Seminário
Unidade 19: Dia 4, Doutrina e Convênios 89


Unidade 19: Dia 4

Doutrina e Convênios 89

Introdução

Em 27 de fevereiro de 1833, em resposta às perguntas do profeta Joseph Smith sobre o uso do tabaco pelos portadores do sacerdócio nas reuniões, o Senhor deu a revelação em Doutrina e Convênios 89, conhecida como a Palavra de Sabedoria. Nela, o Senhor advertiu sobre o uso de substâncias prejudiciais e incentivou o consumo de alimentos saudáveis. O Senhor também prometeu que aqueles que seguem a Palavra de Sabedoria serão abençoados tanto física quanto espiritualmente.

Doutrina e Convênios 89:1–3

Joseph Smith apresenta a revelação conhecida como a Palavra de Sabedoria

Você já explicou para alguém por que você não toma bebida alcoólica, chá preto ou café e não faz uso do fumo? Se já, você se lembra do que disse e como a pessoa reagiu? Esta lição vai ajudá-lo a entender melhor a Palavra de Sabedoria e a estar preparado para explicá-la a outras pessoas.

Imagem
Joseph Smith ensinando

No inverno de 1833, cerca de 20 portadores do sacerdócio começaram a se reunir na sala superior da loja de Newel K. Whitney, em Kirtland, Ohio, para frequentar a Escola dos Profetas. “Na reunião da escola realizada em 27 de fevereiro de 1833, o profeta recebeu uma importante revelação. Nos primeiros dias da Igreja, o uso de bebida alcoólica, fumo, café e chá preto era comum na sociedade e entre os membros da Igreja. Quando o profeta viu os irmãos fumando na escola, ele ficou preocupado. Brigham Young relembrou: ‘Quando nos reunimos naquela sala depois do desjejum, a primeira coisa que fizeram foi acender seus cachimbos e, enquanto fumavam, conversavam sobre as coisas grandiosas do reino. (…) Frequentemente, quando o profeta entrava na sala para dar instruções, ele se via envolvido por uma nuvem de fumaça de tabaco. Isso, e as reclamações da esposa por ter que limpar o chão tão sujo [porque os homens mascavam tabaco], fez o profeta pensar no assunto. Ele perguntou ao Senhor a respeito da conduta dos élderes no uso do tabaco, e a revelação conhecida com a Palavra de Sabedoria foi o resultado de sua pergunta’” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 275).

Leia o cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 89 para saber o que o profeta Joseph Smith fez em relação aos irmãos que usavam tabaco. Depois leia Doutrina e Convênios 89:1–3 e procure as palavras e frases que descrevem os propósitos do Senhor em dar essa revelação.

Você pode ter identificado que um propósito dessa revelação é lidar com nossa salvação física. A salvação física tem a ver com nosso bem-estar físico.

Observe em Doutrina e Convênios 89:2 que a Palavra de Sabedoria não foi dada inicialmente como mandamento. O presidente Joseph F. Smith explicou: “Naquela época, (…) se [a Palavra de Sabedoria] tivesse sido dada como mandamento, faria com que toda pessoa viciada no uso daquelas substâncias nocivas estivesse sob condenação; portanto, o Senhor foi misericordioso e lhes concedeu a oportunidade de abandonar o vício antes de sujeitá-los àquela lei” (Conference Report, outubro de 1913, p. 14).

Por isso, devemos ser cuidadosos em não julgar alguns dos primeiros líderes e membros da Igreja que, depois de a Palavra de Sabedoria ter sido revelada, usavam substâncias que são proibidas hoje. No início da história da Igreja, os líderes conclamaram os santos a viver mais plenamente a Palavra de Sabedoria. Na Conferência Geral no Outono de 1851, o presidente Brigham Young propôs que todos os santos formalmente assumissem o compromisso de se absterem de chá preto, café, tabaco e uísque. Em 13 de outubro de 1882, o Senhor revelou ao presidente John Taylor que a Palavra de Sabedoria devia ser considerada um mandamento. Em 1919, a Primeira Presidência, sob a direção do presidente Heber J. Grant, fez da obediência à Palavra de Sabedoria um requisito para o recebimento de uma recomendação para o templo. A Palavra de Sabedoria continua a ser um mandamento importante hoje, e a obediência a ela é uma exigência para o batismo, a frequência ao templo, o serviço missionário e outros serviços louváveis na Igreja.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva a frase Um princípio com promessa (D&C 89:3) conforme mostrado a seguir. Deixe um pouco de espaço para escrever os princípios e as promessas dessa revelação abaixo das duas partes da frase. Você pode marcar essa expressão em suas escrituras.

    Um princípio

    com promessa

Doutrina e Convênios 89:4–9

O Senhor adverte os santos a não usarem bebida alcoólica, tabaco, chá preto ou café

Imagem
garotos pescando

Você já pescou?

Imagem
isca de pesca

De que maneira alguém que está pescando tenta enganar o peixe para morder o anzol?

O que algumas pessoas podem tentar para o persuadir a usar as substâncias que o Senhor proibiu? Que atrações ou métodos eles usam para tentar persuadir você e outras pessoas a usarem essas substâncias? Leia Doutrina e Convênios 89:4 e procure saber quem o Senhor disse que tentaria enganar os santos nos últimos dias.

Escreva o seguinte no diário de estudo das escrituras, abaixo da palavra “Um princípio”: Devido a maldades e desígnios que existem e virão a existir no coração dos homens conspiradores nos últimos dias, o Senhor nos adverte a não usar substâncias prejudiciais.

A declaração a seguir do presidente Ezra Taft Benson nos ajuda a entender que um desígnio dos homens maus e conspiradores é o lucro por vender substâncias viciantes para outras pessoas:

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

“O Senhor previu a situação de hoje em que a ânsia pelo dinheiro levaria os homens a conspirarem para induzir outros a ingerir substâncias nocivas. A publicidade promovendo cerveja, vinho, bebidas, café, fumo e outras coisas nocivas é um bom exemplo do que o Senhor previu. O mais pernicioso exemplo de conspiração maligna de nossos tempos, contudo, é o que procura induzir nossos jovens ao uso de drogas.

Meus queridos jovens irmãos e irmãs, com todo amor advertimos vocês que Satanás e seus emissários procurarão levá-los a usar substâncias nocivas porque sabem que assim fazendo inibirão os poderes espirituais e vocês estarão sob o poder maléfico deles. Fiquem longe dos lugares e das pessoas que podem influenciá-los a desobedecer aos mandamentos de Deus. Cumpram os mandamentos de Deus a fim de terem sabedoria para reconhecer e discernir o que é mal” (“Um princípio com promessa”, A Liahona, julho de 1983, p. 88).

Leia Doutrina e Convênios 89:5–9 para saber quais substâncias o Senhor advertiu os santos a não usarem. Se desejar, marque o que encontrar. (Os líderes da Igreja têm declarado que o termo “bebidas quentes” refere-se ao chá preto e café.) De que maneira as substâncias registradas nos versículos 5–9 são prejudiciais?

Observe que Doutrina e Convênios 89:7–8 diz que a bebida alcoólica e o tabaco têm uso devido e indevido. Hoje existem outras substâncias que podem ser usadas de maneira incorreta para se tornarem prejudiciais e viciantes. Os líderes da Igreja têm advertido contra o uso de “qualquer bebida, droga, produto químico ou prática perigosa que sejam usados para produzir uma falsa sensação de prazer que possa prejudicar o corpo ou a mente. Isso inclui a maconha, as drogas pesadas, os medicamentos com ou sem receita médica tomados com exagero e os produtos químicos domésticos” (Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, pp. 25–27).

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. De que maneira o vício é como um anzol que o pescador usa para pegar o peixe?

    2. Por que o vício é prejudicial para nosso progresso eterno?

    3. Como a advertência de nos abstermos de substâncias viciantes e prejudiciais tem abençoado sua vida?

Você será abençoado se decidir agora que nunca vai fazer uso de substâncias contrárias à Palavra de Sabedoria.

Doutrina e Convênios 89:10–17

Deus nos incentiva a fazer uso de ervas, frutas, carne e grãos

Imagem
frutas e vegetais

Leia Doutrina e Convênios 89:10–17 e procure o que o Senhor nos incentivou a comer. Você pode marcar o que encontrar. De acordo com o versículo 11, que tipo de atitude devemos ter ao ingerir esses alimentos saudáveis?

Pode ser útil saber que “com prudência” significa com sabedoria e cuidado. Uma dieta exagerada ou desequilibrada mesmo com comidas saudáveis pode não ser boa para a saúde.

  1. Escreva um princípio sobre alimentos saudáveis abaixo da palavra “Um princípio”, no diário de estudo das escrituras.

Um exemplo do uso sábio dos alimentos pode ser encontrado na instrução que o Senhor deu com respeito à carne, em Doutrina e Convênios 89:12–13. A palavra moderadamente sugere que a carne não deve ser consumida em excesso.

Doutrina e Convênios 89:18–21

O Senhor promete saúde, sabedoria e proteção àqueles que obedecem à Palavra de Sabedoria

Escreva o seguinte no diário de estudo das escrituras, abaixo da palavra “Um princípio”: Se seguirmos a Palavra de Sabedoria, o Senhor vai nos abençoar com…

Leia Doutrina e Convênios 89:18–19 e identifique algumas das bênçãos que você pode receber por obedecer à Palavra de Sabedoria.

  1. Use o que aprendeu nos versículos 18–19 para completar a frase que escreveu no diário de estudo das escrituras. (Deixe espaço para escrever mais nessa frase.) Depois, responda à seguinte pergunta: Como a obediência à Palavra de Sabedoria nos ajuda a obter sabedoria e conhecimento?

O presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou um dos propósitos fundamentais da Palavra de Sabedoria:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“Aprendi (…) que um propósito fundamental da Palavra de Sabedoria tem a ver com a revelação. (…)

Se alguém ‘embriagado’ mal consegue ouvir ou falar com clareza, como poderia receber os sussurros espirituais que se comunicam muito sutilmente com nossos sentimentos?

Por mais preciosa que a Palavra de Sabedoria seja como lei de saúde, ela poderia ser ainda mais preciosa para nós espiritualmente do que o é fisicamente” (“Orações e respostas”, A Liahona, março de 1980, p. 28).

Pense sobre como a obediência à Palavra de Sabedoria permite que você tenha a companhia do Espírito Santo, que revela sabedoria e conhecimento aos fiéis.

Leia Doutrina e Convênios 89:20–21 e procure as bênçãos adicionais resultantes da obediência à Palavra de Sabedoria. (Doutrina e Convênios 89:18–21 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo distinto para conseguir localizá-la no futuro.)

  1. Acrescente o que aprendeu com esses versículos na frase escrita abaixo da palavra “Promessa”, no diário de estudo das escrituras. (Veja a nota de rodapé 21b para ajudá-lo a entender a frase “o anjo destruidor passará”. Essa promessa de proteção divina pode se referir tanto à proteção física quanto à proteção espiritual.) Depois, responda à seguinte pergunta: Quando a promessa de Doutrina e Convênios 89:18–21 se cumpriu na sua vida ou na vida de alguém que você conhece?

    Pense em estabelecer uma meta para viver a Palavra de Sabedoria melhor.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das escrituras — Doutrina e Convênios 89:18–21

  1. Copie os títulos e as referências de escritura a seguir no diário de estudo das escrituras, conforme segue:

    Saúde

    Sabedoria

    Força

    Proteção

    D&C 89:18

    D&C 89:19

    D&C 89:20

    D&C 89:21

    Escolha um dos versículos e tente memorizá-lo por alguns minutos. Veja se consegue dizê-lo para um membro da família ou um amigo. Para memorizar a passagem inteira, você pode escolher outros versículos e agendar algum tempo para memorizá-los depois.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 89 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: