Biblioteca
Lição 43: Lucas 1


Lição 43

Lucas 1

Introdução

O anjo Gabriel apareceu a Zacarias e anunciou que Zacarias e sua esposa, Isabel, teriam um filho, a quem chamariam João. Seis meses depois, o mesmo anjo apareceu à Maria e anunciou que ela seria a mãe do Filho de Deus. Maria visitou Isabel e elas se regozijaram com a vinda do Salvador. Três meses depois, Isabel deu à luz João.

Sugestões Didáticas

Lucas 1:1–4

Lucas explica os motivos para escrever seu evangelho

Mostre as gravuras seguintes e peça aos alunos que expliquem o que estava acontecendo em cada uma delas: José e Maria a Caminho de Belém (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 29; ver também o site LDS.org), Um Anjo Aparece aos Pastores (nº 31), Simeão Reverencia o Menino Jesus (nº 32), O Menino Jesus no Templo (nº 34), O Bom Samaritano (nº 44), Maria e Marta (nº 45) e Os Dez Leprosos (nº 46). Ressalte que esses e muitos outros acontecimentos sobre o ministério mortal do Salvador foram registrados por Lucas, mas não estão nos evangelhos de Mateus, Marcos e João.

Imagem
José e Maria a Caminho de Belém
Imagem
Um Anjo Aparece aos Pastores
Imagem
Simeão Reverencia o Menino Jesus
Imagem
Cristo no Templo

Cristo no Templo, de Heinrich Hofmann, cortesia de C. Harrison Conroy Co., Inc.

Imagem
O Bom Samaritano
Imagem
Maria e Marta
Imagem
Os Dez Leprosos

© Providence Collection; licenciada do site GoodSalt.com

Apresente brevemente o evangelho de Lucas, explicando aos alunos que Lucas iniciou seu evangelho direcionando-o a alguém chamado “Teófilo” (versículo 3) e explicou seus motivos para escrevê-lo. Teófilo significa “amigo de Deus” (Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Teophilus”). Peça a um aluno que leia Lucas 1:1–4 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique quais foram os motivos que Lucas teve para escrever.

  • Quais são alguns dos motivos para escrever esse relato?

  • Com base em Lucas 1:14, o que o estudo do evangelho de Lucas pode fazer por nós?

Certifique aos alunos que, ao estudar o evangelho de Lucas, eles podem “[conhecer] a certeza” (versículo 4) das verdades que foram ensinadas sobre Jesus Cristo.

Lucas 1:5–25

O anjo Gabriel anuncia o futuro nascimento de João a Zacarias e Isabel concebe

Peça aos alunos que reflitam sobre uma bênção ou resposta de Deus pela qual eles estão esperando. Peça aos alunos que identifiquem verdades ao estudar Lucas 1 que podem ajudá-los quando estiverem esperando uma bênção ou resposta de Deus.

Peça a um aluno que leia Lucas 1:5–7 em voz alta, e peça à classe que identifique quem estava esperando uma bênção específica por boa parte de sua vida.

  • Que detalhes aprendemos sobre Zacarias e Isabel com esses versículos?

Faça um resumo de Lucas 1:8–10, explicando aos alunos que Zacarias foi indicado para acender o incenso no templo de Jerusalém, uma honra dada a um sacerdote provavelmente apenas uma vez em sua vida.

Peça aos alunos que leiam Lucas 1:11–13 em silêncio e identifiquem o que aconteceu enquanto Zacarias estava no templo.

  • De acordo com o versículo 13, qual oração foi respondida a Zacarias e Isabel? (Ressalte que Zacarias e Isabel provavelmente oraram por muitos anos para ter um filho. Você pode sugerir que os alunos marquem a frase “tua oração foi ouvida” nesse versículo.)

  • Como Zacarias pode ter-se sentido quando ouviu que ele e Isabel teriam um filho mesmo sendo “avançados em idade”? (versículo 7).

Faça um resumo de Lucas 1:14–17, explicando aos alunos que o anjo Gabriel disse a Zacarias que ele e Isabel teriam “prazer e alegria” (versículo 14) e que seu filho prepararia muitas pessoas para o Senhor.

Peça a um aluno que leia Lucas 1:18–20 em voz alta e peça à classe que identifique como Zacarias respondeu ao anjo. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.

  • O que aconteceu a Zacarias por ter duvidado das palavras do anjo?

  • Segundo o versículo 20, o que o anjo disse que aconteceria com as palavras ditas por ele a Zacarias? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que eles identificam a seguinte verdade: As palavras do Senhor faladas por meio de Seus servos serão cumpridas no devido tempo. Escreva esse princípio no quadro.)

  • O que significa “a seu tempo”? (De acordo com o tempo do Senhor.)

Mostre a declaração no quadro e pergunte:

  • De que maneira conhecer essa verdade afeta a maneira como reagimos às promessas do Senhor? (Depois que os alunos responderem, analise novamente a verdade do quadro para criar a seguinte declaração: Podemos confiar nas promessas do Senhor porque Suas palavras serão cumpridas a seu tempo.)

  • De que maneira essa verdade pode ajudar alguém que espera que uma promessa divina seja cumprida?

Faça um resumo de Lucas 1:21–24, explicando aos alunos que, quando Zacarias saiu do templo, ele não conseguia falar. Isabel ficou grávida mais tarde, conforme o anjo havia prometido.

Peça a um aluno (de preferência uma moça) que leia em voz alta as palavras de Isabel em Lucas 1:25. Peça à classe que reflita sobre como Isabel pode ter-se sentido ao preparar-se para ter um filho. Pode ser necessário explicar que a declaração de Isabel de que o Senhor havia “[atentado] para [ela], para tirar o [seu] opróbrio entre os homens” pode referir-se à vergonha que ela passou por causa de uma visão incorreta comum em culturas antigas de que não ter filhos era um castigo de Deus.

Lucas 1:26–38

O anjo Gabriel anuncia o futuro nascimento de Jesus a Maria

Imagem
O Anjo Gabriel Aparece a Maria

O Anjo Gabriel Aparece a Maria

Mostre a gravura A Anunciação: A Anunciação: O Anjo Gabriel Aparece a Maria (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 28; ver também LDS.org), e peça aos alunos que imaginem como se sentiriam se um anjo aparecesse inesperadamente para eles. Faça um resumo de Lucas 1:26–27, explicando aos alunos que no sexto mês da gravidez de Isabel, o anjo Gabriel foi enviado a Maria, uma moça de Nazaré.

Peça a um aluno que leia Lucas 1:28–33 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique frases que podem ter ajudado Maria a entender a importância da tarefa que Deus estava dando a ela.

  • Quais frases podem ter ajudado Maria a entender a importância da tarefa que Deus estava dando a ela?

  • O que o título “Filho do Altíssimo” (versículo 32) significa? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas devem identificar a seguinte doutrina: Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Pai.)

Peça aos alunos que leiam Lucas 1:34 em silêncio e identifiquem a pergunta de Maria. Peça a eles que relatem o que encontrarem. Explique-lhes que a declaração de Maria “não conheço homem algum”, significava que ela era virgem.

Peça a um aluno que leia Lucas 1:35–37 em voz alta, e peça aos alunos que identifiquem a resposta do anjo à pergunta de Maria.

Explique-lhes que não sabemos, além dos relatos das escrituras, como o milagre da concepção de Jesus Cristo aconteceu; simplesmente nos foi dito que foi milagroso e que o filho que nasceria seria o Filho de Deus.

  • Conforme registrado em Lucas 1:37, qual verdade o anjo declarou que ajuda a explicar esse acontecimento milagroso? (Os alunos devem identificar a seguinte verdade: Para Deus nada é impossível. Você pode sugerir que os alunos marquem essa verdade em suas escrituras.)

  • O que vocês acham que Maria ou Isabel poderiam dizer para nos encorajar se sentirmos que algo pelo que esperamos é impossível?

  • Cite uma experiência que fortaleceu sua crença de que nada é impossível com Deus?

Peça aos alunos que leiam Lucas 1:38 em silêncio e identifiquem como Maria respondeu ao anjo.

  • Qual evidência vocês conseguem ver nesse versículo de que Maria acreditou nas palavras do anjo?

  • De que maneira a aceitação das palavras do anjo por Maria é diferente da reação de Zacarias ao que lhe foi anunciado no templo?

Incentive os alunos a seguir os exemplos de Maria e Isabel, acreditando que em sua vida, nada que o Senhor pede será impossível com a ajuda Dele.

Lucas 1:39–56

Maria visita Isabel e ambas testificam do Salvador

Imagem
Maria e Isabel

Maria visita Isabel

Se possível, mostre uma gravura de Maria visitando sua prima, esposa de Zacarias durante a gravidez de Isabel. Pergunte aos alunos se eles conseguem identificar o que está sendo retratado e o que está acontecendo na gravura.

  • Maria e Isabel podem parecer mulheres comuns, mas de que maneiras elas tiveram papéis importantes que mudariam o mundo?

Peça a um aluno que leia Lucas 1:41–45 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Isabel testificou a Maria.

  • O que Isabel já havia entendido sobre Maria?

Peça a um aluno (de preferência uma moça) que leia Lucas 1:46–49 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Maria louvou ao Senhor.

  • Qual frase registrada no versículo 49 Maria usou para descrever o que o Senhor havia feito por ela? (“Grandes coisas”.)

Peça aos alunos que releiam Lucas 1:38, 45–46 em silêncio e identifiquem o que Maria tinha realizado que permitiu que o Senhor fizesse “grandes coisas” por ela.

  • O que Maria realizou que permitiu que o Senhor fizesse “grandes coisas” por ela?

Ressalte que, assim como Zacarias, Isabel e Maria tiveram seus papéis a desempenhar no plano divino, nós também temos papéis importantes designados pelo Senhor.

  • Com base no exemplo de Maria, o que acontecerá em nossa vida se formos fiéis ao tentar cumprir o papel que o Senhor tem para nós? (Ajude os alunos a identificar o seguinte princípio: Se tentarmos cumprir fielmente o que o Senhor espera de nós, Ele pode fazer coisas grandiosas em nossa vida.)

  • Citem alguns papéis que o Senhor quer que vocês desempenhem em Seu plano.

  • O que pode acontecer em sua vida se vocês responderem ao Senhor da mesma maneira que Maria?

Lucas 1:57–80

João Batista nasce

Faça um resumo de Lucas 1:57–80, explicando aos alunos que após Isabel dar à luz, Zacarias afirmou que o menino deveria chamar-se João. Quando assim o fez, ele imediatamente recuperou sua capacidade de falar e profetizou sobre as missões de Jesus Cristo e de João.

Preste testemunho de que, se cumprirmos fielmente os papéis que nos são divinamente atribuídos assim como Zacarias, Isabel e Maria, o Senhor pode fazer grandes coisas por nós e por meio de nós. Incentive os alunos a cumprir seus próprios papéis no plano do Senhor.

Comentários e Informações Históricas

Lucas 1:34–35. A concepção de Jesus Cristo

Ao ensinar Lucas 1:34–35, podem surgir perguntas sobre a concepção de Jesus Cristo. Se surgirem tais perguntas, tenha em mente essa advertência do Presidente Lee:

“Se os professores fossem sábios ao falar da [concepção de Jesus Cristo] sobre a qual o Senhor falou muito pouco, eles iriam concentrar seu debate sobre este tema apenas nas palavras que estão registradas sobre este assunto em Lucas 1:34–35. (…)

Permita que o Senhor trate Seu assunto com essa declaração e espere até que Ele ache que deve nos dizer mais” (The Teachings of Harold B. Lee [Os Ensinamentos de Harold B. Lee], comp. por Clyde J. Williams, 1996, p. 14).

Lucas 1:38. “Cumpra-se em mim segundo a tua palavra”

A descrição grega de Lucas das palavras de Maria refletem a força de sua decisão. Ela não se submeteu relutante, mas aceitou resolutamente seu papel no Plano de Salvação, como se dissesse: “Com certeza, sim. Serei a serva do Senhor como me foi dito”. (Para mais ideias sobre a resposta de Maria, ver a seção referente a Lucas 1:38 no New Testament Student Manual [Novo Testamento–Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, 2014.)

Lucas 1:76. “O Profeta do Altíssimo”

Zacarias e Isabel eram ambos descendentes de Aarão, de cuja linhagem descendiam todos os sacerdotes e sumos sacerdotes de Israel. João era, portanto, um herdeiro natural do Sacerdócio Aarônico e sua liderança. O Profeta Joseph Smith ensinou: “João era um sacerdote, assim como seu pai, e portava as chaves do Sacerdócio Aarônico” (em History of the Church, vol. V, p. 257).