Biblioteca
Lição 44: Lucas 2


Lição 44

Lucas 2

Introdução

José e Maria viajam para Belém, onde Jesus nasceu. Os pastores obedeceram às instruções de um anjo para procurar o recém-nascido Jesus, e então proclamaram o nascimento de Jesus a outras pessoas. Simeão abençoa Jesus no templo, e Ana compartilha seu testemunho de que o Redentor havia nascido. E Jesus crescia “em sabedoria e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lucas 2:52).

Sugestões Didáticas

Lucas 2:1–20

O nascimento de Jesus em Belém

Você pode pedir à classe que cante “Mundo Feliz, Nasceu Jesus” (Hinos, nº 121) ou outro hino de Natal como parte do devocional.

Imagem
José e Maria a Caminho de Belém

Mostre a gravura José e Maria a Caminho de Belém (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 29; ver também LDS.org). Peça aos alunos que reflitam o quanto sabem sobre os acontecimentos em torno do nascimento do Salvador.

A fim de preparar os alunos para estudar Lucas 2:1–20, peça-lhes que façam o questionário de verdadeiro-falso abaixo. (Antes da aula, prepare uma cópia do questionário para cada aluno.)

Imagem
folheto, questionário verdadeiro-falso

Questionário Verdadeiro–Falso (Lucas 2:1–20)

Novo Testamento: Manual do Professor do Seminário, Lição 44

  • ____ 1. Maria e José foram a Belém para pagar impostos.

  • ____ 2. Maria e José viajaram 44 quilômetros de Nazaré a Belém.

  • ____ 3. Maria deu à luz a Jesus em uma manjedoura porque a estalagem estava cheia.

  • ____ 4. Os pastores seguiram a estrela até a manjedoura em que Jesus estava.

  • ____ 5. Além de Maria e José, as primeiras pessoas registradas a ver Jesus foram os pastores.

  • ____ 6. O anjo disse aos pastores que não contassem a ninguém o que tinham visto.

Peça para os alunos que identifiquem as respostas do questionário ao estudar Lucas 2.

Peça a um aluno que leia Lucas 2:1–5 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique por que José e Maria viajaram para Belém.

  • Por que José e Maria viajaram para Belém? (Ressalte que Lucas 2:1, nota de rodapé b, esclarece que César queria registrar ou contar o povo. O propósito era cobrar impostos.)

Peça aos alunos que consultem nos Mapas da Bíblia, nº 11, “A Terra Santa na Época do Novo Testamento”, nos Mapas da Bíblia. Peça aos alunos que encontrem Nazaré e Belém no mapa e, usando a régua, calculem aproximadamente a distância que José e Maria viajaram. Depois que os alunos responderem, explique-lhes que a distância de 137 a 145 quilômetros entre Nazaré e Belém teria levado de quatro a cinco dias a pé, e talvez mais devido às condições de José e Maria.

Peça aos alunos que reflitam quais circunstâncias seriam adequadas para o nascimento do Criador e Salvador do mundo.

Peça a um aluno que leia Lucas 2:6–7 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique as circunstâncias do nascimento de Jesus.

  • A despeito da situação única de Jesus como Filho Unigênito de Deus na carne, quais foram as circunstâncias de Seu nascimento?

Peça a vários alunos que se revezem na leitura em voz alta de Lucas 2:8–14. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o nascimento do Salvador foi anunciado. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem. Mostre a gravura Um Anjo Aparece Aos Pastores (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 31; ver também LDS.org).

Imagem
Um Anjo Aparece aos Pastores
  • De acordo com o versículo 10, o que podemos experimentar devido ao nascimento do Salvador? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: Devido ao Salvador ter nascido na Terra, podemos experimentar grande alegria.)

À medida que os alunos continuarem a estudar Lucas 2, peça-lhes que identifiquem exemplos de como o conhecimento do nascimento do Salvador trouxe alegria a outras pessoas.

Peça a um aluno que leia Lucas 2:15–20 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como os pastores reagiram à mensagem do anjo.

  • Quais frases indicam a maneira como os pastores reagiram à mensagem do anjo? (Você pode sugerir que os alunos marquem a frase “vamos, pois” no versículo 15 e “E foram apressadamente”, no versículo 16.)

  • O que os pastores receberam como testemunho por terem atendido à mensagem?

  • O que os pastores fizeram depois de receberem o testemunho de Jesus Cristo?

  • Por que vocês acham que os pastores compartilharam com outras pessoas o que haviam vivenciado?

  • Qual princípio podemos aprender com esse relato sobre o que acontece quando recebemos nosso próprio testemunho de Jesus Cristo? (Usando suas próprias palavras, os alunos devem identificar um princípio semelhante ao seguinte: Quando recebemos nosso próprio testemunho de Jesus Cristo, desejamos compartilhar nosso testemunho com outras pessoas.)

Peça aos alunos que pensem em uma ocasião em que sentiram o desejo de compartilhar seu testemunho de Jesus Cristo e Seu evangelho restaurado com outras pessoas. Incentive-os a refletir sobre o que motivou esse desejo. Convide alguns alunos para que relatem suas experiências à classe.

Lucas 2:21–39

Simeão e Ana declaram que Jesus é o Salvador do mundo

Faça um resumo de Lucas 2:21–24, explicando-lhes que após o nascimento de Jesus, Maria e José O apresentaram no templo de acordo com a lei judaica (ver Êxodo 13:2). Duas pessoas no templo naquele dia reconheceram o menino Jesus como o Messias. Peça aos rapazes da classe que leiam em silêncio o relato de Simeão em Lucas 2:25–32. (Você pode explicar-lhes que a frase “esperando a consolação de Israel” no versículo 25 refere-se a esperar a vinda do Messias.) Peça às moças que leiam em silêncio o relato de Ana em Lucas 2:36–38 (e, se necessário, explique-lhes que o versículo 37 informa que ela tinha 84 anos). Depois de os alunos terem lido os versículos designados, peça-lhes que identifiquem respostas para as seguintes perguntas:

  • De que maneira saber sobre o nascimento do Salvador trouxe alegria a essa pessoa?

  • De que maneira essa pessoa testificou de Jesus Cristo?

Imagem
Simeão Reverencia o Menino Jesus

Dê-lhes tempo suficiente para terminar e, depois, peça a um rapaz que fique em pé, resuma o relato que leu e conte suas respostas para as perguntas anteriores. Mostre a gravura Simeão Reverencia o Menino Jesus (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 32; ver também LDS.org).

Faça um resumo de Lucas 2:33–35, explicando aos alunos que Simeão também abençoou Maria e José.

Peça a uma moça que fique em pé, resuma o relato que leu e conte suas respostas para as perguntas anteriores.

Peça aos alunos que expliquem de que maneira saber que o Salvador havia nascido pode nos trazer alegria. Convide aqueles que desejarem a prestar seu testemunho de Jesus Cristo para a classe.

Faça um resumo de Lucas 2:39, explicando-lhes que após esses acontecimentos, Maria, José e Jesus voltaram para Nazaré.

Lucas 2:40–52

O jovem Jesus ensina no templo

Peça aos alunos que escrevam em seu diário ou no diário de estudo das escrituras uma área em que desejam se aperfeiçoar. Peça a alguns alunos que desejarem que compartilhem com a classe o que escreveram. (Relembre-os de não contar nada muito pessoal.)

  • De que maneira saber como Jesus era na juventude ajuda vocês como jovens?

Explique-lhes que temos poucos detalhes sobre a juventude de Jesus, mas aqueles que são registrados podem ser uma grande bênção e nos orientar ao buscarmos nos aperfeiçoar. Enquanto os alunos estudam o restante de Lucas 2, peça-lhes que identifiquem verdades que podem nos ajudar a saber em quais áreas devemos nos concentrar ao tentarmos nos aperfeiçoar.

Imagem
Jesus em Oração com a Mãe

Mostre a gravura Jesus em Oração com a Mãe (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 33; ver também LDS.org). Peça a um aluno que leia Lucas 2:40 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Lucas descreveu a infância de Jesus. Explique-lhes que se fortalecia significa “crescia”. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Lucas 2:41–47. Peça à classe que acompanhe a leitura, e identifique o que Jesus fez quando tinha 12 anos de idade.

  • Por que Jesus ficou para trás, no templo? (Peça aos alunos que leiam o trecho da Tradução de Joseph Smith, Lucas 2:46 que se encontra em Lucas 2:46, nota de rodapé c, e identifiquem como a Tradução de Joseph Smith esclarece o que Jesus estava fazendo no templo e como este esclarecimento melhor se encaixa na descrição do evento em Lucas 2:47.)

Peça a um aluno que leia Lucas 2:48–50 em voz alta. Peça aos alunos que acompanhem a leitura e identifiquem o que Jesus disse a Maria e José quando eles O encontraram.

Em vez de pedir que um aluno leia Lucas 2:48–50, você pode mostrar o vídeo “O Jovem Jesus Ensina no Templo” (2:29) de Vídeos da Bíblia — A Vida de Jesus Cristo, que está disponível no site LDS.org.

  • O que Jesus disse a Maria e a José quando eles O encontraram?

  • O que esse relato revela sobre o conhecimento de Jesus sobre Sua verdadeira identidade e Seu caráter em Sua juventude?

Peça a um aluno que leia Lucas 2:51–52 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique maneiras como Jesus crescia.

  • O que significa “[crescer] em sabedoria”? (Desenvolver sabedoria.) Crescer em “estatura”? (Desenvolver-se fisicamente.) Crescer “em graça para com Deus”? (Desenvolver-se espiritualmente.) Crescer “em graça para com (…) os homens”? (Desenvolver-se socialmente.)

  • Com base no versículo 52, de que maneira você declararia um princípio que pode nos orientar a seguir o exemplo de Jesus? (Os alunos devem identificar um princípio semelhante ao seguinte: Podemos seguir o exemplo de Jesus ao obter sabedoria e ao crescer física, espiritual e socialmente.)

  • Por que é importante nos desenvolvermos em cada uma dessas quatro áreas? (Para que possamos ser pessoas bem equilibradas.)

  • De que maneira vocês foram abençoados ao tentar seguir o exemplo de Jesus ao desenvolver-se nessas áreas?

Escreva os seguintes títulos no quadro e peça aos alunos que respondam a eles no caderno ou no diário de estudo das escrituras: Intelectual, Física, Espiritual e Socialmente. Peça aos alunos que escrevam abaixo de cada uma dessas categorias uma meta para seu desenvolvimento pessoal. Incentive os alunos a agir de acordo com essas metas. Encerre prestando testemunho dos princípios identificados na aula de hoje.

(As respostas ao questionário são as seguintes: 1. Verdadeiro; 2. Falso; 3. Verdadeiro; 4. Falso; 5. Verdadeiro; 6. Falso.)

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Revisão do Domínio das Escrituras

A repetição ajuda os alunos a memorizar a localização das passagens de domínio das escrituras. Use os cartões de domínio das escrituras ou peça aos alunos que criem seus próprios cartões, escrevendo palavras-chave ou significados em um lado dos cartões em branco ou pedaços de papel e as referências no outro lado. Peça aos alunos que formem duplas. Peça-lhes que façam perguntas uns aos outros usando os cartões. Peça aos alunos que utilizem os cartões dessa maneira com frequência sozinhos ou com outras pessoas. Você pode usar as dicas nos cartões para fazer a atividade de busca de escrituras (ver “busca de escrituras” no apêndice deste manual.)

Comentários e Informações Históricas

Lucas 2:7. “[Ela] deu à luz seu filho primogênito”

O Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, fez os seguintes comentários sobre as circunstâncias do nascimento do Salvador:

“Achamos extraordinário que o próprio Filho de Deus, o grande Jeová do passado, nascesse neste mundo mortal na mais humilde das circunstâncias. Uma estalagem teria sido suficientemente humilde, mas não era nem isso. Era um estábulo, e o bebê foi deitado na palha de uma manjedoura, onde se alimentavam animais comuns. Mesmo assim, a maior condescendência é a de que Jesus devesse se submeter à mortalidade, mesmo que tivesse nascido na melhor e mais elegante das circunstâncias. Tal como Paulo, maravilho-me de que ‘Deus [tenha enviado] o seu Filho em semelhança da carne do pecado’, [Romanos 8:3] que Ele devesse tornar-se um bebê, que Ele tivesse de ser uma criança, e depois um homem que sofreu ‘tentações e dores corporais, fome, sede e cansaço’ [Mosias 3:7] e até a morte.

Como é que Ele que governava nas alturas do céu, o próprio Criador da Terra, deveria consentir em nascer ‘segundo a carne’ (1 Néfi 11:18) e caminhar pelo escabelo de Seus pés (ver 1 Néfi 17:39) em pobreza, desprezado e maltratado, e no final, ser crucificado?” (“The Condescension of God and of Man” [A Condescendência de Deus e do Homem], Devocional de Natal da Primeira Presidência, 7 de dezembro de 2014, LDS.org/broadcasts).

Lucas 2:19. “Maria guardava todas essas coisas, meditando-as em seu coração”

Embora seja vital que compartilhemos nossos testemunhos com outras pessoas, o Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que devemos partilhar nossas experiências sagradas apenas quando formos inspirados a fazê-lo:

“Não é sensato falar continuamente de experiências espirituais inusitadas. Elas devem ser preservadas com cuidado e compartilhadas somente quando o próprio Espírito nos instar a usá-las para abençoar os outros. (…)

Certa vez ouvi o Presidente Marion G. Romney aconselhar os presidentes de missão e suas esposas (…): ‘descobri que se eu falasse com muita leviandade sobre coisas sagradas, o Senhor não confiaria mais em mim’ .

Devemos, creio eu, guardar essas coisas e ponderá-las em nosso coração, como Lucas disse que Maria fez com as coisas sublimes que acompanharam o nascimento de Jesus” (“A Lâmpada do Senhor”, A Liahona, dezembro de 1988, p. 32).

Lucas 2:47. “E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas”

O Profeta Joseph Smith ensinou o seguinte sobre a juventude de Jesus Cristo:

“Quando ainda um menino, já possuía toda a inteligência necessária que lhe permitia reinar e governar o reino dos judeus, e discutir com os mais sábios e eruditos doutores da lei e da teologia; e comparadas com a Sua sabedoria, as teorias e práticas daqueles homens instruídos pareciam tolices. Todavia era uma criança, e faltava-Lhe a força física para defender Sua própria pessoa; e estava sujeito ao frio, à fome e à morte” (History of the Church, vol. VI, p. 608).