Seminário
Unidade 8: Dia 1, Doutrina e Convênios 29:31–50


Unidade 8: Dia 1

Doutrina e Convênios 29:31–50

Introdução

Pouco antes da conferência da Igreja em 26 de setembro de 1830, o Senhor deu a revelação encontrada em Doutrina e Convênios 29 “na presença de seis élderes” (D&C 29, cabeçalho da seção). Quando estudou Doutrina e Convênios 29:1–30 em uma lição anterior, você aprendeu sobre reunir os eleitos do Senhor e edificar Sião. Essa lição se concentra na natureza da Queda de Adão, conforme revelado em Doutrina e Convênios 29:31–50.

Doutrina e Convênios 29:31–35

O Salvador explica que todas as coisas são espirituais para Ele

Reflita sobre como você responderia nas seguintes situações:

Situação 1: Imagine que um de seus amigos tenha um comportamento inapropriado que você sabe ser-lhe prejudicial. Em certa ocasião, você tenta incentivar seu amigo a abandonar esse comportamento, mas ele diz que as escolhas dele não são um grande problema porque nada de mal aconteceu a ele. Quais princípios do evangelho poderiam ajudar seu amigo a entender a importância das escolhas dele?

Situação 2: Imagine que uma de suas amigas venha dizer-lhe que está se sentindo desanimada. Ela diz que não sabe se o esforço de guardar os mandamentos vale a pena. Ela explica que mesmo que tenha tentado fazer o que Deus ordenou, não acha que as circunstâncias dela tenham ficado melhores do que as de seus colegas que escolheram pecar. Que princípios do evangelho podem ajudar sua amiga a continuar a ser obediente?

Ao estudar a última parte de Doutrina e Convênios 29, procure doutrinas e princípios que possam ser usados para ajudar pessoas que estejam nessa situação.

Em 1830, a Igreja de Jesus Cristo foi restaurada e organizada novamente na Terra, e a plenitude do evangelho foi revelada aos membros da Igreja por meio do profeta Joseph Smith. Na revelação registrada em Doutrina e Convênios 29, o Senhor ajudou os santos, no início da Igreja, a entender mais sobre a Queda de Adão, e revelou alguns dos propósitos de Seus mandamentos.

Doutrina e Convênios 29:31–33 ensina que Deus criou todas as coisas espiritualmente. Um significado disso é que elas existiam em Sua presença e não estavam sujeitas à morte. Ele preparou um caminho para que Suas criações se tornassem temporais, significando que elas seriam afastadas de Sua presença e estariam sujeitas à morte. Deus também criou um meio para que Suas criações sobrepujassem a morte e retornassem à Sua presença. Tudo isso é parte de Seu plano para dar a Seus filhos a oportunidade de se tornarem como Ele.

Leia Doutrina e Convênios 29:34–35 e procure como o Senhor vê os mandamentos que Ele nos dá. Marque essa verdade em suas escrituras: Todos os mandamentos de Deus são espirituais. Cada mandamento que Deus dá tem um propósito espiritual e foi feito para nos ajudar a retornar a Sua presença.

  1. Como exemplo da doutrina de que todos os mandamentos de Deus são espirituais, examine a Palavra de Sabedoria. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como a obediência à Palavra de Sabedoria pode nos afetar fisicamente?

    2. Como a obediência à Palavra de Sabedoria pode nos afetar espiritualmente?

Pode haver consequências físicas como resultado de não obedecer à Palavra de Sabedoria, mas as maiores consequências são espirituais em natureza, especialmente para os membros da Igreja que fizeram o convênio de obedecer a esse mandamento. Uma vez que todos os mandamentos de Deus são espirituais, inclusive a Palavra de Sabedoria, sua observância traz bênçãos para nossa vida. Por outro lado, a desobediência aos mandamentos de Deus nos impede de receber ou causa a perda de bênçãos espirituais.

Imagem
Adão e Eva

Reflita como o fato de saber que os mandamentos de Deus são espirituais pode ajudar as pessoas nas situações que você leu no início desta lição.

Doutrina e Convênios 29:36–41

A Queda de Adão trouxe a morte espiritual

Enquanto Deus nos dá mandamentos para nos abençoar espiritualmente, observe em Doutrina e Convênios 29:35 que Ele nos permite que sejamos nossos próprios árbitros. Isso significa que Deus dá o arbítrio a todos os Seus filhos e permite que escolham se desejam obedecer a Seus mandamentos.

  1. Faça o seguinte gráfico em seu diário de estudo das escrituras. A seguir, leia Doutrina e Convênios 29:36–41 e preencha as escolhas das pessoas ou grupo de pessoas e suas consequências:

    Escolhas

    Consequências

    O diabo

    “Uma terça parte das hostes do céu”

    Adão

Escreva o seguinte princípio em suas escrituras: Deus nos deu o dom do arbítrio para fazer escolhas e receber as consequências dessas escolhas.

Antes de Adão ter comido do fruto proibido, ele viveu na Terra, no Jardim do Éden, e pôde habitar na presença de Deus. Depois de ter comido do fruto, permaneceu na Terra, mas não pôde mais permanecer na presença de Deus. Por Adão ter cedido à tentação e comido do fruto proibido, todos estamos numa condição temporal (sujeitos à morte) e separados da presença de Deus. De acordo com Doutrina e Convênios 29:41, como se chama essa separação?

  1. Faça o seguinte diagrama em seu diário de estudo das escrituras:

    Imagem
    diagrama da queda

    No diagrama, sob a expressão “Terra Decaída (Temporal)”, escreva: Morte espiritual é ser expulso da presença de Deus. A seguir, responda à pergunta: Por que acha que é necessário estarmos separados da presença de Deus por certo tempo?

Leia a seguinte declaração a respeito da Queda e de por que precisamos ser separados de Deus por certo tempo: “A Queda é parte importante do plano de salvação estabelecido pelo Pai Celestial (ver 2 Néfi 2:15–16; 9:6). Ela teve seu lado negativo, mas foi também um avanço. Além de introduzir a morte física e a morte espiritual, ela deu-nos a oportunidade de nascer nesta Terra, aprender e progredir” (Sempre Fiéis: Tópicos do evangelho, 2004, p. 142; ver também 2 Néfi 2:25).

O élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou-nos o seguinte sobre a Queda:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“Os acontecimentos mais importantes de toda a eternidade (…) são a Criação, a Queda e a Expiação.

Antes que nos seja possível começar a compreender a criação temporal de todas as coisas, precisamos saber como e de que maneira essas três verdades eternas — a Criação, a Queda e a Expiação — estão inseparavelmente interligadas de modo a formar o plano de salvação. Nenhuma delas está sozinha; cada uma se une às outras duas; e sem conhecimento de todas elas é impossível conhecer a verdade de cada uma. (…)

 Lembremos que a Expiação veio por causa da Queda. Cristo pagou o resgate pela transgressão de Adão. Se não tivesse havido a Queda, não haveria Expiação seguida da imortalidade e vida eterna. Assim, tão certo como a salvação é decorrência da Expiação, também a salvação é decorrência da Queda”.

“A Mortalidade, a procriação e a morte tiveram seu início com a Queda” (“Cristo e a Criação”, A Liahona, setembro de 1983, p. 21).

Doutrina e Convênios 29:42–50

A Expiação de Jesus Cristo nos redime da morte espiritual

Reflita sobre a seguinte pergunta: Quem retornará à presença de Deus?

Para entender os ensinamentos do Senhor em Doutrina e Convênios 29, é importante saber que todas as pessoas retornarão à presença de Deus depois de ressuscitarem. Isso ocorrerá porque a Expiação de Jesus Cristo redime toda a humanidade dos efeitos físicos e espirituais da Queda (ver Helamã 14:15–18).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, ao lado direito do diagrama, sob a frase “Presença de Deus”, escreva: Por meio da Expiação, toda a humanidade será redimida da morte física e espiritual causada pela Queda de Adão. Então responda à seguinte pergunta: Se todos seremos levados de volta à presença de Deus, por que o fato de fazermos ou não boas escolhas aqui na Terra tem importância?

Imagem
Cristo no Getsêmani

Por meio de Sua Expiação, Jesus Cristo oferece perdão e vida eterna a todos os que exercem fé Nele e se arrependem de seus pecados. Leia Doutrina e Convênios 29:42–43 e procure o que precisamos fazer para sermos dignos de permanecer na presença de Deus. Reflita sobre as coisas das quais você precisa se arrepender para que possa se qualificar para permanecer na presença de Deus um dia.

Embora toda a humanidade venha a ser ressuscitada e redimida da morte física e espiritual e ser levada de volta à presença de Deus para ser julgada, nem todos permanecerão com Ele.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, ao lado direito do diagrama, faça uma linha pontilhada com uma seta indicando um lugar longe da presença de Deus. Depois, leia Doutrina e Convênios 29:44–45 e responda às seguintes perguntas:

    1. Que escolhas tornam as pessoas indignas de permanecer na presença de Deus?

    2. Quais são as consequências das escolhas delas?

  2. Em seu diário de estudo das escrituras, perto da linha pontilhada no diagrama, escreva: Aqueles que não exercerem fé ou não se arrependerem não podem permanecer eternamente na presença de Deus.

    Veja acima, como seu diagrama deve ficar em seu diário de estudo das escrituras:

    Imagem
    diagrama completo da Queda
  3. Examine as duas situações descritas no início desta lição. Em seguida, responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que você aprendeu hoje que pode ajudar seu amigo na situação 1?

    2. O que você aprendeu hoje que pode ajudar sua amiga na situação 2?

Leia Doutrina e Convênios 29:49 e pense sobre as expectativas do Senhor com relação a você. Faça uma meta de continuar a aplicar a Expiação de Jesus Cristo em sua vida, arrependendo-se de seus pecados e preparando-se para viver na presença de Deus novamente.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 29:31–50 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: