Outros recursos
Oração


Oração

Você é filho de Deus. O Pai Celestial o ama e conhece suas necessidades. Ele deseja que você se comunique com Ele por meio da oração. Ore a Ele e a ninguém mais. O Senhor Jesus Cristo ordenou: “Deveis sempre orar ao Pai em meu nome”. (3 Néfi 18:19)

Ao criar o hábito de aproximar-se de Deus em oração, você O conhecerá e estará cada vez mais próximo Dele e os seus desejos tornar-se-ão mais como os Dele. Você poderá garantir para si e para outras pessoas bênçãos que Ele está pronto a dar-lhe se apenas você Lhe pedir com fé.

Princípios da Oração

O Pai Celestial está sempre pronto a ouvir e responder as suas orações. O poder dessas orações só depende de você. Ao esforçar-se para tornar a oração parte de sua vida, lembre-se deste conselho:

Torne as suas orações significativas. O profeta Mórmon alertou que se alguém “ora sem verdadeiro intento de coração, (…) de nada lhe aproveita, porque, a esse, Deus não recebe”. (Morôni 7:9) Para tornar suas orações significativas, é necessário que você ore com sinceridade e “com toda a energia de [seu] coração”. (Morôni 7:48) Cuidado para evitar “vãs repetições” quando orar. (Ver Mateus 6:7.) Pense seriamente em sua atitude e nas palavras que utilizar.

Use uma linguagem que demonstre amor, respeito, reverência e proximidade. A aplicação desse princípio varia de acordo com o idioma que falamos. Em português, por exemplo, ao orarmos, devemos usar os pronomes mencionados nas escrituras para dirigirmo-nos a Deus, como, por exemplo, Tu, Teu, Ti ou Vós, Vosso, Vos, ou formas respeitosas como o Senhor em vez de usarmos as formas comuns você. Seja qual for o idioma, o princípio permanece o mesmo: Ao orar, devemos usar palavras que demonstrem um relacionamento de amor e de grande reverência ao Senhor. Pode ser um pouco difícil aprender a linguagem da oração, mas você se sentirá cada vez mais confortável com ela à medida que ora e lê as escrituras.

Agradeça sempre ao Pai Celestial. É necessário “que vivais rendendo graças diariamente pelas muitas misericórdias e bênçãos que ele vos concede”. (Alma 34:38) Ao meditar sobre as suas bênçãos, você reconhecerá o quanto o Pai Celestial tem feito por você. Expresse a Ele a sua gratidão.

Busque a orientação e a força do Pai Celestial em tudo o que fizer. Alma aconselhou seu filho Helamã: “Sim, e roga a Deus por todo o teu sustento; sim, que todos os teus feitos sejam para o Senhor e, aonde quer que fores, que seja no Senhor; sim, que todos os teus pensamentos sejam dirigidos ao Senhor, sim, que o afeto do teu coração seja posto no Senhor para sempre. Aconselha-te com o Senhor em tudo o que fizeres e ele dirigir-te-á para o bem; sim, quando te deitares à noite, repousa no Senhor, para que ele possa velar por ti em teu sono; e quando te levantares pela manhã, tem o teu coração cheio de agradecimento a Deus; e se fizeres essas coisas, serás elevado no último dia”. (Alma 37:36–37; ver também Alma 34:17–26.)

Lembre-se das necessidades dos outros quando orar. Ofereça orações “pelo [seu] próprio bem-estar, assim como pelo bem-estar de todos os que [o] rodeiam”. (Alma 34:27) Peça ao Pai Celestial que abençoe e console os necessitados. Peça-Lhe que inspire e fortaleça o Presidente da Igreja, as outras Autoridades Gerais e os seus líderes locais da Igreja. Ore pelo bem-estar de seus familiares e amigos. Ore pelos líderes governamentais. Peça ao Senhor que inspire e proteja os missionários e as pessoas a quem eles estão ensinando.

Procure a orientação do Espírito Santo para que você saiba o que incluir em suas orações. O Espírito Santo pode ensiná-lo a orar e a dizer as coisas que devem ser ditas. (Ver Romanos 8:26; 2 Néfi 32:8.) Ele pode ajudá-lo a orar “de acordo com a vontade de Deus”. (D&C 46:30)

Quando pedir algo por meio da oração, faça tudo o que puder para a bênção ser concedida. O Pai Celestial espera que você faça mais do que simplesmente pedir bênçãos a Ele. Quando você tiver que tomar uma importante decisão, Ele em geral exigirá que você a estude “bem em [sua] mente” antes de Ele lhe responder. (Ver D&C 9:7–8.) Suas orações pedindo orientação só terão eficácia se você se esforçar para ser receptivo aos sussurros do Espírito Santo. Suas orações pelo seu próprio bem-estar e pelo bem-estar de outros serão em vão se você negar “ajuda aos necessitados e aos nus e não [visitar] os doentes e aflitos nem [repartir] o [seu] sustento, se o [tiver], com os que necessitam (…)”. (Alma 34:28)

Se você tiver algo difícil a fazer, o Pai Celestial ficará feliz se você se ajoelhar e Lhe pedir ajuda e, em seguida, levantar-se e puser mãos à obra. Ele o ajudará em todos os seus esforços justos, mas raramente fará algo que você possa fazer por si mesmo.

Oração Pessoal

No Sermão da Montanha, Jesus Cristo aconselhou: “(…) entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. (Mateus 6:6) A oração pessoal e em particular é parte essencial de nosso desenvolvimento espiritual.

Pelo menos a cada manhã e a cada noite, encontre um lugar livre de distrações. Ajoelhe-se em humilde comunhão com o Pai Celestial. Embora às vezes você precise orar em silêncio, faça ocasionalmente o esforço extra de orar em voz alta. (Ver D&C 19:28; 20:51.)

Lembre-se de que a oração é uma comunicação de duas vias. Ao encerrar suas orações, reserve algum tempo para ouvir. Às vezes, o Pai Celestial irá aconselhá-lo, orientá-lo ou consolá-lo enquanto você se encontra de joelhos.

Nunca acredite na idéia de que você não é digno de orar. Tal idéia vem de Satanás, pois é ele que quer convencer você de que não deve orar. (Ver 2 Néfi 32:8.) Se não sentir vontade de orar, ore até que sinta vontade de fazê-lo.

O Salvador ordenou: “Ora sempre, para que saias vencedor; sim, para que venças Satanás e escapes das mãos dos servos de Satanás, que apóiam o trabalho dele”. (D&C 10:5) Embora você não possa estar sempre de joelhos, sempre ofereça uma oração pessoal e particular de modo a deixar que seu coração “se encha (…), voltado continuamente para ele em oração”. (Alma 34:27; ver também 3 Néfi 20:1.) Ao longo de cada dia, você pode nutrir um sentimento constante de amor ao Pai Celestial e a Seu Filho Amado. Pode, em silêncio, expressar gratidão ao Pai e pedir a Ele que o fortaleça para cumprir suas responsabilidades. Em momentos de tentação ou de perigo físico, você pode silenciosamente pedir a ajuda Dele.

Oração Familiar

Além de nos mandar orar em particular, o Salvador exortou-nos a orar com nossa família. Ele disse: “Orai ao Pai no seio de vossa família, sempre em meu nome, a fim de que vossas mulheres e vossos filhos sejam abençoados”. (3 Néfi 18:21)

Se você é casado, faça da oração familiar uma parte consistente da vida de sua família. Toda manhã e toda noite, ajoelhem-se juntos em humildade. Dê a cada membro da família oportunidades freqüentes de fazer as orações. Unam-se em gratidão pelas bênçãos que o Pai Celestial lhes tem dado. Unam-se em fé para suplicar pelas bênçãos de que necessitam e para orar pelos outros.

Por meio da oração familiar regular, você e os seus familiares se aproximarão mais de Deus e uns dos outros. Seus filhos aprenderão a comunicar-se com o Pai Celestial. Todos vocês estarão mais bem preparados para servir aos outros e para resistir às tentações. Seu lar será um lugar de força espiritual, um refúgio das influências malignas do mundo.

Orações Públicas

Ocasionalmente poderão pedir a você que ofereça uma oração pública, talvez em uma reunião ou em uma aula da Igreja. Quando receber essa oportunidade, lembre-se de que você estará se comunicando com o Pai Celestial, não dando um sermão público. Não se preocupe a respeito do que os outros possam estar pensando. Em vez disso, ofereça uma oração simples e sincera.

Receber Respostas das Orações

O Salvador ensinou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á”. (Mateus 7:7–8) Aos nefitas, Ele disse: “Tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, que seja justo, acreditando que recebereis, eis que vos será dado”. (3 Néfi 18:20)

O Pai Celestial ouve as suas orações. Ele pode não responder da forma que você espera, mas responde—em Seu próprio tempo e de acordo com Sua própria vontade. Como Ele sabe o que é melhor para você, às vezes a resposta pode ser não, mesmo que suas petições sejam sinceras.

As respostas às orações vêm de várias maneiras. Freqüentemente elas vêm por meio da voz mansa e delicada do Espírito Santo. (Ver “Revelação”; páginas 155–159.) Você pode receber respostas por meio das circunstâncias de sua própria vida ou por atos bondosos daqueles que estão ao seu redor. Quanto mais você se achegar ao Pai Celestial por meio da oração, mais fácil será reconhecer as respostas misericordiosas e sábias Dele para as suas súplicas. Por fim, você descobrirá que Ele é seu “refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. (Salmos 46:1)