concede aos homens de acordo com seus desejos. Más experiências são uma escola cara que só os tolos continuam a frequentar” (“Jesus Christ—Gifts and Expectations [Jesus Cristo — Dons e Expectativas]” New Era, maio de 1975, pp. 17–18).

Você será abençoado quando optar por seguir ao Senhor, colocar sua fé Nele, arrepender-se quando necessário, e dar ouvidos às advertências dadas por Seus profetas.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei I Samuel 4–8 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: