Seminário
Unidade 19: Dia 3, Doutrina e Convênios 88:70–141


Unidade 19: Dia 3

Doutrina e Convênios 88:70–141

Introdução

A parte da revelação de Doutrina e Convênios 88 que esta lição aborda inclui a instrução do Senhor para um grupo de líderes do sacerdócio aprender juntos pelo estudo e pela fé e demonstrar amor e amizade uns para com os outros. O Senhor também prediz os sinais da Segunda Vinda, a ordem da ressurreição e os eventos relativos à grande e última batalha com Satanás.

Doutrina e Convênios 88:70–117

O Senhor ordena aos élderes da Igreja que se preparem para o ministério e revela os acontecimentos relativos à Sua Segunda Vinda

Imagem
sala superior

A Escola dos Profetas funcionou na sala superior da loja de Newel K. Whitney até que o Templo de Kirtland fosse construído.

Em Kirtland, Ohio, no inverno de 1832–1833, o Senhor ordenou que um grupo de líderes do sacerdócio se reunisse no que foi denominado Escola dos Profetas a fim de se prepararem para pregar o evangelho às nações da Terra. O Senhor ordenou que esse grupo permanecesse em Kirtland e aprendesse uns com os outros. Leia Doutrina e Convênios 88:77–80 e procure o que o Senhor ordenou que esses portadores do sacerdócio fizessem quando estivessem reunidos. Marque o que encontrar.

Em Doutrina e Convênios 88:81–115, o Senhor revelou muitos dos acontecimentos que precederiam e seguiriam Sua Segunda Vinda. Ele também revelou eventos que vão ocorrer no final do Milênio.

O Senhor revelou que os mortos vão ressuscitar na ordem da sua retidão. Os que ressuscitarem primeiro são aqueles que herdam o reino celestial (ver D&C 88:97–98, 107). Os que ressuscitarem em seguida são aqueles que herdam o reino terrestre (ver D&C 88:99). As pessoas que vão herdar o reino telestial vão ressuscitar depois do Milênio (ver D&C 88:100–101). Finalmente, aqueles que “permanecem imundos ainda” — aqueles que nasceram nesta Terra e que se tornaram os filhos de perdição — vão ressuscitar e ser lançados nas trevas exteriores (ver D&C 88:102, 114).

Doutrina e Convênios 88:118–126

O Senhor descreve um padrão de aprendizado

  1. No diário de estudo das escrituras, faça uma lista de algumas das coisas que aprendeu recentemente na escola e na Igreja. Depois, responda as seguintes perguntas: Como o aprendizado das matérias escolares, como matemática e ciências, é diferente do aprendizado dos assuntos do evangelho? Como é semelhante? (Ver D&C 88:78–79.)

Leia Doutrina e Convênios 88:118 e procure como aqueles que frequentavam a Escola dos Profetas deviam buscar conhecimento. Você pode marcar o que encontrar. O que acha que significa aprender “pela fé”?

À medida que você lê a seguinte declaração do élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, marque as palavras ou frases que o ajudam a entender melhor o que significa aprender pela fé:

Imagem
Élder David A. Bednar

“Como aprendizes, temos de agir e ser cumpridores da palavra e não meros ouvintes que recebem a ação. Vocês são agentes que atuam e procuram aprender pela fé, ou estão esperando ser ensinados e receber a ação? (…)

O aprendizado pela fé exige esforço físico, mental e espiritual e não apenas uma receptividade passiva. É na sinceridade e na constância de nossa ação inspirada pela fé que mostramos ao Pai Celestial e a Seu Filho, Jesus Cristo, nossa disposição de aprender e receber instrução do Espírito Santo. (…)

 Aprender pela fé exige um ‘coração e uma mente solícita’ (D&C 64:34). Aprender pela fé é o resultado de o Espírito Santo levar o poder da palavra de Deus não só até o coração, mas também para dentro dele. O aprendizado pela fé não pode ser transferido do instrutor para o aluno (…); em vez disso, o aluno precisa exercer fé e agir para obter tal conhecimento por si mesmo” (“Aprender pela fé”, A Liahona, setembro de 2007, p. 17).

Podemos aprender pela fé quando nos comprometemos ativamente e, em espírito de oração, aprendemos o evangelho e depois agimos de acordo com o que aprendemos.

Observe que no início de Doutrina e Convênios 88:118 o Senhor disse que alguns não têm fé. Pelo que você aprendeu com esse versículo, como você completaria o seguinte princípio com relação a aumentar sua fé? Se nós , então nossa fé em Jesus Cristo vai aumentar.

  1. Para ajudá-lo a entender como esse princípio pode se aplicar em sua vida, leia cada uma das situações a seguir. Depois, no diário de estudo das escrituras, escreva como a pessoa de cada situação poderia mudar a fim de aprender pelo estudo e pela fé. E também escreva como as ações da pessoa a ajudariam a aumentar sua fé.

    1. Uma moça lê regularmente as escrituras, mas ela raramente faz uma pausa para pensar sobre o que está lendo. Ela não sente que a leitura das escrituras a beneficia muito.

    2. Um rapaz frequenta as reuniões da Igreja e gosta de participar dos debates em classe. Às vezes ele se sente inspirado a mudar algumas coisas na vida com base no que aprende, mas ele normalmente não age de acordo com esses sentimentos.

  2. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Quando você sentiu sua fé aumentar como resultado de buscar ativamente aprender pelo estudo e pela fé?

    2. Como suas ações ajudaram você a aumentar sua fé?

    3. O que você sente que deve fazer no futuro para buscar conhecimento pelo estudo e pela fé?

Para aprender mais sobre a Escola dos Profetas, leia Doutrina e Convênios 88:119–120 e procure saber como o Senhor descreveu o lugar onde a Escola dos Profetas deveria se reunir. Marque o que encontrar.

Em resposta ao mandamento do Senhor de construir uma casa conforme descrita no versículo 119, os santos construíram o Templo de Kirtland. Enquanto o templo estava sendo construído, a Escola dos Profetas se reunia na sala superior da loja de Newel K. Whitney, em Kirtland.

Examine Doutrina e Convênios 88:121–126 e identifique como o Senhor esperava que os irmãos da Escola dos Profetas se comportassem. Pense sobre como esses comportamentos podem ajudá-lo a estudar o evangelho sozinho e com outras pessoas. Pondere sobre como os comportamentos que identificou podem se aplicar à sua vida.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: O que acha que significa “cessai todas as vossas conversas levianas, todo riso, (…) e frivolidade” (D&C 88:121)?

As instruções relativas ao riso e à frivolidade em um discurso dado àqueles que participavam da Escola dos Profetas significam que aqueles que participavam da Escola dos Profetas precisavam ser reverentes em momentos sagrados. Essas reuniões aconteceriam futuramente no templo.

Por que a obediência a esse conselho pode ser útil em seus esforços de aprender coisas que são sagradas?

Esse conselho, porém, não significa que todo o riso seja pecado. Com respeito ao riso, o presidente Gordon B. Hinckley disse aos jovens da Igreja:

Imagem
Presidente Gordon B. Hinckley

“Vocês podem se divertir. É claro que sim! Queremos que o façam. Desejamos que desfrutem a vida. (…) Desejamos que sejam saudáveis e alegres, que cantem e dancem, que riam e sejam felizes.

Mas, em tudo isso, tenham humildade e fé, e o céu lhes sorrirá” (“Conselhos e oração do profeta para os jovens”, A Liahona, abril de 2001, p. 30).

Observe a repetição da palavra todos em Doutrina e Convênios 88:122. Pense sobre como a classe pode ser influenciada se todos os alunos participarem da aula e tentarem aprender uns com os outros.

Doutrina e Convênios 88:124 contém instruções do Senhor a respeito de dormir. Pense sobre como dormir mais do que o necessário pode afetar nossa capacidade de aprender ou sentir o Espírito. (D&C 88:124 é um versículo de domínio das escrituras. Você pode marcá-la de modo distinto para conseguir localizá-la no futuro.)

De que maneira você acha que dormir a quantia necessária de sono e acordar cedo pode nos ajudar a aprender melhor? Um princípio que podemos identificar nas instruções do Senhor em Doutrina e Convênios 88:118–126 é que fazer ações justas e parar de fazer as injustas vai nos ajudar a aprender e ser edificados. Anote esse princípio na margem de suas escrituras.

  1. Releia Doutrina e Convênios 88:121–126 e determine quais itens do conselho você precisa adotar mais plenamente em sua vida. No diário de estudo das escrituras, escreva por que acha que seguir o conselho do Senhor e fazer essas coisas é importante para ajudar você a aprender o evangelho e ser edificado.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das escrituras — Doutrina e Convênios 88:124

  1. Para ajudá-lo a memorizar Doutrina e Convênios 88:124, faça uma lista no diário de estudo das escrituras dos seis comportamentos que o Senhor disse que devemos cessar de praticar ou praticar. Repita a lista de ações até que consiga dizê-las de memória. A fim de ajudá-lo a se lembrar e aplicar o conselho da passagem de domínio das escrituras, pense na possibilidade de recitá-la em sua mente cada vez que vai a uma aula do seminário ou da Igreja ou uma noite familiar no próximo mês.

Doutrina e Convênios 88:127-141

O Senhor estabelece a ordem da Escola dos Profetas

Imagem
classe das moças

Pense em alguns locais em que você estuda o evangelho com outras pessoas. Pense se há nesses ambientes pessoas que você não conhece muito bem ou com as quais se esforça para ter um bom relacionamento. Pense sobre uma dessas pessoas enquanto estuda Doutrina e Convênios 88:127–141. Pondere a pergunta a seguir: Como seu relacionamento com aqueles com os quais aprende o evangelho vai afetar sua capacidade de aprender e ser edificado pelo Espírito?

O Senhor esperava que os membros que frequentavam a Escola dos Profetas estabelecessem bons relacionamentos uns com os outros ao aprenderem juntos. Leia Doutrina e Convênios 88:128–134 e procure o papel do professor em estabelecer um ambiente de aprendizado espiritual na Escola dos Profetas. Marque o que encontrar.

O professor saudando os membros da classe significa que ele os cumprimenta quando entram. Esse era um cumprimento específico da Escola dos Profetas. O que você notou a respeito de saudação ou do cumprimento no versículo 133?

Leia Doutrina e Convênios 88:135–137 e procure o papel dos alunos em estabelecer um bom ambiente para o aprendizado.

Que tipo de relacionamento o Senhor queria que os membros da Escola dos Profetas tivessem uns com os outros? De acordo com o versículo 137, o que o Senhor prometeu se os membros da Escola dos Profetas seguissem Suas instruções?

Veja um princípio que podemos aprender nesses versículos: Se demonstrarmos amizade e amor uns pelos outros, então podemos convidar o Espírito ao estudarmos o evangelho juntos.

  1. Releia a saudação em Doutrina e Convênios 88:133. Em seguida, responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como você acha que podemos mostrar “uma determinação que é fixa, inamovível e imutável, de ser [um] amigo” para a classe ou os membros da família que talvez não conheçamos bem ou tenhamos dificuldade em amar?

    2. Em que momento você teve a experiência de aprender o evangelho em um ambiente em que todos estavam determinados a serem amigos? Como foi, ou como você acha que seria?

    Pense sobre como você pode desenvolver uma determinação de amar aqueles que aprendem o evangelho com você. Você pode registrar qualquer inspiração que tiver para demonstrar maior bondade e amor por seus colegas de classe e membros da família.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 88:70–141 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: