Seminário
Unidade 16: Dia 2, Doutrina e Convênios 75


Unidade 16: Dia 2

Doutrina e Convênios 75

Introdução

Em uma conferência da Igreja realizada em 25 de janeiro de 1832, o profeta Joseph Smith recebeu duas revelações, ambas encontradas em Doutrina e Convênios 75. A primeira revelação, registrada nos versículos 1–22, foi dada a um grupo de élderes cujos nomes tinham sido enviados para o serviço missionário. O Senhor deu instruções a esses élderes a respeito de seus deveres como missionários e designou seus companheiros de missão. A segunda revelação, registrada nos versículos 23–36, foi dada a um segundo grupo de élderes que queria saber o que o Senhor desejava deles. O Senhor orientou que esses élderes deveriam prover o sustento para sua família e deveriam aceitar um chamado para pregar o evangelho.

Doutrina e Convênios 75:1–5

O Senhor fala aos que desejam pregar o evangelho

Quantos anos faltam para você ter idade para servir missão de tempo integral? Enquanto pensa na possibilidade de servir missão de tempo integral, quais são algumas das bênçãos que sabe que receberá por compartilhar o evangelho com outras pessoas? No espaço a seguir, escreva algumas dessas bênçãos:

Conforme lemos em Doutrina e Convênios 75, o Senhor promete muitas bênçãos àqueles que Ele chama para pregar o evangelho. Ele também dá instruções para ajudá-los a serem bem-sucedidos. Leia Doutrina e Convênios 75:1–4 e procure o que o Senhor queria que os élderes fizessem enquanto pregavam o evangelho. Você pode marcar em suas escrituras o que identificar.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva por que acha importante que os missionários preguem o evangelho da maneira como o Senhor descreveu nesses versículos.

Leia Doutrina e Convênios 75:5 e procure o que o Senhor prometeu aos élderes se eles fossem fiéis ao proclamar Seu evangelho. É importante saber que a palavra molhos se refere aos talos de grãos cortados e amarrados em feixes. Ter “muitos molhos” significa ter uma colheita abundante. O que acha que os “molhos” podem representar na obra missionária?

Imagem
molhos em um campo

Molhos em um campo

Além da bênção de receber os frutos de nosso trabalho ao pregarmos o evangelho a outras pessoas, o Senhor prometeu bênçãos eternas em Doutrina e Convênios 75:5. Como as promessas do Senhor encontradas no versículo 5 o incentivam a compartilhar o evangelho com as outras pessoas?

  1. Com base no que aprendeu no versículo 5, complete o seguinte princípio em seu diário de estudo das escrituras: Se formos fiéis em pregar o evangelho, o Senhor nos abençoará com…

Doutrina e Convênios 75:6–22

O Senhor chama e orienta os companheiros missionários

Depois que o Senhor orientou e fez promessas aos élderes que serviriam missão, Ele os organizou em duplas e deu instruções específicas a cada dupla.

Leia Doutrina e Convênios 75:6–12 para identificar a primeira dupla de missionários e a promessa que o Senhor fez a eles caso fossem fiéis ao pregar o evangelho.

Pode lhe ser útil saber que, em 29 de outubro de 1831, William E. McLellin fora chamado para servir missão no leste dos Estados Unidos, e Samuel H. Smith fora chamado como seu companheiro (ver D&C 66:5–8). A princípio, William aceitou o chamado. Sua missão terminou mais cedo e ele voltou para Kirtland, Ohio, no fim de dezembro de 1831. Como registrado em Doutrina e Convênios 75:6–12, o Senhor repreendeu William E. McLellin por causa de suas murmurações, revogou o chamado de servir nos estados do leste e chamou Orson Hyde para substituí-lo como companheiro de Samuel Smith. Contudo, o Senhor, em Sua misericórdia, deu a William o chamado de proclamar o evangelho no sul dos Estados Unidos com Luke Johnson como seu companheiro. William aceitou o chamado, mas não serviu fielmente. Logo alegou estar muito doente para continuar a missão. Depois de voltar da missão, viajou para Hiram, Ohio, e se casou com Emiline Miller.

Leia Doutrina e Convênios 75:11, 13–14 e procure a promessa que o Senhor fez repetidas vezes a cada dupla missionária caso se mantivessem fiéis à proclamação do evangelho. Você pode marcar trechos desses versículos que nos garantem que, se formos fiéis em pregar o evangelho, o Senhor estará conosco.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre uma experiência que você ou alguém que conhece teve que evidencia que o Senhor estará conosco se formos fiéis ao compartilhar Seu evangelho com outras pessoas.

  2. Imagine que tenha um amigo ou um membro da família que está tendo dificuldades em sua missão de tempo integral. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva uma carta de incentivo para essa pessoa usando os princípios que aprendeu na lição de hoje. Na carta, compartilhe o que os missionários podem fazer para serem mais fiéis ao proclamar o evangelho e quais são algumas das bênçãos prometidas àqueles que assim o fizerem. (Se conhece um missionário de tempo integral, você pode escrever essa carta para ele ou ela. Escreva uma observação em seu diário de estudo das escrituras sobre isso.)

Imagem
Gordon B. Hinckley como jovem missionário

Gordon B. Hinckley como missionário na Inglaterra, pregando no Hyde Park, em Londres

Podemos enfrentar desafios ao nos esforçarmos para sermos fiéis em proclamar o evangelho. Em um artigo sobre o presidente Gordon B. Hinckley, o élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu sobre uma dificuldade que o presidente Hinckley enfrentou enquanto servia como um jovem missionário na Inglaterra:

“O élder Hinckley sentiu o desânimo comum aos missionários que enfrentam novas situações em uma terra estranha. Não estava fisicamente bem e se lembra de quando foi para sua primeira reunião de rua (…): ‘Eu estava assustado. Subi no pequeno púlpito e olhei para a multidão reunida. (…) Pareciam ameaçadores e malvados, mas, de alguma forma, eu disse o que tinha de dizer’.

Desanimado e sem conseguir obter sucesso no trabalho missionário, Gordon escreveu uma carta a seu pai, dizendo: ‘Estou desperdiçando meu tempo e seu dinheiro. Não vejo razão para estar aqui’. Recebeu então uma resposta gentil e concisa de seu pai. Ela dizia: ‘Querido Gordon, Recebi sua carta [de tal data]. Tenho somente uma sugestão. Esqueça-se de si mesmo e trabalhe. Com amor, seu pai’.

O presidente Hinckley comenta a respeito desse momento: ‘Ponderei sobre sua resposta e, no estudo das escrituras da manhã seguinte, lemos a importante declaração do Senhor: ‘Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará’ (Marcos 8:35).

Essa declaração simples, essa promessa, tocou-me. Ajoelhei-me e fiz um convênio com o Senhor de que tentaria me esquecer de mim mesmo e trabalharia. Considero aquele como o dia decisivo de minha vida. Tudo de bom que me aconteceu desde aquele dia posso remontar à decisão tomada naquela época’” (“Presidente Gordon B. Hinckley: Mostrando real valor”, A Liahona, junho de 1995, edição especial, p. 2).

Conforme lemos em Doutrina e Convênios 75:15–22, o Senhor instruiu os missionários a abençoarem as famílias daqueles que os recebessem. Eles também aprenderam o que deviam fazer quando fossem rejeitados pelas pessoas a quem estivessem ensinando o evangelho. Atualmente os missionários não são mais orientados a sacudir o pó dos pés como testemunho contra os que os rejeitarem.

Doutrina e Convênios 75:23–29

O Senhor explica como devia ser o sustento das famílias dos que foram chamados por Ele para servir missão

A segunda revelação encontrada em Doutrina e Convênios 75, versículos 23–36, foi dada a um grupo diferente de élderes. Nos primeiros anos da Igreja, muitos homens chamados para servir missão tinham esposa e filhos que dependiam financeiramente deles. Aceitar o chamado de servir era um grande sacrifício para a família inteira. Uma preocupação comum para muitos élderes era com relação ao que aconteceria com sua família se aceitassem o chamado de pregar o evangelho longe de casa.

Leia Doutrina e Convênios 75:24–28 e procure quais foram as instruções do Senhor aos élderes que precisavam sair em missão, mas tinham uma família para sustentar.

Nesses versículos o Senhor diz que a Igreja deveria ajudar a família quando um marido ou um pai aceitasse o chamado para servir missão. Observe no versículo 26 o que o Senhor orienta os élderes a fazer caso encontrem um lugar onde a família deles seria sustentada.

No versículo 28, o Senhor Se dirige aos élderes que não conseguiram encontrar um lugar onde a família pudesse ser sustentada. Ele disse que não precisavam viajar, e Ele lhes garantiu que esses homens não perderiam a oportunidade de receber a vida eterna. Esses élderes deveriam, sim, servir na Igreja em âmbito local.

Leia Doutrina e Convênios 75:29 e procure o conselho que o Senhor deu a todos esses homens. Pode lhe ser útil saber que uma pessoa ociosa é quem não tem o desejo de trabalhar e que “[ser] diligente em todas as coisas” significa ser constante, persistente, solícito e trabalhador.

Você pode marcar a orientação que o Senhor dá no versículo 29, que ensina o seguinte princípio: O Senhor ordena que sejamos diligentes em todas as coisas.

  1. Reflita sobre os aspectos da sua vida em que sente que pode ser mais diligente. Em uma folha de papel, escreva uma meta sobre uma coisa que fará com maior diligência. Coloque essa meta em um lugar onde possa ver todos os dias. Depois, escreva em seu diário de estudo das escrituras: Escrevi minha meta e a coloquei em um lugar em que posso vê-la todos os dias.

Doutrina e Convênios 75:30–36

O Senhor organiza os élderes em duplas missionárias

No final da segunda revelação em Doutrina e Convênios 75, o Senhor dividiu esse grupo de élderes em duplas missionárias.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 75 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: