Biblioteca
Lição 84: Atos 3


Lição 84

Atos 3

Introdução

Na porta do templo, Pedro e João curaram um homem que tinha nascido coxo. Pedro, então, ensinou às pessoas que tinham testemunhado esse homem ser curado. Ele testificou de Jesus Cristo, convidou-os ao arrependimento e profetizou sobre a Restauração do evangelho nos últimos dias.

Sugestões Didáticas

Atos 3:1–11

Pedro e João curam um homem que tinha nascido coxo

Peça aos alunos que pensem em uma ocasião em que pediram algo específico (no aniversário ou no Natal, por exemplo), mas receberam algo diferente do que pediram. Peça a alguns deles que contem sua experiência e expliquem como se sentiram quando não receberam o que queriam.

  • Como podemos comparar essas experiências com as bênçãos que pedimos ao Pai Celestial em oração? (Às vezes, o Pai Celestial não responde às nossas orações da maneira que esperamos ou nos dá as bênçãos que pedimos.)

Peça aos alunos que pensem em ocasiões em que não receberam a resposta ou bênção do Pai Celestial que estavam esperando.

Peça à classe que, ao estudar Atos 3, identifique um princípio que vai ajudá-los quando eles não receberem as respostas ou bênçãos que estavam esperando do Senhor.

Peça a um aluno que leia Atos 3:1–3 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique quem Pedro e João encontraram na porta do templo.

  • Quem Pedro e João encontraram na porta do templo?

  • O que significa que esse homem “[pedia] que lhe dessem uma esmola”? (Versículo 3.) (Você pode explicar que esmolas são as coisas que as pessoas doam aos pobres.)

Saliente que aprendemos em Atos 4:22 que o homem coxo tinha mais de 40 anos.

  • Uma vez que esse homem não andava há 40 anos, em que condições as pernas coxas do homem deveriam estar?

Peça à classe que pense em como seria estar no lugar do homem coxo.

  • De que maneiras você acha que as pessoas reagiriam a alguém na situação desse homem?

Peça a um aluno que leia Atos 3:4–7 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que Pedro fez por esse homem.

  • O que Pedro fez por esse homem?

  • O que chama sua atenção na atitude e nas palavras de Pedro?

Peça a um aluno que leia Atos 3:8 em voz alta e à classe que identifique o que o homem fez depois que Pedro “o levantou” (versículo 7).

Para ajudar os alunos a visualizar os acontecimentos registrados em Atos 3:1–8, você pode mostrar o vídeo “Pedro e João Curam um Homem Coxo de Nascença” (3:21) em Vídeos da Bíblia — A Vida de Jesus Cristo, disponível em LDS.org.

  • O que o homem fez depois que Pedro “o levantou”?

  • De que maneira a bênção que esse homem recebeu foi maior do que as esmolas que ele havia pedido inicialmente?

Incentive os alunos a relembrarem a experiência em que receberam uma resposta ou bênção do Pai Celestial diferente da resposta ou bênção que eles queriam.

  • Que verdade podemos aprender em Atos 3:1–8 que pode nos ajudar quando não recebermos a resposta ou bênção do Pai Celestial que estávamos esperando? (Mesmo que os alunos usem palavras diferentes, eles devem identificar a seguinte verdade: O Pai Celestial pode não responder às orações da maneira que queremos ou esperamos que Ele faça, mas Suas respostas são sempre para um bem maior. Escreva essa verdade no quadro e peça aos alunos que a escrevam na margem de suas escrituras, ao lado do versículo 6.)

  • Como o Pai Celestial pode responder às nossas orações de modo diferente do que queremos ou que esperamos que Ele faça? (Por exemplo, Ele pode nos dar força para suportar uma provação em vez de removê-la, ou nos dar sabedoria para nos ajudar a resolver um problema em vez de resolvê-lo por nós.)

Explique-lhes que, no relato registrado em Atos 3:1–8, é óbvio que o que esse homem recebeu foi maior do que o que ele pediu. Entretanto, em outros casos, pode ser que o que receberemos não seja maior do que pedimos.

  • Como lembrar a verdade escrita no quadro nos ajuda quando recebemos uma resposta a uma oração diferente da que esperávamos?

Peça aos alunos que pensem nas experiências em que a resposta do Senhor às orações deles foi diferente da que eles queriam, mas se mostrou ser para o seu bem maior. Convide alguns alunos a contar como foi essa experiência. Você pode também relatar uma experiência pessoal.

Peça a um aluno que leia Atos 3:9–11 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o povo reagiu à cura desse homem.

  • Como as pessoas reagiram à cura desse homem?

Atos 3:12–26

Pedro testifica de Jesus Cristo e prega o arrependimento

Peça aos alunos que imaginem que eles estavam entre as pessoas no templo que testemunharam a cura do homem coxo. Saliente que essas pessoas sempre viram o homem coxo mendigando quando elas entravam no templo, mas, depois que ele foi curado, elas o viram saltando e andando.

  • Se você estivesse entre as pessoas que estavam no templo, como acha que sua maneira de ver Pedro e João poderia ser modificada após testemunhar esse milagre?

Peça aos alunos que formem duplas. Peça a cada dupla que leia Atos 3:12–16 juntos, em voz alta, e identifique como Pedro explicou a cura do homem coxo à multidão. Dê-lhes tempo suficiente para terminar e, depois, pergunte:

  • Pedro levou o crédito por curar o homem?

  • Por qual poder Pedro disse que o homem tinha sido curado? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: Os servos de Jesus Cristo podem realizar milagres por meio da fé em Seu nome.)

Explique-lhes que Pedro usou essa ocasião para ensinar às pessoas sobre Jesus Cristo, que há pouco tempo havia sido condenado à morte por Seu próprio povo, mas tinha vencido a morte pela Ressurreição.

Peça a um aluno que leia Atos 3:17–21 em voz alta, incluindo as alterações da Tradução de Joseph Smith no versículo 20 (ver nota de rodapé b). Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o convite de Pedro ao povo.

  • O que Pedro convidou o povo a fazer?

Para ajudar os alunos a entenderem a mensagem de Pedro, saliente que ele estava falando às pessoas que tinham pedido ou consentido na Crucificação de Jesus Cristo (ver Atos 3:14–15). Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Profeta Joseph Smith:

Imagem
Profeta Joseph Smith

“[Pedro] não disse a eles: ‘Arrependei-vos e sede batizados para a remissão de vossos pecados’, mas ele disse: ‘Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, quando vierem os tempos de refrigério pela presença do Senhor’ (Atos 3:19).

(…) Eles não podiam ser batizados para a remissão dos pecados, porque tinham derramado sangue inocente” (History of the Church [História da Igreja], vol. VI, p. 253).

Saliente a frase “quando vierem os tempos de refrigério pela presença do Senhor; e ele enviar Jesus Cristo” (versículos 19–20).

  • Você acha que essa frase se refere a que?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Esse tempo designado, esses tempos de refrigério, ocorrerá na Segunda Vinda do Filho do Homem, no dia em que o Senhor enviar Cristo novamente à Terra.

(…) É o dia em que ‘a Terra será renovada e receberá a sua glória paradisíaca’ (Regras de Fé 1:10). É o dia da ‘terra nova’ que Isaías viu (Isaías 65:17), na Terra que prevalecerá quando a iniquidade cessar, quando a era do Milênio se iniciar” (Conference Report, outubro de 1967, p. 43).

Imagem
A Segunda Vinda

No quadro, mostre a gravura A Segunda Vinda (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 66; ver também LDS.org). Escreva: Os tempos de refrigério como título, perto da gravura.

  • Como a Terra será refrigerada na Segunda Vinda de Jesus Cristo? (Ela será purificada da iniquidade.)

Saliente a frase “tempos da restauração de todas as coisas” (versículo 21).

  • O que você acha que significa os “tempos da restauração de todas as coisas”? (Você pode salientar Atos 3:21, nota de rodapé a, para ajudar os alunos a entenderem que isso se refere à Restauração do evangelho nos últimos dias. Jesus Cristo permaneceria no céu no período de apostasia, mas Ele retornaria à Terra para realizar a restituição, ou Restauração de todas as coisas pertinentes ao evangelho. Você também pode salientar que Pedro usou a frase os “tempos da restauração de todas as coisas” para descrever as circunstâncias em que Jesus Cristo visitaria a Terra antes da Segunda Vinda.)

  • Quando Jesus Cristo visitou a Terra como parte da Restauração do evangelho nos últimos dias? [Os alunos podem mencionar a aparição do Salvador na Primeira Visão de Joseph Smith (ver Joseph Smith—História 1:17) e no Templo de Kirtland (ver D&C 110:2–5).]

Imagem
A Primeira Visão

No quadro, mostre a gravura A Primeira Visão (Livro de Gravuras do Evangelho, 2009, nº 90; ver também LDS.org). Escreva: Os tempos da restauração de todas as coisas como título, perto da gravura.

  • De acordo com o versículo 21, quem, além de Pedro, havia falado sobre a Restauração do evangelho nos últimos dias? (Usando as próprias palavras, os alunos devem identificar a seguinte doutrina: Os profetas em todas as épocas falaram sobre a Restauração do evangelho nos últimos dias.)

Resuma Atos 3:22–26 explicando que Pedro testificou que Moisés e “todos os profetas, desde Samuel, e todos quantos depois têm falado” (versículo 24) de Jesus Cristo e advertiram das consequências de rejeitá-Lo (versículo 23).

Você pode concluir compartilhando seu testemunho de que Jesus Cristo veio à Terra como parte da Restauração do evangelho nos últimos dias e que Ele retornará na Segunda Vinda para purificar a Terra da iniquidade.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Atos 3:19–21

Para ajudar os alunos a entenderem como usar Atos 3:19–21 numa situação missionária, apresente a seguinte situação: Um pesquisador pergunta: “Onde na Bíblia diz que o evangelho seria restaurado nos últimos dias?”

Peça aos alunos que formem duplas. Peça a cada dupla que prepare uma resposta para essa pergunta usando Atos 3:19–21 e pelo menos mais uma passagem da Bíblia. Você pode incentivá-los a procurar no verbete “Restauração do Evangelho” no Guia para Estudo das Escrituras.

Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça a um aluno que faça o papel de pesquisador e a uma dupla que faça o papel de missionários diante da classe. Peça à dupla de alunos que estão atuando como missionários que compartilhe sua resposta preparada com o aluno que está fazendo o papel de pesquisador.

Comentários e Informações Históricas

Atos 3:6. “O que tenho isso te dou”

Quando servia como reitor de instrução religiosa na Universidade de Brigham Young, o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou:

“Pedro não tinha dinheiro, mas tinha riquezas: ‘o que ele tinha’ incluía todas as chaves do reino de Deus na Terra, o poder do sacerdócio de levantar os mortos, fé para fortalecer ossos e nervos, a mão direita forte de fraternidade cristã. Ele não podia dar prata nem ouro, mas podia dar aquilo que sempre se compra ‘sem dinheiro e sem preço’ (Isaías 55:1) — e ele deu” (“The Lengthening Shadow of Peter” [A Grandiosidade da Influência de Pedro], Ensign, setembro de 1975, p. 30).

Atos 3:7. “E tomando-o pela mão direita, o levantou”

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou que o relato de Pedro curando o homem coxo ilustra a verdade que os portadores do sacerdócio agem em nome de Jesus Cristo quando ministram bênçãos:

“Pedro não pediu ao Senhor que curasse o coxo; ele não orou a Deus para que Ele manifestasse sua graça virtuosa e restauradora sobre o coxo. Em vez disso — agindo em nome do Senhor e devido à autoridade do sacerdócio que ele possuía — ele mesmo ordenou que o milagre acontecesse. Pedro foi o servo do Senhor, Seu representante e agente; ele agiu no lugar e em nome de Cristo, fazendo o que o Mestre faria Se estivesse lá” (Doctrinal New Testament Commentary [Comentários Doutrinários do Novo Testamento], 3 vols., 1965–1973, vol. II, p. 46).

Essa verdade também é exemplificada em Doutrina e Convênios 36:2, em que o Senhor declarou: “E imporei sobre ti [Edward Partridge] minha mão, pela mão de meu servo Sidney Rigdon”.

O Presidente Harold B. Lee ensinou sobre outra importante verdade, usando o exemplo do comportamento de Pedro depois de curar o homem coxo pelo poder do sacerdócio:

“Agora, imaginem aquela nobre alma, o líder dos apóstolos, talvez com o braço sobre os ombros do homem, dizendo: ‘Meu bom homem, tenha coragem, vou dar alguns passos junto com você. Vamos caminhar juntos, e eu asseguro que você conseguirá andar, pois recebeu uma bênção pelo poder e pela autoridade que Deus concedeu a nós, seus servos’. Então, o homem saltou com alegria.

Não podemos erguer outra alma se não estivermos em terreno mais alto do que ela. Você precisa ter certeza, se for resgatá-la, de que sua conduta servirá de exemplo para o que você gostaria que ela fosse. Não podemos acender uma chama em outra alma a menos que ela esteja ardendo dentro de nossa própria alma” (“Stand Ye in Holy Places” [Permanecei em Lugares Santos], Ensign, julho de 1973, p. 123).