Seminário
Unidade 15: Dia 1, Doutrina e Convênios 65–66


Unidade 15: Dia 1

Doutrina e Convênios 65–66

Introdução

Em 12 de setembro de 1831, Joseph Smith e sua família se mudaram de Kirtland para Hiram, no estado de Ohio. Hiram ficava a cerca de cinquenta quilômetros a sudeste de Kirtland. Eles assim o fizeram para atender ao conselho do Senhor (ver D&C 63:65). O profeta e sua família se mudaram para a casa da família de John e Alice Johnson, recém-conversos à Igreja. Um dos principais motivos para essa mudança foi possibilitar que o profeta voltasse a trabalhar na tradução inspirada da Bíblia (geralmente chamada de Tradução de Joseph Smith, ou TJS). Assim que chegou a Hiram, Joseph retomou esse trabalho. Em 30 de outubro de 1831, o profeta Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 65. Nessa revelação, o Senhor ensina que o evangelho será espalhado por toda a Terra em preparação para a Segunda Vinda e que os santos devem orar pelo crescimento do reino de Deus.

William E. McLellin foi batizado em 20 de agosto de 1831. Logo após seu batismo, ele foi ordenado élder e acompanhou Hyrum Smith durante algumas semanas como missionário. Em outubro, viajou para Ohio para uma conferência da Igreja. Enquanto estava lá, conheceu o profeta Joseph Smith. Por intermédio do profeta, o Senhor orientou e advertiu William a fim de ajudá-lo a permanecer fiel e, por fim, a receber a vida eterna. Essa revelação está registrada em Doutrina e Convênios 66.

Doutrina e Convênios 65

O Senhor declara que o evangelho encherá a Terra

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, faça uma lista das coisas pelas quais você ora frequentemente.

Doutrina e Convênios 65 é uma revelação que o profeta chama de oração. Ao estudar essa revelação, você identificará um conselho do Senhor sobre algo pelo qual devemos orar — especialmente ao testemunharmos o cumprimento de profecias sobre os últimos dias.

Leia Doutrina e Convênios 65:1–2 e procure a maneira como o Senhor disse que o evangelho seria propagado. Você pode marcar o trecho em que o Senhor disse até onde o evangelho alcançaria.

Observe que o Senhor disse que “as chaves do reino de Deus foram confiadas ao homem na Terra” (D&C 65:2). As palavras “chaves do reino” referem-se à autoridade do sacerdócio para presidir e autorizar a administração e a realização das ordenanças do sacerdócio na Igreja. Com essas chaves, o presidente da Igreja lidera nossos esforços para pregar o evangelho.

Imagem
Daniel interpreta o sonho de Nabucodonosor

O que você sabe sobre a interpretação que Daniel fez do sonho de Nabucodonosor encontrada em Daniel 2 no Velho Testamento?

Talvez você se lembre de que o rei Nabucodonosor estava perturbado por causa de um sonho e que o Senhor revelou o sonho e o significado dele para o profeta Daniel. No sonho, uma grande estátua, que representava os diferentes reinos políticos, era destruída por uma pedra do monte cortada sem auxílio de mãos. A pedra se tornou grande e encheu toda a terra (ver Daniel 2:31–45).

Em Doutrina e Convênios 65:2, as palavras “reino de Deus” referem-se ao reino de Deus na Terra: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (ver Doutrina e Convênios 65:5–6). Você pode escrever isso em suas escrituras próximo ao versículo 2.

Leia a seguinte declaração do presidente Gordon B. Hinckley e procure o que ele disse sobre o reino de Deus:

Imagem
Presidente Gordon B. Hinckley

“Somos cidadãos do maior reino na Terra — um reino que não é dirigido pela sabedoria dos homens, mas conduzido pelo Senhor Jesus Cristo. Sua presença é real. Seu destino é certo. É o reino sobre o qual falou o profeta Daniel: uma pedra que deve ser cortada da montanha sem mãos e encher toda a Terra (ver Daniel 2:34–35).

Não foi um homem mortal quem criou esse reino. Ele passou a existir por intermédio da revelação de seu líder divino. E desde os dias do século 19 em que teve início, ele se espalhou como uma crescente bola de neve” (“Pilares da verdade”, A Liahona, maio de 2002, p. 3).

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. De que maneira podemos perceber que a profecia feita por Daniel está sendo cumprida nos dias atuais? Como isso fortalece seu testemunho de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?

    2. O que significa para você fazer parte do reino de Deus na Terra?

Leia a seguinte declaração feita pelo élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, e pense em como completaria a última frase:

Imagem
Élder Neil L. Andersen

“Já pensaram no motivo pelo qual foram enviados à Terra nesta época específica? Vocês não nasceram na época de Adão e Eva, nem enquanto os faraós governavam o Egito, nem durante a dinastia Ming. Vieram à Terra nesta época, 20 séculos depois da primeira vinda de Cristo. O sacerdócio de Deus foi restaurado na Terra e o Senhor estendeu a mão para preparar o mundo para Seu glorioso retorno. Esta é uma época de grandes oportunidades e de importantes responsabilidades. Esta é a sua época.

Com o batismo, vocês declararam sua fé em Jesus Cristo. (…) Uma de suas importantes responsabilidades é a de…” (“Preparar o mundo para a Segunda Vinda”, A Liahona, maio de 2011, p. 49).

Leia Doutrina e Convênios 65:3–4 e procure as responsabilidades que você tem como membro do reino de Deus na Terra.

No versículo 3, o trecho “preparai a ceia do Cordeiro” refere-se à nossa responsabilidade de preparar o mundo para a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Você pode escrever o seguinte princípio em suas escrituras, ao lado de Doutrina e Convênios 65:3–4: Temos a responsabilidade de preparar a nós mesmos e a outras pessoas para a Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo.

O élder Andersen testificou sobre essa verdade. Ele terminou a última frase da declaração acima com as seguintes palavras: “Uma de suas importantes responsabilidades é a de ajudar a preparar o mundo para a Segunda Vinda do Salvador” (“Preparar o Mundo para a Segunda Vinda”, p. 49).

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Ao refletir sobre sua responsabilidade de preparar a si mesmo e a outras pessoas para a Segunda Vinda de Jesus Cristo, que pensamentos e sentimentos vêm a sua mente e seu coração?

    2. Observe em Doutrina e Convênios 65:4 que devemos “[divulgar as] obras maravilhosas [do Senhor] entre o povo”. Como você pode fazer isso?

Leia Doutrina e Convênios 65:5–6 e marque pelo menos três coisas pelas quais devemos orar.

Como orar por essas coisas poderá ajudá-lo a preparar a si mesmo e a outras pessoas para a Segunda Vinda?

Leia a declaração a seguir do presidente Thomas S. Monson. Identifique alguma coisa pela qual o presidente Monson nos pediu que orássemos continuamente e reflita sobre como tais orações podem ajudar a preparar o mundo para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Peço-lhes que sua fé e suas orações continuem a ser oferecidas pelos que moram em áreas onde nossa influência é limitada e onde não temos permissão para livremente compartilhar o evangelho neste momento. Milagres podem-se realizar ao fazermos isso” (“Bem-vindos à conferência”, A Liahona, novembro de 2009, p. 6).

  1. Com base no que aprendeu em Doutrina e Convênios 65, escreva uma coisa que você fará para preparar a si mesmo e a outras pessoas para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Doutrina e Convênios 66

O Senhor aconselha William E. McLellin a perseverar até o fim

William E. McLellin havia orado em segredo, pedindo ao Senhor que, por meio do profeta Joseph Smith, fosse-lhe revelado respostas a cinco perguntas específicas. Sem dizer quais eram as perguntas, William pediu uma revelação. Em 29 de outubro de 1831, enquanto o profeta Joseph ditava a revelação encontrada em Doutrina e Convênios 66, William percebeu que era a resposta para cada uma das cinco perguntas.

Embora William E. McLellin não tenha perseverado até o fim, ao escrever sobre isso, dez anos depois de ter deixado a Igreja, não podia negar que o profeta Joseph Smith tinha sido inspirado. Ele escreveu o seguinte sobre essa revelação: “Testifico perante Deus que todas as perguntas que na época eu havia feito ao Senhor dos Exércitos foram respondidas para minha inteira e completa satisfação. Eu desejava obter um testemunho da inspiração de Joseph. E até o presente momento, testifico sobre sua inspiração e não posso negá-la” (comp. por Jan Shipps e John W. Welch, The Journals of William E. McLellin, 1831–1836 [Os Diários de William E. McLellin, 1831–1836], 1994, p. 57).

Ao estudar Doutrina e Convênios 66, procure as promessas encorajadoras que o Senhor fez a William E. McLellin. Identifique também palavras de correção e advertência.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva uma das promessas que o Senhor fez, assim como uma advertência que Ele fez ao irmão McLellin. Inclua os números dos versículos em que as encontrou. Em seguida, escreva uma ou duas frases explicando o que a promessa e a advertência lhe ensinam sobre o Senhor.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 65–66 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: