Seminário
Unidade 9: Dia 2, Doutrina e Convênios 38


Unidade 9: Dia 2

Doutrina e Convênios 38

Introdução

Em dezembro de 1830, o Senhor deu o mandamento aos membros da Igreja de se reunirem em Ohio (ver D&C 37). Em 2 de janeiro de 1831, os santos de vários ramos em Nova York se reuniram para a terceira conferência da Igreja. A revelação em Doutrina e Convênios 38 foi recebida durante a conferência; nessa revelação o Senhor incentivou os santos e ajudou-lhes a compreender o Seu mandamento de irem para Ohio.

Doutrina e Convênios 38:1–7

Jesus Cristo diz aos Seus santos que Ele está no meio deles

Já percebeu que alguns mandamentos podem ser mais fáceis de obedecer e outros mais difíceis? Faça uma lista de alguns dos mandamentos que você acha que são mais fáceis de obedecer:

Imagem
Livreto Para o Vigor da Juventude

Agora, pondere sobre quais mandamentos devem ser mais difíceis de obedecer e por quê.

Durante uma conferência da Igreja em janeiro de 1831, alguns dos santos de Nova York perguntaram sobre o mandamento de se mudarem para Ohio. Pense por que deve ter sido difícil para alguns desses membros da Igreja obedecer a esse mandamento.

Alguns dos santos em Nova York estavam relutantes em trocar suas fazendas prósperas e sua situação confortável pelas incertezas de um novo lugar. Além disso, alguns encararam a perspectiva de perder dinheiro na venda de suas propriedades, se é que poderiam vendê-las.

Em resposta às preocupações dos santos, Joseph Smith orou para saber mais sobre o mandamento de reunir-se em Ohio e recebeu a revelação em Doutrina e Convênios 38. Quando estudar essa revelação, você aprenderá verdades que poderão ajudá-lo a seguir todos os mandamentos de Deus com boa vontade, mesmo aqueles que são mais difíceis de obedecer.

Leia Doutrina e Convênios 38:1–3 e procure os princípios que você pode aprender sobre Jesus Cristo. (Você pode marcar o que aprendeu em suas escrituras ou anotar em seu diário de estudo das escrituras.)

Um princípio importante que aprendemos no versículo 2 é que Jesus Cristo conhece todas as coisas. Pense em como o fato de compreender esse princípio pode ter ajudado esses santos que tiveram dificuldades em obedecer ao mandamento de deixarem Nova York e se mudarem para Ohio.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva algumas palavras sobre como esse princípio também poderá ajudá-lo nos momentos em que tiver dificuldade em obedecer a certos mandamentos que o Senhor deu.

Antes de receber essa revelação, o profeta Joseph Smith tinha trabalhado na tradução inspirada da Bíblia e recebeu o que está registrado atualmente em Moisés 6–7 na Pérola de Grande Valor. Esses capítulos relatam sobre o profeta Enoque e seu povo que era chamado Sião devido à sua retidão.

Leia Doutrina e Convênios 38:4 e procure as coisas que o Senhor fez por Enoque e seu povo. Pode ser útil saber que, quando o Senhor declarou “meu próprio seio”, Ele estava-Se referindo a Sua presença.

No final do versículo 4, o que o Salvador disse ter feito por aqueles que creram em Seu nome?

Reflita sobre como esse conhecimento de que Jesus Cristo intercede junto ao Pai Celestial em favor daqueles que creem Nele pode ajudar quem está com dificuldades para continuar perseverando.

Leia Doutrina e Convênios 38:5–7 e procure o que Jesus Cristo disse sobre onde Ele está.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como a crença nos princípios ensinados em Doutrina e Convênios 38:7 ajudam a trazer-lhe consolo e coragem?

Doutrina e Convênios 38:8–12

O Senhor descreve quem vai suportar Sua Segunda Vinda

Quando o Salvador estava ajudando os santos de Nova York a entender a importância de se reunirem em Ohio, Ele falou sobre Sua Segunda Vinda.

Imagem
A Segunda Vinda

Leia Doutrina e Convênios 38:8–10 e procure o que o Senhor revelou sobre Sua Segunda Vinda. Pode ser útil saber que aqueles que “[suportarão] esse dia” (D&C 38:8) da Segunda Vinda serão aqueles que, em vez de serem destruídos, permanecerão na Terra com o Salvador em Sua vinda. Pondere sobre como as palavras do Senhor nos versículos 8–10 podem ajudá-lo a compreender a importância de ser purificado e limpo antes da Segunda Vinda.

Leia Doutrina e Convênios 38:11–12 para saber mais sobre algumas situações que estarão ocorrendo na Terra antes da Segunda Vinda. A imagem de anjos aguardando para “ceifar a Terra” é uma referência a parábola do joio e do trigo contada pelo Salvador (ver Mateus 13:24–30; D&C 86:1–7), na qual o trigo (que simboliza os justos) é colhido antes que o joio (que simboliza os iníquos) seja colhido e queimado.

Pense no que você pode fazer para se preparar melhor para “suportar o dia” da Segunda Vinda de Jesus Cristo e não estar entre o joio.

Doutrina e Convênios 38:13–33

Jesus Cristo explica porque deu o mandamento aos membros da Sua Igreja de se reunirem em Ohio

Pense em um momento em que você sentiu que estava em perigo física ou espiritualmente. Que advertências o ajudaram a perceber que estava em perigo?

O Senhor advertiu os santos sobre os perigos que encontrariam caso permanecessem em Nova York. Observe a última frase de Doutrina e Convênios 38:12. O que o Senhor ensinou sobre o inimigo dos santos?

Leia Doutrina e Convênios 38:13, 28–29 e procure as intenções do inimigo reunido. Aprendemos com esses versículos que o Senhor pode advertir-nos dos perigos. Tais advertências podem vir por meio dos sussurros do Espírito Santo ou por meio dos ensinamentos dos servos do Senhor, incluindo discursos das conferências gerais.

  1. Quando você ou alguém que conheça foi avisado pelo Senhor de perigos físicos ou espirituais? Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre alguma advertência que você, um membro de sua família ou um amigo recebeu do Senhor e como você reagiu a ela (ou gostaria de ter reagido) ou como o membro da família ou amigo reagiu a essa advertência.

Leia Doutrina e Convênios 38:14–15, 30 e procure as coisas que o Senhor disse aos santos que fizessem. A partir do que você aprendeu com o final do versículo 30, complete o seguinte princípio: Se estivermos , então .

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Por que você acha que a preparação nos dá confiança em momentos de adversidade ou perigo?

    2. O que você pode fazer para estar preparado para agir contra os esforços do adversário em prejudicá-lo?

Lembre-se de que alguns dos santos em Nova York questionaram porque foram ordenados a ir para Ohio. Leia Doutrina e Convênios 38:16, 31–33 e identifique como os santos seriam abençoados se obedecessem a esse mandamento.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Como o mandamento de mudar-se de Nova York para Ohio foi dado para a salvação física dos santos?

    2. Como o mandamento de reunir-se em Ohio implicaria na salvação espiritual dos santos?

A partir desses versículos, aprendemos que o Senhor não apenas nos alerta do perigo, mas que Ele também nos dá mandamentos para a nossa proteção.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva algumas palavras explicando como o fato de guardarmos os mandamentos pode nos proteger tanto física como espiritualmente.

Doutrina e Convênios 38:34–42

São dados mandamentos à Igreja a respeito da coligação em Ohio

Doutrina e Convênios 38:34–42 contém mandamentos e conselhos que ajudariam os santos na mudança para Ohio. A única fonte de sustento de muitos dos santos vinha de suas fazendas. Com tantos membros da Igreja colocando suas propriedades à venda ao mesmo tempo, a demanda de terra aumentou repentinamente. Com tantas opções disponíveis, os compradores podiam comprar as fazendas dos santos por valores muito abaixo do normal.

Leia Doutrina e Convênios 38:37, 39 e procure o conselho que o Senhor deu aos santos em relação a suas fazendas e riquezas. Pense no quanto ter fé nas promessas eternas do Senhor pode nos ajudar a obedecer aos Seus mandamentos, mesmo quando tal obediência exigir sacrifício de nossa parte.

Muitos dos santos em Nova York foram obedientes à ordem do Senhor e fizeram grandes sacrifícios para se reunirem em Ohio.

  1. No início da lição de hoje, foi pedido que você pensasse em alguns mandamentos que podem ser mais difíceis de obedecer do que outros. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre como entender os princípios que aprendeu nesta lição pode ajudá-lo a ter a fé e a confiança de que necessita para obedecer a esses mandamentos.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 38 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: