Biblioteca
Lição 41: Marcos 10


Lição 41

Marcos 10

Introdução

Quase no fim de Seu ministério mortal, o Salvador ministrou às pessoas de Pereia. Enquanto esteve lá, Ele ensinou a doutrina do casamento e convidou as criancinhas a virem até Ele. O Salvador também admoestou um jovem rico a vender suas posses e segui-Lo. Quando o Salvador deixou Pereia e seguiu o Seu caminho para Jerusalém pela última vez na mortalidade, Ele predisse Sua morte e Ressurreição e aconselhou Seus apóstolos a servir ao próximo. Ele também curou um homem cego em Jericó.

Sugestões Didáticas

Marcos 10:1–16

Jesus ensina a doutrina do casamento e convida as criancinhas a virem até Ele

Mostre aos alunos diversas gravuras de crianças.

  • Quais qualidades ou características vocês admiram em suas irmãs ou seus irmãos mais novos ou outras crianças que conhecem? (Anote as respostas dos alunos no quadro.)

Peça aos alunos que identifiquem uma verdade ao estudar Marcos 10:1–16 que nos ensina por que devemos nos tornar como criancinhas.

Explique-lhes que perto do final do ministério mortal do Salvador, Ele partiu da Galileia e foi para uma área chamada Pereia. (Você pode pedir que os alunos localizem Pereia no folheto “Vislumbre do Ministério Mortal de Jesus Cristo” (ver lição 5) ou nos Mapas da Bíblia, nº 11, “A Terra Santa na Época do Novo Testamento”.) Faça um resumo de Marcos 10:1–2, explicando aos alunos que, quando estava em Pereia, o Salvador ensinou às pessoas sobre a importância do casamento.

Peça a um aluno que leia Marcos 10:13–14 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que aconteceu enquanto o Salvador estava em Pereia.

  • De que maneira os discípulos reagiram quando as pessoas levaram as criancinhas até o Salvador? (Explique aos alunos que a palavra repreendiam no versículo 13 indica que os discípulos disseram às pessoas que elas estavam erradas em levar seus filhos até o Salvador.)

  • De que maneira o Senhor respondeu aos discípulos?

Peça a um aluno que leia Marcos 10:15–16 em voz alta e peça à classe que identifique o que o Salvador ensinou a Seus discípulos quando as crianças foram até Ele. Explique-lhes que a frase “receber o reino de Deus” no versículo 15 refere-se a receber o evangelho.

  • O que você acha que significa receber o evangelho “como uma criança”? (versículo 15.) (Escreva as respostas dos alunos no quadro e compare-as com os itens já listados no quadro.)

  • O que podemos aprender nesses versículos sobre o que acontecerá se recebermos o evangelho como criancinhas? (Os alunos podem identificar diversas verdades, mas certifique-se de que esteja claro que ao recebermos o evangelho como criancinhas, estaremos preparados para entrar no reino de Deus.)

  • De que maneira receber o evangelho como criancinhas nos prepara para entrar no reino de Deus? (Para ajudar os alunos a responderem a essa pergunta, você pode pedir que leiam Mosias 3:19.)

Marcos 10:17–34

O Salvador também admoesta um jovem rico a vender suas posses e segui-Lo

Peça a um aluno que leia Marcos 10:17–20 em voz alta e peça à classe que identifique o que aconteceu depois que o Salvador abençoou as criancinhas.

  • De que maneira vocês descreveriam o homem que foi até Jesus? Por quê?

  • O que o homem perguntou ao Salvador? O que Jesus respondeu?

Explique-lhes que Mateus 19 também contém o relato deste homem indo até o Salvador. Peça a um aluno que leia Mateus 19:20 em voz alta e peça à classe que identifique como o homem reagiu quando o Salvador citou alguns dos mandamentos.

  • Depois de reconhecer que guardava todos os mandamentos, qual pergunta o jovem fez ao Salvador? (Você pode sugerir que os alunos marquem a pergunta do jovem.)

Escreva a seguinte pergunta no quadro: O que me falta ainda?

Peça aos alunos que leiam Marcos 10:21 em silêncio e identifiquem como o Salvador respondeu ao jovem.

  • O que o Salvador disse que ainda faltava ao jovem?

Chame a atenção dos alunos para as palavras “Jesus, olhando para ele, o amou”, no versículo 21. Você pode sugerir que os alunos marquem essa frase em suas escrituras.

  • Por que vocês acham que é importante saber que Jesus amou esse jovem antes de dizer-lhe o que lhe faltava?

  • Que princípios podemos aprender com esse relato? (Os alunos podem encontrar diversos princípios, incluindo o seguinte: Por nos amar, o Senhor nos ajudará a saber o que falta em nossos esforços de segui-Lo. Se pedirmos ao Senhor, Ele nos ensinará o que precisamos fazer para herdar a vida eterna.)

Peça aos alunos que leiam Marcos 10:22 em silêncio, e identifiquem como o jovem reagiu quando o Salvador o aconselhou a vender tudo o que tinha.

  • Como o jovem reagiu?

  • De acordo com o versículo 22, por que ele reagiu dessa maneira?

Ressalte que mesmo que não nos seja requerido desistir de grandes riquezas para seguir o Senhor, Ele nos pediu que fizéssemos outros sacrifícios para servi-Lo e obedecer a Seus mandamentos.

  • Citem alguns sacrifícios que o Senhor nos pede que podem ser difíceis de fazer.

  • Quais bênçãos podemos deixar de receber se escolhermos não seguir o Senhor em todas as coisas?

Peça a um aluno que leia Marcos 10:23–27 em voz alta. Peça aos alunos que substituam a parte apropriada do versículo 27 com o trecho da Tradução de Joseph Smith encontrado em Marcos 10:27, nota de rodapé a. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Jesus ensinou sobre deixar tudo por Sua causa.

  • Por que vocês acham que é tão difícil para aqueles que confiam nas riquezas ou outras coisas mundanas, entrar no reino de Deus?

  • O que vocês acham que significa que todas as coisas são possíveis para quem confia em Deus?

Peça a um aluno que leia Marcos 10:28–31 em voz alta. Peça a um aluno que substitua o versículo 31 com o trecho da Tradução de Joseph Smith encontrado em Marcos 10:31, nota de rodapé a. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Pedro disse depois que o Salvador ensinou que devemos estar dispostos a desistir de qualquer coisa que Ele exigir de nós.

  • De acordo com o versículo 28, o que Pedro disse?

  • O que o Salvador prometeu àqueles que desejam desistir de tudo para segui-Lo?

  • Que princípio podemos aprender com os ensinamentos do Salvador sobre o que precisamos fazer para receber a vida eterna? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que identifiquem o seguinte princípio: Para receber a vida eterna, precisamos desejar desistir de qualquer coisa que o Senhor requeira que desistamos. Escreva esse princípio no quadro.)

  • Por que vale a pena fazer qualquer sacrifício que nos seja solicitado na Terra para obter a vida eterna? (Você pode relembrar os alunos de que a vida eterna inclui viver para sempre na presença de Deus com os membros justos de nossa família.)

Faça um resumo de Marcos 10:32–34, explicando-lhes que o Senhor disse a Seus discípulos que depois de terem chegado em Jerusalém, Ele seria escarnecido, açoitado, cuspido e morto e que Ele surgiria novamente no terceiro dia.

  • De que maneira o Salvador é um exemplo perfeito de desejar abandonar tudo o que Deus requer de nós?

Preste testemunho das verdades ensinadas nesta aula. Incentive os alunos a refletir em espírito de oração sobre a pergunta: “O que me falta ainda?” e a obedecer a quaisquer inspirações que possam receber a respeito dos sacrifícios que o Senhor gostaria que eles fizessem.

Marcos 10:35–52

O Salvador prediz Sua morte e Ressurreição e aconselha Seus apóstolos a servir ao próximo

Separe os alunos em pequenos grupos. Dê a cada grupo uma cópia do seguinte folheto e peça-lhes que o preencham:

Imagem
folheto, Quem É o Maior

Quem É o Maior?

Novo Testamento: Manual do Professor do Seminário, Lição 41

Preencha esse folheto em grupo e debatam as respostas para as perguntas.

Faça uma lista de algumas atividades de que você gosta:

  • Cite algumas pessoas que são realmente ótimas em realizar as atividades que vocês listaram acima. O que as torna ótimas?

Ao continuar o estudo das palavras do Salvador em Marcos 10, identifique o que Ele ensinou sobre o que torna uma pessoa realmente grande.

Leiam Marcos 10:35–37, e identifiquem o que Tiago e João pediram ao Salvador enquanto viajavam para Jerusalém.

O pedido de Tiago e João de sentar-se à direita e à esquerda do Salvador indicava que eles queriam receber mais glória e honra no reino de Deus do que os outros apóstolos. Marcos 10:38–40 registra que o Salvador explicou a Tiago e a João que essa bênção seria dada àqueles que estivessem preparados para recebê-la.

Leia Marcos 10:41 e identifiquem o que os outros discípulos responderam ao pedido de Tiago e João.

  • Por que vocês acham que os outros discípulos ficaram indignados com Tiago e João?

Leia Marcos 10:42–45 e identifique o que o Salvador ensinou a Seus discípulos sobre ser grande.

Complete a seguinte declaração com base no que o Salvador ensinou sobre a verdadeira grandeza:

Para sermos verdadeiramente grandes, devemos (…)

No versículo 45, a palavra servir significa cuidar, dar consolo, ajuda e apoio às pessoas.

  • Por que alguém que serve e ministra a outras pessoas (como o Salvador) é considerado verdadeiramente grande?

  • Em que ocasião alguém serviu e cuidou de vocês e de sua família? Por que vocês considerariam essa pessoa verdadeiramente grande?

Depois que os alunos tenham completado o folheto, peça a vários deles que relatem como completaram a declaração com base em Marcos 10:42–45. Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar o seguinte princípio: Para sermos verdadeiramente grandes, precisamos seguir o exemplo do Salvador de servir ao próximo.

Faça um resumo de Marcos 10:46–52, explicando aos alunos que quando o Salvador e Seus apóstolos deixavam Jericó para viajar a Jerusalém, um homem cego chamado Bartimeu clamou ao Salvador que o curasse. A multidão disse a Bartimeu que se calasse, mas ele clamava ainda mais alto. O Salvador ouviu seu grito, teve compaixão dele e o curou. (Observação: O relato da cura de Bartimeu será ensinada com mais detalhes na lição de Lucas 18.)

  • De que maneira o Senhor é um exemplo perfeito do princípio que Ele ensinou sobre ministrar ao próximo?

Preste seu testemunho de que o Salvador é verdadeiramente grande por causa da maneira como Ele ministra aos filhos do Pai Celestial. Peça aos alunos que reflitam sobre o que podem fazer para servir e cuidar daqueles à sua volta. Incentive-os a estabelecer uma meta que os ajudará a servir e a ministrar ao próximo.

Comentários e Informações Históricas

Marcos 10:17–22. O jovem rico

O Élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que precisamos fazer o bem ativamente em vez de simplesmente nos abster do pecado, a fim de sermos discípulos valentes do Salvador:

“Muito frequentemente são os pecados de omissão que nos impedem de alcançar a plenitude da espiritualidade, por faltar-nos algo. Lembrem-se do jovem rico e justo que procurou Jesus, dizendo: ‘Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?’ (…)

Um mandamento sob medida foi dado àquele homem (ver Mateus 19:21–22). Era algo que ele precisava fazer, não algo que precisasse parar de fazer, que o impedia de estar completo” [“O Caminho do Discípulo” (serão na Universidade Brigham Young, 4 de janeiro de 1998), p. 4, speeches.byu.edu].

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que o jovem rico perdeu bênçãos privilegiadas porque não desejava seguir o Senhor em todas as coisas:

“Bem podemos nos perguntar: ‘Não é o suficiente guardar os mandamentos? Por que é esperado mais de nós do que sermos verdadeiros e fiéis a toda a verdade? Há algo maior do que a lei da obediência?’

No caso de nosso amigo rico, havia mais. Esperava-se que ele vivesse a lei da consagração, sacrificando suas posses terrenas. (…)

“Como vocês sabem, o jovem partiu pesaroso. (…) E imaginamos qual intimidade [proximidade] ele poderia ter compartilhado com o Filho de Deus, que comunhão ele poderia ter desfrutado com os apóstolos, que revelações e visões poderia ter recebido, se tivesse sido capaz de viver a lei do Reino Celestial” (“Obedience, Consecration, and Sacrifice” [Obediência, Consagração e Sacrifício], Ensign, maio de 1975, p. 51).

Marcos 10:25. “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha”

“Alguns afirmaram que o buraco da agulha era uma pequena porta na parede da cidade de Jerusalém, que exigia que o camelo fosse despojado de sua carga, a fim de entrar. Não há evidência de que tal porta tenha existido. Outros propuseram que alterar uma letra no texto grego iria mudar a escritura no sentido de que uma corda, não um camelo, teria de passar pelo buraco de uma agulha. No entanto, quando Jesus Cristo se referiu a um camelo passar pelo buraco de uma agulha, provavelmente foi um exemplo de hipérbole, um exagero intencional para ensinar ‘que um rico dificilmente [com dificuldade] entraria no reino dos céus’ (Mateus 19:23). A Tradução de Joseph Smith acrescenta, ‘Para os homens que confiam nas riquezas, é impossível; mas não é impossível para os homens que confiam em Deus e deixam tudo por causa de mim, porque para esses todas essas coisas são possíveis’ [Tradução de Joseph Smith, Marcos 10:26 (em Marcos 10:27, nota de rodapé a)]” (New Testament Student Manual [Novo Testamento – Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014 ).

Marcos 10:38–39. “Podeis vós beber o cálice que eu bebo?”

“O Élder Bruce R. McConkie explicou que a frase ‘beber o cálice’ foi uma expressão metafórica que significava ‘fazer todas as coisas que minha parte na vida exige de mim’. Ele explicou que a frase ‘ser batizados com o batismo com que sou batizado’ significa ‘seguir meu curso, sofrer perseguição, ser rejeitado pelos homens e finalmente ser morto por causa da verdade’ (Doctrinal New Testament Commentary, vol. I, p. 566). Ao fazer as perguntas: ‘Podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?’ (Marcos 10:38), o Salvador redirecionou a atenção de Tiago e João sobre fazer a vontade do Pai, em vez de receber glória e honra” ((New Testament Student Manual, [Novo testamento – Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014 ).

Marcos 10:45. “O Filho do Homem veio… para servir”

O Presidente Ezra Taft Benson prestou testemunho de que Jesus Cristo é o modelo perfeito de grandeza:

“É grande, abençoado e ditoso o homem (ou mulher) cuja vida se aproxima do padrão de Cristo. Isso nada tem a ver com riqueza, poder ou prestígio mundano. A única verdadeira prova de nossa grandeza, santidade e nosso júbilo é a medida de nossa semelhança com o Mestre, Jesus Cristo” (“Jesus Christ: Gifts and Expectations” [Jesus Cristo: Dons e Expectativas], Ensign, dezembro de 1988, p. 2).