Seminário
Unidade 29: Dia 2, Doutrina e Convênios 133:36–74


Unidade 29: Dia 2

Doutrina e Convênios 133:36–74

Introdução

Esta é a segunda lição que aborda a revelação registrada em Doutrina e Convênios 133. O profeta Joseph Smith recebeu essa revelação no dia 3 de novembro de 1831. Ela responde às perguntas dos missionários a respeito da pregação do evangelho e da coligação de Israel. Também descreve a Segunda Vinda do Senhor e o que precisamos fazer para nos prepararmos para ela.

Doutrina e Convênios 133:36–40

O Senhor declara que o evangelho restaurado deve ser pregado a todo o mundo

Imagem
sísteres missionárias
  1. No diário de estudo das escrituras, escreva alguns de seus sentimentos ao refletir sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Você se sente feliz e esperançoso de ver o Salvador no momento de Sua Segunda Vinda? Como nossa preparação para a Segunda Vinda pode ajudar-nos a vencer o medo?

A Segunda Vinda de Jesus Cristo será uma experiência agradável e maravilhosa para algumas pessoas e uma experiência assombrosa para outras — dependendo de sua preparação e de sua dignidade pessoal.

Estude Doutrina e Convênios 133:36–39 e identifique as evidências de que o Salvador deseja que todas as pessoas estejam preparadas para a Segunda Vinda.

Temos o papel de ajudar a preparar a Terra para a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Com base em Doutrina e Convênios 133:37–38, complete a seguinte verdade: Como servos de Deus, podemos ajudar a preparar as pessoas para a Segunda Vinda ao .

De acordo com o versículo 38, devemos proclamar o evangelho “em alta voz”. O que vocês acham que isso significa?

Leia Doutrina e Convênios 133:40 e procure outra coisa que os servos de Deus farão antes da Segunda Vinda de Jesus Cristo. O que esse versículo sugere sobre como os justos se sentem em relação à vinda do Salvador?

No versículo 40, que palavras mostram o desejo dos justos de ver o Senhor em Sua Segunda Vinda? Você pode marcar essas palavras em suas escrituras.

Doutrina e Convênios 133:41–56

Jesus Cristo descreve Sua Segunda Vinda

Estude Doutrina e Convênios 133:41–45 e identifique as bênçãos que receberão os que oram e aguardam a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Marque o que encontrar.

Com o versículo 45, aprendemos que o Senhor preparou bênçãos grandiosas para os que esperam por Ele. Você pode escrever esse princípio em suas escrituras.

Enquanto lê a seguinte declaração do élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, sublinhe o que precisamos fazer para esperar fielmente o Senhor:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

Jamais, em nenhum momento ou circunstância, devemos deixar o medo e o mestre do medo (o próprio Satanás) nos desviarem de nossa fé e de uma vida digna. Sempre houve preocupações quanto ao futuro. Todos os jovens ou jovens casais de todas as gerações tiveram que andar pela fé num mundo sempre marcado por incertezas — desde Adão e Eva em seus primeiros passos vacilantes para fora do Jardim do Éden. Mas está tudo bem. Este é o plano. Tudo acabará bem. Tenham fé. Deus está no comando. Ele conhece vocês individualmente e sabe quais são suas necessidades. (…)

Deus espera que você tenha fé, determinação e confiança suficiente Nele para seguir em frente, vivendo e tendo alegria. Na verdade, Ele não espera que você enfrente simplesmente o futuro (isso soa desagradável e estoico), mas espera que possa abraçar e moldar o futuro— que possa amar e ter alegria nele e deleitar-se em suas oportunidades.

Deus espera ansiosamente pela oportunidade de responder suas orações e de realizar seus sonhos, como sempre esperou. Mas Ele não pode fazer isso se você não orar e não sonhar. Em resumo: Ele não pode fazer nada se você não acreditar” (“Terror, Triumph, and a Wedding Feast” [Terror, triunfo e um banquete nupcial], discurso no serão da Universidade Brigham Young, 12 de setembro de 2004, p. 3; speeches.byu.edu).

Pondere a seguinte pergunta: Todas as pessoas saberão quem Jesus Cristo é no momento de Sua Segunda Vinda? Leia Doutrina e Convênios 133:46–47 e procure uma resposta a essa pergunta.

Leia Doutrina e Convênios 133:48–49 e identifique uma descrição da aparência de Jesus Cristo no momento de Sua Segunda Vinda.

Para entender o simbolismo das roupas vermelhas do Salvador, é útil saber o significado do termo “lagar de vinho” no versículo 48. Um lagar de vinho também é chamado de lagariço, que é um balde grande repleto de uvas. As pessoas pisavam nas uvas, retirando o suco delas para que ele pudesse ser colocado em recipientes. Quando as pessoas amassavam as uvas, o suco geralmente manchava suas roupas de vermelho escuro.

Imagem
pessoas pisando nas uvas

As uvas eram pisoteadas em um lagar de vinho ou lagariço.

Estude Doutrina e Convênios 133:48–51. Nesses versículos aprendemos a respeito da justiça e vingança do Senhor em Sua Segunda Vinda.

Na analogia do lagar de vinho, as uvas representam os iníquos, que serão destruídos no momento da Segunda Vinda do Salvador. Suas roupas vermelhas podem ser vistas como um símbolo de Sua justiça.

Leia Doutrina e Convênios 133:52–53 e identifique o que os justos vão lembrar e mencionar “[no] ano de meus remidos” (D&C 133:52). Você pode marcar o que encontrar.

  1. No diário de estudo das escrituras, escreva sobre os momentos em que sentiu a benignidade do Senhor.

Leia Doutrina e Convênios 133:54–56 e identifique o que acontecerá aos santos justos que morrerem antes da Segunda Vinda.

Doutrina e Convênios 133:57–74

O evangelho é pregado para preparar a Terra para a Segunda Vinda de Jesus Cristo

Examine Doutrina e Convênios 133:57–62 e identifique o motivo pelo qual o evangelho precisa ser pregado antes da Segunda Vinda do Senhor.

Ao aprender o evangelho e vivê-lo, você estará preparado para a Segunda Vinda. Doutrina e Convênios 133:62 mostra outra bênção que você pode receber. Consulte esse versículo para completar a seguinte declaração: Ao que e se santifica será dada .

Você pode notar uma relação entre o princípio do versículo 62 e o princípio que identificou anteriormente no versículo 45 que o Senhor preparou bênçãos grandiosas para os que esperam por Ele.

  1. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: Qual é a relação do princípio citado no versículo 62 com o princípio que você identificou no versículo 45?

Em Doutrina e Convênios 133:63–74 lemos o que acontecerá aos que não se arrependerem e não se prepararem para a Segunda Vinda. Algumas das consequências incluem o fato de serem afastados do Senhor e “entregues às trevas” (D&C 133:72).

  1. Releia Doutrina e Convênios 133:66–67, 70–71 que contém as palavras do Senhor para as pessoas que não O recebem. Em seguida, no diário de estudo das escrituras, resuma as escolhas das pessoas descritas nesses versículos.

Para os que tiveram a oportunidade de receber o Senhor, mas não O recebeu, a Segunda Vinda será um período de tristeza. Mas, se aceitarmos o convite do Senhor de recebê-Lo, obedecermos à Sua voz, acreditarmos em Seus servos e os recebermos, a Segunda Vinda será um dia glorioso para nós.

  1. Imagine que o Salvador tenha voltado hoje à Terra. Você se regozijaria em Sua presença com aqueles que esperaram por Ele? No diário de estudo das escrituras, escreva uma coisa que fará para que a Segunda Vinda do Salvador seja uma experiência agradável para você.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 133:36–74 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: