Biblioteca
Aula Semanal de Estudo no Lar: Mateus 18:1–22:26 (Unidade 5)


Aula Semanal de Estudo no Lar

Mateus 18:1–22:26 (Unidade 5)

Material de Preparação para o Professor de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O seguinte resumo das doutrinas e dos princípios que os alunos aprenderam ao estudar Mateus 18:1–22:26 (unidade 5) não é para ser ensinado como parte de sua lição. A lição que você ensina concentra-se somente em algumas dessas doutrinas e alguns desses princípios. Siga os sussurros do Espírito Santo ao ponderar sobre as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (Mateus 18–20)

A partir da parábola do servo impiedoso, os alunos aprenderam que, se quisermos que Deus nos perdoe, devemos estar dispostos a perdoar os outros. Eles também aprenderam mais sobre a santidade do casamento.

Dia 2 (Mateus 21:1–16)

Ao estudarem sobre a entrada triunfal do Salvador em Jerusalém, os alunos aprenderam que ao reconhecermos e falarmos sobre Jesus Cristo publicamente, podemos ajudar outras pessoas a desenvolver o desejo de saber mais a respeito Dele. Com a purificação do templo, feita pelo Salvador, eles aprenderam que a casa do Senhor é um lugar sagrado, e Ele deseja que o tratemos com reverência. Também aprenderam que, ao frequentarmos o templo, o Senhor pode nos curar.

Dia 3 (Mateus 21:17–22:14)

Os alunos estudaram a respeito de como o Salvador amaldiçoou uma figueira e depois usou diversas parábolas enquanto ensinava no templo. Aprenderam que, para entrar no reino de Deus, precisamos obedecer ao Pai Celestial e arrepender-nos de nossos pecados, em vez de só dizer ou fingir que O obedecemos. Outra verdade que os alunos aprenderam foi que, como membros da Igreja de Jesus Cristo, somos responsáveis por produzir frutos de retidão.

Dia 4 (Mateus 22:15–46)

Eles aprenderam que Jesus continuou a ministrar no templo e ensinou às pessoas que o Senhor espera que sejamos bons cidadãos e obedeçamos às leis locais. O Salvador ensinou que aqueles que não são selados pela autoridade do sacerdócio a seu cônjuge na mortalidade ou por meio de ordenanças vicárias nos templos não estarão casados no mundo vindouro. Os alunos também aprenderam que, se amarmos verdadeiramente a Deus e ao nosso próximo como a nós mesmos, esforçaremo-nos para cumprir todos os mandamentos de Deus.

Introdução

Esta lição pode ajudar os alunos a entender a importância de fazer e cumprir convênios sagrados com Deus. Eles também podem aprender a importância de regozijar-nos quando outros são abençoados por Deus.

Sugestões Didáticas

Mateus 19:28–20, 16

Jesus ensina sobre a vida eterna e conta a parábola dos trabalhadores da vinha

Peça a um aluno que vá para a frente da classe. Diga ao aluno que se ele puder fazer 10 flexões, receberá uma pequena recompensa (por exemplo, 10 balas). Depois de o aluno fazer 10 flexões, dê-lhe a recompensa prometida e chame mais um voluntário. Peça ao segundo aluno que faça uma flexão apenas e, depois, pergunte à classe que recompensa eles acham que esse aluno deve receber, e por quê. Peça aos dois alunos que voltem para seus lugares. Diga à classe que mais adiante na aula o segundo aluno receberá sua recompensa com base no que a classe tiver aprendido nas escrituras.

Explique-lhes que, quando Jesus estava ensinando na costa da Judeia, Pedro perguntou o que os discípulos receberiam por ter abandonado suas posses terrenas para seguir ao Senhor.

Peça a um aluno que leia Mateus 19:28–30 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Salvador respondeu a Pedro.

  • De acordo com o versículo 29, o que herdará todo aquele que abandona tudo para seguir ao Salvador?

Explique-lhes que o Salvador ensinou a Seus discípulos uma parábola para ajudá-los a entender o desejo do Pai Celestial de dar a todos os Seus filhos a oportunidade de receber vida eterna. Nessa parábola, um homem contrata trabalhadores em diferentes horários no decorrer do dia para trabalhar em sua vinha. Talvez queira explicar à classe que um dia normal de trabalho na época do Novo Testamento seria das 6h da manhã às 6h da tarde, com pequenas variações nas diferentes estações do ano.

Copie a seguinte tabela no quadro ou prepare-a para entregá-la impressa aos alunos.

Trabalhadores (Horário de Início)

Acordo do Salário

Horas Trabalhadas

Valor Pago

De manhã bem cedo (6h)

Hora terceira (9h)

Hora sexta (12h)

Hora nona (15h)

Hora undécima (17h)

Peça aos alunos que formem grupos pequenos. Peça-lhes que leiam Mateus 20:1–7 em seu grupo, e identifiquem quanto tempo cada grupo de trabalhadores trabalhou e qual foi o salário contratado. (Explique-lhes que “um denário” refere-se à moeda romana de valor aproximado ao salário de um dia de trabalho.)

Depois de dar-lhes tempo suficiente, chame alguns alunos para virem ao quadro preencher a primeira das duas colunas da tabela (ou peça-lhes que preencham os espaços na folha de papel que receberam).

  • Na opinião de vocês, quem deveria receber mais?

Peça a um aluno que leia Mateus 20:8–10 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o pagamento que cada grupo de trabalhadores recebeu.

  • Que pagamento cada grupo de trabalhadores recebeu? (Depois de os alunos responderem, escreva 1 denário em cada caixa da coluna intitulada “Valor Pago”.)

  • Se vocês estivessem no grupo de trabalhadores que trabalhou o dia todo, que pensamentos ou sentimentos teriam, ao receber o mesmo pagamento que o grupo que só trabalhou uma hora?

Peça a um aluno que leia Mateus 20:11–14 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e localize o que disseram ao senhor da vinha os que trabalharam o dia inteiro, e o que o senhor lhes respondeu.

  • Qual foi a reclamação daqueles que tinham trabalhado o dia todo?

  • O que o senhor da vinha disse em resposta?

  • De que maneira o senhor da vinha foi justo (ou imparcial) com aqueles que trabalharam o dia todo?

A fim de ajudar os alunos a identificar uma verdade dessa parábola, explique-lhes que o salário de um denário pode representar a vida eterna, como mencionada em Mateus 19:29. Escreva a seguinte declaração incompleta no quadro: Deus dá a vida eterna a todas as pessoas que …

  • Se a recompensa dessa parábola representa a vida eterna, o que pode representar o trabalho? (Os alunos podem dar uma variedade de respostas, mas assegure-se de enfatizar que o trabalho, nessa parábola, pode representar a realização e o cumprimento de convênios sagrados com Deus. Depois que os alunos responderem, complete a seguinte verdade no quadro: Deus dá vida eterna a todas as pessoas que escolherem fazer e guardar convênios sagrados com Ele.)

Ressalte que essa verdade nos ajuda a entender a misericórdia do Pai Celestial pelas pessoas que não fazem nem guardam convênios mais cedo na vida e por aqueles que não têm a oportunidade de fazer isso até depois da morte (ver D&C 137:7–8).

  • Na opinião de vocês, por que seria importante sabermos que Deus dá a vida eterna a todas as pessoas que escolhem fazer e guardar convênios sagrados com Ele, não importando quando isso possa ocorrer?

Lembre os alunos sobre o segundo voluntário que só fez uma flexão, e pergunte:

  • Que pagamento vocês acham que esse aluno deve receber por fazer uma flexão? (Dê ao aluno a mesma recompensa que você deu ao aluno que fez 10 flexões.)

Peça a um aluno que leia Mateus 20:15–16 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o senhor da vinha respondeu àqueles que reclamaram de sua bondade para com os outros trabalhadores.

  • Na opinião de vocês, o que o senhor da vinha quis dizer ao perguntar: “Ou são maus os meus olhos porque eu sou bom?” (versículo 15).

Explique-lhes que o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, parafraseou essa pergunta desta maneira: “Por que vocês ficam com inveja por eu ter decidido ser bondoso?” (“Os Trabalhadores da Vinha”, A Liahona, maio de 2012, p. 31).

  • O que significa, no versículo 16, “muitos são chamados, mas poucos, escolhidos”? (Ser chamado significa ser convidado a participar da obra do Pai Celestial. Ser escolhido significa receber Suas bênçãos — inclusive a bênção da vida eterna.) Ver também D&C 121:34–40.)

  • Qual princípio podemos aprender no versículo 16? (Os alunos podem identificar diversos princípios, inclusive: Se escolhermos ser invejosos das bênçãos que o Pai Celestial derrama sobre as outras pessoas, poderemos perder as bênçãos que Ele quer nos dar.)

Leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland e convide os alunos a refletir sobre como eles podem ser tentados a sentir inveja das bênçãos que o Pai Celestial derrama sobre as outras pessoas:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Haverá momentos em nossa vida em que alguém receberá uma bênção inesperada ou um reconhecimento especial. Peço que não fiquem magoados — e jamais sintam inveja — quando outra pessoa se der bem na vida. Não ficamos diminuídos quando outra pessoa cresce. Não estamos disputando uma corrida uns com os outros para ver quem é o mais rico, o mais talentoso, o mais bonito ou até o mais abençoado. A corrida que realmente disputamos é contra o pecado. (…)

Cobiçar, reclamar ou prejudicar os outros não eleva nossa posição; e, tampouco, rebaixar alguém melhora a nossa autoimagem. Portanto, sejam bondosos e sejam gratos por Deus ser bondoso. Esse é um jeito feliz de viver” (“Os Trabalhadores da Vinha”, pp. 31–32).

Preste testemunho das verdades que os alunos identificaram ao estudar a parábola dos trabalhadores na vinha.

Escreva a seguinte declaração no quadro: Dê tempo aos alunos para que completem a declaração em seu caderno ou diário de estudo das escrituras. Com base no que aprendemos com essa parábola, eu vou …

Após dar-lhes tempo suficiente, peça a alguns alunos que contem à classe o que escreveram, se desejarem.

Próxima Unidade (Mateus 23:1–26:30)

A fim de ajudar os alunos a se prepararem para a próxima unidade, convide-os a refletir sobre como eles poderão se preparar melhor para a Segunda Vinda do Senhor. Quais verdades estavam sendo ensinadas quando Jesus Cristo relatou as parábolas das dez virgens, dos talentos e das ovelhas e dos bodes? Que ordenança o Salvador instituiu para substituir a ceia da Páscoa judaica? Incentive os alunos a procurarem respostas em seu estudo durante a próxima semana.