Seminário
Unidade 6: Dia 3, Doutrina e Convênios 20:37, 68–84


Unidade 6: Dia 3

Doutrina e Convênios 20:37, 68–84

Introdução

A organização da Igreja em 6 de abril de 1830 forneceu os meios para que as ordenanças do sacerdócio fossem ministradas aos filhos do Pai Celestial de todo o mundo nos últimos dias. Antes desse tão esperado dia, o Senhor começou revelando ao profeta Joseph Smith os requisitos do batismo e a maneira de batizar, o que é esperado dos membros de Sua Igreja e os detalhes da administração do sacramento.

Doutrina e Convênios 20:37, 68–74

Os requisitos do batismo e a maneira de batizar são estabelecidos

O que você diria a um amigo não membro que lhe perguntasse: “O que eu preciso fazer para ser batizado em sua igreja?”

Leia Doutrina e Convênios 20:37 e procure os requisitos estabelecidos pelo Senhor para os que desejam se tornar membros da Igreja. Você pode marcar cada requisito que descobrir na passagem.

Pode ser útil saber que se apresentar com um coração quebrantado e um espírito contrito significa ser humilde e receptivo à vontade de Deus. Significa também sentir uma tristeza profunda pelo pecado e um desejo sincero de arrepender-se.

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: “Antigamente, quando as pessoas queriam adorar o Senhor e buscar Suas bênçãos, frequentemente levavam uma dádiva. Por exemplo, quando iam ao templo, levavam um sacrifício para colocarem no altar. Depois da Sua Expiação e Ressurreição, o Salvador disse que não mais aceitaria as ofertas queimadas de animais. A dádiva ou sacrifício que Ele aceita agora é de ‘um coração quebrantado e um espírito contrito’ (3 Néfi 9:20). Ao buscar a bênção da conversão, você pode oferecer ao Senhor a dádiva de seu coração quebrantado ou arrependido e seu espírito contrito ou obediente. Na verdade, trata-se de sua própria dádiva: o que você é e em que irá tornar-se” (“Quando te converteres”, A Liahona, maio de 2004, p. 12).

Por que você acha que essas características são requeridas antes de uma pessoa ser batizada?

A partir do que aprendeu em Doutrina e Convênios 20:37, complete o seguinte princípio: Quando somos batizados testificamos ou demonstramos que .

Pense em como está sua situação quanto a viver de acordo com seus convênios batismais.

O que você diria a seu amigo ou a sua amiga não membro, se ele ou ela fizesse a seguinte pergunta adicional: “Como as pessoas são batizadas em sua igreja?”

Leia Doutrina e Convênios 20:72–74 e marque a maneira de batizar descrita pelo Senhor. Nesses versículos, aprendemos que o batismo deve ser feito por imersão e realizado por alguém que possua a autoridade apropriada (ver também 3 Néfi 11:21–27).

Como você responderia se seu amigo ou sua amiga fizesse uma terceira pergunta: “O que é requerido das pessoas depois de terem sido batizadas e terem-se tornado membros de sua igreja?”

Leia Doutrina e Convênios 20:68–69 e identifique as expectativas que o Senhor tem em relação a cada um de nós depois de sermos batizados. Você pode marcar essas palavras em suas escrituras.

Em Doutrina e Convênios 20:68 o Senhor nos diz que os membros novos devem ser ensinados por élderes depois do batismo e antes da confirmação. Atualmente, a prática de ensinar lições missionárias aos pesquisadores antes do batismo possibilita às pessoas receberem o dom do Espírito Santo logo após seu batismo.

Em Doutrina e Convênios 20:69 aprendemos como manifestar ou demonstrar nossa dignidade depois de sermos batizados. Usando a orientação do Senhor nesse versículo, complete o seguinte princípio: Depois do batismo, demonstramos nossa dignidade ao Senhor por meio de .

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Por que é importante permanecer digno depois de ser batizado?

    2. O que acha que significa manifestar ou demonstrar “conduta e linguagem piedosas”?

  2. Leia a seção de Para o Vigor da Juventude intitulada “Linguagem” (2011, pp. 20–21) e identifique maneiras como um jovem pode demonstrar “conduta e linguagem piedosas”. Escreva em seu diário de estudo das escrituras algumas experiências em que viu outros fazerem tais coisas. Como acha que as ações e atitudes afetaram as pessoas à volta deles?

Pondere sobre como você mostrará “conduta e linguagem piedosas” nos próximos dias.

Doutrina e Convênios 20:75–79

O Senhor dá instruções sobre como administrar o sacramento

Você já levou um amigo não membro a uma reunião sacramental? Em caso positivo, como explicou sobre a ordenança do sacramento? Se ainda não teve essa oportunidade, o que diria a um amigo para ajudá-lo a compreender o sacramento?

Leia Doutrina e Convênios 20:75 e identifique o que o Senhor ordenou que todos os membros da Igreja façam frequentemente.

Em uma revelação posterior, o Senhor explicou: “Pois eis que vos digo que não importa o que se come ou o que se bebe ao participar do sacramento, se o fizerdes com os olhos fitos na minha glória – lembrando perante o Pai o meu corpo, que foi sacrificado por vós, e o meu sangue, que foi derramado para a remissão de vossos pecados” (D&C 27:2). Hoje utilizamos água no sacramento, “em lembrança do sangue de Jesus Cristo, que foi derramado por nós” (D&C 20:79), no lugar do vinho.

Por que você acha que somos orientados a partilhar do sacramento juntos com frequência? Ó élder Melvin J. Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou sobre uma bênção em particular que advém de partilhar do sacramento semanalmente:

Imagem
Élder Melvin J. Ballard

“Queremos que todo santo dos últimos dias vá à mesa do sacramento porque esse é o lugar para uma autoavaliação, para um autoexame, onde podemos aprender a corrigir nosso curso e endireitar nossa própria vida, harmonizando-nos com os ensinamentos da Igreja e com nossos irmãos e nossas irmãs. (…)

A única coisa que traz segurança para cada homem e cada mulher é partilhar do sacramento todo Dia do Senhor. Não nos afastamos muito do Senhor em uma semana, não tanto a ponto de não conseguirmos, pelo processo de autoanálise, corrigir os erros que possamos ter cometido. (…) A estrada até a mesa sacramental é o caminho para a segurança dos santos dos últimos dias” (Bryant S. Hinckley, Sermons and Missionary Services of Melvin Joseph Ballard [Sermões e Serviços Missionários de Melvin Joseph Ballard], 1949, pp. 150–151).

Imagem
partilhar do sacramento

Pondere sobre por que partilhar do sacramento semanalmente é uma proteção para você.

  1. Para aprender por que o sacramento é um caminho de segurança para você, escreva os dois títulos a seguir em seu diário de estudo das escrituras:

    Quando partilhamos do sacramento, testificamos que:

    Quando somos fiéis às promessas que fazemos durante o sacramento, o Senhor nos promete que:

    Leia Doutrina e Convênios 20:77–79 e procure o que testificamos ou prometemos quando partilhamos do sacramento. Escreva o que encontrar abaixo do cabeçalho “Quando partilhamos do sacramento…” em seu diário. A seguir, leia os versículos novamente e procure as promessas do Senhor. Escreva o que encontrar abaixo do cabeçalho “Quando somos fiéis…” em seu diário.

Examine os requisitos do batismo que você identificou em Doutrina e Convênios 20:37. Quais semelhanças você vê entre o convênio feito no batismo e as promessas feitas durante o sacramento?

Quando você toma o sacramento, você renova o convênio que fez ao ser batizado e confirmado.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Como você pode demonstrar seu desejo de tomar sobre si o nome de Jesus Cristo?

    2. Quais são algumas coisas que você pode fazer para se lembrar do Salvador durante a semana? (Ver também Mosias 18:8–10.)

    3. Como o fato de partilhar do sacramento o ajuda a manifestar “conduta e linguagem piedosas” (D&C 20:69)?

Leia a seguinte declaração sobre guardar e renovar nosso convênio batismal: “Você receberá grandes bênçãos ao guardar o convênio do batismo. Ao renová-lo, o Senhor renova a prometida remissão dos pecados. Limpo do pecado, você conseguirá ter o Espírito do Senhor sempre com você (D&C 20:77). A companhia constante do Espírito é uma das grandes dádivas que você pode receber na mortalidade. O Espírito o guiará nos caminhos da retidão e da paz e o levará à vida eterna com o Pai Celestial e Jesus Cristo” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, p. 169).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como o fato de entender a bênção de ter a companhia do Espírito Santo nos encoraja a honrar nosso convênio batismal?

O élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensina que podemos desfrutar da bênção da ministração de anjos quando renovamos nossos convênios batismais ao participar dignamente do sacramento:

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“Todas essas etapas vitais relativas à remissão de pecados são realizadas por intermédio da ordenança salvadora proporcionada pelo batismo e da ordenança renovadora do sacramento. (…)

Essas ordenanças do Sacerdócio Aarônico são também vitais ao ministério de anjos. (…)

Podemos receber as mensagens de anjos por meio de uma voz ou, simplesmente de pensamentos e sentimentos transmitidos à nossa mente.

Na maioria das vezes, sentimos ou escutamos as mensagens dos anjos em vez de vê-los. (…)

Geralmente, as bênçãos da companhia e das mensagens espirituais só estão ao alcance das pessoas puras. (…) Por intermédio das ordenanças do batismo e do sacramento, que pertencem ao Sacerdócio Aarônico, somos purificados de nossos pecados e recebemos a promessa de termos sempre conosco o Seu Espírito. Creio que essa promessa não se refere somente ao Espírito Santo, mas também ao ministério de anjos, porque ‘os anjos falam pelo poder do Espírito Santo; falam, portanto, as palavras de Cristo’ (2 Néfi 32:3). Sendo assim, os portadores do Sacerdócio Aarônico possibilitam a todos os membros fiéis da Igreja, que tomam o sacramento dignamente, ter a companhia do Espírito do Senhor e a ministração de anjos” (“O Sacerdócio Aarônico e o sacramento”, A Liahona, janeiro de 1999, p. 43).

Pense em como se preparará para participar do sacramento esta semana.

Doutrina e Convênios 20:80–84

Os registros de membros da Igreja devem ser mantidos corretos e exatos

Doutrina e Convênios 20:81–84 contém as instruções do Senhor de que os élderes do início da Igreja deviam registrar o nome das pessoas que se haviam filiado à Igreja. Foi-lhes dito para levar essas listas às conferências da Igreja para que pudessem ser registradas em um livro. O nome das pessoas que se afastavam era removido. Além disso, os membros da Igreja que se mudavam para outra localidade recebiam um certificado de sua condição de membro para entregar ao seu novo líder do sacerdócio. Atualmente, os líderes da Igreja continuam a manter registros precisos sobre os membros, e os métodos para fazê-lo são mais eficazes.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 20:37, 68–84 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: