Biblioteca
Lição 99: Romanos 1–3


Lição 99

Romanos 1–3

Introdução

Paulo escreveu uma carta aos santos em Roma, proclamando que o evangelho de Jesus Cristo é o poder de Deus para a salvação. Ele explicou que ninguém pode ser salvo por suas próprias obras; eles devem ser salvos pela graça de Jesus Cristo, disponível por meio da Expiação.

Sugestões Didáticas

Romanos 1:1–17

Paulo declara que o evangelho de Jesus Cristo é o poder de Deus para a salvação

Leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Larry Echo Hawk, dos Setenta. Explique-lhes que, quando ele era jovem, o Élder Echo Hawk alistou-se no corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

Imagem
Élder Larry Echo Hawk

“Fiquei conhecendo meu instrutor, um veterano durão, velho de guerra, quando ele chutou a porta do alojamento e entrou gritando um monte de palavrões.

Depois daquela apresentação aterradora, ele começou por uma extremidade do alojamento e foi encarando cada recruta com várias perguntas. Sem exceção, o instrutor metodicamente encontrava algo para ridicularizar no recruta, usando uma linguagem bem vulgar. Foi seguindo pela fileira de leitos, e cada fuzileiro gritava a resposta, conforme ordenado: ‘Sim, senhor’ ou ‘Não, sargento instrutor’. (…) Quando chegou a minha vez, percebi que ele pegou minha mochila e esvaziou o conteúdo no meu colchão atrás de mim. Vasculhou meus pertences, voltou até onde eu estava e me encarou. Preparei-me para o ataque. Ele tinha na mão o meu Livro de Mórmon” (“Vinde a Mim Ó Vós, Casa de Israel”, A Liahona, novembro de 2012, p. 32).

  • Como vocês se sentiriam se estivessem na situação do Élder Echo Hawk?

  • O que vocês acham que o instrutor ia fazer?

  • Vocês já estiveram em situações em que ficaram preocupados que suas crenças fossem ridicularizadas? (Você pode convidar alguns alunos para contar suas experiências para a classe.)

Peça aos alunos que, ao estudarem Romanos 1, identifiquem princípios que possam ajudá-los toda vez que enfrentarem a zombaria ou a perseguição por suas crenças e por seus padrões.

Apresente brevemente o livro de Romanos e peça a um aluno que leia em voz alta o seguinte parágrafo:

O livro de Romanos é uma epístola que Paulo escreveu aos santos em Roma no final de suas viagens missionárias. Ele escreveu aos santos romanos para prepará-los para a sua chegada, para esclarecer e defender seus ensinamentos e promover a união na Igreja entre os membros tanto judeus quanto gentios. Roma — a capital do Império Romano — estava repleta de filosofias do mundo e seria um lugar difícil de pregar o evangelho de Jesus Cristo.

Faça um resumo de Romanos 1:1–14 e explique aos alunos que Paulo começou sua epístola prestando testemunho de Jesus Cristo e expressando seu desejo de visitar os santos em Roma.

Peça a um aluno que leia Romanos 1:15–17 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Paulo ensinou aos romanos sobre o evangelho de Jesus Cristo.

  • O que Paulo disse que o evangelho de Jesus Cristo era? (Os alunos devem identificar um princípio semelhante ao seguinte: O evangelho de Jesus Cristo é o poder de Deus para a salvação de todos os que exercem fé em Jesus Cristo. Escreva essa verdade no quadro. Você também pode sugerir aos alunos que marquem em suas escrituras as palavras e frases que ensinam essa verdade.)

  • De que o evangelho de Jesus Cristo nos permite ser salvos? (Da morte física e da morte espiritual.)

  • Por que devemos ter fé em Jesus Cristo para receber as bênçãos da salvação por meio do evangelho? (Jesus Cristo realizou a Expiação, que torna possível nossa salvação.)

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte explicação sobre o que significa crer em Jesus Cristo e exercer fé Nele:

Os termos crença e , como são usados por Paulo, significam não apenas a aceitação mental de que Jesus Cristo é o filho de Deus, mas a aceitação incondicional Dele e a confiança Nele como sendo aquele que ofereceu a Si mesmo em Expiação por nossos pecados. Essa profunda confiança leva a uma vida de fidelidade, manifestada pelo arrependimento dos pecados, pelo batismo e pela tentativa de viver como Jesus Cristo ensinou (ver Atos 16:30–33; Romanos 6:1–11; 1 Coríntios 6:9–11). “A fé em Jesus Cristo (…) é manifestada numa vida de obediência às leis e às ordenanças do evangelho, e de serviço a Cristo” (Guia para Estudo das Escrituras, “Salvação”, scriptures.LDS.org).

  • Paulo sabia que o evangelho de Jesus Cristo é o poder de Deus para a salvação de todos os que crerem, então como ele se sentia quanto a pregar sobre isso? [Ele não tinha vergonha (ver Romanos 1:16).]

  • Como o fato de ter um testemunho do poder do evangelho poderia influenciar seu desejo de compartilhá-lo com outras pessoas? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Ao adquirirmos um testemunho de que o evangelho de Jesus Cristo tem poder para nos salvar, então não teremos vergonha de compartilhá-lo com outras pessoas.)

  • Como esse princípio pode ajudá-los ao enfrentar a perseguição ou a zombaria por suas crenças?

Peça a um aluno que leia em voz alta a parte seguinte da história do Élder Echo Hawk e peça à classe que observe como ele respondeu ao sargento.

Imagem
Élder Larry Echo Hawk

“Imaginei que iria gritar comigo. Em vez disso, ele se aproximou e sussurrou: ‘Você é mórmon?’

Conforme me ordenaram, gritei: ‘Sim, sargento instrutor!’

Novamente, esperei o pior. Em vez disso, ele fez uma pausa e ergueu a mão que segurava o Livro de Mórmon, e numa voz bem mansa, perguntou: ‘Acredita neste livro?’

Novamente, gritei: ‘Sim, sargento instrutor’” (“Vinde a Mim Ó Vós, Casa de Israel”, p. 32).

  • De que maneira a resposta do Élder Echo Hawk foi um bom exemplo do princípio ensinado em Romanos 1:16?

Explique-lhes que, em vez de ridicularizar o Élder Echo Hawk, o sargento colocou cuidadosamente o Livro de Mórmon na cama e continuou a vistoriar os recrutas. Leia em voz alta o restante da declaração do Élder Echo Hawk:

Imagem
Élder Larry Echo Hawk

“Muitas vezes me perguntei por que aquele sargento durão me poupou naquele dia. Mas fico grato por ter sido capaz de responder sem hesitar: ‘Sim, sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias’ e ‘Sim, sei que o Livro de Mórmon é verdadeiro’. Esse testemunho é uma dádiva preciosa que me foi concedida pelo Espírito Santo” (“Vinde a Mim Ó Vós, Casa de Israel”, p. 32).

  • Em que ocasiões você (ou algum conhecido seu) demonstrou não sentir vergonha de compartilhar o evangelho de Jesus Cristo?

Peça aos alunos que ponderem sobre o quanto eles acham que seu testemunho do evangelho de Jesus Cristo é forte e o que podem fazer para fortalecer esse testemunho. Incentive-os a estabelecerem uma meta para fazer isso.

Romanos 1:18–3:23

Paulo ensina que toda a humanidade peca e está desprovida da glória de Deus

Explique-lhes que, na época de Paulo, alguns gentios cristãos procuraram justificar o comportamento imoral ou pecaminoso enfatizando a misericórdia de Deus e ignorando Sua justiça perfeita. Além disso, alguns judeus cristãos acreditavam que a observância da lei de Moisés era necessária para a salvação deles. Paulo procurou corrigir essas duas concepções erradas.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Romanos 1:18–32. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique os pecados que Paulo disse que prevaleceriam em sua época. Você pode ajudar os alunos a definirem as palavras e expressões nos versículos 18–32 para ajudá-los a entenderem as advertências feitas por Paulo aos romanos. Por exemplo, pense em fazer a seguinte pergunta:

  • No versículo 25, o que vocês acham que “honraram e serviram mais a criatura do que o Criador” significa?

Saliente que, em Romanos 1:18–32, aprendemos que os profetas e os apóstolos nos ensinam sobre os comportamentos e as atitudes que são ofensivos a Deus.

Explique-lhes que as frases “mudaram o uso natural, no contrário à natureza”, no versículo 26, e “deixando o uso natural da mulher”, no versículo 27, referem-se ao comportamento homossexual. Você pode explicar que, desde o início e de modo constante ao longo de todas as escrituras, o Senhor condenou as violações da lei da castidade, inclusive o comportamento homossexual.

Observação: O assunto sobre a atração por pessoas do mesmo sexo exige muito tato. Ao debater esse assunto em classe, certifique-se de que isso seja feito com bondade, compaixão e civilidade.

Para ajudar os alunos a entenderem a posição da Igreja sobre o comportamento homossexual, leia em voz alta as seguintes declarações:

“O comportamento homossexual é um pecado sério. Se estiver lutando contra a atração por alguém do mesmo sexo ou se estiver sendo persuadido(a) a participar de condutas impróprias, procure o conselho de seus pais e de seu bispo. Eles vão ajudar você” (Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, p. 36).

“A posição doutrinária da Igreja é clara: a atividade sexual deve ocorrer apenas entre um homem e uma mulher casados. Contudo, isso jamais deve ser usado como justificativa para atos rudes. Jesus Cristo, a quem seguimos, foi claro em Sua condenação à imoralidade sexual, mas nunca cruel. Seu interesse sempre foi o de elevar a pessoa, e nunca o de humilhá-la. (…)

A Igreja diferencia o comportamento do sentimento de atração por pessoas do mesmo sexo. Apesar de não ser pecado ter sentimentos e inclinações por pessoas do mesmo sexo, envolver-se em um comportamento homossexual conflita com o ‘princípio doutrinário, fundamentado na escritura sagrada (…) de que o casamento entre um homem e uma mulher é essencial ao plano do Criador para o destino eterno de Seus filhos’ (“Atração por Pessoas do Mesmo Sexo”, saladeimprensamormon.org.br)” (Atração por Pessoas do Mesmo Sexo”, Tópicos do Evangelho, LDS.org/topics).

  • Por que é importante entendermos os ensinamentos dos profetas e apóstolos sobre o comportamento homossexual?

  • Como podemos demonstrar bondade e compaixão para com aqueles que têm atração pelo mesmo sexo e, ainda assim, apoiar a posição da Igreja sobre o comportamento homossexual?

Faça um resumo de Romanos 2:1–3:8 e explique aos alunos que Paulo ensinou que todo o povo será julgado de acordo com suas obras e ele mostrou que a iniquidade dos judeus surgiu pelo fato de viverem a lei de Moisés exteriormente, mas não interiormente.

Peça a um aluno que leia Moisés 3:9–12, 23 em voz alta e peça à classe que identifique quem Paulo disse que é afetado pelo pecado.

  • Quem Paulo disse que é afetado pelo pecado? Que efeitos nossos pecados têm sobre nós? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: Todas as pessoas responsáveis pecam e necessitam do perdão de Deus.)

  • Como essa verdade nos ajuda a entender melhor por que precisamos de Jesus Cristo?

Romanos 3:24–31

Toda a humanidade pode ser justificada por meio da aceitação fiel da Expiação de Cristo

Explique aos alunos que, nos versículos restantes de Romanos 3, Paulo ensinou como Jesus Cristo subjuga o problema que enfrentamos, ou seja, que Deus não pode aceitar o pecado e que todas as pessoas responsáveis cometem pecado. Para entender esses versículos, os alunos terão que entender o significado das seguintes palavras: justificação [“Ser isentado de punição pelos pecados e ser declarado sem culpa” (Guia para Estudo das Escrituras, “Justificação, Justificar”, scriptures.LDS.org)], propiciação (“Sacrifício Expiatório e fonte de misericórdia”) e graça (“auxílio ou força divina que vem pela imensa misericórdia e amor de Jesus Cristo”) (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Graça”). Você pode escrever as definições dessas palavras no quadro antes da aula ou providenciar uma folha de papel com esses termos para cada aluno.

Peça a um aluno que leia Romanos 3:24–26 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como podemos nos tornar dignos de estar na presença de Deus.

  • De acordo com Romanos 3:24, como podemos ser justificados ou declarados dignos de estar na presença de Deus?

Saliente que a Tradução de Joseph Smith de Romanos 3:24 altera a palavra gratuitamente para apenas (ver nota de rodapé a). Explique-lhes que não importa quantas coisas boas fizermos nesta vida, não podemos ganhar ou merecer a salvação por nós mesmos, porque, como ensinou Paulo, todos nós pecamos e, portanto, estamos destituídos de salvação (ver Romanos 3:23). É somente pela graça de Deus — Sua força divina e Seu poder capacitador — que somos salvos (ver também Morôni 10:32–33).

  • De acordo com o versículo 26, a quem Deus justifica pela graça? (Aqueles que acreditam em Jesus.)

Lembre os alunos de como Paulo usou os termos crença e , conforme abordado anteriormente na aula.

  • Que princípio esses versículos ensinam sobre o resultado de aceitar fielmente a Expiação de Jesus Cristo? (Os alunos podem identificar um princípio como o seguinte: Por meio da aceitação fiel da Expiação de Jesus Cristo, toda a humanidade pode ser justificada e receber a salvação.)

  • Como podemos demonstrar aceitação fiel da Expiação do Salvador?

Peça aos alunos que reflitam sobre sua necessidade do Salvador Jesus Cristo e o que podem fazer para aceitar mais fielmente Sua Expiação. Peça-lhes que escrevam seus sentimentos em seu caderno ou diário de estudo das escrituras. Peça a alguns alunos que compartilhem seus sentimentos e testemunhos sobre o Salvador.

Faça um resumo de Romanos 3:27–30 e explique-lhes que Paulo enfatizou novamente que uma pessoa é justificada pela fé em Jesus Cristo, em vez de por sua observância à lei de Moisés.

Comentários e Informações Históricas

Romanos 1:1. “O evangelho de Deus”

O evangelho de Jesus Cristo é, na verdade, o evangelho de Deus, ou seja, o evangelho de Deus, o Pai. Ele tornou-se conhecido como “o evangelho de Jesus Cristo” quando Cristo Se tornou o advogado e defensor supremo do plano do Pai.

Romanos 1:16. “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo”

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, observou que uma maneira de demonstrar que não temos vergonha do evangelho é compartilhá-lo com outras pessoas:

“Todos nós temos muitas oportunidades de proclamar nossa crença a amigos e vizinhos, colegas de trabalho e conhecidos. Espero que aproveitemos essas oportunidades de expressar nosso amor por nosso Salvador, nosso testemunho de Sua missão divina e nossa determinação de servi-Lo.

Se fizermos tudo isso, poderemos dizer, como o Apóstolo Paulo: ‘Não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação a todo aquele que crê’ (Romanos 1:16)” (“Testemunhas de Cristo”, A Liahona, janeiro de 1991, p. 35).

Para ver um exemplo de alguém que não tem vergonha do evangelho de Jesus Cristo, veja o relato sobre o Élder Richard G. Scott sendo entrevistado pelo capitão Hyman G. Rickover (em Marvin K. Gardner, “Élder Richard G. Scott: ‘O Verdadeiro Poder Vem do Senhor’”, A Liahona, fevereiro de 1990, p. 17).

Romanos 1:26–32. O comportamento homossexual é um pecado sério

Para mais informações sobre a posição da Igreja sobre o comportamento homossexual e a atração por pessoas do mesmo sexo, ver “Atração por Pessoas do Mesmo Sexo” em LDS.org/topics.

Romanos 3:24. “Justificados gratuitamente pela sua graça”

O Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou o seguinte sobre a palavra justificação:

“Graças à ‘infinita virtude de Seu grande Sacrifício Expiatório’, Jesus Cristo pode satisfazer ou ‘cumprir os requisitos da lei’ em nosso favor. O perdão vem pela graça Daquele que satisfez as exigências da justiça por Seu próprio sofrimento. (…) Ele remove nossa condenação sem remover a lei. Fomos perdoados e colocados em condição de retidão com Ele. Tornamo-nos, tal como Ele, sem pecado. Somos amparados e protegidos pela lei, pela justiça. Estamos, em uma só palavra, justificados.

Assim, podemos falar com propriedade daquele que está justificado como alguém que foi perdoado, que está sem pecado ou inocente” (“Justification and Sanctification” [Justificação e Santificação], Ensign, junho de 2001, p. 20).