Seminário
Unidade 28: Dia 2, Doutrina e Convênios 130:12–21


Unidade 28: Dia 2

Doutrina e Convênios 130:12–21

Introdução

Esta lição inclui doutrinas que o profeta Joseph Smith ensinou em uma reunião da Igreja em Ramus, Illinois, em 2 de abril de 1843. Essas instruções estão registradas em Doutrina e Convênios 130. O profeta ensinou sobre acontecimentos futuros, inclusive a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também ensinou sobre nossa capacidade de reter conhecimento e inteligência após a morte e explicou como podemos receber bênçãos de Deus.

Doutrina e Convênios 130:12–17

Joseph Smith ensina sobre a Segunda Vinda

Você já quis saber exatamente quando a Segunda Vinda de Jesus Cristo vai acontecer?

Muitas outras pessoas já se perguntaram a mesma coisa. Na época de Joseph Smith, um proeminente pregador chamado William Miller afirmava que a Segunda Vinda do Salvador aconteceria no dia 3 de abril de 1843. Um dia antes da data predita por Miller para a Segunda Vinda, o profeta Joseph Smith falou aos santos em Ramus, Illinois, e mencionou que ele havia orado para saber o tempo da Segunda Vinda.

Leia Doutrina e Convênios 130:14–17 e identifique o que Joseph Smith aprendeu quando orou sobre a época da Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Observe que o Senhor não revelou a Joseph Smith a data exata da Segunda Vinda. Além disso, Ele instruiu Joseph: “Não me importunes mais com esse assunto” (D&C 130:15). Veja Mateus 24:36 (36–42) e D&C 49:7. Essas passagens reforçam que ninguém sabe exatamente quando o Salvador retornará.

Na declaração a seguir, sublinhe o que o élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse sobre quem sabe quando a Segunda Vinda acontecerá:

Imagem
Élder M. Russell Ballard

“Sou chamado como um dos apóstolos para ser uma testemunha especial de Cristo nesta época emocionante e difícil, e eu não sei quando Ele vai voltar. Pelo que sei, nenhum dos meus irmãos do Quórum dos Doze ou até mesmo da Primeira Presidência sabe. E sugiro humildemente que se nós não sabemos, então ninguém sabe, não importa quão convincente sejam seus argumentos ou quão sensatos seus cálculos. O Salvador disse que ‘daquele dia e hora ninguém sabe; não, nem os anjos de Deus no céu, mas unicamente meu Pai’ (Joseph Smith—Mateus 1:40).

Acredito que, quando o Senhor diz que ‘ninguém’ sabe, Ele realmente quer dizer que ninguém sabe. Devemos ser extremamente cuidadosos com pessoas que dizem ser uma exceção ao decreto divino” (“When Shall These Things Be?” [Quando serão, pois, estas coisas?], Ensign, dezembro de 1996, p. 56).

Com Doutrina e Convênios 130:14–17 e a declaração do élder Ballard, aprendemos que somente Deus sabe o momento exato da Segunda Vinda.

  1. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: Como a lembrança dessa verdade o ajuda a não ser enganado por falsas afirmações?

Doutrina e Convênios 130:18–19

Joseph Smith ensina sobre a importância de adquirirmos conhecimento e inteligência nesta vida

Imagine que está saindo de casa e indo para um lugar que você nunca foi antes. Você poderá levar apenas o que couber em uma mala. O que levaria em sua mala?

Imagem
mala

E se seu destino for o mundo espiritual (o lugar para onde nosso espírito vai quando morremos)? Quais dos itens que escolheu para colocar em sua mala, você poderia levar quando morresse?

Leia Doutrina e Convênios 130:18–19 e identifique o que podemos levar conosco desta vida quando morrermos.

De acordo com os versículos 18–19, o que ficará conosco quando morrermos? Para responder essa pergunta, complete o seguinte princípio: O e a que adquirirmos nesta vida surgirão conosco na ressurreição.

Imagem
Élder Neal A. Maxwell

O élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos, nos ajudou a entender o significado da palavra inteligência nesses versículos: “Se ponderarmos no que traremos conosco quando nos erguermos na ressurreição, é bem evidente que teremos nossa inteligência, não simplesmente nosso QI, mas também nossa capacidade de receber e colocar em prática a verdade. Nossos talentos, atributos e habilidades se levantarão conosco; e sem dúvida também nossa capacidade de aprendizado, nosso grau de autodisciplina e nossa capacidade de trabalhar” (Neal A. Maxwell, We Will Prove Them Herewith, 1982, p. 12).

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. De acordo com Doutrina e Convênios 130:19, como podemos adquirir maior conhecimento e inteligência?

    2. Em que momento você adquiriu conhecimento ou inteligência por meio de sua diligência e obediência? Como foi essa experiência?

Observe que, de acordo com o versículo 19, aqueles que adquirirem maior conhecimento e inteligência nesta vida terão mais vantagem no mundo futuro. Isso quer dizer que o que aprendemos nesta vida, tanto temporal como espiritualmente, será útil para nós na eternidade. Poderemos utilizar o conhecimento que adquirimos nesta vida para nos tornarmos mais como o Pai Celestial.

  1. No diário de estudo das escrituras, escreva uma meta que pode ajudá-lo a obter mais conhecimento e inteligência.

Doutrina e Convênios 130:20–21

Joseph Smith explica como obtemos bênçãos

Imagine que você quer melhorar sua letra, por isso decide correr cinco quilômetros, cinco dias por semana, por um mês. Como esse treinamento afetará sua letra?

Imagem
caneta tinteiro e papel

Se quer melhorar sua letra, o que precisa fazer?

Do mesmo modo que precisamos entender como obter os resultados que desejamos, também precisamos entender como obter as bênçãos que o Pai Celestial deseja nos conceder.

Leia Doutrina e Convênios 130:20–21 e identifique como podemos obter as bênçãos que o Pai Celestial deseja nos conceder. Pode ser útil saber que a frase irrevogavelmente decretada significa que é uma lei permanente e imutável.

Com base no que aprendeu nos versículos 20–21, complete o princípio a seguir: Se desejamos receber uma , então devemos .

Para ajudá-lo a entender melhor esse princípio, complete o gráfico a seguir. Leia as passagens de escritura e depois identifique a lei e uma bênção associada descrita em cada passagem.

Passagem de Escritura

Lei

Bênção

D&C 10:5

2 Néfi 32:3

Malaquias 3:8–10; D&C 64:23

D&C 89:18–21

  1. Faça as seguintes atividades em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Responda à seguinte pergunta: Que bênçãos você recebeu por obedecer a uma lei?

    2. Pense sobre as bênçãos que quer receber. Escreva qual lei ou leis você precisará obedecer para receber essas bênçãos. (Você pode utilizar o Guia para Estudo das Escrituras para encontrar leis que ajudam a trazer bênçãos. É importante lembrar-se de que algumas leis e bênçãos são muito específicas enquanto outras são mais gerais. Também é importante lembrar-se de que algumas bênçãos prometidas serão recebidas só depois da mortalidade.)

Examine as doutrinas e os princípios que descobriu em Doutrina e Convênios 130. Pondere sobre as doutrinas e os princípios enquanto lê a seguinte declaração do presidente Brigham Young a respeito da habilidade do profeta Joseph Smith em explicar as coisas de Deus: “A excelência do caráter glorioso do irmão Joseph Smith consistia em sua grande habilidade de tornar as coisas celestiais compreensíveis ao entendimento de seres finitos. Quando pregava ao povo — revelava as coisas de Deus, a vontade de Deus, o plano de salvação, os propósitos de Jeová, nossa relação para com Ele e todos os seres celestiais — ele reduzia seus ensinamentos à capacidade de cada homem, mulher e criança, tornando-os tão claros quanto um caminho bem demarcado. Isso era o suficiente para convencer todos os que o ouviam de sua divina autoridade e poder, pois nenhum outro homem seria capaz de ensinar como ele nem de revelar as coisas de Deus, a não ser por meio das revelações de Jesus Cristo” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, p. 347).

  1. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: Como os princípios de Doutrina e Convênios 129–130 fortalecem seu testemunho do chamado de Joseph Smith?

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 130:12–21 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: