Biblioteca
Lição 104: 1 Coríntios 3–4


Lição 104

1 Coríntios 3–4

Introdução

Paulo explicou aos santos de Corinto o papel dos missionários na edificação do reino de Deus. Ele ensinou que suas congregações eram os lugares onde o Espírito podia habitar e exortou-os a não acharem que algumas pessoas são melhores que as outras. (Observação: A doutrina de que nosso corpo físico se assemelha aos templos será abordada na lição sobre 1 Coríntios 6.)

Sugestões Didáticas

1 Coríntios 3

Paulo explica o papel dos missionários e dos membros da Igreja na edificação do reino de Deus.

Peça aos alunos que imaginem que um amigo se matricula em uma aula de matemática avançada, como cálculo, mas não fez os cursos pré-requeridos, como álgebra básica.

  • Você acha que seu amigo será bem-sucedido na aula de matemática avançada? Por quê?

  • Por que é necessário entender as ideias básicas de uma questão antes de você poder dominar os conceitos mais avançados?

Peça a um aluno que leia 1 Coríntios 3:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a analogia que Paulo usou para mostrar aos santos em Corinto que ainda não estavam prontos para as verdades mais avançadas do evangelho. Explique-lhes que a frase “mas como a carnais”, no versículo 1, se refere ao homem natural ou a “uma pessoa que escolhe deixar-se influenciar por paixões, desejos, apetites e impulsos da carne e não pela inspiração do Espírito Santo. Esse tipo de pessoa pode compreender as coisas físicas, mas não as espirituais” (Guia para Estudo das Escrituras, “Homem Natural”, scriptures.LDS.org).

Escreva as palavras leite e carne no quadro.

  • Com qual desses alimentos você alimentaria um bebê? Por quê?

  • O que a frase “crianças em Cristo”, no versículo 1, sugere sobre a maturidade espiritual dos santos de Corinto?

Para ajudar os alunos a entenderem que os santos ainda não estavam prontos para receber as verdades maiores, lembre-lhes que os santos de Corinto não eram unidos e que alguns deles incluíam crenças pagãs (profanas) e práticas em sua observância do evangelho. Explique-lhes que Paulo usou várias metáforas para ensinar a esses santos a importância de serem unidos, a corrigir as práticas e crenças falsas e a fortalecer sua fé no evangelho de Jesus Cristo.

Divida os alunos em grupos de três. Designe a cada pessoa do grupo um dos seguintes esboços de ensino. Dê a cada aluno uma folha de seu plano de ensino designado e dê aos alunos alguns minutos para lê-lo. Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça a cada aluno que use o esboço para ensinar aos outros dois membros do grupo. (Se não for possível fazer grupos de três, você pode dividir os alunos em duplas e designar dois esboços de ensino para um dos alunos de cada dupla.)

Imagem
material

Aluno 1

Novo Testamento: Manual do Professor do Seminário, Lição 104

Peça ao seu grupo que imagine que assistiram a uma reunião sacramental em que um ex-missionário falou sobre sua missão. Durante seu discurso, ele relatou que havia batizado várias pessoas. Uma semana depois, outra ex-missionária falou na reunião sacramental sobre sua missão e relatou que havia ensinado muitas pessoas que, por fim, foram batizadas depois que ela havia sido transferida para outras áreas.

  • Como você responderia se alguém dissesse que o missionário que batizou várias pessoas em sua missão foi mais bem-sucedido do que a missionária cujos pesquisadores só foram batizados depois que ela havia deixado a área?

Escreva as palavras plantou e regou em uma folha de papel e mostre-a para seu grupo. Explique-lhes que Paulo comparou os missionários a pessoas que plantam sementes e regam plantações. Lembre seu grupo de que os santos de Corinto começaram a se dividir em grupos com base em quem os havia batizado. Acreditavam que a condição deles na Igreja era determinada pela importância de quem os batizou (ver 1 Coríntios 1:10–16).

Reveze-se com os membros de seu grupo para ler em voz alta 1 Coríntios 3:4–9. Peça ao grupo que acompanhe a leitura e identifique o que Paulo disse sobre os missionários que haviam ensinado e batizado o povo de Corinto.

  • De acordo com o versículo 5, o que Paulo disse que ele e Apolo eram? (Saliente o versículo 5, nota de rodapé a, e explique-lhes que ministros significa servos.)

  • De acordo com os versículos 6–7, o que Paulo disse sobre os missionários que plantam as sementes do evangelho e os missionários que ajudam as sementes a crescer?

Se necessário, saliente as frases “nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega”, no versículo 7, e explique-lhes que Paulo usou essas frases para ensinar que nenhum desses papéis é mais importante do que o papel de Deus.

  • O que a frase “Deus que dá o crescimento” (versículo 7) significa? (É Deus, por meio do Espírito Santo, que provoca uma mudança no coração das pessoas, a qual leva à conversão, não aqueles que as ensinam e as batizam.)

  • Que verdade podemos aprender em 1 Coríntios 3:6–7 sobre nosso papel e o papel de Deus em ajudar outras pessoas a se converterem ao evangelho de Jesus Cristo? (Depois que seu grupo responder, peça-lhes que escrevam a seguinte verdade em suas escrituras, ao lado de 1 Coríntios 3:6–7: Embora possamos ajudar outras pessoas a aprenderem sobre o evangelho de Jesus Cristo, é por meio do poder do Espírito Santo que as pessoas são convertidas.)

Esclareça que, para que as pessoas recebam o Espírito Santo e sejam convertidas, elas devem fazer sua parte exercitando a fé e seguindo os mandamentos de Deus.

  • Como você acha que saber essa verdade pode ter ajudado os santos de Corinto a tornarem-se mais unidos?

Pergunte ao seu grupo como essa verdade pode ajudá-los a dar uma resposta para a situação dos dois ex-missionários.

  • Por que é importante que compreendamos que é o Espírito Santo, não nosso próprio poder, que converte?

Imagem
material

Aluno 2

Novo Testamento: Manual do Professor do Seminário, Lição 104

Escreva a palavra alicerce em uma folha de papel e mostre-a para seu grupo.

  • Por que o alicerce (fundamento) é uma parte importante de uma construção?

  • O que pode acontecer se houver um problema com o alicerce?

Peça a um membro de seu grupo que leia 1 Coríntios 3:10 em voz alta e peça ao restante do grupo que identifique o que Paulo disse sobre seu trabalho missionário entre os coríntios.

  • O que Paulo disse que ele fez enquanto estava trabalhando como missionário em Corinto?

  • O que você acha que Paulo quis dizer quando declarou “outro edifica sobre ele”?

Peça a outro membro de seu grupo que leia 1 Coríntios 3:11 em voz alta e peça ao restante do grupo que identifique qual alicerce Paulo colocou sobre os santos de Corinto.

  • Que alicerce Paulo colocou enquanto ensinava em Corinto?

  • De acordo com o versículo 11, quem precisa ser o alicerce (fundamento) de nossa vida? (Assegure-se de que seu grupo identifique a seguinte verdade: Jesus Cristo é o alicerce sobre o qual precisamos nos edificar. Você pode pedir ao seu grupo que marque essa verdade no versículo 11.)

  • Como o fato de edificar sobre o alicerce de Jesus Cristo pode ajudar-nos a suportar as tentações e provações? (Ver também Helamã 5:12.)

  • Como podemos assegurar que nossa vida está edificada sobre o alicerce de Jesus Cristo?

Peça a um membro do seu grupo que fale sobre alguém que ele conhece cuja vida demonstra ser edificada sobre o alicerce de Jesus Cristo. Peça a esse aluno que explique como o fato de ser edificado sobre Cristo abençoou essa pessoa.

Peça a cada membro do grupo que estabeleça uma meta que vai ajudá-lo a edificar sua vida sobre o alicerce de Jesus Cristo.

Imagem
material

Aluno 3

Novo Testamento: Manual do Professor do Seminário, Lição 104

Escreva a palavra templo em uma folha de papel e mostre-a para seu grupo. Explique-lhes que Paulo frequentemente se referia ao templo em sentido figurado. Conforme registrado em 1 Coríntios 3:16–17, ele usou a palavra templo para se referir a congregações da Igreja.

Peça a um membro de seu grupo que leia 1 Coríntios 3:16–17 em voz alta. Peça ao grupo que acompanhe a leitura e identifique o que Paulo disse que os membros da Igreja em Corinto precisavam fazer. Explique-lhes que vós (versículo 16) se refere às congregações da Igreja e que a frase “se alguém destruir o templo de Deus” (versículo 17) se refere a qualquer pessoa que procura destruir o povo de Deus.

  • De acordo com o versículo 16, o que Paulo queria que os membros da Igreja entendessem a respeito de suas congregações?

Embora 1 Coríntios 3:16–17 provavelmente se refere ao corpo da Igreja como uma congregação, esses versículos também podem ser aplicados ao nosso corpo físico.

  • Como 1 Coríntios 3:16–17 pode também se aplicar ao nosso corpo físico? Quais são as consequências de profanar nosso corpo?

Resuma 1 Coríntios 3:18–23 e explique ao seu grupo que Paulo ensinou aos santos que a verdadeira sabedoria se encontra em Jesus Cristo e a sabedoria do mundo é “loucura diante de Deus” (versículo 19).

Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça a alguns alunos que relatem o que aprenderam em seu grupo e o que vão fazer como resultado do que aprenderam.

1 Coríntios 4

Paulo diz aos santos de Corinto que não pensem que algumas pessoas são melhores que outras

Explique-lhes que, com base no conselho de Paulo registrado em 1 Coríntios 4:1–3, parece que alguns membros da Igreja em Corinto haviam julgado o desempenho de Paulo como missionário e líder da Igreja. Eles podem ter questionado seu julgamento ou pensado que alguém mais poderia ter feito um trabalho melhor.

Peça a um aluno que leia 1 Coríntios 4:3–5 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Paulo reagiu ao julgamento deles.

  • Como Paulo reagiu ao julgamento deles?

  • Por que Paulo não estava preocupado com o julgamento das outras pessoas?

  • O que podemos aprender com o versículo 5 sobre como o Senhor nos julgará? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas se certifique de que identifiquem um princípio semelhante ao seguinte: O Senhor nos julgará com justiça porque Ele conhece todas as coisas, inclusive os pensamentos e intentos de nosso coração.)

  • Como o fato de acreditar nessa verdade pode ajudar alguém que é julgado injustamente?

Peça a um aluno que leia 1 Coríntios 4:6–7 em voz alta e peça à classe que identifique o que Paulo ensinou aos santos sobre o relacionamento com outros membros da Igreja, inclusive com os líderes da Igreja.

  • De acordo com o versículo 6, o que Paulo disse aos santos para não fazerem quando observarem diferenças entre os missionários e os líderes da Igreja? (Eles não deveriam “[se ensoberbecer]” com orgulho e achar que algumas pessoas são melhores que as outras.)

  • Com base nas perguntas de Paulo registradas no versículo 7, quem deu talentos e habilidades diferentes às pessoas?

  • Como o conselho de Paulo pode nos ajudar quando pensamos em nossos líderes e professores da Igreja?

Resuma 1 Coríntios 4:8–21 e explique que Paulo disse aos santos em Corinto que os apóstolos de Jesus Cristo são chamados para sofrer por causa da iniquidade do mundo. O mundo julga os apóstolos e outros líderes da Igreja como sendo “loucos” (versículo 10) por buscarem seguir a Cristo.

Encerre prestando testemunho sobre os princípios ensinados nesta lição.

Comentários e Informações Históricas

1 Coríntios 3:16–17. “Sois o Templo de Deus”

“Paulo ensinou: ‘Não sabeis vós que sois o templo de Deus?’ (1 Coríntios 3:16.) Nesse versículo, Paulo usou vós, um pronome plural para se referir coletivamente aos santos de Corinto como o templo de Deus. O argumento de Paulo era que as congregações da Igreja funcionavam como templos em que o Espírito de Deus podia habitar (ver 2 Coríntios 6:16; Efésios 2:21). Essa analogia é sutilmente diferente daquela que Paulo usou mais tarde em 1 Coríntios 6:19, na qual ele comparou o corpo físico de uma pessoa a um templo” (New Testament Student Manual [Novo Testamento — Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 365).

1 Coríntios 4:9–10. A Morte dos Apóstolos

“Quando Paulo ensinou que os apóstolos foram ‘como condenados à morte’ (1 Coríntios 4:9), ele deu a entender que seu chamado como apóstolo o levaria à morte. Ele também relatou que muitos em Corinto viam a si mesmos como sendo sábios e fortes ao mesmo tempo que consideravam Paulo e os outros apóstolos como sendo loucos, fracos e vis (ver 1 Coríntios 4:10). Esses dois fatores — a morte dos apóstolos e a rejeição dos membros da Igreja da autoridade apostólica — acabariam por contribuir para a Grande Apostasia” (New Testament Student Manual [Novo Testamento — Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014, p. 365).