Biblioteca
Lição 140: Tiago 1


Lição 140

Tiago 1

Introdução

Tiago escreveu uma epístola para a casa de Israel dispersa, incentivando-os a serem pacientes em suas aflições e a buscarem sabedoria do Pai Celestial. Tiago também os ensinou a resistirem à tentação, a serem cumpridores da palavra, a servirem ao próximo e a permanecerem espiritualmente limpos.

Sugestões Didáticas

Tiago 1:1–11

Tiago incentiva a casa de Israel dispersa a ser paciente em suas aflições e a buscar sabedoria do Pai Celestial.

Escreva o seguinte no quadro, antes do início da aula: Quem dera eu tivesse sido mais sábio! Ao iniciar a aula, peça aos alunos que reflitam sobre a frase escrita no quadro. Peça-lhes que usem o caderno ou diário de estudo das escrituras para escrever assuntos ou situações pessoais para os quais precisam de sabedoria. Sugira que incluam em sua lista assuntos do evangelho e perguntas da vida para as quais precisam de respostas. Peça a alguns alunos que relatem o que escreveram. (Lembre-os de não relatar nada muito pessoal.)

Imagem
Joseph Smith Procura Sabedoria na Bíblia

Mostre-lhes a gravura Joseph Smith Procura Sabedoria na Bíblia (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 89; ver também LDS.org).

  • Que pergunta importante Joseph tinha em mente quando era jovem e para a qual ele queria muito uma resposta? (Se os alunos precisarem de ajuda, peça-lhes que abram em Joseph Smith—História 1:9–10.)

Explique-lhes que Joseph estava lendo a Epístola de Tiago quando descobriu como encontrar respostas para suas perguntas. Tiago era apóstolo de Jesus Cristo e bispo em Jerusalém. A tradição cristã diz também que Tiago era filho de Maria e José e, portanto, meio-irmão de Jesus.

Peça a um aluno que leia Tiago 1:1–4 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Tiago ensinou à casa de Israel sobre suas dificuldades e aflições. Saliente que a Tradução de Joseph Smith do versículo 2 (em Tiago 1:2, nota de rodapé a) muda a frase “várias provações” para “muitas aflições”.

  • O que Tiago ensinou à casa de Israel sobre suas dificuldades e aflições?

  • Por que é importante ter paciência quando temos dificuldades e aflições?

Peça a um aluno que leia Tiago 1:5–6 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Joseph Smith descobriu que o ajudou a encontrar respostas para suas perguntas.

  • O que Tiago aconselha que seus leitores façam para encontrar respostas para suas perguntas?

  • O que significa a frase “Deus […] dá liberalmente, sem repreensão”? (Versículo 5.) Liberalmente significa livremente e com generosidade. Sem repreensão significa sem criticar ou censurar.

Chame um aluno para ir ao quadro e escrever um princípio que aprendemos com Tiago 1:5–6. O aluno pode usar outras palavras, mas deve identificar um princípio semelhante a este: Deus dá de bom grado sabedoria àqueles que Lhe pedirem com fé.

  • O que significa “[pedir] com fé, não duvidando”? (Versículo 6.)

Peça a um aluno que explique como Tiago 1:5–6 afetou o jovem Joseph Smith quando ele buscava respostas para suas perguntas (ver Joseph Smith—História 1:12). Peça a outro aluno que resuma o que aconteceu como resultado da oração fervorosa que Joseph Smith fez no bosque perto de sua casa.

  • Quando foi que o Pai Celestial respondeu às orações de vocês generosamente depois de terem orado com fé?

Testifique-lhes que Deus dá de bom grado sabedoria àqueles que Lhe pedirem com fé. Incentive os alunos a seguirem o exemplo de Joseph Smith, aplicando esse princípio em sua vida para que recebam a sabedoria de que precisam do Pai Celestial.

Resuma Tiago 1:7–11 e explique aos alunos que Tiago advertiu aqueles que querem servir a dois senhores, ou que hesitam em demonstrar lealdade e comprometimento ao Senhor. Tiago também escreveu que os ricos devem se tornar humildes porque as riquezas terrenas são apenas temporárias e logo passarão.

Observação: Se desejar, convide dois alunos para ensinar os dois blocos de escritura a seguir. Seria melhor dar essa designação aos alunos um ou dois dias antes desta lição para que se preparem. Você pode convidar esses alunos para ensinar toda a classe ou pode dividir a classe em dois grupos e pedir que cada professor aluno ensine seu bloco de escritura para metade da classe, depois, troque de grupo e ensine os alunos restantes.

Professor Aluno 1 — Tiago 1:12–21

Tiago ensina sobre tentações

Pergunte aos alunos:

  • Que tentações os jovens enfrentam hoje em dia? (Se desejar, escreva as respostas dos alunos no quadro.)

  • Por que às vezes é difícil resistir à tentação?

Peça a um aluno que leia Tiago 1:12 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique a bênção prometida àqueles que amam o Senhor e resistem à tentação. Saliente que a Tradução de Joseph Smith desse versículo (em Tiago 1:12, nota de rodapé a) muda a frase “suporta a tentação” para “resiste à tentação”.

  • Que bênçãos vão receber os que amam o Senhor e resistem à tentação? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Mostramos nosso amor ao Senhor resistindo à tentação, o que é um dos requisitos para receber a coroa da vida eterna.)

Peça a um aluno que leia Tiago 1:13–16 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique de onde vem a tentação.

  • De acordo com o versículo 13, quem não é a fonte de nossas tentações?

Explique-lhes que a palavra concupiscência, no versículo 14, refere-se a desejos impuros que possamos ter devido à nossa natureza decaída. Satanás nos tenta a ceder a esses desejos impuros.

Peça aos alunos que ponderem sobre as tentações que estejam enfrentando no momento.

  • Como podemos fortalecer-nos espiritualmente para resistir à tentação?

  • De que forma resistir à tentação mostra nosso amor ao Senhor?

Preste testemunho da veracidade dos princípios que os alunos identificaram em Tiago 1:12. Incentive-os a ponderar o que vão fazer para resistir às tentações que estejam enfrentando.

Resuma Tiago 1:17–21 e explique-lhes que Tiago ensinou que toda boa dádiva vem de Deus e que os santos devem abandonar “toda imundície” e receber a palavra do Senhor “com mansidão” (versículo 21).

Professor Aluno 2 — Tiago 1:22–25

Tiago ensina seus leitores a serem ouvintes e cumpridores da palavra

Peça a um aluno que leia a declaração a seguir do Élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Quentin L. Cook

“Recentemente conheci um excelente rapaz adolescente. Suas metas eram: ir para a missão, terminar os estudos, casar no templo e ter uma família fiel e feliz. (…) Senti que ele sinceramente queria ir para uma missão e estava evitando transgressões graves que o impediriam de servir, mas sua conduta no dia a dia não o estava preparando para os desafios físicos, emocionais, sociais, intelectuais e espirituais que enfrentaria. Ele não estava inclinado a trabalhar arduamente. Não levava a escola nem o Seminário a sério. Frequentava a Igreja, mas não tinha lido o Livro de Mórmon. Passava muito tempo jogando videogames e na mídia social. Parecia achar que seria suficiente apresentar-se para sua missão” (“Escolher com Sabedoria”, A Liahona, novembro de 2014, p. 47).

  • Se vocês estivessem no lugar do Élder Cook, que preocupações teriam em relação à falta de preparação missionária desse rapaz?

Peça a um aluno que leia Tiago 1:22 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Tiago ensinou que poderia ajudar esse jovem que o Élder Cook mencionou.

  • O que Tiago ensinou que poderia ajudar esse rapaz?

Explique aos alunos que, como lemos em Tiago 1:23–24, Tiago compara alguém que ouve a palavra, mas não a pratica, a uma pessoa que se olha no espelho e esquece logo depois de como é sua aparência e segue seu caminho.

Peça a um aluno que leia Tiago 1:25 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que acontece com aqueles que colocam em prática o que ouvem.

  • O que acontece às pessoas que não são apenas ouvintes, mas praticantes do que aprendem? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Quando ouvimos a palavra de Deus e a colocamos em prática, Deus nos abençoa naquilo que fazemos.)

Incentive os alunos a avaliarem se são ouvintes e cumpridores da palavra de Deus, ponderando em silêncio as seguintes perguntas. Leia em voz alta ou escreva essas perguntas no quadro.

  1. Até que ponto acredito realmente nos princípios que estou aprendendo nas escrituras, em casa, na Igreja e no Seminário?

  2. Com que frequência estabeleço metas espirituais para colocar em prática os princípios que estou aprendendo? Com que frequência atinjo essas metas? Com que frequência esqueço delas?

  3. Como posso ser mais praticante da palavra, e não somente ouvinte?

Testifique das bênçãos que recebemos por praticarmos o que aprendemos.

Tiago 1:26–27

Tiago aconselha os santos a cuidarem do próximo

Depois que os dois alunos tiverem ensinado os blocos de escritura, peça a outros alunos que resumam o que aprenderam.

Peça a um aluno que leia Tiago 1:26–27 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique as sugestões de Tiago sobre como viver nossa religião.

  • De acordo com Tiago, de que maneira podemos viver nossa religião ou demonstrar nossa devoção a Deus?

Explique aos alunos que Tiago usou a ideia de “visitar os órfãos e as viúvas” e atender às suas necessidades como exemplo de cuidar do próximo. “Guardar-se imaculado do mundo” (versículo 27) significa permanecer espiritualmente limpo, mesmo num mundo onde prevalece a iniquidade.

  • O que aprendemos no versículo 27? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que identifiquem o seguinte princípio: Demonstramos a religião pura quando cuidamos do próximo e nos mantemos espiritualmente limpos. Escreva esse princípio no quadro.)

  • De que maneira cuidar do próximo e manter-nos espiritualmente limpos são demonstrações importantes da nossa devoção a Deus?

  • Quem vocês conhecem que é um bom exemplo de alguém que demonstra a “religião pura” em sua vida diária? O que essa pessoa faz que inspira vocês?

Peça aos alunos que escrevam numa folha de papel uma ou duas coisas que vão fazer durante a próxima semana para cuidar de alguém necessitado ou para “guardar-se imaculado do mundo”. Incentive-os a serem praticantes da palavra de Deus, aplicando esse princípio em sua vida.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Tiago 1:5–6

Explique aos alunos que memorizar Tiago 1:5–6 vai ajudá-los em sua vida quando tiverem perguntas sobre o evangelho, quando procurarem a ajuda do Senhor para tomar decisões e ao ensinar o evangelho a outras pessoas.

Use as atividades de memorização do apêndice ou faça uma atividade de sua escolha para ajudar os alunos a memorizar essa passagem. Lembre-se de rever periodicamente as passagens de domínio das escrituras já memorizadas para ajudar os alunos a reter o que aprenderam. Planeje tirar alguns momentos nas próximas aulas para rever essa escritura e pedir que os alunos a recitem de cor.

Comentários e Informações Históricas

Tiago 1:5. “Se algum de vós tem falta de sabedoria”

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, descreveu o significado ímpar de Tiago 1:5 para os santos dos últimos dias:

“Esse único versículo de escritura teve maior influência e consequências mais abrangentes sobre a humanidade do que qualquer outra declaração já registrada por qualquer profeta de qualquer época. Poderíamos dizer, com certeza, que o ato mais importante do ministério de Tiago não foi seu martírio pelo testemunho de Jesus, mas essas simples palavras que ele escreveu, guiado pelo Espírito Santo, que levaram os céus a serem abertos nos tempos modernos.

E poderíamos acrescentar também que todo pesquisador da verdade revelada, em algum momento no decorrer de sua busca, encontra-se na mesma posição em que Joseph Smith já esteve. Ele precisa voltar-se para o Todo-Poderoso e obter sabedoria de Deus por revelação se quiser ganhar um lugar no caminho estreito e apertado que leva à vida eterna” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário sobre o Novo Testamento], 1965–1973, vol. III, pp. 246–247).

O Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, salientou a importância de fazermos a Deus as perguntas que temos nos dias de hoje:

“Hoje, vivemos num mundo em que as pessoas não perguntam a Deus — elas parecem preferir perguntar ao Google. Mesmo quando se trata de perguntas sobre fé, há muitos que confiam mais na Internet para dar-lhes respostas precisas, corretas e equilibradas a suas perguntas do que na fonte sublime da verdade — nosso Pai Celestial. (…)

A Internet, hoje, está cheia de pessoas à espreita, só esperando uma oportunidade para enganar os desinformados e inexperientes.

Em nossa busca pela verdade do evangelho, precisamos não apenas encontrar fontes confiáveis, mas também dar o mesmo tempo ao Senhor em nossa busca diária. Precisamos estudar as escrituras e as palavras dos servos do Senhor. Precisamos viver em retidão diante de Deus e fazer Sua vontade (ver João 7:16–17). E nunca é demais salientar a importância de levar nossas preocupações espirituais diretamente a Deus e confiar em Sua inspiração e orientação” (“Women of Dedication, Faith, Determination, and Action” [Mulheres de Dedicação, Fé, Determinação e Ação], discurso proferido na Conferência das Mulheres da Universidade Brigham Young, 1º de maio de 2015, ce.byu.edu/cw/womensconference).

Tiago 1:6. “Pedir com fé”

O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o que significa pedir com fé:

“O exemplo clássico de pedir com fé é o da Primeira Visão de Joseph Smith. Quando jovem, Joseph estava em busca da verdade sobre religião e leu (Tiago 1:5–6). (…)

Observem o requisito de pedirmos com fé, o que para mim significa não apenas verbalizar, mas fazer, o dever duplo de suplicar e realizar, a exigência de comunicar e agir” (“Pedir com Fé”, A Liahona, maio de 2008, p. 94).

Tiago 1:14; 4:7–8. Resistir à tentação

O Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

“Depois de terem tomado a firme resolução de fazer o que é certo, de terem estabelecido padrões pessoais e feito convênios de guardá-los, quando as tentações vierem e vocês agirem de acordo com os seus padrões, vocês serão revigorados e fortalecidos muito além de sua própria capacidade caso seja necessário. As dificuldades surgem quando vocês iniciam a batalha da tentação sem um plano pré-determinado” (“Faze o Bem”, A Liahona, março de 2001, p. 14).

O Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse:

“À medida que aprenderem a dominar os pensamentos, vocês conseguirão vencer hábitos — até os hábitos pessoais degradantes. Se puderem aprender a dominá-los, terão uma vida feliz (…)

Quando aprenderem a limpar o palco de sua mente dos pensamentos impuros, mantenham-na ocupada com coisas dignas de aprendizado. Mudem o ambiente de maneira que tenham coisas a sua volta que os inspirem a ter pensamentos bons e elevados. Ocupem-se com as coisas da retidão” (“Inspiring Music—Worthy Thoughts” [Boa Música, Bons Pensamentos], Ensign, janeiro de 1974, p. 28.)