Seminário
Unidade 11: Dia 1, Doutrina e Convênios 45:1–15


Unidade 11: Dia 1

Doutrina e Convênios 45:1–15

Introdução

A Igreja continuou a crescer em Kirtland, Ohio, da mesma maneira que também crescia a oposição e os falsos relatos sobre a Igreja. A revelação encontrada em Doutrina e Convênios 45, recebida em março de 1831, trouxe regozijo aos santos que estavam sofrendo discriminação por parte de outros moradores locais. Você estudará Doutrina e Convênios 45 em duas lições. Na primeira parte dessa revelação, Jesus Cristo testifica de Seu papel como Filho de Deus. Ele também falou da cidade de Enoque.

Doutrina e Convênios 45:1–5

Jesus Cristo testifica de Seu papel como Filho de Deus

A quem você pede conselhos nos momentos em que passa por grandes desafios ou decisões difíceis? Que qualidades essa pessoa possui que fazem com que confie nela ao ponto de compartilhar seus sentimentos e ouvir seus conselhos?

Somos mais suscetíveis a ouvir conselhos de pessoas que se preocupam conosco pessoalmente ou que tiveram êxito no assunto em questão. A revelação registrada em Doutrina e Convênios 45 veio em uma época na qual os santos dos últimos dias e outros estavam ouvindo e lendo mensagens conflitantes a respeito da Igreja. Leia o cabeçalho da seção 45 de Doutrina e Convênios e procure as circunstâncias que os santos estavam enfrentando quando o Senhor lhes deu essa revelação.

Preste atenção na palavra escutai em Doutrina e Convênios 45:1. Você pode marcá-la. Escutar, nesse contexto, significa ouvir atentamente e se relaciona a ouvir e obedecer. Quando escutamos o Senhor verdadeiramente, seguimos Seus conselhos e mandamentos. No início dessa revelação, o Senhor fez declarações sobre alguns de Seus papéis e sobre Seus esforços em nos ajudar. À medida que lemos essas declarações, podemos encontrar motivos para escutar Suas palavras. Observe atentamente os verbos escutar e ouvir nos versículos estudados na lição de hoje.

Leia Doutrina e Convênios 45:1 e procure o que Jesus Cristo disse sobre Si mesmo. Você pode marcar o que encontrar.

Como o fato de aceitar Jesus Cristo como o Criador da Terra para a qual fomos enviados nos ajuda a escutar as coisas que Ele fala?

Leia Doutrina e Convênios 45:2–3 e identifique motivos complementares para escutar o Salvador. Observe o tom de urgência expressado no versículo 2. Devemos ouvir o Salvador enquanto temos tempo para realizar o que Ele nos diz.

Doutrina e Convênios 45:3 nos ensina que Jesus Cristo é nosso advogado junto ao Pai Celestial. Observe a palavra é em Doutrina e Convênios 45:3. Você consegue entender a diferença entre afirmar que “Jesus Cristo será nosso advogado” e que “Jesus Cristo é nosso advogado”? O Salvador não vai apenas pleitear nossa causa no Juízo Final porque Ele atua como nosso advogado diariamente quando oramos ao Pai Celestial, arrependemo-nos e buscamos ter o Espírito conosco. Pondere a respeito das maneiras como você necessita de Jesus Cristo como seu Advogado em seu cotidiano.

Para ajudar a entender a palavra advogado e a relação entre um advogado e uma pessoa acusada, faça linhas que relacionem as funções das pessoas no lado esquerdo com o significado correto no lado direito.

Réu

Acredita-se que essa pessoa cometeu um crime.

Juiz

Essa pessoa defende a causa de alguém.

Advogado

Essa pessoa ouve as evidências e determina as consequências de acordo com a lei.

Imagine que é culpado de descumprir uma lei e foi trazido ao tribunal perante um juiz. Como você se sentiria? Por que ficaria grato por ter um advogado que pleiteasse sua causa?

  1. Leia Doutrina e Convênios 45:4–5 e procure as explicações sobre como Jesus Cristo exerce Seu papel como nosso Advogado e pleiteia por nossa salvação. Em seguida, responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que Jesus Cristo Se qualifica para ser nosso Advogado?

    2. O que o Salvador pede que o Pai Celestial leve em consideração?

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, testificou do interesse do Salvador em nossa situação atual, assim como em nosso Juízo Final: “Sou particularmente grato, e é de grande importância para mim, que possa a qualquer momento e em qualquer circunstância me achegar ao trono da graça por meio da oração, que meu Pai Celestial ouvirá minha petição, que meu Advogado, aquele que não cometeu nenhum pecado e cujo sangue foi derramado, pleiteará minha causa (ver D&C 45:3–5). Dependo imensamente dessa aproximação de Deus, que Ele permite a todos Seus filhos, pois realmente não faz acepção de pessoas, e aquele que pede receberá” (“Sei em quem confiei”, A Liahona, julho de 1993, p. 86).

A maneira pela qual Jesus Cristo pleiteia por nossa causa é diferente de um advogado em juízo representando a lei dos homens, pois Ele já pagou pelos pecados.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Como você se sente em ter Jesus Cristo como seu Advogado e não apenas defendendo sua causa, mas também pagando pelos seus pecados?

    2. O que acha que o Salvador deseja que você faça para se achegar mais a Ele e aceitá-Lo como seu Advogado?

Doutrina e Convênios 45:6–10

O Salvador convida todos a entrar em Seu eterno convênio

Estude Doutrina e Convênios 45:6–10 e procure os motivos que o Salvador nos deu para escutá-Lo.

O eterno convênio do Senhor mencionado nos versículos 9–10 é “a plenitude do evangelho de Jesus Cristo. (…) É eterno por ser o convênio de Deus, desfrutado em todas as dispensações do evangelho em que o povo esteve disposto a recebê-lo” (Guia para Estudo das Escrituras, “Novo e Eterno Convênio”, scriptures.LDS.org).

Observe em Doutrina e Convênios 45:9 que Jesus Cristo enviou Seu eterno convênio “para ser uma luz para o mundo, para ser um modelo para [Seu] povo, (…) e para ser um mensageiro diante de [Sua] face e preparar o caminho diante [Dele]”.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. O que acha que significa “entrai” no eterno convênio (D&C 45:10)?

    2. De quais maneiras percebeu que o evangelho serviu de luz ou modelo para outras pessoas?

    3. De quais maneiras o eterno convênio ou a plenitude do evangelho de Jesus Cristo ajudam a preparar o caminho para a vinda do Senhor?

Doutrina e Convênios 45:11–15

O Salvador fala sobre Enoque e seu povo

Leia Doutrina e Convênios 45:11 e procure as coisas que o Senhor vai compartilhar com aqueles que escutam Sua voz.

Imagem
A cidade de Sião é transladada

O Senhor disse que algumas pessoas chamam-No de “o Deus de Enoque” (D&C 45:11). Enoque foi um grande profeta que viveu antes da época de Noé e do Dilúvio. A Terra estava coberta de iniquidade na época de Enoque, semelhantemente à condição que estará na época da Segunda Vinda do Salvador, mas Enoque liderou uma sociedade composta de pessoas justas que moravam em uma cidade chamada Sião. Por fim, os habitantes de Sião foram “apartados da Terra” ou levados aos céus devido a sua retidão (ver D&C 45:12; Moisés 7:69).

Leia Doutrina e Convênios 45:12 e procure os eventos para os quais a cidade de Sião está sendo reservada.

Doutrina e Convênios 45:12–14 nos ensina que o Senhor recebeu o povo da cidade de Sião para Si e que Ele vai reservá-los “até que venha o dia da retidão”. Nessa ocasião, Enoque e seu povo retornarão à Terra para encontrar o povo do Senhor na cidade de Nova Jerusalém, a qual também será chamada Sião (ver Moisés 7:62–64). Todos os profetas esperaram ansiosamente por esse dia. Devido à iniquidade do povo na Terra, esse dia ainda não chegou, mas os homens santos que o aguardaram verão esse dia.

  1. Leia Doutrina e Convênios 45:15. Então volte à passagem de Doutrina e Convênios 45:1–14 e pondere a respeito de um dos papéis ou uma das características do Salvador que o ajudam a escutar Sua voz. Explique em seu diário de estudo das escrituras por que esse papel ou essa característica o ajudam a aumentar o desejo de ouvir a voz do Salvador.

Um princípio que aprendemos com esses versículos no início de Doutrina e Convênios 45 é que aprender sobre o Salvador e sobre o que Ele fez por nós pode intensificar nosso desejo de ouvir Sua voz. O Senhor apresentou a Si mesmo e convidou os santos a ouvirem a Sua voz, dada à importância do restante de Doutrina e Convênios 45.

Leia Doutrina e Convênios 45:15–16 e procure as coisas que o Senhor disse que falaria e profetizaria. Como você pode se preparar para ouvir as palavras do Senhor à medida que estudar o restante de Doutrina e Convênios 45 na próxima lição?

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 45:1–15 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: