Seminário
Unidade 5: Dia 1, Doutrina e Convênios 17


Unidade 5: Dia 1

Doutrina e Convênios 17

Introdução

Enquanto traduzia o Livro de Mórmon, o profeta Joseph Smith soube que seria permitido que três testemunhas vissem as placas “pelo poder de Deus” (ver 2 Néfi 27:12–14; Éter 5:2–4). Quando Oliver Cowdery e David Whitmer souberam disso, ambos sentiram o desejo inspirado de serem testemunhas. Em uma revelação anterior (D&C 5), o Senhor disse a Martin Harris que, se ele fosse humilde e obediente o suficiente, teria permissão para ver as placas. Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris pediram ao profeta que perguntasse ao Senhor se eles poderiam ter essa oportunidade. A revelação que você estudará hoje, Doutrina e Convênios 17, confirma que esses três homens teriam permissão para ver as placas e outros objetos se tivessem fé suficiente.

Doutrina e Convênios 17

O Senhor diz a Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris que, se tivessem fé suficiente, teriam permissão para ver as placas e outros itens sagrados.

Dois locais do Livro de Mórmon contêm a profecia sobre as testemunhas que veriam e testificariam sobre o livro ou as placas que continham o registro. Leia 2 Néfi 27:12–14; Éter 5:2–4 e pondere sobre como se sentiria se fosse uma testemunha das placas de ouro. Com base no que aprendeu nessas escrituras, como o registro seria mostrado às três testemunhas?

Imagem
Três testemunhas

Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris.

Por revelação, o Senhor disse a Joseph Smith que Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris teriam permissão para ver as placas. Leia Doutrina e Convênios 17:1. Além das placas, que outros objetos essas testemunhas poderiam ver? (A nota de rodapé 1h contém referências ao que são os “diretores milagrosos”, inclusive1 Néfi 16:10, 16, 26 e Alma 37:38–47.)

Pense em como esses itens sagrados (como a espada de Labão e a Liahona) poderiam ser mais uma prova da realidade do povo e dos eventos registrados no Livro de Mórmon.

Leia Doutrina e Convênios 17:2–3. O que o Senhor diz que as testemunhas precisariam ter antes de poderem ver as placas?

  1. Responda à pergunta a seguir em seu diário de estudo das escrituras: Por que você acha que essas testemunhas precisavam ter fé antes de poderem ver as placas?

Mesmo que não recebamos um testemunho da mesma maneira que as três testemunhas, também podemos receber uma confirmação das verdades que desejamos conhecer. Pondere sobre o que Doutrina e Convênios 17:1–3 ensina a respeito de como podemos receber nosso próprio testemunho sobre as verdades do evangelho. A seguir complete o princípio a seguir com base no que você aprendeu nesses três versículos: Se , podemos receber um testemunho das verdades que desejamos conhecer.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, descreva como você teve fé em Deus para obter um testemunho do Livro de Mórmon e de outras verdades do evangelho. Ou, se você ainda não tem esse testemunho, explique como pode exercer fé para obter um testemunho do Livro de Mórmon.

A mãe de Joseph Smith, Lucy Mack Smith, escreveu sobre como Martin Harris soube que poderia ser uma das Três testemunhas. Depois de ter passado uma noite lendo o recém-concluído manuscrito do Livro de Mórmon, “na manhã seguinte, após realizar os serviços habituais como ler, cantar e orar, Joseph se ergueu após sua oração e se aproximou de Martin Harris, com uma solenidade que me faz estremecer até hoje quando o evento vem a minha mente, e disse: ‘Martin Harris, você precisa se humilhar perante Deus no dia de hoje, para que possa obter perdão de seus pecados. Se assim fizer, é o desejo de Deus que possa ver as placas, junto com Oliver Cowdery e David Whitmer’” (History of Joseph Smith by His Mother [História de Joseph Smith Contada por Sua Mãe], ed. Preston Nibley, 1958, p. 151–152).

Pondere as perguntas a seguir:

  • Por que você acha que é necessário sermos humildes quando pedimos perdão a Deus?

  • Por que acha que precisamos buscar o perdão de Deus quando queremos receber Dele um testemunho da verdade?

Imagine ser escolhido para ser uma das três testemunhas que tiveram permissão para ver as placas “pelo poder de Deus”. Que responsabilidade você sentiria depois de tal experiência? O Senhor falou sobre a responsabilidade de ser uma testemunha das placas. Leia Doutrina e Convênios 17:3–5 e procure o que o Senhor ordenou às três testemunhas que fizessem depois de terem visto as placas.

Considere a responsabilidade que temos quando o Senhor nos dá um testemunho de verdades divinas. Você pode marcar as frases no versículo 3 que ensinam o seguinte princípio: Depois de obtermos um testemunho da verdade, temos a responsabilidade de testificar a esse respeito. Pondere como seu desejo de testificar sobre a verdade também é uma demonstração de sua fé em Jesus Cristo.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, faça uma lista de algumas doutrinas e alguns princípios do evangelho que você sabe serem verdadeiros. Preste seu testemunho a seus pais ou a seus irmãos, e converse com eles sobre seus sentimentos ou pensamentos a respeito desses princípios.

Logo depois que a revelação contida em Doutrina e Convênios 17 foi dada, o profeta Joseph Smith, David Whitmer, Oliver Cowdery e Martin Harris foram ao bosque próximo da casa dos Whitmer para tentar “obter por meio de oração fervorosa e humilde” o testemunho prometido. Joseph Smith conta que, depois de duas tentativas sem sucesso, “Martin Harris propôs afastar-se de nós, pois, segundo suas próprias palavras, achava que sua presença era a causa do insucesso. Ele retirou-se, e ajoelhamo-nos novamente; decorridos alguns minutos de oração, contemplamos uma luz acima de nós, no ar, de excessiva luminosidade; e eis que um anjo apareceu diante de nós, trazendo nas mãos as placas que desejávamos ver. Ele virou as folhas uma por uma, a fim de que pudéssemos ver as gravações com toda clareza. (…) Ouvimos uma voz do alto, dizendo: ‘Estas placas foram reveladas pelo poder de Deus e traduzidas pelo poder de Deus. A tradução que vistes é correta, e ordeno-vos que presteis testemunho do que vistes e ouvistes’.

Então, deixei David e Oliver e fui em busca de Martin Harris, que se encontrava a considerável distância, em fervorosa oração. Ele logo me avisou, entretanto, que não conseguira comunicar-se com o Senhor e solicitou-me que me unisse a ele em oração, a fim de que ele também pudesse desfrutar da mesma bênção que acabáramos de receber. Assim, unimo-nos em oração e, finalmente, alcançamos nosso desejo, pois, nem havíamos terminado, a mesma visão foi aberta aos nossos olhos; pelo menos o foi para mim e uma vez mais contemplei as mesmas coisas; nesse exato momento, Martin gritou, aparentemente em êxtase de alegria: ‘Já basta; meus olhos viram, meus olhos viram!’” (History of the Church [História da Igreja], vol. 1, pp. 54–55.)

Pense em como seria, se fossem confiadas a você informações importantes que não pudessem ser compartilhadas com ninguém por um longo período de tempo. Como se sentiria quando finalmente pudesse compartilhá-las? Pense em como deve ter sido para Joseph Smith ser a única testemunha das placas do Livro de Mórmon por tantos anos. Como você se sentiria no lugar dele? Como acha que Joseph Smith se sentiu sabendo que outros poderiam também testemunhar e testificar sobre o que ele viu?

Imagem
Lucy Mack Smith

A citação a seguir, de Lucy Mack Smith, mãe de Joseph Smith, descreve como Joseph se sentiu depois que as três testemunhas viram as placas: “Quando eles retornaram para casa, já eram de três para quatro horas da tarde, e a senhora Whitmer, o senhor Smith (Joseph Smith Sênior) e eu nos encontrávamos sentados no quarto. Ao entrar, Joseph lançou-se a meu lado e exclamou: ‘Papai, mamãe, não sabem quão feliz me sinto: o Senhor agora fez com que as placas fossem mostradas a mais três pessoas, além de mim. Eles viram um anjo, o qual testificou a respeito delas, e os três terão de prestar testemunho quanto à veracidade do que afirmei, pois agora sabem por si mesmos, que não tenciono enganar o povo; agora sinto como se eu tivesse sido libertado de carregar um fardo que era muito difícil de suportar, e minha alma se regozija, pois agora já não preciso estar inteiramente só no mundo’. Em seguida, Martin Harris entrou: ele parecia tomado pela alegria e testificou corajosamente sobre o que tinha visto e ouvido. E o mesmo fizeram David e Oliver, acrescentando que nenhuma língua poderia expressar a alegria em seu coração e a grandeza das coisas que ambos haviam visto e ouvido” (History of Joseph Smith by His Mother [História de Joseph Smith Contada por Sua Mãe], pp. 152–153).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, descreva como é ter outros a sua volta que também receberam um testemunho do que você sabe ser verdadeiro. Como o testemunho deles o ajuda?

O élder Loren C. Dunn, dos Setenta, falou sobre a importância das testemunhas na obra do Senhor: “A lei das testemunhas sempre foi parte da obra do Senhor na Terra. A lei declara que: ‘Pela boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda palavra’ (2 Coríntios 13:1; ver também Deuteronômio 17:6; 19:15; Mateus 18:15–16; João 8:12–29). Essas testemunhas confirmam que certos eventos ocorreram e que a doutrina e os princípios dados por Deus são verdadeiros (“Testemunhas”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 30). O Senhor usou a lei das testemunhas para confirmar a veracidade das placas.

Poucos dias depois que as placas foram mostradas às três testemunhas pelo poder de Deus, o profeta Joseph Smith teve permissão para mostrar as placas para “uns poucos, de acordo com a vontade de Deus, para dar testemunho de suas palavras aos filhos dos homens” (2 Néfi 27:13; ver também Éter 5:2). Leia “Depoimento de Três Testemunhas” e “Depoimento de Oito Testemunhas” (encontram-se na introdução do Livro de Mórmon). Perceba as diferenças nas experiências e as semelhanças dos testemunhos deles. Observe também que as Oito Testemunhas descreveram as placas como tendo “a aparência de ouro” e as gravações como parecendo “ser uma obra antiga”. Uma vez que eles não sabiam se as placas eram de ouro verdadeiro ou se as gravações eram realmente escritos antigos, eles testificaram sobre o que honestamente sabiam ser verdade.

  1. Imagine que o seu testemunho do Livro de Mórmon pudesse ser acrescentado a cada exemplar do livro. Em uma folha em branco de seu diário de estudo das escrituras, crie sua própria página de testemunho pessoal. Inclua o que você sabe ser verdadeiro sobre o Livro de Mórmon e que deseja que outros saibam.

Doutrina e Convênios 17:6 contém o testemunho do Salvador a respeito do Livro de Mórmon. Marque o testemunho que Ele deu ao mundo nesse versículo, ou escreva-o em seu diário de estudo das escrituras. Você também pode escrever Jesus Cristo testificou que o Livro de Mórmon é verdadeiro em seu diário de estudo das escrituras ou na margem de sua escritura, ao lado do versículo 6. Pense em como o testemunho do Senhor sobre o Livro de Mórmon influencia seu testemunho.

Depois de sua marcante experiência, cada uma das três testemunhas enfrentou severas provações, e sua fé em Deus e seu testemunho do evangelho foram desafiados. Durante suas dificuldades, todos os três deixaram a Igreja, apesar de Martin Harris e Oliver Cowdery terem retornado posteriormente e permanecido fiéis pelo restante da vida. Contudo, nenhuma das três testemunhas jamais negou seu testemunho do Livro de Mórmon.

Apesar de não conhecermos a razão específica porque cada uma das três testemunhas deixou a Igreja depois de ter experimentado um testemunho tão vigoroso, o aviso do Senhor ao profeta Joseph Smith registrado em Doutrina e Convênios 3:4 nos ajuda a entender como tais coisas podem acontecer: “Pois embora um homem tenha muitas revelações e tenha poder para realizar muitas obras grandiosas, contudo, se ele se vangloriar da própria força e ignorar os conselhos de Deus e seguir os ditames da própria vontade e de seus desejos carnais, cairá e trará sobre si a vingança de um Deus justo”. Cada uma das três testemunhas, contudo, continuou a prestar fiel testemunho do Livro de Mórmon por toda a vida.

Imagem
Oliver Cowdery

Oliver Cowdery declarou: “Eu próprio escrevi inteiramente o Livro de Mórmon (exceto algumas páginas) conforme saía dos lábios do profeta Joseph Smith, e ele o traduziu pelo poder e dom de Deus, por meio do Urim e Tumim ou, como são chamados naquele livro, ‘Intérpretes’ sagrados. Vi com meus olhos e manuseei com minhas mãos as placas de ouro das quais ele foi transcrito. Esse livro é verdadeiro. Sidney Rigdon não o escreveu; o Sr. Spaulding não o escreveu. Eu próprio o escrevi, conforme saía dos lábios do profeta. Ele contém o evangelho eterno e (…) contém princípios de salvação. E, se andarem por sua luz e obedecerem a seus preceitos, serão salvos no reino eterno de Deus” (“Last Days of Oliver Cowdery”, Deseret News, 13 de abril de 1859, p. 48).

Imagem
David Whitmer

O jornal Richmond Democrat estampou o seguinte relato acerca de David Whitmer, prestando testemunho do Livro de Mórmon poucos dias antes de morrer: “Na tarde de domingo, às 5 horas e 30 minutos (22 de janeiro de 1888), o Sr. Whitmer convocou a família e alguns amigos à beira de seu leito de morte. (…) Ele se dirigiu a todos os que se achavam à beira de seu leito com as seguintes palavras: ‘Todos vocês devem ter fé em Cristo. Quero dizer-lhes que a Bíblia e o registro dos nefitas (O Livro de Mórmon) são verdadeiros, para que possam afirmar que ouviram o testemunho que prestei em meu leito de morte. Sejam fiéis em Cristo, e serão recompensados de acordo com suas obras. Deus abençoe a todas vocês. Minha confiança está depositada em Cristo para sempre, mundos sem fim. Amém’” (Richmond Democrat, 2 de fevereiro de 1888, citado por Andrew Jenson, Latter-day Saint Biographical Encyclopedia, 4 vols., 1901, vol. 1, p. 270).

Imagem
Martin Harris

Pouco antes de morrer, Martin Harris testificou: “Sim, eu vi as placas das quais o Livro de Mórmon foi escrito; eu de fato vi o anjo e ouvi a voz de Deus; e sei que Joseph Smith é um profeta de Deus, e possui as chaves do santo sacerdócio” (“The Last Testimony of Martin Harris”, registrado por William H. Homer em uma declaração prestada perante J. W. Robinson, em 9 de abril de 1927, HDC). (Ver também Doutrina e Convênios Manual do Aluno, Manual do Sistema Educacional da Igreja, 2001, p. 33.)

Leia Doutrina e Convênios 17:7–9 e marque as promessas que o Senhor fez às três testemunhas se permanecessem fiéis ao declarar seus testemunhos. Observe a frase “justos propósitos” no versículo 9. Pense sobre os propósitos justos que o Senhor desejava que as três testemunhas realizassem ao declarar seus testemunhos sobre as placas de ouro e o Livro de Mórmon. (Você pode também examinar Doutrina e Convênios 17:4 ao ponderar sobre essa pergunta).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, responda à seguinte pergunta: Qual pode ser um propósito justo pelo qual o Senhor poderia lhe dar um testemunho das verdades que você deseja conhecer?

Lembre-se de que podemos obter ou fortalecer nosso testemunho ao compartilhá-lo. O presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“Não é incomum ouvirmos um missionário dizer: ‘Como posso prestar um testemunho antes de adquiri-lo? Como posso testificar que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que o evangelho é verdadeiro? Se eu não tenho esse testemunho, isso não seria desonesto?’

Oh! Se ao menos eu pudesse ensinar-lhes este único princípio. O testemunho é descoberto quando nós o prestamos! Em algum lugar de nossa jornada em busca de conhecimento espiritual, existe aquele ‘salto de fé’, como os filósofos o chamam. É o momento em que chegamos até o limiar da luz e damos um passo para dentro da escuridão, para então descobrirmos que o caminho está iluminado por apenas um ou dois passos a nossa frente. ‘O espírito do homem’, como diz a escritura, é realmente ‘a lâmpada do Senhor’. (Provérbios 20:27).

“Uma coisa é receber um testemunho daquilo que lemos ou do que outra pessoa disse; esse é um começo necessário. Mas uma coisa totalmente diferente é sentir o Espírito confirmar em nosso peito que aquilo que nós testemunhamos é verdadeiro. Percebem que isso lhes será concedido quando vocês o compartilharem? Ao oferecerem o que vocês têm, isso lhes será devolvido e aumentado! (…)

“Ele irá apoiá-los” (“Lâmpada do Senhor”, A Liahona, outubro de 1983, p. 54).

Pense em alguém a quem você poderia prestar seu testemunho e que poderia se beneficiar ouvindo-o. Preste seu testemunho a essa pessoa durante a semana.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 17 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: