Seminário
Unidade 20: Dia 3, Doutrina e Convênios 94–96


Unidade 20: Dia 3

Doutrina e Convênios 94–96

Introdução

O Senhor deu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 94 no dia 2 de agosto de 1833 e instruiu os santos a projetar a cidade de Kirtland, Ohio, de maneira semelhante à cidade de Sião no Missouri. O Senhor também instruiu os santos para que construíssem uma casa (um edifício administrativo da Igreja) para a Primeira Presidência e uma gráfica, além do templo, o qual Ele já havia mandado os santos construírem. Dois meses antes, em 1º de junho de 1833, o profeta Joseph Smith havia recebido a revelação registrada em Doutrina e Convênios 95, na qual o Senhor repreendera os santos pelo atraso na construção do templo. Doutrina e Convênios 96 contém a instrução do Senhor para designar Newel K. Whitney “a encarregar-se da” (D&C 96:2) propriedade onde o templo de Kirtland seria construído.

Doutrina e Convênios 94

O Senhor ordena que os santos construam duas casas e reafirma a necessidade da construção do templo

Imagem
construção do Templo de Kirtland

Imagine que você tivesse a oportunidade de viajar por um país com muitas cidades. Enquanto viaja, você percebe que existe um estádio no centro de cada cidade. O que isso sugere sobre as pessoas naquele país?

Se você fosse projetar uma grande cidade, o que colocaria no centro da cidade? Por quê?

Leia Doutrina e Convênios 94:1–2 e procure como o Senhor instruiu que a cidade da estaca de Sião em Kirtland, Ohio, deveria ser.

O que isso diz sobre a importância do templo para o Senhor?

Leia Doutrina e Convênios 94:3, 10 e identifique os dois outros edifícios que o Senhor ordenou que os santos construíssem em Kirtland.

O mandamento de construir esses prédios mostra a importância que o Senhor dá para as ordenanças do templo, o trabalho da Primeira Presidência em obter revelação e ministrar à Igreja e a publicação das escrituras e outras obras que o Senhor ordena.

Leia Doutrina e Convênios 94:6–8, 12 e procure as frases que mostram a santidade desses edifícios.

O Senhor instruiu Hyrum Smith, Reynolds Cahoon e Jared Carter a formar um comitê responsável pela construção dos prédios mencionados nessa revelação (ver D&C 94:13–17).

Leia Doutrina e Convênios 94:16 e procure o que o Senhor disse aos santos em relação à construção dos prédios para a Primeira Presidência e a gráfica.

Pense por que era importante que o templo fosse construído antes dos outros dois prédios. O que isso nos ensina sobre a importância dos templos?

Doutrina e Convênios 95

O Senhor repreende os santos pelo atraso na construção do templo

O Senhor deu o mandamento da construção do Templo de Kirtland em Doutrina e Convênios 88:119, que foi registrada em 27–28 de dezembro de 1832.

Examine o cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 95 para ver a data em que essa revelação foi dada. Quanto tempo se passou aproximadamente entre essas duas datas?

Durante esse tempo, os líderes da Igreja adquiriram a propriedade em Kirtland onde o templo seria construído. Entretanto, em 1º de junho de 1833, os santos ainda não haviam começado a construir o templo ou preparar o alicerce.

Leia Doutrina e Convênios 95:1–3 e identifique o que o Senhor disse aos santos a respeito do atraso na construção do templo.

Leia o versículo 1 para completar a seguinte declaração: Deus castiga .

Imagem
pai e filho

Castigar significa disciplinar ou corrigir. No versículo 1, você pode marcar as razões pelas quais Deus castiga aqueles a quem Ele ama.

Pense sobre como você reage normalmente quando é castigado ou corrigido. Ao ler a narrativa a seguir, procure a maneira como alguns dos irmãos reagiram ao castigo do Senhor.

Depois de o profeta Joseph Smith ter recebido a revelação registrada em Doutrina e Convênios 95, os líderes da Igreja fizeram uma conferência para falar sobre a construção do templo. “Alguns eram a favor de construir uma casa com estrutura de madeira, mas outros queriam construir uma casa de toras. Joseph os relembrou de que não estavam construindo uma casa para um homem, mas para Deus: ‘Vamos, irmãos’, disse ele, ‘construir uma casa de toras para Deus? Não, tenho um plano melhor. Tenho um plano para a casa do Senhor, dado por Ele; e vocês logo verão com isso a diferença entre as nossas ideias e as ideias Dele’” (Lucy Mack Smith, History of Joseph Smith by His Mother [História de Joseph Smith Contada por Sua Mãe], comp. por Preston Nibley, 1958, p. 230). Depois de o profeta explicar o padrão completo do templo, todos os irmãos ficaram animados. Eles viajaram para o local da construção, removeram a cerca e limparam o campo de trigo que havia sido plantado anteriormente pela família Smith. Depois de removidos os grãos, Hyrum Smith “começou a cavar uma vala para começar a construir o alicerce, declarando que ele seria a primeira pessoa a começar a construir o templo” (Lucy Mack Smith, History of Joseph Smith, p. 231).

  1. No diário de estudo das escrituras, escreva o que você pode aprender com esses irmãos sobre como reagir à correção ou disciplina. Além disso, escreva sobre um momento em que foi castigado e reagiu procurando melhorar.

Observe que o Senhor descreveu o atraso dos santos na construção do templo como “um grave pecado” (D&C 95:3). Por que você acha que o Senhor consideraria o atraso na construção do templo como um pecado grave? Examine Doutrina e Convênios 95:6 para ver a que o Senhor comparou esse pecado grave.

Pense sobre como ignorar os mandamentos do Senhor — principalmente o mandamento de construir um templo — pode ser comparado a andar em trevas ao meio-dia.

Leia Doutrina e Convênios 95:4, 8–9 e identifique as razões pelas quais o Senhor ordenou que os santos construíssem o Templo de Kirtland. [A frase “para que eu execute meu estranho ato” (D&C 95:4) refere-se ao trabalho do Senhor nos últimos dias e como as pessoas que não acreditam em revelação, visitações celestiais e outros assuntos espirituais podem considerar a Restauração do evangelho estranha.]

Com esses versículos, aprendemos que, nos templos, o Senhor prepara Seus servos para Sua obra e os investe com poder.

A palavra investir significa fornecer um dom a alguém. Ser investido no templo significa receber poder e conhecimento espiritual. No Templo de Kirtland, o Senhor iria restaurar as chaves do sacerdócio essenciais para a realização das ordenanças de salvação que hoje podemos receber somente nos templos: a investidura do templo e o selamento no templo (ver D&C 110).

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

O presidente Thomas S. Monson falou sobre a importância de recebermos essas bênçãos: “Até vocês terem entrado na casa do Senhor e recebido todas as bênçãos que os aguardam ali, não terão obtido tudo o que a Igreja tem a oferecer. As bênçãos mais importantes e sublimes de nossa condição de membros da Igreja são as que recebemos nos templos de Deus” (“O templo sagrado — Um farol para o mundo”, A Liahona, maio de 2011, p. 90).

  1. Escreva no diário de estudo das escrituras sobre algumas coisas que você pode fazer agora para se preparar para receber as ordenanças e bênçãos do templo.

A construção do Templo de Kirtland foi uma tarefa enorme para os santos. No início de 1833, havia menos de 200 membros da Igreja em Ohio, e a maioria deles era pobre. Leia Doutrina e Convênios 95:11–12 e procure o que o Senhor prometeu se os santos guardassem Seus mandamentos.

Os santos em Ohio prosseguiram com fé na promessa do Senhor e construíram o templo. Com Doutrina e Convênios 95:11, aprendemos que, se guardarmos os mandamentos, teremos poder para fazer o que o Senhor nos pedir. Você pode anotar esse princípio na margem de suas escrituras.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são as situações que você talvez venha a enfrentar nas quais esse princípio poderia se aplicar?

    2. Em que ocasião você sentiu que recebeu a ajuda do Senhor para fazer algo por ter guardado os mandamentos?

Observe a frase “o amor do Pai não continuará convosco” em Doutrina e Convênios 95:12. Quando deixamos de obedecer a Seus mandamentos, perdemos bênçãos, como luz e conhecimento, que são o resultado do amor do Pai por aqueles que mostram seu amor por Ele sendo obedientes.

Imagem
interior do Templo de Kirtland

Em Doutrina e Convênios 95:13–17, lemos que o Senhor deu aos irmãos instruções sobre as dimensões e as funções das salas específicas do Templo de Kirtland. Leia o versículo 14 e procure uma maneira que o Senhor indicou que Ele cumpriria Sua promessa de dar a Seu povo poder para construir o templo.

Os três homens a quem o Senhor prometeu mostrar como construir o templo eram a Primeira Presidência. A informação a seguir vai ajudá-lo a ver como essa promessa se cumpriu:

Joseph Smith, Sidney Rigdon e Frederick G. Williams oraram juntos e viram o templo em uma visão. Depois de darmos uma boa olhada no exterior, “o edifício pareceu vir em nossa direção até estar sobre nós” e eles viram o interior do edifício como se estivessem dentro dele (ver Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 285). Mais tarde, quando o templo estava quase pronto, Frederick G. Williams disse que se parecia com o modelo que ele havia visto em visão até mesmo nos pequenos detalhes e que ele não conseguia ver diferença.

Doutrina e Convênios 96

Newel K. Whitney é designado a se encarregar da propriedade do templo para a Igreja

Em Doutrina e Convênios 96, lemos que o Senhor instruiu que o bispo Newel K. Whitney deveria ficar responsável pela propriedade onde o templo seria construído. O Senhor também ordenou o bispo Whitney a dividir a propriedade em lotes para os que buscassem uma herança. Alguns dos lotes foram designados para os líderes da Igreja responsáveis pela publicação das revelações. Receber essa herança os ajudaria a devotar o tempo em fazer a obra do Senhor. Leia Doutrina e Convênios 96:4–5 e identifique como a publicação da palavra de Deus ajudaria os santos.

Nessa revelação o Senhor também ordenou que John Johnson deveria ser aceito como membro da Ordem Unida, que supervisionava as finanças, as publicações e os negócios da Igreja.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 94–96 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: