Seminário
Unidade 21: Dia 4, Doutrina e Convênios 101:17–42


Unidade 21: Dia 4

Doutrina e Convênios 101:17–42

Introdução

Em 16 e 17 de dezembro de 1833, o profeta Joseph Smith recebeu uma revelação sobre os santos do Missouri que precisaram fugir de casa para escapar de duras perseguições. Muitos desses santos tinham sido obrigados a abandonar todos os seus pertences. A revelação que o profeta recebeu, registrada em Doutrina e Convênios 101, está sendo estudada em três lições. Esta segunda lição traz a descrição do Senhor de algumas condições durante o Milênio. Contém ainda palavras de consolo e conselho para os santos do Missouri.

Doutrina e Convênios 101:17–34

O Senhor descreve as condições durante o Milênio

Pense em alguns acontecimentos futuros para os quais você está se preparando. Por que você se empenha na preparação para esses acontecimentos?

Doutrina e Convênios 101 contém instruções sobre a preparação para a Segunda Vinda de Jesus Cristo e o Milênio (período de paz que começará quando Cristo voltar para reinar pessoalmente na Terra). Em Doutrina e Convênios 101:17–21, aprendemos que a promessa do Senhor de coligar os santos na cidade de Sião, no condado de Jackson, Missouri, “estava em suspenso enquanto as pessoas estivessem santificando-se pelo grande dom e pelas respectivas responsabilidades. Nesse ínterim, os honestos de coração estavam coligando-se nos vales das Montanhas Rochosas [e nas estacas de todo o mundo]. (…) Foram erigidos templos. (…) Mas Sião será estabelecida no local escolhido” (James E. Talmage, Regras de Fé, 12ª ed., 1924, p. 353).

Leia Doutrina e Convênios 101:22–23 e procure algo que o Senhor mandou os santos fazerem em preparação para Sua Segunda Vinda. (No versículo 23, a frase “a revelação que virá” refere-se à Segunda Vinda de Jesus Cristo. A referência à remoção de um véu também está relacionada à Segunda Vinda — ao momento em que todos os habitantes da Terra verão o Salvador.)

Imagem
Jesus Cristo Ressuscitado

Complete a seguinte frase com base em Doutrina e Convênios 101:22–23: Podemos nos preparar para a Segunda Vinda do Salvador Seu nome, vivendo de acordo com os princípios do evangelho, juntos e em lugares santos.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Em que ocasiões você sentiu estar num lugar santo?

    2. Como o fato de se reunir em lugares santos com outros santos dos últimos dias ajuda você a se preparar para a Segunda Vinda do Senhor?

Doutrina e Convênios 101:24–34 se refere à destruição dos iníquos por ocasião da Segunda Vinda de Jesus Cristo e às condições que existirão na Terra durante o Milênio. Nos versículos 32–34, por exemplo, lemos que o Senhor revelará coisas ocultas sobre a Terra, como Sua criação, e sobre os céus. (A palavra inimizade no versículo 26 se refere ao ódio ou à hostilidade.)

  1. No diário de estudo das escrituras, enumere duas ou três condições mencionadas em Doutrina e Convênios 101:24–34 que você mais gostaria de vivenciar. Explique por que essas condições seriam significativas para você.

Doutrina e Convênios 101:35–38

O Senhor garante aos santos do Missouri que, se perseverarem na fé, acabarão por participar de Sua glória

Quando o Senhor concedeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 101:24–34, os santos do Missouri tinham passado por enormes dificuldades, inclusive agressões físicas, a perda de suas casas e posses, bem como frio intenso.

Leia Doutrina e Convênios 101:35–38 e identifique os princípios e conselhos que o Senhor deu aos santos do Missouri para consolá-los e fortalecê-los em suas provações.

  1. No diário de estudo das escrituras, anote um conselho que o Senhor deu aos santos nos versículos 35–38. Em seguida, explique como esse conselho poderia consolar os santos do Missouri.

Complete o seguinte princípio com base no que aprendeu em Doutrina e Convênios 101:35: Aqueles que pelo nome do Salvador e participarão da glória de Deus.

Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo sempre O seguem mesmo quando perseguidos por causa de sua fé. O presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, fez o relato a seguir sobre dois santos dos últimos dias que viveram no México no início do século 20. Em 1915, foram capturados por um grupo violento de soldados. Ao ler a história, atente para o exemplo desses dois santos dos últimos dias ao suportarem as perseguições com fé.

Imagem
Presidente James E. Faust

“Rafael Monroy era presidente do pequeno ramo de San Marcos, México, e Vicente Morales era seu primeiro conselheiro. (…) Disseram-lhes que seriam poupados se entregassem suas armas e renunciassem à sua estranha religião. O irmão Monroy disse a seus captores que ele não tinha nenhuma arma e simplesmente tirou do bolso sua Bíblia e o Livro de Mórmon. Ele disse: ‘Cavalheiros, essas são as únicas armas que carrego; são as armas da verdade contra o erro’.

Como nenhuma arma foi encontrada, os irmãos foram cruelmente torturados para que contassem onde as armas estavam escondidas. Mas não havia nenhuma arma. Depois foram levados sob escolta para os arredores da pequena cidade, onde seus captores os encostaram a uma árvore diante de um pelotão de fuzilamento. O oficial encarregado lhes ofereceu liberdade se abandonassem sua religião e se unissem aos zapatistas, mas o irmão Monroy respondeu: ‘Minha religião vale mais para mim do que minha própria vida e não posso renunciar a ela’.

Disseram-lhe que seriam fuzilados e lhes perguntaram se tinham algum pedido. O irmão Rafael perguntou se poderia fazer uma oração antes de ser executado. Lá, na presença de seus executores, ele se ajoelhou e, num tom que todos podiam ouvir, orou e pediu que Deus abençoasse e protegesse seus entes queridos e cuidasse do pequeno ramo que ficaria sem seu líder. Ao terminar a oração, ele usou as palavras do Salvador quando foi pendurado na cruz e orou por seus executores: ‘Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem’ (Lucas 23:34), após o que o pelotão fuzilou o irmão Monroy e o irmão Morales” (“Discipulado”, A Liahona, novembro de 2006, p. 20; com base em Rey L. Pratt, “A Latter-day Martyr” [Um mártir dos últimos dias], Improvement Era, junho de 1918, pp. 720–726).

Pense em ocasiões em que você sofreu perseguição (ou foi alvo de chacota ou intimidação) por causa de sua fé em Jesus Cristo e Sua Igreja.

  1. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: Quando as pessoas são perseguidas por sua fé em Jesus Cristo e Sua Igreja, como podem reagir com fé?

Imagem
sal limpo

Pense em alguns usos do sal. O sal pode, por exemplo, ser usado para realçar o sabor, conservar alimentos e como desinfetante para curar feridas. Leia Doutrina e Convênios 101:39 e identifique as pessoas que o Senhor comparou ao sal.

Pondere por que as pessoas que aceitam o evangelho e fazem convênios com o Senhor podem ser chamadas de “o sal da terra”.

Observe no versículo 39 que o Senhor também chamou os membros da Igreja de “sabor dos homens”. A palavra sabor se refere a um gosto ou uma qualidade distintiva. A seu ver, o que significa ser o sabor dos homens?

Imagem
Élder Carlos E. Asay

A seguinte declaração do élder Carlos E. Asay, dos Setenta, pode ajudá-lo a entender melhor o que significa ser o sabor dos homens: “Quando o Senhor usou a expressão ‘sabor dos homens’, referia-Se àqueles que O representam. Fazia alusão aos que se arrependeram, foram purificados nas águas do batismo e fizeram o convênio de tomar sobre si Seu nome e Sua causa. Além disso, estava falando daqueles que iam partilhar, por convênio, de Seu poder do sacerdócio. Referia-Se a vocês e a mim” (“Salt of the Earth: Savor of Men and Saviors of Men” [Sal da Terra: Sabor dos homens e salvadores dos homens], Ensign, maio de 1980, p. 42).

As expressões “sal da terra” e “sabor dos homens” ensinam que, como membros da Igreja de Jesus Cristo, temos a responsabilidade de ajudar todas as pessoas da Terra receber as bênçãos de Deus (ver Abraão 2:8–11).

Estude Doutrina e Convênios 101:40–42 e procure as advertências e promessas do Senhor.

Imagem
sal e sujeira

Observe que o versículo 40 inclui a frase “se esse sal da Terra perder seu sabor”. O sal não perde o sabor ao envelhecer. Perde o sabor quando é misturado com outras substâncias e contaminado por elas. O élder Asay ensinou: “O sabor e a qualidade do homem se dissipam quando ele contamina a mente com pensamentos impuros, profana os lábios faltando com a verdade e faz mau uso de seu vigor ao praticar más ações” (“Salt of the Earth” [Sal da Terra], p. 42).

Doutrina e Convênios 101:40–42 nos ajuda a aprender que, para ajudar o povo da Terra a receber as bênçãos de Deus, devemos nos arrepender de nossos pecados e ser humildes. Você pode escrever essa verdade em suas escrituras.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. De que modo os ensinamentos do Senhor em Doutrina e Convênios 101:39–42 o ajudam a entender o que Ele espera de você?

    2. Quais são alguns exemplos de como o pecado pode nos impedir de abençoar as pessoas da Terra?

    3. O que você fará para evitar ser contaminado pelo pecado?

Pense se há pecados contaminando sua vida. Arrependa-se desses pecados a fim de se tornar puro perante o Senhor e poder ajudar melhor as outras pessoas a receber as bênçãos Dele.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 101:17–42 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: