Seminário
Unidade 28: Dia 2, Jeremias 42–52


Unidade 28: Dia 2

Jeremias 42–52

Introdução

Um pequeno grupo remanescente do povo de Judá não foi levado cativo pelo exército babilônico. Eles buscaram o conselho do Senhor para saber se deveriam deixar Judá e ir para o Egito. A seu pedido, Jeremias orou para saber a vontade do Senhor para eles e o Senhor prometeu que ficariam seguros se eles ficassem na terra de Judá. Jeremias profetizou mais tarde que, se o povo desobedecesse ao Senhor e fosse para o Egito, seria destruído. Jeremias predisse a destruição de muitas nações, inclusive da Babilônia. Ele também testificou do poder do Redentor para libertá-los.

Jeremias 42–44

Jeremias adverte os remanescentes de Judá a não ir para o Egito

De que maneira os jovens da Igreja podem ser tentados a desobedecer ao conselho do Senhor dado por meio dos profetas atualmente?

Ao estudar Jeremias 42–44, identifique princípios que vão ajudá-lo a entender as consequências de escolher obedecer ou desobedecer ao conselho do Senhor dado por meio de Seus profetas.

Depois que o exército babilônico investiu pela segunda vez contra Jerusalém, levou a maioria dos judeus consigo para a Babilônia. Um pequeno grupo de judeus, chamado de remanescente, ficou para trás em Jerusalém. Vários dos remanescentes acreditavam que, se fossem para o Egito seriam poupados de um futuro abuso por parte do exército babilônico.

Em Jeremias 42:1–3, aprendemos que os judeus que foram deixados em Jerusalém pediram a Jeremias que orasse ao Senhor para saber se deveriam ir para o Egito ou ficar em Jerusalém.

Leia Jeremias 42:4 e identifique a resposta de Jeremias. A frase “Não vos ocultarei uma só palavra” no versículo 4 significa que Jeremias se comprometeu firmemente a dizer ao povo a vontade do Senhor.

Leia Jeremias 42:5–6 e identifique a resposta do povo a Jeremias.

O que o povo disse que aconteceria a eles se obedecessem ao conselho do Senhor dado por meio de Seu profeta?

  1. Complete as designações a seguir em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Responda à pergunta a seguir: Em sua opinião, o que significa “para que nos suceda bem” quando seguimos o conselho do Senhor?

    2. Escreva pelo menos três exemplos de pessoas das escrituras que foram abençoadas por seguirem o conselho do Senhor dado por meio de Seus profetas.

Na declaração a seguir, sublinhe as palavras ou frases da Primeira Presidência usadas para descrever como tudo ficará bem com os que seguirem os conselhos do Senhor dados por meio de Seus profetas atualmente: “Prometemos que, se você cumprir os convênios que fez e seguir estes padrões, será abençoado(a) com a companhia do Espírito Santo, sua fé e seu testemunho vão ficar mais fortes, e você vai desfrutar uma felicidade cada vez maior” (Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, p. ii).

Em Jeremias 42:7–8, aprendemos que dez dias depois Jeremias chamou e reuniu o povo para revelar a vontade de Deus sobre se deveriam ou não ir para o Egito.

Leia Jeremias 42:9–12 e identifique o que aconteceria de bom ao povo se ouvisse e obedecesse à palavra do Senhor dada por meio de Jeremias.

Leia Jeremias 42:13–17 e identifique a advertência que Jeremias fez aos judeus sobre o que aconteceria se não obedecessem ao mandamento do Senhor de ficar na terra.

Nesses versículos aprendemos que, quando desprezamos os conselhos do Senhor dados por meio de Seus profetas, trazemos consequências negativas sobre nós mesmos.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Que consequências você viu as pessoas atraírem para si mesmas quando desprezaram o conselho do Senhor dado por Seus profetas?

    2. Por outro lado, que bênçãos viu quando você ou outras pessoas obedeceram ao conselho do Senhor dado por meio de Seus profetas?

Leia Jeremias 42:19–22 e identifique o que Jeremias disse ao povo depois de dizer para ficarem na terra de Judá. A frase “vos enganastes a vós mesmos” no versículo 20 significa que o povo mentiu ao dizer a Jeremias que obedeceria às palavras do Senhor.

No versículo 22, você pode marcar as consequências que o povo traria sobre si por desprezar as palavras do Senhor transmitidas por Jeremias.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Em sua opinião, por que o povo, às vezes, escolhe ignorar o conselho dos profetas mesmo quando alertado das consequências?

Leia Jeremias 43:1–4 e identifique como o povo reagiu ao conselho de Jeremias. Observe especialmente a desculpa que os homens soberbos deram para desobedecer às palavras de Jeremias.

Pense nas desculpas que o orgulhoso de nossos dias dá para desobedecer às palavras dos profetas. Reflita sobre o quanto está obedecendo ao conselho dos profetas do Senhor. Faça uma meta que vai ajudá-lo a seguir melhor os conselhos do Senhor dados por meio de Seus profetas.

Em Jeremias 43:5–13, aprendemos que os remanescentes dos judeus não só desobedeceram ao Senhor e foram para o Egito, mas também levaram Jeremias consigo. Depois que chegaram ao Egito, Jeremias escondeu grandes pedras na frente da casa do Faraó e profetizou que, quando o exército babilônico destruísse o Egito, o rei da Babilônia faria seu trono ali.

Em Jeremias 44, Jeremias profetiza que os judeus no Egito, exceto uns poucos remanescentes, seriam destruídos porque adoravam falsos deuses.

Os judeus no Egito recusaram-se a ouvir Jeremias e disseram a ele que se sentiram mais abençoados quando adoraram os falsos deuses do Egito do que quando pararam de adorá-los.

Leia Jeremias 44:22–23 e identifique o que Jeremias disse aos judeus no Egito. No versículo 23, a frase “porque queimastes incenso” refere-se à adoração a falsos deuses e a frase “por isto vos sucedeu este mal” refere-se à destruição de Jerusalém descrita no versículo 22.

Jeremias 45–52

Jeremias profetiza a destruição de várias nações; também testifica da força do Redentor para livrar o povo do cativeiro

Pense em alguma vez na qual se sentiu desanimado devido à oposição que sofreu ao tentar fazer o que era certo.

O que o ajudou a ter esperança durante essa época de desânimo?

Em Jeremias 45, aprendemos que o escrevente de Jeremias, Baruque, sentiu-se desanimado e o Senhor enviou-lhe uma mensagem de incentivo por meio de Jeremias.

Em Jeremias 46–52, Jeremias profetizou a destruição de várias nações, mas também compartilhou mensagens de esperança. Ao estudar Jeremias 46–52, identifique uma verdade que pode ajudá-lo a ter esperança quando se sentir desanimado.

Leia as referências de escrituras a seguir e procure por mensagens de esperança. Você pode marcar palavras ou frases que reflitam mensagens de esperança.

Nesses versículos, aprendemos a verdade a seguir: Por meio da força de nosso Redentor, podemos ser libertados do cativeiro físico e espiritual.

Imagem
Cristo, o Consolador
  1. Pergunte a um familiar, amigo ou membro da ala como ele se sente por saber que nosso Redentor, Jesus Cristo, pode nos libertar do cativeiro físico e espiritual. Depois, em seu diário de estudo das escrituras, resuma o que ele disse.

Jeremias 52 contém um registro adicional de quando Jerusalém foi conquistada pela Babilônia, inclusive como os babilônios levaram o rei Zedequias preso e mataram seus filhos. [Lembre-se de que o filho de Zedequias, Muleque, escapou para as Américas (ver Helamã 6:10; 8:21).] Os judeus em Jerusalém foram mortos ou levados cativos para a Babilônia.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Jeremias 42–52 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: