Biblioteca
Aula Semanal de Estudo no Lar: João 11–15 (Unidade 15)


Aula Semanal de Estudo no Lar

João 11–15 (Unidade 15)

Material de Preparação para o Professor do Seminário de Estudo no Lar

Resumo das Lições Diárias de Estudo no Lar

O seguinte resumo dos acontecimentos, princípios e das doutrinas que os alunos estudaram em João 11–15 (unidade 15) não se destina a ser usado em aula. A lição que você ensina concentra-se somente em alguns desses princípios e dessas doutrinas. Siga os sussurros do Espírito Santo ao ponderar sobre as necessidades de seus alunos.

Dia 1 (João 11)

Os alunos leram a história de como Jesus trouxe Lázaro de volta à vida e aprenderam estes princípios: Podemos decidir manter nossa fé em Jesus Cristo durante as provações. Jesus Cristo é a Ressurreição e a Vida. Se acreditarmos em Jesus Cristo, poderemos obter a vida eterna. Se decidirmos continuar a ter fé em Jesus Cristo durante as provações, nossa fé será confirmada e se tornará mais forte.

Dia 2 (João 12)

Nessa lição os alunos estudaram a história de quando Maria, irmã de Marta e Lázaro, ungiu os pés de Jesus, bem como a história da entrada triunfal do Salvador em Jerusalém. Além disso, estudaram as coisas que o Salvador ensinou em Jerusalém. Com esses ensinamentos do Salvador, aprenderam as seguintes verdades: Não bastam milagres para fazer-nos acreditar em Jesus Cristo. Se nos importarmos mais em agradar as outras pessoas do que em agradar a Deus, isso pode impedir-nos de admitir abertamente que acreditamos em Jesus Cristo e em Seu evangelho. Quem acredita em Jesus Cristo não precisa viver em trevas espirituais.

Dia 3 (João 13)

Os alunos leram a história da ocasião em que o Salvador lavou os pés dos apóstolos e, com ela, aprenderam as seguintes verdades: Se seguirmos o exemplo do Salvador e servirmos ao próximo, seremos mais felizes. Se amarmos uns aos outros como Jesus Cristo nos ama, as pessoas saberão que somos Seus discípulos.

Dia 4 (João 14–15)

Nessa aula, os alunos estudaram as coisas que o Salvador ensinou aos apóstolos antes de iniciar o Sacrifício Expiatório. Aprenderam que só por meio da Expiação de Jesus Cristo e de seguirmos o caminho que Ele apontou é que nos é possível entrar no reino do Pai Celestial. Além disso, aprenderam que manifestamos nosso amor a Jesus Cristo quando guardamos Seus mandamentos e que o Espírito Santo pode consolar-nos, ensinar-nos todas as coisas e fazer com que nos lembremos de todas as coisas. Ao estudar a alegoria da videira e das varas [ou ramos], aprenderam que se guardarmos os mandamentos permaneceremos no amor do Salvador e nossa alegria será completa.

Introdução

Esta lição ajuda os alunos a entender o que precisam fazer para voltar ao Pai Celestial. Além disso, nela, os alunos estudam o conselho do Senhor que se encontra em João 18 e, nesse processo, refletem sobre o que podem fazer para seguir o Senhor mais perfeitamente.

Sugestões Didáticas

João 14:1–14

O Salvador ensina aos apóstolos o que fazer para voltar ao Pai Celestial

Se possível, mostre um mapa de sua cidade e peça aos alunos que encontrem no mapa sua localização atual. Localize no mapa, outro lugar que os alunos conheçam. Peça-lhes que escrevam em um papel instruções de como ir de onde estão até esse outro lugar. Peça a um ou dois alunos que digam à classe o que escreveram.

Escreva Reino Celestial no quadro. Peça aos alunos que pensem nas instruções que dariam a alguém que quisesse saber como chegar ao Reino Celestial.

Lembre aos alunos que, na lição referente a João 14 que estudaram em casa, aprenderam uma verdade que pode ajudá-los a ver o caminho para voltar ao Pai Celestial e entrar em Seu reino. Explique-lhes que nesta lição estudarão melhor essa verdade.

Para ajudá-los a entender o contexto de João 14, lembre aos alunos que o Salvador comemorara a Páscoa com os apóstolos em acomodações no andar superior de uma casa em Jerusalém. Depois da ceia pascal, Jesus disse aos discípulos que em breve os deixaria (ver João 13:33).

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de João 14:1–5. Peça à classe que acompanhe a leitura à procura do que Jesus ensinou aos apóstolos para consolá-los.

Comente que na Tradução de Joseph Smith, João 14:3 diz: “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

  • O que Jesus ensinou aos apóstolos para consolá-los?

  • Na opinião de vocês, qual o significado da afirmação “na casa de meu Pai há muitas moradas”, em João 14:2?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Profeta Joseph Smith enquanto os demais prestam atenção para entender o que o profeta explicou quanto ao significado dessa afirmação.

Imagem
Profeta Joseph Smith

“[A frase] ‘Na casa de meu Pai há muitas moradas’ (…) devia ser: ‘No reino de meu Pai há muitos reinos’, para que sejais herdeiros de Deus e coerdeiros meus. (…) Há [moradas] para os que obedecem à lei celestial e há outras [moradas] para os que não foram perfeitos em cumprir essa lei, todo homem em sua própria ordem” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 229).

Você pode sugerir que os alunos anotem as palavras reino e reinos nas escrituras acima das palavras casa e moradas em João 14:2.

  • Que ensinamentos de João 14:1–4 podem ter servido de consolo aos apóstolos?

  • De acordo com o versículo 5, o que Tomé respondeu quando o Salvador disse que os apóstolos sabiam o caminho para o reino do Pai Celestial?

Peça a um aluno que leia João 14:6 em voz alta enquanto os demais acompanham a leitura para identificar o que Jesus respondeu a Tomé. Saliente que essa é uma passagem de domínio das escrituras.

  • O que Jesus respondeu a Tomé?

Desenhe um caminho no quadro. Em um extremo do caminho escreva Nós e no outro escreva Reino do Pai Celestial. Escreva o Caminho abaixo do caminho e saliente que essa expressão se refere à via que leva de um ponto ao outro.

  • Em que sentido o Salvador é o Caminho? (É possível que os alunos respondam que o Salvador nos mostra como precisamos viver para tornarmo-nos semelhantes a Deus e como agir para ser dignos de permanecer na presença do Pai Celestial).

Escreva a Verdade e a Vida no quadro abaixo das palavras “o Caminho”.

  • De que maneira Jesus Cristo é a Verdade? (Ele é a fonte de toda verdade e viveu em perfeita harmonia com toda a verdade.)

  • De que maneira Jesus Cristo é a Vida? [Ele nos possibilita sobrepujar a morte física, ressuscitar com um corpo físico imortal e vencer a morte espiritual para obter a vida eterna. Ele é “a luz que está em todas as coisas, que dá vida a todas as coisas” (D&C 88:13).]

Escreva as palavras Jesus Cristo é abaixo do caminho desenhado no quadro e ao lado das palavras “o Caminho”.

  • Tendo em mente o que acabamos de comentar e aquilo que vocês estudaram em casa, como vocês resumiriam o significado da afirmação do Salvador “ninguém vem ao Pai, senão por mim”? (João 14:6.) (Ainda que em outras palavras, os alunos precisam expressar esta verdade: Só por meio da Expiação de Jesus Cristo e de seguirmos o caminho que Ele apontou é que nos é possível entrar no reino do Pai Celestial.)

  • O que acontecerá se tentarmos seguir um caminho diferente daquele que o Salvador ensinou?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Élder Lawrence E. Corbridge, dos Setenta: Peça à classe que preste atenção para descobrir o que acontecerá se tentarmos seguir um caminho diferente daquele que o Salvador ensinou.

Imagem
Élder Lawrence E. Corbridge

“Jesus Cristo é o Caminho. Ele é a Luz e a Vida, o Pão e a Água, o Princípio e o Fim, a Ressurreição e a Vida, o Salvador do mundo, a Verdade e o Caminho.

Há um único caminho para a felicidade e a realização. Ele é o Caminho. Todo outro caminho, qualquer outro caminho, seja qual for, é insensatez. (…)

O caminho do Senhor não é difícil. A vida é difícil, mas o evangelho não. Há ‘oposição em todas as coisas’ [2 Néfi 2:11], em todo lugar, para todos. A vida é difícil para todos, mas também é simples. Temos apenas duas escolhas. Podemos seguir o Senhor e ser investidos de Seu poder e ter paz, luz, força, conhecimento, confiança, amor e alegria, ou podemos tomar outro caminho, qualquer outro, seja qual for, e andar sozinhos sem Seu apoio, sem Seu poder, sem orientação, na escuridão, com ansiedade, dúvida, angústia e desespero. Pergunto, qual é o caminho mais fácil? (…)

Há um único caminho para a felicidade e a realização. Jesus Cristo é o Caminho” (“O Caminho”, A Liahona, novembro de 2008, pp. 34, 36).

  • De acordo com o Élder Corbridge, o que acontecerá se não seguirmos o caminho do Salvador?

  • O que acontecerá se seguirmos o caminho do Salvador?

  • Qual é o caminho do Salvador? [Se necessário, lembre aos alunos que para seguir o caminho do Salvador precisamos desenvolver fé Nele e no Pai Celestial; receber as ordenanças de salvação (como, por exemplo, o batismo e as ordenanças do templo) e perseverar tendo fé e obediência até o fim.]

Peça aos alunos que pensem em ocasiões nas quais foram abençoados por seguir o caminho do Salvador. Peça a alguns deles que relatem uma dessas experiências.

Incentive os alunos a refletirem e avaliarem como se estão saindo em seguir o caminho do Salvador. Peça-lhes que pensem em algo que possam fazer para seguir o Salvador mais perfeitamente e que façam a meta de colocar isso em prática.

Para resumir João 14:7–14, comente que o Salvador ensinou aos apóstolos que um dos objetivos pelos quais Ele viera à Terra era o de, por meio de Suas palavras e ações, revelar a verdadeira natureza do Pai Celestial. Além disso, Ele prometeu que os apóstolos teriam poder de realizar coisas grandiosas.

Próxima Unidade (João 16–21)

Peça aos alunos que procurem respostas para as seguintes perguntas durante o estudo do evangelho de João: O que Jesus disse à própria mãe quando estava na cruz? Quem foi a primeira pessoa a quem Jesus Cristo apareceu depois da Ressurreição? Quem não acreditou na palavra das pessoas que testificaram que Jesus havia ressuscitado? Peça aos alunos que imaginem o que o Salvador diria aos discípulos que foram testemunhas Dele e de Sua Ressurreição, mas que, depois, resolveram voltar à antiga profissão em vez de pregar o evangelho. Peça-lhes que, na próxima unidade, descubram o que o Salvador disse a esses discípulos.