Outros recursos
Conversão


Conversão

O Apóstolo Paulo declarou: “(…) a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz”. (Romanos 8:6; ver também 2 Néfi 9:39.) Em nosso estado decaído, muitas vezes lutamos com as tentações e, às vezes, cedemos à “vontade da carne e [ao] mal que nela há”. (2 Néfi 2:29; ver também “A Queda” nas páginas 141–145 deste livro.) Para conseguirmos receber a bênção da vida eterna, precisamos ter a “inclinação do Espírito” e vencer nossos desejos iníquos. Precisamos mudar. Para ser mais exatos, precisamos passar por uma mudança, ou conversão, por intermédio do poder da Expiação do Salvador e do poder do Espírito Santo. Esse processo chama-se conversão.

A conversão compreende uma mudança de comportamento, mas vai além do comportamento; é a mudança de nossa própria natureza. É uma mudança tão significativa que o Senhor e Seus profetas chamam-na de renascimento, mudança de coração e batismo de fogo. O Senhor disse:

“(…) Não te admires de que toda a humanidade, sim, homens e mulheres, toda nação, tribo, língua e povo tenham de nascer de novo; sim, nascer de Deus, serem mudados de seu estado carnal e decaído para um estado de retidão, sendo redimidos por Deus, tornando-se seus filhos e filhas;

E tornam-se, assim, novas criaturas; e a menos que façam isto, não poderão de modo algum herdar o reino de Deus. (Mosias 27:25–26)

O Processo de Conversão

A conversão é um processo, não um acontecimento isolado. Convertemo-nos como resultado de nossa retidão e empenho em seguir o Salvador. Esse empenho inclui ter fé em Jesus Cristo, arrependermo-nos dos pecados, ser batizados, recebermos o dom do Espírito Santo e perseverar na fé até o fim.

Apesar de a conversão ser um milagre e mudar nossa vida, é um milagre sutil. A aparição de anjos e outros acontecimentos espetaculares não levam à conversão. Até Alma, que viu um anjo, só se converteu depois de jejuar e orar durante muitos dias para receber o testemunho da verdade. (Ver Alma 5:46.) E Paulo, que viu o Salvador ressurreto, ensinou que “ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo”. (I Coríntios 12:3)

Como a conversão é um processo sutil e constante, neste momento, você já pode estar convertido e não saber. Talvez você seja como os Lamanitas que “por causa de sua fé em [Cristo] na época de sua conversão, foram batizados com fogo e com o Espírito Santo e não o souberam”. (3 Néfi 9:20) O esforço contínuo para ter fé e seguir o Salvador o levará a converter-se ainda mais.

As Características das Pessoas Convertidas

No Livro de Mórmon encontram-se algumas descrições de pessoas que se converteram ao Senhor:

Elas desejam fazer o bem. Os súditos do rei Benjamim declararam: “(…) [O] Espírito do Senhor Onipotente (…) efetuou em nós, ou melhor, em nosso coração, uma vigorosa mudança, de modo que não temos mais disposição para praticar o mal, mas, sim, de fazer o bem continuamente”. (Mosias 5:2) Alma falou de pessoas que “só viam o pecado com horror”. (Alma 13:12)

Elas não se rebelam contra o Senhor. Mórmon falou de um grupo de lamanitas que antes eram maus e sanguinários, mas que “foram convertidos ao Senhor”. (Alma 23:6) Esse povo adotou o nome ânti-néfi-leítas e “tornaram-se um povo justo e depuseram as armas de sua rebelião, para não mais lutarem contra Deus nem contra qualquer de seus irmãos”. (Alma 23:7)

Proclamam o evangelho. Enos; Alma, o pai; Alma, o filho, os filhos de Mosias, Amuleque e Zeezrom dedicaram-se a pregar o evangelho depois de converterem-se ao Senhor. (Ver Enos 1:26; Mosias 18:1; Mosias 27:32–37; Alma 10:1–12; 15:12.)

Ficam cheios de amor. Depois da ressurreição o Salvador apareceu aos habitantes da América e depois disso “todo o povo de toda a face da terra foi convertido ao Senhor, tanto nefitas como lamanitas; e não havia contendas nem disputas entre eles; e procediam retamente uns com os outros. (…)

E aconteceu que não havia contendas na terra, em virtude do amor a Deus que existia no coração do povo.

E não havia invejas nem disputas nem tumultos nem libertinagens nem mentiras nem assassinatos nem qualquer espécie de lascívia; e certamente não poderia haver povo mais feliz entre todos os povos criados pela mão de Deus.

Não havia ladrões nem assassinos; nem havia lamanitas nem qualquer espécie de itas, mas eram um, os filhos de Cristo e herdeiros do reino de Deus”. (4 Néfi 1:2, 15–17)

Empenhar-se para Converter-se Ainda Mais

A sua principal responsabilidade é quanto à sua própria conversão. Ninguém pode converter-se em seu lugar nem forçá-lo a se converter, mas outras pessoas podem ajudá-lo no processo de conversão. Aprenda com os bons exemplos de seus familiares, dos líderes e professores da Igreja e dos homens e mulheres das escrituras.

Sua capacidade de passar por uma vigorosa mudança de coração aumentará à medida que você se empenhar para seguir o exemplo perfeito do Salvador. Estude as escrituras, ore com fé, guarde os mandamentos e procure ter a companhia constante do Espírito Santo. À medida que você prosseguir em seu processo de conversão, terá imensa alegria, assim como teve o povo do rei Benjamim quando o Espírito efetuou “uma vigorosa mudança” em seu coração. (Ver Mosias 5:2, 4.) Você conseguirá seguir o conselho do rei Benjamim: “(…) [Sejais] firmes e inamovíveis, sobejando sempre em boas obras, para que Cristo, o Senhor Deus Onipotente, possa selar-vos como seus, a fim de que sejais levados ao céu e tenhais salvação sem fim e vida eterna (…)”. (Mosias 5:15)