Biblioteca
Lição 121: Efésios 2–3


Lição 121

Efésios 2–3

Introdução

Paulo ensinou aos santos de Éfeso que todos os pecadores podem ser salvos pela graça de Deus e que judeus e gentios tornaram-se membros da mesma família, que é a família de Deus. Além disso, explicou-lhes que a Igreja de Jesus Cristo foi edificada sobre o alicerce de apóstolos e profetas e disse-lhes que desejava que os santos sentissem o amor de Jesus Cristo.

Sugestões Didáticas

Efésios 2

Paulo ensina como o sangue de Jesus Cristo salva tanto judeus como gentios

No início da aula, peça a um ou mais alunos (dependendo do tamanho da turma) que se sente no chão, em uma parte diferente da sala. Use fita adesiva ou barbante para delimitar a área em que esses alunos estão e separá-la do resto da classe. Então, diga aos alunos que foram separados e que (por enquanto) não podem participar verbalmente da aula. Pergunte ao restante da turma:

  • O que esta situação nos diz sobre a relação entre vocês e os alunos da área separada? (Que um grupo é mais favorecido do que o outro.)

  • Como vocês acham que os alunos separados talvez se sintam? Por quê?

Pergunte aos alunos se já se sentiram assim em algum momento da vida.

Escreva as palavras Gentios e Judeus no quadro, cada uma no alto de uma coluna.

  • Com base no que aprenderam sobre a situação social em alguns ramos da Igreja durante o ministério de Paulo, em sua opinião, os alunos que estão separados se enquadram em que categoria? (Gentios) Em que categoria o restante da turma se enquadra? (Judeus)

  • O que poderia ter causado essa separação? (Alguns judeus achavam que, por serem israelitas de nascimento e terem sido circuncidados, eram mais favorecidos por Deus e superiores aos conversos gentios.)

Peça a um aluno que leia Efésios 2:1–3 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para descobrir como Paulo descreveu a situação espiritual dos santos gentios (“vós” e “vos” nos versículos 1–2) e dos santos judeus (“nós” e “nos” no versículo 3) antes de sua conversão ao Salvador e à Sua Igreja. Comente que a expressão “o príncipe da autoridade do ar”, no versículo 2, se refere ao diabo e à sua imensa influência em todo o mundo.

  • De acordo com os versículos 1–2, como Paulo descreveu os gentios antes de converterem-se? (Anote as respostas dos alunos na coluna intitulada “Gentios”.)

  • De acordo com o versículo 3, como Paulo descreveu os judeus antes de converterem-se? (Anote as respostas dos alunos na coluna intitulada “Judeus”.)

Saliente que tanto os gentios como os judeus estavam espiritualmente mortos, ou seja, separados de Deus devido a seus pecados (ver versículo 1).

Peça a um aluno que leia Efésios 2:4–6 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para identificar as condições espirituais tanto dos santos gentios como dos judeus após converterem-se. Comente que o verbo vivificar significa “dar vida” e que a expressão lugares celestiais se refere aos reinos que podemos herdar no céu.

  • O que Paulo diz dos santos depois de serem convertidos? [O Senhor os vivificou, sendo que antes estavam espiritualmente mortos, ou seja, em pecado. Lembre aos alunos que isso é o que chamamos de renascimento espiritual (ver Mosias 27:24–26).]

Peça a alguns alunos que se revezem e leiam Efésios 2:7–10 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para descobrir o que possibilitou que gentios e judeus passassem por essa transformação.

  • O que permitiu que esses dois grupos de santos passassem por essa transformação? (A graça de Jesus Cristo.)

  • Que verdade referente ao que a graça de Jesus Cristo coloca ao alcance de todos os filhos de Deus esses versículos nos ensinam? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: Devido à graça de Jesus Cristo, toda a humanidade pode ser salva por meio da fé Nele.)

Comente que Paulo enfatizou que não somos salvos apenas por nossas obras, por melhores que sejam (ver os versículos 8–9). Para ajudar a classe a entender essa verdade, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“‘Porque todos [pecamos] e destituídos [estamos] da glória de Deus’ (Romanos 3:23) e porque ‘nenhuma coisa impura pode entrar no reino de Deus’ (1 Néfi 15:34), todos nós somos indignos de retornar à presença de Deus. (…)

Não podemos simplesmente merecer o céu; os requisitos da justiça são uma barreira que somos incapazes de superar por nós mesmos.

Mas nem tudo está perdido.

A graça de Deus é nossa grande e eterna esperança.

Por meio do sacrifício de Jesus Cristo, o plano de misericórdia satisfaz os requisitos da justiça (ver Alma 42:15) ‘e proporciona aos homens meios para que tenham fé para o arrependimento’ (Alma 34:15).

Nossos pecados, mesmo que ‘sejam como a escarlata’, podem tornar-se ‘brancos como a neve’ (ver Isaías 1:18). Como nosso amado Salvador ‘deu a si mesmo em preço de redenção por todos’ (1 Timóteo 2:6), proveu-se uma entrada para nós em Seu reino eterno (ver 2 Pedro 1:11).

O portão está destrancado! (…)

Para herdarmos essa glória, não basta que a porta esteja destrancada; precisamos entrar por ela com o desejo sincero de mudar — uma mudança tão drástica que as escrituras a descrevem como ‘nascer de novo; sim, nascer de Deus, (…) mudados de [nosso] estado carnal e decaído para um estado de retidão, sendo redimidos por Deus, tornando-[nos] seus filhos e filhas’ (Mosias 27:25). (…)

A graça é um dom de Deus e, quando desejamos ser obedientes a cada um dos mandamentos, estendemos nossa mão mortal para receber de nosso Pai Celestial esse dom sagrado” (“O Dom da Graça”, A Liahona, maio de 2015, pp. 108, 110).

  • Como ter fé em Jesus Cristo e arrependermo-nos de nossos pecados nos ajuda a receber a dádiva da graça divina?

Imagem
detail, model of Jerusalem temple

Para ajudar os alunos a entender o contexto histórico da relação entre judeus e gentios antes de o evangelho ser pregado a todos os filhos de Deus, mostre esta gravura da “parede de separação” (Efésios 2:14) dos pátios do templo de Jerusalém. Outra opção é pedir que os alunos localizem o mapa 9 “Templo de Herodes”. Explique-lhes que era proibido que os gentios, que não faziam convênios com o Senhor, passassem desse muro e entrassem nos recintos mais sagrados do templo; eles eram tratados como “estrangeiros [e] (…) forasteiros” (Efésios 2:19). Esse muro concreto de separação era símbolo da separação espiritual existente entre judeus e gentios antes de ser revelado a Pedro que o evangelho devia ser pregado aos gentios.

Peça a alguns dos alunos que foram separados do restante da classe que se revezem na leitura em voz alta de Efésios 2:12–15. Peça à classe que acompanhe a leitura para identificar o que o Salvador fez com a barreira que separava judeus e gentios. Saliente que a palavra inimizade significa “antagonismo, hostilidade e ódio” (Guia para Estudo das Escrituras, “Inimizade”, scriptures.LDS.org).

  • O que uniu gentios e judeus? [Por meio do sangue de Cristo, o muro espiritual figurativo que separava judeus e gentios foi derrubado e os dois grupos se transformaram em “um novo homem” (Efésios 2:15), ou seja, unificaram-se formando um só corpo em Cristo. Escreva a seguinte verdade no quadro: Quando nos achegamos a Jesus Cristo e participamos de Sua graça, passamos a ter união com os santos de Deus.

Retire a fita adesiva ou o barbante que separava os alunos e peça ao grupo que fora isolado que se junte ao restante da turma. Incentive os alunos que representam os judeus a convidarem aqueles que haviam sido separados a sentarem-se ao lado deles.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Efésios 2:16–19 enquanto os demais acompanham a leitura à procura de palavras e expressões que salientem a verdade de que, se nos achegarmos a Jesus Cristo e participarmos de Sua graça, passaremos a ter união com os santos de Deus.

  • Que palavras e expressões que vocês encontraram salientam a verdade de que, se nos achegarmos a Jesus Cristo e participarmos de Sua graça, passaremos a ter união com os santos de Deus?

  • Em sua opinião, por que é importante que entendamos e apliquemos essa verdade atualmente na Igreja?

  • Como podemos ajudar os outros a tornarem-se “concidadãos” na Igreja, ou a voltarem a sentir que são (versículo 19) e a não se sentirem como estrangeiros?

  • Alguma vez alguém já os ajudou a sentirem-se como concidadãos dos santos, e não como estrangeiros? Alguma vez vocês já tentaram ajudar alguém a sentir que era concidadão dos santos?

Peça a um aluno que leia Efésios 2:20–22 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para descobrir o que Paulo ensinou ser o alicerce da Igreja.

  • Nesses versículos, que verdade Paulo ensinou quanto à estrutura da Igreja do Senhor? (Os alunos podem usar outras palavras, mas ajude-os a perceber que a Igreja do Senhor é alicerçada em apóstolos, profetas e em Jesus Cristo, que é a principal pedra de esquina desse alicerce.)

  • O que é pedra de esquina? (É uma grande pedra assentada nas quinas dos alicerces para dar solidez e estabilidade ao prédio inteiro.)

Imagem
pedra de esquina

Faça um desenho simples representando uma pedra de esquina que ligue duas paredes.

  • Em que sentido Jesus Cristo é a principal pedra de esquina da Igreja? De acordo com o versículo 21, graças a essa pedra de esquina, o que ocorre com o restante da Igreja?

  • Em que sentido os apóstolos e profetas constituem o restante do alicerce da Igreja?

  • Como esse alicerce dá estabilidade à Igreja e a protege dos ataques do diabo?

Efésios 3

Paulo expressa seu desejo quanto aos santos de Éfeso

Para resumir Efésios 3:1–6, diga que Paulo pregou o evangelho de Jesus Cristo e ensinou que, por meio Dele, os gentios podem ser co-herdeiros de Israel e participantes das promessas de Deus (versículo 6).

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Efésios 3:14–19 enquanto os demais acompanham a leitura para identificar algo que Paulo queria ajudar os santos a conhecer e a sentir.

  • De acordo com esses versículos, o que Paulo queria que os santos conhecessem e sentissem?

Escreva a seguinte verdade no quadro: Os apóstolos e profetas empenham-se em ajudar os filhos de Deus a conhecer e sentir o amor de Jesus Cristo.

Mostre a página contendo as fotografias da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos na edição da conferência geral mais recente da revista A Liahona.

  • Atualmente, de que forma os apóstolos e profetas tentam ajudar os filhos de Deus a conhecer e sentir o amor de Jesus Cristo?

  • Alguma vez os ensinamentos dos apóstolos e profetas já ajudaram vocês a saber e sentir que Jesus Cristo os ama?

Encerre prestando testemunho das verdades abordadas em aula e incentive os alunos a colocarem essas verdades em prática.

Comentários e Informações Históricas

Efésios 2:8–10. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; (…) para as boas obras”

“Em Efésios 2:8–10, Paulo discorreu sobre a relação entre graça, fé e boas obras. Em última análise, obtemos a salvação pelos méritos das obras realizadas por Jesus Cristo e não pelos de nossas próprias obras. Paulo disse que os seguidores de Jesus Cristo são ‘feitura [de Deus], criados em Cristo Jesus para as boas obras’ (Efésios 2:10). Isso salienta as realizações do Senhor e não as nossas e nos ensina que nossa capacidade de praticar boas obras vem da mudança que a graça de Jesus Cristo opera em nós quando nos achegamos a Ele com fé (ver também 1 Coríntios 15:10 e Filipenses 2:13)” (New Testament Student Manual [Novo Testamento — Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 425).

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou:

“A salvação, seja qual for sua forma, tipo e grau, vem pela graça de Deus. Ou seja, devido a Seu amor, misericórdia e condescendência, Deus, nosso Pai, preparou o plano e sistema de salvação que ‘[leva] a efeito a imortalidade e vida eterna do homem’ (Moisés 1:39). De acordo com esse plano, Ele enviou Seu Filho Unigênito ao mundo para realizar um Sacrifício Expiatório infinito e eterno. (…)

Sendo assim, no sentido da ressurreição, a humanidade é salva unicamente pela graça; no sentido da obtenção da vida eterna, ela é salva pela graça acompanhada da obediência. O plano do evangelho é para a salvação da humanidade no Reino Celestial; portanto, Paulo ensina que a salvação ocorre pela graça, por meio da fé e da obediência, se aceitarmos Cristo e guardarmos os mandamentos. Sendo assim, Néfi escreveu que precisamos acreditar em Cristo e reconciliarmo-nos ‘com Deus; pois sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer’ (2 Néfi 25:23) e Morôni escreveu: ‘Vinde a Cristo, sede aperfeiçoados nele e negai-vos a toda iniquidade; e se vos negardes a toda iniquidade e amardes a Deus com todo o vosso poder, mente e força, então sua graça vos será suficiente; e por sua graça podeis ser perfeitos em Cristo’ (Morôni 10:32)” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. II, pp. 498–499).

Efésios 2:20–22. O alicerce e a pedra de esquina da Igreja

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse o seguinte da estrutura da Igreja:

“No período do Novo Testamento, no período do Livro de Mórmon e nos tempos modernos, esses líderes são as pedras que compõem o alicerce da Igreja verdadeira, colocadas em torno da pedra de esquina principal, ‘a rocha de nosso Redentor, que é [Jesus] Cristo, o Filho de Deus’ (Helamã 5:12). (…) Tal alicerce em Cristo foi e sempre será uma proteção, nos dias em que ‘o diabo lançar a fúria de seus ventos, sim, seus dardos no torvelinho, sim, quando todo o seu granizo e violenta tempestade vos açoitarem’” (“Profetas, Videntes e Reveladores”, A Liahona, novembro de 2004, p. 7).

A expressão “bem ajustado”, empregada em Efésios 2:21, contém uma importante lição quanto à união na Igreja. Em uma estrutura de pedra, nunca há duas pedras exatamente idênticas, muitas vezes há diferenças de tamanho e formato. Entretanto, essas pedras são “bem ajustadas” para formar o todo. O mesmo ocorre com a Igreja do Senhor: nenhum de seus membros é exatamente igual ao outro, mas todos são “bem ajustados” para formar o todo.