Seminário
Unidade 24: Dia 1, Doutrina e Convênios 109


Unidade 24: Dia 1

Doutrina e Convênios 109

Introdução

Os santos trabalharam por quase três anos para construir o Templo de Kirtland. Quando terminaram, o Senhor revelou ao profeta Joseph Smith a oração a ser proferida na dedicação do templo. O profeta leu a oração como parte das sessões dedicatórias em 27 de março de 1836. Ele pediu ao Senhor que aceitasse o templo e cumprisse as promessas que fizera a seu respeito, inclusive proteção e bênçãos para aqueles que o frequentassem. Orou pelos santos que tinham sido oprimidos no condado de Jackson, Missouri, e orou também por seus opressores. Orou ainda para que as pessoas do mundo inteiro, principalmente a Israel dispersa, se convertessem à plenitude do evangelho.

Doutrina e Convênios 109:1–23

Joseph Smith pede ao Senhor que aceite o Templo de Kirtland e abençoe seus frequentadores

Sabe onde fica cada um desses templos? Faça a correspondência de cada templo com a respectiva localização. (As respostas estão no fim desta lição.)

  1. Imagem
    Templo de Salt Lake

  1. Hong Kong, China

  1. Imagem
    Templo de Hong Kong China

  1. Salt Lake City, Utah

  1. Imagem
    Templo de Tegucigalpa Honduras

  1. São Paulo, Brasil

  1. Imagem
    Templo de São Paulo Brasil

  1. Kirtland, Ohio

  1. Imagem
    Templo de Kirtland

  1. Tegucigalpa, Honduras

  1. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: Por que os santos dos últimos dias constroem templos? Escreva algumas respostas a essa pergunta. Deixe espaço para adicionar respostas posteriormente na lição.

Você pode encontrar respostas para essa pergunta estudando Doutrina e Convênios 109, que contém a oração que o profeta Joseph Smith proferiu na dedicação do Templo de Kirtland, Ohio.

Após quase três anos de trabalho e sacrifício para construir o Templo de Kirtland, os santos presenciaram o cumprimento da promessa do Senhor de que, se guardassem Seus mandamentos, “[teriam] poder para [construí-lo]” (D&C 95:11). Em 27 de março de 1836, os membros da Igreja participaram da cerimônia de dedicação do templo, e o profeta Joseph Smith proferiu a oração dedicatória. Quase mil pessoas participaram da sessão dedicatória. Muito mais pessoas desejavam participar, mas não havia espaço. O profeta Joseph Smith organizou uma reunião para eles em outro local, e a sessão dedicatória foi repetida para eles alguns dias depois.

Você já participou da sessão dedicatória de um templo? Imagine que está participando da sessão dedicatória do Templo de Kirtland: Trata-se do primeiro templo a ser construído desde a antiguidade. Faz tempo que você aguarda ansiosamente esse dia. O coro entoa um hino de abertura. Em seguida, Sidney Rigdon, conselheiro na Primeira Presidência, faz um discurso. Após uma breve pausa, você tem a oportunidade de apoiar os líderes da Igreja. Em seguida, o profeta Joseph Smith se levanta e lê a oração dedicatória.

Leia Doutrina e Convênios 109:1–4 e procure a primeira razão pela qual os santos construíram o templo. Observe que hoje, como nos primeiros dias da Igreja, o Senhor nos manda construir templos.

Leia Doutrina e Convênios 109:5 e procure frases que descrevam os sacrifícios dos santos para construir o templo. Você pode marcar o que encontrar.

Imagem
O Templo de Kirtland com andaimes

Entre junho de 1833 e março de 1836, os membros da Igreja sacrificaram tempo, dinheiro e bens para ajudar a construir uma casa para o Senhor. Os homens ofereceram seu trabalho na construção. As mulheres fizeram roupas, hospedaram pessoas e quando muitos homens estavam ausentes com o Acampamento de Sião para ajudar com os problemas no Missouri, algumas mulheres continuaram o trabalho no templo. Alguns santos dos últimos dias, como John Tanner e Vienna Jacques, deram muito de sua riqueza para a construção do templo.

À medida que a construção avançava, os santos perceberam que seria necessária uma alternativa aos tijolos para o exterior do templo. Comentou-se que um pedreiro chamado Artemus Millet tinha as habilidades necessárias para completar a parte externa usando um processo de construção com pedras. Mas Artemus morava no Canadá e não era membro da Igreja. Joseph Smith chamou Brigham Young para ir ao Canadá a fim de ensinar e batizar Artemus e trazê-lo a Kirtland para ajudar a construir o templo. Em seguida, o profeta disse: “E peça-lhe que traga consigo mil dólares” (citado em M. Russell Ballard, “What Came from Kirtland” [O que veio de Kirtland], devocional da Universidade Brigham Young, 6 de novembro de 1994, pp. 8–9; speeches.byu.edu). Brigham foi obediente. Artemus aceitou o batismo e com grande sacrifício deixou sua casa no Canadá para ajudar a construir o templo.

Imagem
planta baixa

Planta baixa do primeiro pavimento do Templo de Kirtland.

Ao todo, o templo custou cerca de 60 mil dólares norte-americanos — uma soma fabulosa para a época, sobretudo se levarmos em conta a pobreza dos santos.

  1. O que lhes chama atenção em relação aos sacrifícios feitos pelos santos para construir o templo? Leia Doutrina e Convênios 109:5 novamente e procure uma verdade sobre o templo que explique por que os santos estavam dispostos a sacrificar tanto para construí-lo. Anote essa verdade no diário de estudo das escrituras.

Pense no que o Senhor tinha em mente ao dizer que ia “se manifestar a seu povo” (D&C 109:5). A palavra manifestar-se significa revelar ou dar a conhecer. Para algumas pessoas, isso incluiu uma aparição física. Para todos os que frequentam o templo dignamente, Ele Se revela por meio da influência do Espírito Santo e das doutrinas que são ensinadas lá que nos ajudam a conhecê-Lo. O Senhor pode manifestar-Se a Seu povo fora do templo também, mas os templos são lugares onde os membros dignos podem sempre sentir Sua influência.

Leia Doutrina e Convênios 109:12–13 e procure trechos que ajudem a entender como o Senhor pode manifestar-se a você no templo. Marque as passagens que sejam mais significativas para você.

  1. Escreva no diário de estudo das escrituras sobre momentos em que você se sentiu perto do Senhor no templo. Caso ainda não tenha ido ao templo, escreva sobre o que espera sentir quando tiver a oportunidade de visitar um templo.

Reflita sobre como o fato de sentir-se perto do Senhor no templo pode influenciar sua vida quando você estiver fora do templo. Em seguida, estude Doutrina e Convênios 109:14–23 e procure outras bênçãos prometidas aos frequentadores do templo. Você pode marcar o que encontrar.

Uma verdade que podemos aprender em Doutrina e Convênios 109:22–23 é que receber as bênçãos do templo nos arma de poder e do auxílio do Senhor para O servirmos. No diário de estudo das escrituras, você pode adicionar isso a sua lista de motivos para construirmos templos.

A seu ver, o que significa sair armados do poder de Deus? (Ver D&C 109:22.) Reflita sobre a seguinte afirmação do élder Joseph B. Wirthlin, do Quórum dos Doze Apóstolos, e identifique o tipo de poder que você pode alcançar ao frequentar o templo: “Na casa do Senhor, os membros fiéis da Igreja podem ser investidos ‘com poder do alto’ (D&C 95:8) poder que nos permitirá resistir à tentação, honrar os convênios, obedecer aos mandamentos do Senhor e prestar um testemunho fervoroso e destemido do evangelho a familiares, amigos e vizinhos” (“Cultivar qualidades divinas”, A Liahona, janeiro de 1999, p. 28).

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. De que maneira esse tipo de poder seria uma bênção para você e sua família?

    2. Como seria uma bênção para os missionários?

Doutrina e Convênios 109:24–34

O profeta ora para que o Senhor proteja e abençoe as pessoas que adoram no templo

Veja a seguir os desenhos de uma espátula e uma espada. Usam-se espátulas para aplicar argamassa entre tijolos ou pedras. Como cada uma dessas ferramentas pode ser usada na construção de um templo?

Imagem
espátula e espada

Durante a construção do Templo de Kirtland, turbas ameaçavam destruir as paredes do templo. O presidente Brigham Young falou de homens que “trabalharam na construção de paredes, segurando a espada em uma das mãos para se protegerem da turba enquanto assentavam as pedras e usavam a colher de pedreiro com a outra” (Discursos de Brigham Young, sel. por John A. Widtsoe, 1954, p. 416). Às vezes, os homens que trabalhavam no templo durante o dia precisavam vigiá-lo à noite.

Leia Doutrina e Convênios 109:24–28 e procure o tipo de proteção que o profeta Joseph Smith pediu ao Senhor.

No versículo 24, atente para a frase “honrosamente [ter] um nome e uma posição”. Isso se refere à necessidade de ser digno de adorar o Senhor no templo e ser fiel aos convênios que lá fazemos.

Com base no que ler em Doutrina e Convênios 109:24–28, complete o seguinte princípio: Se formos dignos e adorarmos o Senhor no templo, então . (É provável que você ache muitas maneiras diferentes de completar essa frase. Você pode, por exemplo, ver que uma bênção da adoração no templo é que “arma alguma formada contra [nós prosperará]” (D&C 109:25). Você pode adicionar esse princípio e outros a sua lista de razões para construirmos templos.

Em Doutrina e Convênios 109:29–34, lemos como o profeta orou para que os caluniadores dos santos fossem confundidos e que os membros da Igreja conseguissem erguer-se e realizar a obra do Senhor.

Doutrina e Convênios 109:35–67

Joseph Smith ora pelos líderes da Igreja, pelos santos no Missouri, pelos opressores dos santos e para que as nações da Terra deem ouvidos aos missionários

Os santos estavam ansiosos pela investidura de poder e glória que lhes fora prometida com a construção do Templo de Kirtland. Em Doutrina e Convênios 109:35–46, o profeta Joseph Smith pediu ao Senhor que enchesse o templo com Sua glória e concedesse a Seus servos o testemunho e o poder de que precisariam para proclamar o evangelho.

Imagem
anjos no Templo de Kirtland

Na noite de 27 de março de 1836, após a dedicação do templo, os quóruns do sacerdócio se reuniram no templo. Joseph Smith disse que “lhes deu instruções relacionadas ao espírito de profecia e passou a palavra à congregação. (…)

O irmão George A. Smith levantou-se e começou a profetizar quando se ouviu um ruído como o som de um impetuoso vento que encheu o templo, e toda a congregação levantou-se simultaneamente, impelida por um poder invisível. Muitos começaram a falar em línguas e profetizar; outros tiveram visões gloriosas; e eis que vi o templo cheio de anjos, fato esse que declarei à congregação. O povo das redondezas aproximou-se correndo (ao ouvirem sons incomuns dentro do templo e verem uma luz brilhante como um pilar de fogo repousando sobre o Templo) e ficou maravilhado com o que estava ocorrendo” (History of the Church [História da Igreja], vol. 2, p. 428). O Novo Testamento narra um evento semelhante entre os santos fiéis que se reuniram logo após a Ressurreição de Jesus Cristo. Esse acontecimento, muitas vezes chamado de dia de Pentecostes, está registrado em Atos 2. Você pode relacionar Doutrina e Convênios 109:36–37 com Atos 2:2–3.

Em Doutrina e Convênios 109:47–67, lemos que Joseph Smith orou pelos santos que foram expulsos de casa no Missouri e orou por aqueles que os haviam oprimido. Orou ainda para que o Senhor enternecesse o coração das pessoas da Terra para que recebessem os servos que sairiam do templo para pregar o evangelho mundo afora.

Doutrina e Convênios 109:68–80

O profeta ora pela Igreja e pede ao Senhor que aceite a dedicação do templo

Estude Doutrina e Convênios 109:68–69, 71–73, 78–80 e procure outros pedidos que o profeta fez na oração dedicatória.

  1. No diário de estudo das escrituras, enumere alguns pedidos do profeta nesses versículos. Em seguida, escreva quais seriam os benefícios de incluir esses pedidos em suas próprias orações.

Se tiver um hinário da Igreja, abra em “Tal como um facho” (Hinos, nº 2). Esse hino foi cantado na dedicação do Templo de Kirtland, logo após a oração dedicatória (ver a nota abaixo do hino). Esse hino continua a ser cantado nas dedicações de templos hoje. Ouça, leia ou cante o hino.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 109 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: