Seminário
Unidade 21: Dia 2, Doutrina e Convênios 99–100


Unidade 21: Dia 2

Doutrina e Convênios 99–100

Introdução

O profeta Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 99 em 29 de agosto de 1832. Nessa revelação o Senhor chamou John Murdock para continuar seu trabalho missionário e ir para o leste dos Estados Unidos. Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 100 em 12 de outubro de 1833, enquanto ele e Sidney Rigdon estavam em Nova York trabalhando como missionários. Nessa revelação, o Senhor assegurou a Joseph e Sidney que seus familiares em Ohio estavam bem. O Senhor também consolou Joseph no tocante aos santos do Missouri que estavam sofrendo perseguições.

Doutrina e Convênios 99

O Senhor chama John Murdock para proclamar o evangelho

Imagine que um amigo não membro da Igreja lhe pergunta por que tantos rapazes e moças estão dispostos a dedicar dois anos ou 18 meses de sua vida para servir missão. Como você explicaria por que alguém estaria disposto a fazer tal sacrifício para servir missão?

Imagem
sísteres
Imagem
John Murdock

John Murdock

John Murdock estava entre os primeiros membros da Igreja. Ao ler as informações a seguir, atente para os sacrifícios que ele fez para servir ao Senhor.

John Murdock pesquisou muitas igrejas e concluiu que todas as religiões tinham se desencaminhado. No entanto, no fim de 1830, ele leu o Livro de Mórmon e sentiu o Espírito Santo prestar testemunho de sua veracidade. Ele estava convencido de ter encontrado a verdadeira Igreja de Cristo. Pouco tempo depois de seu batismo em 5 de novembro de 1830, John Murdock serviu missão e batizou cerca de 70 pessoas em quatro meses em Orange e Warrensville, Ohio.

Em 30 de abril de 1831, logo após o retorno de John da missão, sua esposa, Julia, morreu ao dar à luz gêmeos. Em junho de 1831, o Senhor o chamou para ir ao Missouri e pregar o evangelho ao longo do caminho (ver D&C 52:8–9). Antes de poder ir, John precisava garantir o sustento dos cinco filhos, todos com menos de 7 anos de idade. Conseguiu várias pessoas para tomar conta dos filhos mais velhos, e Joseph e Emma Smith adotaram os gêmeos recém-nascidos. No restante de 1831 e na primeira metade de 1832, John Murdock pregou no território de Michigan, em Indiana, no Missouri e em Ohio. Quando voltou para Hiram, Ohio, em junho de 1832, estava sofrendo os efeitos de uma longa enfermidade. Também ficou sabendo que um de seus gêmeos morrera no mês de março anterior e que as pessoas que tinham cuidado de seus outros três filhos mais velhos estavam cobrando pelo auxílio prestado.

O profeta Joseph Smith recebeu a revelação em Doutrina e Convênios 99 cerca de dois meses depois de John Murdock ter voltado para casa após sua segunda missão. Leia Doutrina e Convênios 99:1 e identifique qual foi o chamado do Senhor para John Murdock.

Além desse chamado para pregar o evangelho, essa revelação contém diversas promessas relativas ao serviço de John. Leia Doutrina e Convênios 99:2–3 e procure como John Murdock e as pessoas que ele ensinou seriam abençoados pelo serviço dele.

Nos versículos 2–3, aprendemos as seguintes verdades: Representamos o Senhor quando servimos missão, e aqueles que recebem o evangelho como criancinhas alcançam misericórdia.

Antes de sair em missão nos estados do leste, John Murdock teve uma experiência na Escola dos Profetas que exerceu um efeito profundo sobre ele. “Numa de [nossas reuniões de oração], o profeta nos disse que, se nos humilhássemos diante de Deus e exercêssemos uma forte fé, veríamos o rosto do Senhor. E por volta do meio-dia, minha mente se abriu, e os olhos de meu entendimento se iluminaram. Vi a forma de um homem, de grande formosura, com o semblante firme e claro como o sol. (…) Seu rosto era penetrante e, ainda assim, de grande beleza. E enquanto eu me esforçava para apreender integralmente aquele ser da cabeça aos pés, ele desapareceu e a visão se fechou. Mas [essa visão] deixou em minha mente a impressão de amor, por meses a fio, numa intensidade que eu jamais sentira antes” (John Murdock, autobiografia e diário, 13, L. Tom Perry Special Collections, Harold B. Lee Library, Universidade Brigham Young, Provo, Utah).

  1. Identifique pelo menos três pessoas nas escrituras ou em sua vida que fizeram sacrifícios para servir ao Senhor. Escreva o nome delas no diário de estudo das escrituras. Em seguida, escreva quais bênçãos essas pessoas receberam por causa de seus sacrifícios e seu serviço.

Leia Doutrina e Convênios 99:4–5 e procure o que o Senhor disse que aconteceria com aqueles que rejeitassem a mensagem que John Murdock lhes ensinaria.

Leia Doutrina e Convênios 99:6–8 e procure evidências de que o Senhor estava ciente das necessidades de John Murdock e dos sacrifícios que estava fazendo.

John Murdock seguiu o conselho do Senhor e tomou as providências necessárias para mandar seus três filhos mais velhos para o bispo Partridge no Missouri, onde ficaram com famílias diferentes. John saiu em missão em setembro de 1832, cerca de um mês depois de receber seu chamado. Serviu várias outras missões e depois foi morar com os filhos mais velhos no Missouri. Pelo restante da vida, John Murdock serviu ao Senhor fielmente em seus chamados como missionário, bispo e patriarca.

Doutrina e Convênios 100:1–12

O Senhor transmite palavras de consolo e instrução a Joseph Smith e Sidney Rigdon

Quais são algumas preocupações e dúvidas que os missionários podem ter ao iniciarem a missão? Tenha essas dúvidas em mente ao estudar Doutrina e Convênios 100.

Em abril de 1833, um homem chamado Freeman Nickerson entrou para a Igreja em Nova York e viajou até Kirtland, Ohio. Quando Freeman conheceu Joseph Smith, pediu ao profeta que visitasse a família Nickerson em Nova York e no Canadá. Joseph Smith e Sidney Rigdon concordaram com essa proposta e deixaram Kirtland com ele em 5 de outubro de 1833. O grupo pregou o evangelho durante a viagem. Em 12 de outubro de 1833, chegaram à casa dos Nickerson em Perrysburg, Nova York, e Joseph recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 100.

Leia o cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 100 e procure o motivo da preocupação de Joseph Smith e Sidney Rigdon ao chegarem a Nova York.

Nessa revelação, o Senhor respondeu às preocupações de Joseph Smith e Sidney Rigdon com as respectivas famílias. Leia Doutrina e Convênios 100:1–2 e procure como o Salvador respondeu a suas preocupações. Você pode marcar os trechos que devem ter consolado Joseph e Sidney.

  1. No diário de estudo das escrituras, descreva como as palavras do Senhor em Doutrina e Convênios 100:1–2 podem ajudar os missionários de hoje em suas preocupações com sua família.

Além de tranquilizá-los no tocante a sua família, o Senhor também garantiu a Joseph e Sidney que seriam abençoados em seu trabalho missionário. Leia Doutrina e Convênios 100:3–4 e identifique algumas dessas promessas.

Leia Doutrina e Convênios 100:5–8 e procure promessas adicionais do Senhor.

Imagem
dois rapazes

Se erguermos a voz para partilhar o evangelho, então o Senhor nos ajudará a saber o que dizer.

Os versículos 5–6 contêm a promessa de que, se erguermos a voz para partilhar o evangelho, então o Senhor nos ajudará a saber o que dizer. (Lembre-se de que, para receber essa ajuda prometida, devemos viver em retidão e nos preparar para servir.)

Em Doutrina e Convênios 100:7, aprendemos que os missionários devem declarar o evangelho com “solenidade de coração” e “espírito de mansidão”. Esse conselho implica que devemos compartilhar o evangelho com seriedade e humildade.

Leia Doutrina e Convênios 100:8 e procure o que o Senhor prometeu se pregarmos o evangelho dessa forma. Em seguida, complete a frase a seguir: Se partilharmos o evangelho com as pessoas com solenidade de coração e espírito de mansidão, então o Espírito Santo vai .

  1. Pense numa ocasião em que você sentiu o Espírito confirmar que algo que você ensinou ou disse estava certo. Isso pode incluir falar sobre o evangelho com amigos ou familiares, prestar testemunho, fazer um discurso em uma reunião da Igreja ou fazer um comentário numa aula. No diário de estudo das escrituras, descreva sua experiência. Você também pode descrever uma experiência em que sentiu o Espírito Santo testificar que as palavras de alguém eram verdadeiras.

Leia Doutrina e Convênios 100:9–12 e procure instruções e promessas que o Senhor deu ao profeta Joseph Smith e a Sidney Rigdon.

  1. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: O que a promessa contida em Doutrina e Convênios 100:12 poderia significar para você caso estivesse servindo missão?

O trabalho missionário do profeta Joseph Smith e de Sidney Rigdon exerceu uma influência duradoura sobre a Igreja. Sidney Rigdon pregou a um grande grupo reunido na casa dos Nickerson, em Nova York, e os três irmãos seguiram rumo ao norte, até Ontário, Canadá, onde pregaram para outros grupos. Os missionários batizaram quase 20 pessoas lá e organizaram um ramo da Igreja. Algum tempo depois, Parley P. Pratt visitou esse ramo ao servir missão no Canadá. Moses Nickerson, um converso da missão de 1833, apresentou o élder Pratt a John Taylor, que se tornou um missionário bem-sucedido e, posteriormente, tornou-se presidente da Igreja. Esses acontecimentos foram o cumprimento parcial da promessa do Senhor de que “uma porta eficaz [se abriria] nas regiões circunvizinhas nesta região leste” (D&C 100:3).

Doutrina e Convênios 100:13–17

O Senhor consola Joseph e Sidney no tocante às provações dos santos no Missouri

Em agosto de 1833, pouco antes da partida do profeta Joseph Smith para essa missão, Oliver Cowdery trouxera a notícia do Missouri de que os inimigos da Igreja se tornaram violentos contra os santos dos últimos dias lá. Joseph mandou Orson Hyde e John Gould transmitirem conselhos dele aos santos no Missouri. Essa viagem seria perigosa porque eles atravessariam áreas próximas às frequentadas por turbas hostis aos mórmons. No decorrer de sua missão com Sidney Rigdon e Freeman Nickerson, o profeta se preocupou com Orson e John e todos os santos que estavam sendo perseguidos no Missouri.

  1. Leia Doutrina e Convênios 100:13–17 e procure o que o Senhor disse ao profeta Joseph Smith. No diário de estudo das escrituras, faça as seguintes designações:

    1. Com base no que você aprender no versículo 15, complete este princípio: Todas as coisas reverterão para nosso bem se nós…

    2. “[Andar] retamente” perante o Senhor significa ser justo e guardar os mandamentos. Pense em coisas específicas que você pode fazer para se sair melhor ao “[andar] retamente” diante do Senhor. Estabeleça e anote uma meta para colocar em prática um desses princípios e ter mais plenamente essa bênção em sua vida.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 99–100 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: