Seminário
Unidade 12: Dia 4, Doutrina e Convênios 53–56


Unidade 12: Dia 4

Doutrina e Convênios 53–56

Introdução

Em junho de 1831, o profeta Joseph Smith recebeu as revelações registradas em Doutrina e Convênios 53–55. As revelações continham as instruções do Senhor para alguns membros da Igreja que moravam em Ohio, mas que em breve se mudariam para o Missouri. O Senhor falou a Sidney Gilbert, Newel Knight e William W. Phelps nessas revelações e por meio delas deu instruções específicas referentes às suas designações na Igreja e seus talentos.

Doutrina e Convênios 53

O Senhor chama Sidney Gilbert para ser um élder e para viajar com Joseph Smith para o Missouri

Depois de Sidney Gilbert saber que seu nome não estava na lista de missionários chamados para viajar até o Missouri (ver D&C 52:22–32), ele procurou o profeta Joseph Smith e perguntou qual era a vontade do Senhor em relação a ele. Joseph perguntou ao Senhor e recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 53. Na revelação, o Senhor instruiu o irmão Gilbert a ser ordenado ao ofício de élder e a atuar como um agente do bispo Edward Partridge. A função do irmão Gilbert como agente do bispo é explicada mais detalhadamente em Doutrina e Convênios 57:6–10, 15. O Senhor também deu o mandamento a Sidney Gilbert de ir ao Missouri com Joseph Smith e Sidney Rigdon.

Reflita sobre a seguinte experiência de uma moça que também desejava saber a vontade do Senhor em relação a ela:

“Aleisha Cramer recebeu as respostas às suas orações na China. A resposta foi simples apesar de a solução ser difícil. Ela deveria abrir mão de seus sonhos de vida, retornar para sua terra natal e ter a vida de uma universitária comum. A resposta a surpreendeu, mas ela tinha o desejo de fazer as coisas que o Senhor tinha lhe revelado.

Aleisha (…) se tornou uma jogadora de futebol muito bem-sucedida. Ela realizou a maioria de suas metas e se esforçou para ser convocada para a seleção de futebol feminino dos Estados Unidos, o que lhe daria a chance de jogar na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos de 2004.

Imagem
Aleisha Cramer

Ela conseguiu tudo o que queria. Mas, ainda assim, não estava feliz.

‘Eu tinha tudo’, disse Aleisha. ‘Tinha uma boa família. Tinha amigos. Estava estudando na BYU. Estava jogando muito bem pela seleção nacional. Mas, como eu ainda sentia um grande vazio, mesmo tendo obtido sucesso suficiente até para jogar na Copa do Mundo?’

Depois disso, numa certa noite em que estava na China para jogar partidas amistosas, Aleisha acordou chorando. Ela teve um sentimento terno e agradável. ‘Lembro-me de ter colocado a mão no coração e de ter pensado em coisas como: ‘Você precisa deixar a seleção. Não é bom descumprir o Dia do Senhor. Será bom tomar um rumo diferente. Tudo vai dar certo’.’ Ela descreve como se sentiu por estar cheia do Espírito e como essa experiência se repetiu por várias noites seguidas.

Apesar de ter sido membro da Igreja pela vida inteira, o interesse dela no evangelho estava crescendo. Ela estava lendo as escrituras por pelo menos 30 minutos diariamente e havia notado que suas orações estavam mudando. Ela estava perguntando ao Senhor o que Ele desejava que ela fizesse. E quando estava na China, recebeu a resposta.

‘Nunca havia sentido algo como consolo e calor antes. Gostaria de ter experiências assim sempre que tivesse perguntas. Tudo pareceu tão claro. Fazia tanto sentido para mim.’

Aleisha agiu de acordo com a inspiração que recebeu. Ela disse: ‘Quando temos uma inspiração, precisamos agir imediatamente. Se eu tivesse dito: ‘Sim, está bem. Como quero muito jogar na Copa do Mundo, vou sair depois de alcançar esse objetivo’. Se tivesse feito isso, talvez as coisas não tivessem acontecido como deveriam.’ (…)

O fato de Aleisha não ter permanecido na seleção americana deu a ela mais tempo para experimentar coisas novas. Foi nessa época que ela começou a namorar um rapaz que a estava ensinando a tocar violão e, algum tempo depois, eles foram selados no templo.

‘Tenho certeza de que eu estava preparada para essa mudança que começou na China. Abri mão de algo para conseguir algo ainda melhor’, disse Aleisha.

(…) Ela ainda quer trabalhar muito, mas agora o trabalho vai ser feito em prol de sua própria família.

Aleisha está ouvindo o melhor de todos os técnicos, seu Pai Celestial, que pode guiá-la, orientá-la e servir de inspiração. Como Aleisha disse: ‘O Senhor conhece cada um de nós. É tão bom saber e prestar testemunho disso’” (Janet Thomas, “The Playmaker”, New Era, novembro de 2003, pp. 21, 23).

Pondere sobre maneiras como você pode receber orientação do Senhor sobre sua vida.

Doutrina e Convênios 54

O Senhor instrui Newel Knight a liderar os santos de Colesville até o Missouri

Em abril de 1831, Newel Knight liderou um grupo de santos que saiu de Colesville, Nova York, para se juntar aos santos em Ohio. No mês de maio, o profeta Joseph Smith instruiu o bispo Edward Partridge a estabelecer esses santos em Thompson, Ohio, nas terras que Leman Copley tinha feito convênio de (ou prometido) doar para atender esse propósito. Eles fizeram plantações em Thompson e começaram a fazer melhorias na propriedade. Mas, quando trabalharam juntos para melhorar a terra, começaram a se tornar egoístas e gananciosos. A situação deles piorou quando Leman Copley retornou da missão em que pregou para os shakers (ver D&C 49) e começou a duvidar de sua fé. Ele rejeitou seu testemunho do evangelho restaurado e ordenou que os santos deixassem as terras. Ele também cobrou 60 dólares daquelas pessoas. Como Leman quebrou seu convênio, esses santos não tinham para onde ir. Newel Knight e outros perguntaram ao profeta o que deveriam fazer.

Leia Doutrina e Convênios 54:1–3 e marque que coisas o Senhor desejava que esses santos fizessem para melhorar sua condição. Depois pondere as perguntas a seguir: Por que você acha que o arrependimento e a humildade ajudariam esses santos?

Leia Doutrina e Convênios 54:6 e marque a bênção que foi dada àqueles que guardaram o convênio de consagrar suas propriedades.

Com base nos ensinamentos do Senhor em Doutrina e Convênios 54:1–6, complete o seguinte princípio: Se guardarmos nossos convênios e obedecermos aos mandamentos do Senhor, obteremos .

Cada bênção que recebemos é um ato de misericórdia do Senhor. Um exemplo da misericórdia do Senhor é quando Ele nos perdoa de nossos pecados. Quando guardamos os convênios que fazemos no batismo e obedecemos aos mandamentos de Deus, receberemos não apenas misericórdia nesta vida, mas teremos a misericórdia conosco no Juízo Final.

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou algumas maneiras como o Senhor nos oferece misericórdia quando guardamos nossos convênios:

Imagem
Élder David A. Bednar

“As ternas misericórdias do Senhor são bênçãos muito pessoais e individuais. Elas são força, proteção, segurança, orientação, ternura, consolo, apoio e dons espirituais que recebemos do Senhor Jesus Cristo, por causa Dele e por Seu intermédio. (…)

As ternas misericórdias do Senhor não ocorrem ao acaso ou por mera coincidência. A fidelidade, a obediência e a humildade convidam as ternas misericórdias a virem à nossa vida e é frequentemente o sincronismo do Senhor que nos permite reconhecer e guardar na lembrança essas importantes bênçãos” (“As ternas misericórdias do Senhor”, A Liahona, maio de 2005, p. 99).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre algumas bênçãos que sentiu ter recebido do Senhor recentemente devido a sua fidelidade aos convênios e à obediência aos mandamentos Dele.

Em Doutrina e Convênios 54:7–10, lemos que, após esses santos perderem seus lares na propriedade de Leman Copley, o Senhor ordenou-os que viajassem para o Missouri. Eles deveriam designar alguém para pagar pelas despesas feitas durante a viagem e trabalhar pelo seu sustento até que o Senhor houvesse preparado um lugar para eles morarem. O Senhor também lhes aconselhou que fossem pacientes nas tribulações.

Doutrina e Convênios 55

O Senhor chama William W. Phelps para ajudar na edição e publicação de materiais da Igreja

Pense em alguns de seus talentos ou algumas de suas habilidades. Agora, pense em alguns talentos ou algumas habilidades de um dos seus amigos. Devido à diversidade de habilidades que temos, podemos ajudar na obra do Senhor de maneiras diferentes. Deus pode usar nossos talentos, nossas habilidades e aptidões para abençoar Seus filhos. William W. Phelps é um exemplo desse princípio. Antes de chegar a Kirtland, Ohio, ele comprou uma cópia do Livro de Mórmon duas semanas após ele ter sido colocado à venda. Isso o conduziu a sua conversão.

Leia o cabeçalho da seção 55 de Doutrina e Convênios e procure habilidades ou aptidões de William W. Phelps. Depois, leia Doutrina e Convênios 55:4 e procure outro talento que ele tem. O Senhor chamou o irmão Phelps para usar seus talentos e suas habilidades a fim de ajudar a escrever e imprimir os materiais da Igreja no Missouri (ver D&C 55:5). Os esforços do irmão Phelps no Missouri abençoaram a Igreja de várias maneiras.

Imagem
William Phelps e Joseph Smith na gráfica
  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Você já viu o Senhor usar os talentos e as habilidades de algumas pessoas para abençoar outras?

    2. Como nossos talentos ou nossas habilidades abençoam, elevam outras pessoas e ajudam a obra do Senhor a seguir adiante?

Doutrina e Convênios 56:1–13

O Senhor revoga o chamado missionário de Ezra Thayre e o adverte a se arrepender

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras sobre uma pessoa que conhece e que abriu mão de algo importante a fim de obedecer a um mandamento. (Os exemplos podem incluir pessoas fazendo sacrifícios para se filiar à Igreja, para servir missão ou para obedecer a certos padrões da Igreja.)

Ezra Thayre foi designado a viver e trabalhar com Joseph Smith Sênior na fazenda de Frederick G. Williams em Kirtland, Ohio. Além de trabalhar na fazenda, Ezra também ajudou a pagar parte da dívida relacionada a essa propriedade. Quando foi chamado para servir missão no Missouri com Thomas B. Marsh (ver D&C 52:22), ele exigiu uma documentação que lhe garantisse posse de uma porção de terra da Igreja, a qual ele se sentia no direito de reclamar para si. Devido a suas preocupações com sua propriedade e seu dinheiro, Ezra Thayre não estava preparado para viajar em missão quando Thomas estava pronto para partir, então Thomas recorreu ao profeta Joseph Smith para perguntar o que ele, Thomas, deveria fazer.

Na revelação registrada em Doutrina e Convênios 56, o Senhor revogou o chamado missionário de Ezra Thayre e designou um novo companheiro para o irmão Marsh. O Senhor alertou em relação ao orgulho e ensinou aos santos que Ele tem coisas reservadas a eles maiores do que terras e dinheiro.

Leia Doutrina e Convênios 56:3–5 e procure o motivo que levou Ezra Thayre a não viajar com Thomas B. Marsh para o Missouri. À medida que ler, pode ser útil saber que a palavra revogar significa anular ou cancelar. O que Ezra perdeu por não estar preparado para ir com o irmão Marsh?

Doutrina e Convênios 56:4 ensina que o Senhor pode ordenar ou revogar um mandamento como Ele julgar conveniente. Você pode marcar as palavras ou frases que indicam esse princípio.

Os exemplos a seguir foram extraídos das escrituras e da história da Igreja e eles mostram o Senhor dando ou revogando uma ordem:

  • Depois de o Senhor oferecer a lei maior a Moisés e seu povo, os filhos de Israel se rebelaram e começaram a adorar um bezerro de ouro. Assim, o Senhor deu a lei menor. (Ver Tradução de Joseph Smith, Êxodo 32:14; 33:20; 34:1–2 no apêndice da Bíblia.)

  • Durante o ministério do Salvador na Terra, Ele disse aos apóstolos que pregassem apenas para os judeus (ver Mateus 10:5). Pouco após a morte do Salvador, Pedro recebeu uma revelação que indicou o início da pregação do evangelho aos povos de todas as nações (ver Mateus 28:19).

  • Nesta dispensação, o Senhor ordenou a alguns dos primeiros santos que praticassem o casamento plural. O profeta Joseph Smith e muitos outros líderes da Igreja acharam esse mandamento difícil, mas obedeceram a ele. Anos depois, o presidente Wilford Woodruff, após receber uma revelação, publicou uma declaração por escrito — O Manifesto — que foi aceita e autorizada pela Igreja em 6 de outubro de 1890. Isso fez com que a prática do casamento plural cessasse na Igreja (ver Declaração Oficial 1).

Leia Doutrina e Convênios 56:8–11 e procure as coisas que o Senhor ordenou que Ezra Thayre fizesse depois de seu chamado missionário ser revogado. Felizmente, Ezra escolheu se arrepender e sete meses depois ele foi novamente chamado a servir missão, tendo Thomas B. Marsh como companheiro (ver D&C 75:31).

Doutrina e Convênios 56:14–20

O Senhor adverte os santos em relação à cobiça e ao coração cheio de orgulho

Algumas vezes as pessoas acham que o orgulho é uma característica encontrada apenas no coração dos ricos. No entanto, isso nem sempre é verdade, como você aprenderá nos versículos a seguir.

Leia Doutrina e Convênios 56:16–17 e procure como um coração que não se arrepende pode se manifestar tanto em pessoas ricas como em alguém que é pobre. Você pode marcar o que encontrar. Pondere sobre como o orgulho e a ganância podem ser traços comuns tanto de ricos quanto de pobres.

Leia Doutrina e Convênios 56:18 e procure a descrição feita pelo Senhor sobre o coração e o espírito daqueles que serão abençoados. Use as notas de rodapé para entender algumas das palavras que o Senhor usou.

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: “Ao buscar a bênção da conversão, você pode oferecer ao Senhor a dádiva de seu coração quebrantado ou arrependido e seu espírito contrito ou obediente. Na verdade, trata-se da sua própria dádiva: o que você é e em que vai se tornar” (“Quando te converteres”, A Liahona, maio de 2004, p. 11).

Leia Doutrina e Convênios 56:19–20 e procure as bênçãos que o Senhor prometeu às pessoas de coração humilde. Pode ser útil saber que o “galardão” do Senhor significa que Ele retribuirá cada ato bondoso e cada maldade que já foi feita.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Como as bênçãos descritas em Doutrina e Convênios 56:18–20 podem ser comparadas à propriedade e ao dinheiro com os quais Ezra Thayre e outros santos demonstravam ter grande preocupação?

    2. O que você pode fazer para ter o tipo de bondade que receberá as bênçãos listadas nesses versículos?

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 53–56 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: