Biblioteca
Aula Semanal de Estudo no Lar: João 7–10 (Unidade 14)


Aula Semanal de Estudo no Lar

João 7–10 (Unidade 14)

Material de Preparação para o Professor do Seminário de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O seguinte resumo dos acontecimentos, princípios e das doutrinas que os alunos estudaram em João 7–10 (unidade 14) não se destina a ser usado em aula. A lição que você ensina concentra-se somente em alguns desses princípios e dessas doutrinas. Siga os sussurros do Espírito Santo ao ponderar sobre as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (João 7)

Com os ensinamentos de Jesus durante a Festa dos Tabernáculos, em Jerusalém, os alunos aprenderam que se fizermos a vontade do Pai Celestial, receberemos um testemunho de Sua doutrina. Aprenderam também que, se nos achegarmos a Jesus Cristo e acreditarmos Nele, ficaremos repletos do Espírito Santo.

Dia 2 (João 8)

Com a história da mulher apanhada em adultério, os alunos aprenderam que reconhecer nossas próprias imperfeições ajuda-nos a não condenar outras pessoas, e que o Salvador é misericordioso conosco e nos dá oportunidades de arrependimento. Eles, então, aprenderam que Jesus Cristo é a Luz do Mundo e que se O seguirmos, não ficaremos em trevas espirituais e ficaremos repletos de Sua luz. Aprenderam também os seguintes princípios: Quando aprendemos com Jesus Cristo, passamos a conhecer o Pai. Se permanecermos na palavra de Cristo, seremos Seus discípulos, saberemos a verdade e ela nos libertará. Quando pecamos e não nos arrependemos, tornamo-nos servos do pecado. Jesus Cristo é Jeová, o Deus do Velho Testamento.

Dia 3 (João 9)

Em João 9, os alunos leram a história do cego de nascença que foi curado por Jesus. Com essa história, aprenderam estas verdades: Deus usa nossas adversidades para manifestar Suas obras e Seu poder. Quando permanecemos leais ao que sabemos a despeito da oposição, nosso testemunho se fortalece. Quando temos fé em Jesus Cristo e agimos de acordo, nossa visão e nosso entendimento espirituais ficam mais claros.

Dia 4 (João 10)

Nessa lição, os alunos aprenderam que, por ser o Bom Pastor, Jesus Cristo deu a própria vida por nós. Por ser literalmente Filho de Deus, o Salvador tinha poder para dar a própria vida e voltar a tomá-la. Além disso, os alunos identificaram o princípio de que se nos familiarizarmos com a voz do Bom Pastor e O seguirmos, Ele nos conduzirá à vida eterna.

Introdução

Enquanto o Salvador estava em Jerusalém para a Festa dos Tabernáculos, alguns escribas e fariseus levaram a Ele uma mulher culpada de adultério e perguntaram-Lhe se ela devia ser apedrejada. Ele confundiu os acusadores e foi misericordioso para com a mulher.

Sugestões Didáticas

João 8:1–11

Uma mulher apanhada em adultério é posta diante do Salvador

Peça aos alunos que pensem em ocasiões em que tiveram contato com pessoas cuja aparência ou comportamento não estava em harmonia com os padrões do Senhor.

  • O que podemos achar difícil quando nos vemos diante de pessoas cuja aparência ou comportamento não esteja em harmonia com os padrões do Senhor? (É possível que os alunos respondam que podemos sentir-nos tentados a julgar essas pessoas injustamente ou a tratá-las mal.)

Escreva esta pergunta no quadro:

O que devemos fazer quando nos virmos diante de pessoas cuja aparência ou comportamento não esteja em harmonia com os padrões do Senhor?

Incentive os alunos a, durante o estudo de João 8:1–11, identificar verdades que os ajudem a responder a essa pergunta.

Diga que, depois da Festa dos Tabernáculos, Jesus Cristo ficou em Jerusalém por algum tempo e ensinou o povo no templo (ver João 8:1–2).

Peça a um aluno que leia João 8:3–6 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura e identificam o que aconteceu enquanto Jesus ensinava o povo.

  • O que aconteceu enquanto Jesus ensinava o povo?

  • O que os escribas e fariseus perguntaram ao Salvador?

  • De acordo com o versículo 6, qual era a intenção desses escribas e fariseus? [Eles queriam desacreditar Jesus diante do povo e encontrar algo de que acusá-Lo para poderem prendê-Lo e condená-Lo à morte (ver João 7:1, 32).]

Diga que se Jesus lhes dissesse que apedrejassem a mulher, estaria sancionando uma pena mal vista entre as pessoas do povo judeu e proibida pela lei romana. Se dissesse que não a apedrejassem, seria acusado de desrespeitar a lei de Moisés e desprezar as antigas tradições (ver Bruce R. McConkie, Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. I, pp. 450–451).

Peça a um aluno que leia João 8:7–8 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura e identificam o que o Senhor respondeu.

  • De acordo com o versículo 7, qual foi a resposta de Jesus?

  • Na opinião de vocês, ao dizer “aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela”, do que o Salvador queria que aqueles homens se conscientizassem? (João 8:7.)

Peça a um aluno que leia João 8:9 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura e identificam o que aconteceu quando os fariseus e escribas pesaram as palavras de Jesus.

  • Na opinião de vocês, o que as palavras “acusados pela consciência” significam?

  • O que aqueles homens reconheceram ao decidirem retirar-se?

  • Que verdade esse relato ensina sobre não condenar o próximo? (Os alunos podem usar outras palavras, mas certifique-se de que identifiquem este princípio: Quando reconhecemos nossas próprias imperfeições fica mais fácil não condenar os outros. Escreva esse princípio abaixo da pergunta do quadro.)

  • Na opinião de vocês, como o ato de reconhecermos nossas próprias imperfeições nos ajuda a não condenar os outros?

Lembre aos alunos que aquela mulher era culpada de adultério, que é um pecado extremamente grave (ver Alma 39:3–5).

  • O que vocês acham que ela deve ter sentido quando seu pecado foi exposto a Jesus e a uma multidão de pessoas?

Peça a um aluno que leia João 8:10–11 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse à mulher.

  • Como o Salvador teve amor e misericórdia para com essa mulher?

  • O que o Salvador disse a ela que fizesse?

Para ajudar os alunos a entender que o Salvador não aprovou o pecado da mulher, peça a alguém que leia esta declaração do Presidente Spencer W. Kimball em voz alta:

Imagem
Presidente Spencer W. Kimball

“Ele disse-lhe: ‘Vai, e não peques mais’. Estava indicando-lhe o caminho que devia seguir, abandonar a vida desonesta que levava, não pecar mais, transformar sua vida. Estava lhe dizendo: Vai, mulher, e começa teu arrependimento; e estava a indicar-lhe o primeiro passo — abandonar as transgressões” (O Milagre do Perdão, 1999, p. 165).

  • Que verdades sobre o Salvador aprendemos com João 8:10–11? (Os alunos podem usar outras palavras, mas precisam identificar esta verdade: O Salvador nos dá oportunidades de nos arrependermos como forma de ser misericordioso conosco. Escreva essa verdade abaixo da pergunta do quadro.)

  • Como entender esse princípio pode ajudar-nos quando pecamos?

  • Como as duas verdades que identificamos nesta lição podem ajudar-nos a agir quando estivermos diante de pessoas cujo comportamento ou aparência não esteja em harmonia com os mandamentos e padrões do Senhor?

Leia este acréscimo ao final de João 8:11, que aparece na Tradução de Joseph Smith: “E a mulher glorificou a Deus a partir daquela hora, e creu no nome dele” (João 8:11, nota de rodapé c).

  • De acordo com a Tradução de Joseph Smith de João 8:11, que efeito a misericórdia do Salvador surtiu naquela mulher?

Incentive os alunos a usarem o caderno ou diário de estudo das escrituras para escrever o que sentem pelo Salvador diante de Sua boa vontade em ser misericordioso conosco e dar-nos oportunidades de arrependimento. Sugere-se que você deixe algum tempo para os alunos comentarem o que escreveram. Considere a possibilidade de prestar seu testemunho dos princípios abordados nesta lição.

Próxima Unidade (João 11–15)

Incentive os alunos a procurar respostas para as seguintes perguntas durante o estudo de João 11–15: Como seria ver alguém ser levantado dentre os mortos? Por que as escrituras dizem que “Jesus chorou” (João 11:35)? O que Jesus fez pelos apóstolos, que normalmente seria tarefa de um servo? O que o Salvador prometeu que Seus discípulos receberiam para consolá-los depois que Ele partisse?