Biblioteca
Lição 135: Hebreus 1–4


Lição 135

Hebreus 1–4

Introdução

Paulo ensinou aos santos sobre a verdadeira natureza de Jesus Cristo. Também lhes ensinou a respeito da Expiação do Salvador e sobre algumas bênçãos que recebemos por causa da Expiação. Paulo contou sobre a experiência dos antigos israelitas quando vagaram pelo deserto a fim de ensinar aos santos o que deveriam fazer para entrar no descanso do Senhor.

Sugestões Didáticas

Hebreus 1

Paulo ensina sobre a natureza de Jesus Cristo

Leia as seguintes situações:

  1. Uma jovem está cansada de ser “a certinha” porque não participa com os amigos de algumas de suas atividades. Ela está pensando em baixar seus padrões para fazer parte do grupo.

  2. Um jovem que está servindo missão percebe que o trabalho missionário é mais difícil do que pensava e está pensando em voltar para casa.

  • O que essas situações têm em comum?

  • Quais são algumas das razões que levam as pessoas a pensarem em desistir de tentar fazer o que é certo?

Faça uma introdução breve do livro de Hebreus e explique-lhes que, por causa da pressão causada por várias provações, alguns judeus conversos (chamados de hebreus) estavam deixando de ir às reuniões da Igreja e voltando a adorar da maneira tradicional judaica, que era um pouco mais segura, mas não incluía a crença em Jesus Cristo (ver Hebreus 10:25, 38–39). Paulo escreveu essa epístola para incentivar esses membros da Igreja a permanecerem fiéis a Jesus Cristo.

Peça à classe que, ao estudar Hebreus, procure princípios que possam ajudá-los a permanecer fiéis a Cristo se alguma vez pensarem em desistir.

Peça aos alunos que leiam Hebreus 1:1–3, 10 em silêncio e identifiquem as doutrinas que Paulo ensinou aos santos judeus sobre Jesus Cristo.

Depois de alguns minutos, peça a alguns alunos que escrevam no quadro o que descobriram. Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que frases semelhantes a estas sejam escritas no quadro:

Jesus Cristo criou os céus e a Terra (ver Hebreus 1:2, 10).

Jesus Cristo fala pelo Pai (ver Hebreus 1:2).

Jesus Cristo é o herdeiro do Pai (ver Hebreus 1:2).

Jesus Cristo é a expressa imagem do Pai (ver Hebreus 1:3).

Jesus Cristo sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder (ver Hebreus 1:3).

Jesus Cristo fez a purificação dos nossos pecados (ver Hebreus 1:3).

Jesus Cristo reina à mão direita do Pai (ver Hebreus 1:3).

Talvez seja necessário explicar que a frase “expressa imagem [do Pai]” significa que Jesus Cristo personifica o Pai Celestial tanto física como espiritualmente e compartilha de Seu caráter divino e que a frase “[sustenta] todas as coisas pela palavra do seu poder” indica que Jesus Cristo é Todo-Poderoso.

  • De que maneira saber dessas coisas pode ajudar uma pessoa que esteja tentando permanecer fiel a Jesus Cristo e a Seu evangelho?

Peça aos alunos que reflitam sobre como essas doutrinas podem ser úteis para eles se forem tentados a não fazer a vontade do Senhor.

Explique-lhes que um dos temas do livro de Hebreus é a superioridade de Jesus Cristo. Por exemplo, em Hebreus 1:4–14, Paulo mostrou que Jesus Cristo é maior do que os anjos. Nos capítulos subsequentes, ele continuou a mostrar a excelência e a superioridade de Cristo.

  • De que maneira o fato de saber que Jesus Cristo é maior do que todas as coisas pode ajudar alguém que está tentando permanecer fiel a Ele?

Incentive os alunos a continuarem a pensar nesse tema enquanto estudam o restante de Hebreus.

Hebreus 2

Paulo ensina que Jesus Cristo é o autor da nossa salvação

Pergunte aos alunos como eles selecionam o capitão ou líder de um time ou grupo do qual venham a participar (por exemplo, em um time esportivo, em um debate, em um grupo de teatro, em um clube da escola).

  • Que qualidades vocês procuram num líder ou capitão de um time?

Diga-lhes que, em Hebreus 2, Paulo explicou mais a respeito da natureza e identidade de Jesus Cristo aos judeus conversos para ajudá-los a ver por que deveriam continuar a seguir a Jesus Cristo. Peça a um aluno que leia Hebreus 2:10 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Paulo se referiu a Jesus Cristo.

  • Jesus Cristo é o autor de quê? (Escreva a seguinte doutrina no quadro: Jesus Cristo é o autor da nossa salvação.)

  • De que maneira Jesus Cristo é o autor da nossa salvação?

Separe os alunos em duplas e peça a um deles que leia Hebreus 2:8–13 e a outro que leia Hebreus 2:14–18. Peça-lhes que identifiquem as frases que descrevem por que o Salvador Se qualificou para ser o autor da nossa salvação.

Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça aos alunos que relatem para o colega o que encontraram. Depois, pergunte à classe:

  • De acordo com o versículo 9, o que Jesus Cristo fez por todas as pessoas?

  • De acordo com o versículo 14, quem o Salvador venceu por meio de Sua Expiação?

Saliente que Paulo não somente se referiu a Cristo como o autor da nossa salvação, mas também O chamou de “misericordioso e fiel sumo sacerdote” (versículo 17). Paulo comparou Jesus Cristo a um sumo sacerdote judeu porque o sumo sacerdote era visto como mediador entre o povo e Deus.

  • De acordo com o versículo 17, o que permitiu que Jesus fosse esse sumo sacerdote misericordioso e fiel?

  • De acordo com o versículo 18, por que o Salvador é capaz de nos socorrer? (Ver também Alma 7:11–13.)

Explique aos alunos que, em Hebreus 4:14–16, Paulo esclareceu ainda melhor seu ensinamento sobre como o Salvador é um sumo sacerdote misericordioso e fiel. Peça a um aluno que leia esses versículos em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que faz de Jesus Cristo esse sumo sacerdote misericordioso e fiel. Peça aos alunos que relatem o que encontraram.

  • Com base no que vocês aprenderam em Hebreus 2:14–18 e 4:14–16, por que Jesus Cristo é capaz de nos entender perfeitamente e de ter compaixão de nós para com todas as nossas fraquezas e imperfeições? (Ajude os alunos a identificar o seguinte princípio: Pelo fato de que Jesus Cristo sofreu e foi tentado em todas as coisas, Ele nos entende perfeitamente e pode nos ajudar em momentos de necessidade. Escreva esse princípio no quadro.)

  • De acordo com Hebreus 4:16, de que maneira entender esse princípio nos ajuda?

  • O que vocês acham que significa chegar com confiança ao trono da graça?

Convide os alunos a expressar a opinião deles sobre como os princípios em Hebreus 2 podem ajudá-los a ter confiança na decisão de seguir a Jesus Cristo como Seu líder.

Hebreus 3–4

Paulo ensina sobre como podemos entrar no descanso do Senhor

Peça aos alunos que escrevam no diário de estudo das escrituras ou no caderno alguma coisa que lhes causa preocupação ou ansiedade física ou espiritual.

  • Como podemos ter paz e descanso dessas e outras coisas que nos perturbam ou causam ansiedade?

Lembre aos alunos que os santos judeus estavam sendo perseguidos por viver o evangelho. Explique-lhes que, em Hebreus 3 e 4, Paulo usou uma experiência do Velho Testamento para ensinar aos santos como encontrar descanso nesta vida e na vindoura.

Esclareça que, depois de ter sido libertado do cativeiro no Egito, o povo da antiga Israel provocou a ira do Senhor e, por isso, não entrou para o Seu descanso (ver Números 14; Jacó 1:7–8; Alma 12:33–37; 13:6, 12–13, 28–29). Incentive os alunos a marcar a frase “meu repouso” em Hebreus 3:11.

Saliente que o Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou o que significa entrar no descanso do Senhor. Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do Élder Bruce R. McConkie em voz alta enquanto os demais procuram identificar o que significa entrar no descanso do Senhor.

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Os verdadeiros santos entram no descanso do Senhor enquanto estão nesta vida e, por se manterem na verdade, continuam nesse estado abençoado até que descansem com o Senhor no céu. (…) O descanso do Senhor, no que diz respeito aos mortais, é obter um perfeito conhecimento da divindade da grande obra dos últimos dias. (…) O descanso do Senhor, na eternidade, é herdar a vida eterna, ganhar a plenitude da glória do Senhor (D&C 84:24)” (Mormon Doctrine [Doutrina Mórmon], 2ª ed., 1966, p. 633).

  • O que significa para nós entrar no descanso do Senhor nesta vida? E depois de morrermos?

Leia Hebreus 4:1 em voz alta e peça à classe que acompanhe a leitura e identifique qual era a preocupação de Paulo em relação a alguns membros da Igreja.

  • Qual era a preocupação de Paulo? (Que alguns membros da Igreja não entrassem no descanso do Senhor.)

Anote estas referências de escritura no quadro: Hebreus 3:7–8, 12–15, 18–19; 4:2–3, 6–7, 11. Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa desses versículos e tentem descobrir o que Paulo ensinou sobre como podemos entrar no descanso do Senhor. (Incentive os alunos a ler a Tradução de Joseph Smith de Hebreus 4:3 no Guia para Estudo das Escrituras.) Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça aos alunos que relatem o que encontraram.

  • O que vocês acham que significa a frase “se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até o fim”? (Hebreus 3:14)

  • Para vocês, o que significa “não endureçais o vosso coração”? (Hebreus 3:15; 4:7.) (Manter o coração aberto, disposto a obedecer a Deus e a Seus mandamentos.)

  • O que Paulo ensinou a respeito de entrar no descanso do Senhor? (Resuma as respostas dos alunos escrevendo o seguinte princípio no quadro: Se permanecermos fiéis aos Salvador e não endurecermos o coração, entraremos no descanso do Senhor.)

  • De que maneira manter o coração aberto ao propósito e plano de Deus para nós vai nos preparar para entrar no descanso do Senhor?

  • Como podemos ser abençoados nesta vida, procurando entrar no descanso do Senhor?

Peça aos alunos que ponderem sobre como ser fiel ao Salvador e manter o coração aberto para Ele têm contribuído para encontrarem paz apesar dos problemas e das ansiedades que eles talvez estejam enfrentando. Convide alguns alunos a expressarem o que sentem sobre isso.

Sugira que escrevam no diário de estudo das escrituras o que vão fazer para permanecerem fiéis a Jesus Cristo e manterem o coração aberto para Ele.

Comentários e Informações Históricas

Hebreus 1:3. Jesus Cristo é a “expressa imagem” do Pai

O Presidente Joseph F. Smith ensinou o seguinte sobre a imagem de Jesus Cristo:

“Jesus Cristo, o Filho de Deus, é ‘a expressa imagem’ da pessoa de Seu Pai (Hebreus 1:3). Ele viveu na Terra como ser humano, como um homem perfeito, e disse, respondendo a uma pergunta que lhe foi feita: ‘Quem me vê a mim vê o Pai’ (João 14:9). Só isso seria capaz de resolver o problema de modo a satisfazer toda mente ponderada e reverente. A conclusão inegável é que se o filho de Deus é a expressa imagem (ou seja, à semelhança) da pessoa de Seu Pai, então Seu Pai tem a forma de um homem; porque essa era a forma do Filho de Deus, não apenas durante Sua vida mortal, mas antes de Seu nascimento mortal, e depois de Sua Ressurreição. Foi nessa forma que o Pai e o Filho, como pessoas distintas, apareceram a Joseph Smith, quando ele recebeu sua Primeira Visão, aos quatorze anos de idade” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, 1998, p. 334).

Hebreus 4:4, 10. O Dia do Senhor é o símbolo e sinal do descanso do Senhor

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou:

“O Dia do Senhor é o símbolo e sinal do descanso do Senhor. Aqueles que entraram no descanso do evangelho guardam o Dia Senhor como um dia sagrado, como parte de sua conduta reta e da verdadeira adoração. Nesse dia, eles descansam dos trabalhos do mundo, como Deus descansou da obra da criação, como sinal e testemunho de que entraram no descanso do Senhor nesta vida, de que têm testemunhos do evangelho e aguardam ansiosamente aquele descanso do Senhor, ‘descanso esse que é a plenitude de sua glória’ no futuro (D&C 84:24)” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentário Doutrinário sobre o Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. III, p. 151).