Seminário
Unidade 19: Dia 1, Doutrina e Convênios 88:1–40


Unidade 19: Dia 1

Doutrina e Convênios 88:1–40

Introdução

O presidente Joseph Fielding Smith declarou que Doutrina e Convênios 88 “é uma das revelações mais importantes dadas à Igreja, e várias semanas poderiam ser gastas eficazmente para discuti-la” (Church History and Modern Revelation [História da Igreja e Revelação Moderna], 2 vols., 1953, vol. 1, p. 366). Esta é a primeira das três lições que vão explorar Doutrina e Convênios 88. O profeta Joseph Smith recebeu essa revelação em três dias — 27–28 de dezembro de 1832 e 3 de janeiro de 1833. A parte da revelação abordada nesta lição inclui os ensinamentos do Senhor sobre a Luz de Cristo e Sua explicação das leis que governam Seus reinos e seus habitantes.

Doutrina e Convênios 88:1–13

O Senhor declara que Ele é a luz que está em todas as coisas

Você já orou para saber a vontade do Senhor a respeito das escolhas que fez em sua vida? O profeta Joseph Smith recebeu a revelação que está em Doutrina e Convênios 88 depois de os sumos sacerdotes em uma conferência terem orado em particular e em voz alta para saber a vontade do Senhor. Leia Doutrina e Convênios 88:1–2 e procure o que o Senhor disse sobre como Ele e os anjos se sentiam quando Seus servos buscavam saber Sua vontade.

Em Doutrina e Convênios 88:3–5, o Senhor ensinou esses irmãos que eles poderiam receber uma promessa de vida eterna por meio do Espírito Santo, que também é chamado de Consolador e Santo Espírito da promessa.

O Senhor também ensinou sobre o significado da luz. Você já esteve em total escuridão física? Como uma experiência de estar em total escuridão física o ajuda a apreciar a bênção da luz? O que a luz representa no evangelho de Jesus Cristo?

Leia Doutrina e Convênios 88:6–13 e procure descobrir o que o Senhor ensinou sobre a fonte de toda a luz.

No versículo 7, qual termo é utilizado para se referir à verdade que “brilha”?

De acordo com o versículo 12, de onde procede toda a luz?

Esses versículos ensinam que, por meio da Luz de Cristo, Deus dá luz e vida a todas as coisas. Você pode anotar essa doutrina na margem de suas escrituras. A Luz de Cristo é também a lei que governa o universo e seus habitantes, e ela “vivifica” nosso entendimento. Vivificar significa dar vida. Você pode anotar essa definição na margem de suas escrituras.

“A Luz de Cristo (…) é uma influência para o bem na vida de todas as pessoas (ver João 1:9; D&C 93:2). Nas escrituras, a Luz de Cristo é às vezes chamada de Espírito do Senhor, Espírito de Deus, Espírito de Cristo ou a Luz da Vida.

Não se deve confundir a Luz de Cristo com o Espírito Santo. Ela não é um personagem, mas o Espírito Santo o é. Sua influência leva as pessoas a descobrirem o evangelho verdadeiro, serem batizadas e receberem o dom do Espírito Santo (ver João 12:46; Alma 26:14–15).

A consciência é uma manifestação da Luz de Cristo que nos permite distinguir o bem do mal. O profeta Mórmon ensinou: ‘Pois eis que o Espírito de Cristo é concedido a todos os homens, para que eles possam distinguir o bem do mal; portanto vos mostro o modo de julgar; pois tudo o que impele à prática do bem e persuade a crer em Cristo é enviado pelo poder e dom de Cristo; por conseguinte podeis saber, com um conhecimento perfeito, que é de Deus. (…) E agora, meus irmãos, vendo que conheceis a luz pela qual podeis julgar, luz essa que é a luz de Cristo, tende cuidado para não julgardes erradamente; porque com o mesmo juízo com que julgardes, sereis também julgados’ (Morôni 7:16, 18)” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, p. 110).

O presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, deu explicações adicionais sobre a diferença e a interação entre a Luz de Cristo e o Espírito Santo:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“Todas as pessoas em todas as partes já possuem o Espírito de Cristo e, embora o Espírito Santo possa visitar a todos, o dom do Espírito Santo é obtido ‘por obediência às leis e ordenanças do evangelho’ (Regras de Fé 1:3), pelo ‘Batismo por imersão para remissão de pecados; [e pela] imposição de mãos para o dom do Espírito Santo’ (Regras de Fé 1:4). Ele não está automaticamente presente como o Espírito de Cristo. Esse dom precisa ser conferido por alguém que possua autoridade (ver Regras de Fé 1:5).

É isso que somos comissionados a fazer: promover a Luz de Cristo, que está dentro de cada alma que encontramos, e trazer almas ao ponto de poderem ser visitadas pelo Espírito Santo. Assim, no devido tempo, elas poderão receber, por meio da respectiva ordenança, o dom do Espírito Santo, que é conferido a todos os membros da Igreja.

Depois de uma pessoa receber o dom do Espírito Santo e cultivá-lo com a Luz de Cristo, que ela já possuía, a plenitude do evangelho se abre para sua compreensão. O Espírito Santo pode até mesmo operar por meio da Luz de Cristo.

A Luz de Cristo é tão universal quanto a própria luz do sol. Onde quer que exista vida humana, existe o Espírito de Cristo. Todas as almas viventes a possuem. É a responsável por tudo o que é bom. É a força que inspira tudo o que abençoa e beneficia a humanidade. Nutre a própria bondade” (“A Luz de Cristo”, A Liahona, abril de 2005, p. 8).

  1. Para ajudá-lo a pensar como a Luz de Cristo o abençoa diariamente, responda duas ou mais das seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Em Doutrina e Convênios 88:7–10, aprendemos que toda a luz física, como a luz do sol, é parte da Luz de Cristo. Como a luz física abençoa sua vida?

    2. Vivifica ou vivificado significa trazer à vida ou dar vida. Em Doutrina e Convênios 88:11, aprendemos que a Luz de Cristo é o método pelo qual nosso entendimento das coisas pode ser vivificado ou se tornar ativo. Em que momento você sentiu que seu aprendizado ou entendimento foi vivificado?

    3. Em Doutrina e Convênios 88:12–13, aprendemos que a Luz de Cristo dá vida a todas as coisas, o que inclui os animais, as plantas e até mesmo nós. Como você já foi abençoado pelas coisas viventes ao seu redor?

    4. Em Doutrina e Convênios 88:13, também aprendemos que a Luz de Cristo é a lei pela qual todas as coisas são governadas. Isso inclui as leis físicas, como a lei da gravidade e as leis espirituais e os mandamentos. Por meio da Luz de Cristo, algumas vezes chamada de consciência, cada um de nós pode discernir a diferença entre o certo e o errado. Como as leis físicas e espirituais afetam você todos os dias?

  2. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: Como as verdades que você aprendeu o ajudam a apreciar a influência de Deus em sua vida — tanto nas coisas que você observa quanto nas que geralmente não observa? Inclua alguns pensamentos sobre como isso vai impactar sua vida daqui para frente.

Doutrina e Convênios 88:14–40

O Senhor explica que existem leis associadas aos reinos de glória

Quando você coloca uma luva, sua mão se mexe ou dá vida à luva. Se estivesse ensinando alguém sobre o plano de salvação e usasse uma luva para representar o corpo físico que recebemos no nascimento, o que sua mão representaria?

Imagem
mão na luva

Leia Doutrina e Convênios 88:15 para saber que nome o Senhor deu à combinação do espírito e do corpo.

Você pode escrever a doutrina de que o espírito e o corpo são a alma do homem.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras: Como as coisas que afetam nosso corpo físico podem afetar também nosso espírito? Quais são alguns exemplos?

A seguinte declaração do presidente Ezra Taft Benson ajuda a explicar a ligação entre nosso corpo físico e nosso espírito:

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

“Não há dúvida de que a saúde do corpo afeta o espírito, ou o Senhor nunca teria revelado a Palavra de Sabedoria. Deus nunca dá qualquer mandamento material — o que afeta nosso corpo também afeta nossa alma. (…)

O pecado enfraquece. Ele afeta não apenas nossa alma, mas o corpo. As escrituras estão cheias de exemplos da força física que pode acompanhar os justos. Por outro lado, o pecado sem arrependimento pode dispersar a energia e levar à doença tanto mental como física” (“Em seus passos”, A Liahona, fevereiro de 1989, p. 5).

Observe que nesses versículos de escritura a palavra alma é usada especificamente referindo-se ao nosso corpo espiritual (por exemplo, ver Alma 40:15–23).

  1. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: Como o entendimento da ligação entre nosso corpo e nosso espírito nos ajuda a tomar decisões justas?

Imagem
luva

Pense em algumas doutrinas e alguns princípios adicionais que podem ser demonstrados com o uso da luva na mão: Imagine-se removendo sua mão da luva. O que essa ação representa? O que acontece à alma — o espírito e o corpo — na morte?

O que representa pegar a luva e colocá-la de volta? O que acontece à alma na ressurreição?

Leia Doutrina e Convênios 88:14, 16–17 para saber como o Senhor descreveu a ressurreição.

Complete a seguinte doutrina ensinada nesses versículos: Jesus Cristo tornou possível que nossa alma .

No versículo 17, depois de lermos que Jesus Cristo redimiu nossa alma, aprendemos que aqueles que são humildes e mansos herdarão a Terra. Leia Doutrina e Convênios 88:18–20 e procure o que vai acontecer à Terra antes que ela se torne celestial e as almas redimidas a herdem.

De acordo com o versículo 19, quem estará presente na Terra santificada? Pense no que você diria a alguém que fizesse a você a seguinte pergunta: O que preciso fazer para estar digno de viver no reino celestial e desfrutar da presença do Pai Celestial?

Assim como a Terra receberá glória depois de ser santificada, nosso corpo também será modificado e receberá glória na ressurreição. No entanto, nem todas as pessoas vão receber o mesmo grau de glória.

Leia Doutrina e Convênios 88:21–24 e identifique o que determina o grau de glória que uma pessoa recebe na ressurreição.

Ao estudar Doutrina e Convênios 88:25–33, procure palavras e frases que apoiam a doutrina ensinada no versículo 21–24 de que, na ressurreição, receberemos glória de acordo com a lei à qual obedecemos.

O versículo 28 se refere “àqueles que forem de um espírito celestial”. São as pessoas que vivem de acordo com a lei do reino celestial. Sabemos por intermédio de Doutrina e Convênios 76 que a lei do reino celestial inclui fazer e cumprir os convênios do evangelho (ver D&C 76:50–53, 69–70). Uma pessoa que vive uma lei celestial na Terra vai receber um corpo celestial na ressurreição. Se uma pessoa só obedece a uma lei terrestre ou telestial na Terra, ela vai receber um corpo com glória menor, de acordo com a lei a que ela obedeceu.

Para ajudá-lo a entender por que as leis de Deus são bênçãos para nós, pense sobre os benefícios que recebemos por obedecer às leis de trânsito. Por outro lado, quais são algumas consequências por desobedecermos às leis de trânsito?

Leia Doutrina e Convênios 88:34–35 e procure as consequências de viver e se recusar a viver as leis de Deus.

  1. Estude Doutrina e Convênios 88:40 e identifique as qualidades das pessoas que são propensas a ir para o reino celestial. Depois responda à seguinte pergunta e complete a atividade no diário de estudo das escrituras:

    1. O que você pode fazer para desenvolver ou fortalecer essas qualidades em sua vida?

    2. Escolha uma das qualidades que identificou e escreva uma meta pessoal para desenvolver ou fortalecer essa qualidade em sua vida.

Ao cumprir a meta e viver as leis de Jesus Cristo, Sua luz vai encher sua vida.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 88:1–40 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: