Seminário
Unidade 29: Dia 1, Doutrina e Convênios 133:1–35


Unidade 29: Dia 1

Doutrina e Convênios 133:1–35

Introdução

No dia 3 de novembro de 1831, dois dias após o Senhor instruir Joseph Smith a publicar o Livro de Mandamentos (veja o cabeçalho da seção de D&C 1), o profeta recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 133. Essa revelação foi incluída na edição de 1835 de Doutrina e Convênios como um apêndice e, mais tarde, foi designado um número de seção. Os que trabalhavam com o manuscrito, queriam inicialmente que a revelação fosse o posfácio e a seção1 o prefácio das revelações incluídas na edição de 1835. Doutrina e Convênios133 será abordada em duas lições. Esta lição aborda o mandamento do Senhor a Seu povo para preparar a si mesmo e as outras pessoas para Sua Segunda Vinda. Aborda também as profecias de eventos associados à Sua Segunda Vinda e a Seu reino no Milênio.

Doutrina e Convênios 133:1–15

O Senhor ordena a Seu povo que se prepare para Sua Segunda Vinda

Imagem
Jesus Cristo

Você já foi à escola e percebeu que se esqueceu de se preparar para uma prova? Como se sentiu ou como acha que se sentiria?

Como se sente ao saber que está bem preparado para uma prova?

Pense em eventos futuros importantes para os quais deve preparar-se agora.

Leia Doutrina e Convênios 133:1–3 e identifique um evento para o qual precisamos nos preparar e por quê.

Pode ser útil saber que “[descer] sobre o mundo com maldição, para julgar” (D&C 133:2) refere-se à punição que o Senhor vai infligir aos iníquos em Sua Segunda Vinda. A expressão “desnudará o santo braço” (D&C 133:3) refere-se ao Senhor revelar Sua força e poder ao mundo. A frase “todos os confins da Terra verão a salvação de seu Deus” (D&C 133:3) significa que todas as pessoas verão a salvação que Deus proporcionará aos que O seguem.

Ao estudar Doutrina e Convênios 133, pense em por que é tão importante a Segunda Vinda de Jesus Cristo e nossa preparação para ela.

De acordo com Doutrina e Convênios 133:2, o que vai acontecer com os ímpios ou iníquos na Segunda Vinda de Jesus Cristo? Responda à pergunta, ao completar a seguinte doutrina com algo que aprendeu nesse versículo: Em Sua Segunda Vinda, Jesus Cristo virá .

Com esses versículos aprendemos que os iníquos e os ímpios não estarão preparados para a Segunda Vinda de Jesus Cristo. O que podemos fazer para garantir que estejamos preparados?

  1. Complete as atividades a seguir em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Escreva a seguinte frase: ajuda-nos a nos prepararmos para a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Leia Doutrina e Convênios 133:4–16 e identifique frases que podem ser usadas para preencher a lacuna. Escreva pelo menos cinco frases na lacuna no diário de estudo das escrituras.

    2. Escolha uma frase que escreveu na atividade a. Explique por que essa ação é importante para preparar-nos para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

    3. Explique quais bênçãos irá receber agora ao praticar a ação que você identificou na atividade b.

Releia Doutrina e Convênios 133:5, 7,14. Você pode marcar frases semelhantes que viu em cada versículo.

Na época do Velho Testamento, a cidade da Babilônia era um lugar de grande iniquidade. Nesses versículos, Babilônia pode simbolizar tanto a iniquidade como as coisas do mundo.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Quando o Senhor nos orienta a sair da Babilônia, o que isso pode significar?

    2. De que maneira podemos sair da Babilônia? Como isso pode nos preparar para a Segunda Vinda?

Observe o que o Senhor ensinou em Doutrina e Convênios 133:15 a cerca de como devemos sair da Babilônia. O Senhor diz que, quando o Esposo vier (ver versículo 10), não haverá tempo para fazer as coisas às pressas, que deveriam ter sido feitas antes. Isso se assemelha à mensagem ensinada na parábola das dez virgens (ver Mateus 25:1–13; ver também 45:56–57). Cinco das virgens tentaram se preparar às pressas quando foi anunciado que o Esposo estava chegando, mas já era tarde demais.

Observe também em Doutrina e Convênios 133:15 o que o Senhor nos advertiu a não fazer ao sairmos da Babilônia. Você pode marcar o que encontrar.

Pense no que significa “não [olhar] para trás” (D&C 133:15) após nos livrarmos das influências pecaminosas e mundanas. O conceito de não olhar para trás refere-se a uma tentativa de abandonar totalmente a iniquidade e as coisas do mundo e não voltar a antigos hábitos. Esse versículo é uma advertência para que não desejemos voltar ao nosso estilo de vida anterior.

Imagem
rapaz e pai caminhando

O Senhor nos ordenou que deixássemos a iniquidade e não olhássemos para trás.

Você pode escrever a seguinte verdade na margem de suas escrituras ao lado do versículo 15: Se voltarmos a cometer qualquer iniquidade e pecados anteriores, não estaremos preparados para a Segunda Vinda do Salvador.

  1. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: O que os jovens santos dos últimos dias podem fazer para “não olhar para trás” ao tentarem crescer espiritualmente e achegar-se ao Salvador?

Observe que em Doutrina e Convênios 133:9 o Senhor instruiu Seu povo a reunir-se no local físico de Sião. Lembre-se de que Sião também representa os justos — aqueles que são puros de coração, unidos e dedicados aos propósitos de Deus.

  1. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: Que incentivo você daria a alguém que tenha saído da Babilônia (iniquidade e coisas do mundo) e que se esforça em ir para Sião (retidão) a fim de ajudá-la a permanecer fiel?

Se estivesse ausente no dia em que seu professor anunciou uma próxima prova importante, o que iria esperar que um colega de classe fizesse por você?

Em Doutrina e Convênios 133:4–15, o Senhor também ensinou aos Santos que parte de sua preparação para a Segunda Vinda incluía ajudar as pessoas a se prepararem. Que tipo de trabalho é descrito pelo Senhor nos versículos 8 a 10?

Falando aos missionários em perspectiva, o élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou a respeito de uma responsabilidade importante que também se aplica a todos os membros da Igreja:

Imagem
Élder Neil L. Andersen

Uma de suas importantes responsabilidades é a de ajudar a preparar o mundo para a Segunda Vinda do Salvador. (…)

Sua missão será uma oportunidade sagrada de conduzir pessoas a Cristo e ajudar a preparar o mundo “para a Segunda Vinda do Salvador.

(…) O mundo está sendo preparado para a Segunda Vinda do Salvador em grande parte por causa do trabalho do Senhor realizado por Seus missionários” (“Preparar o mundo para a Segunda Vinda”, A Liahona, maio de 2011, p. 49).

  1. Faça as seguintes atividades em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Responda às seguintes perguntas: Como você acha que ajudar outras pessoas a se preparar para a Segunda Vinda vai ajudá-lo a se preparar também? Que outras bênçãos você irá desfrutar na sua vida ao ajudar outras pessoas a se prepararem para a Segunda Vinda?

    2. Examine o que escreveu sobre a preparação para a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Escreva algo que sente que precisa fazer para melhor se preparar ou ajudar as pessoas a se prepararem para a Segunda Vinda. Escreva um plano de como você vai alcançar essa meta.

Releia Doutrina e Convênios 133:16 e identifique o que vai ajudar-nos a estar preparados para encontrar o Senhor quando Ele vier. Complete o seguinte princípio preenchendo os espaços em branco com a palavra que você identificar: O nos prepara para encontrar o Senhor.

  1. Responda à seguinte pergunta no diário de estudo das escrituras: Como o arrependimento ajuda a nos prepararmos para a Segunda Vinda?

Doutrina e Convênios 133:17–35

O Senhor revela alguns acontecimentos associados à Segunda Vinda e ao Seu reino no Milênio

Em Doutrina e Convênios 133:17–35, o Senhor anunciou alguns acontecimentos associados à Sua Segunda Vinda e ao Seu reino no Milênio sobre a Terra. Leia esses versículos e marque quaisquer eventos de destaque para você. Que eventos você gostaria de testemunhar?

Um dos eventos identificados em Doutrina e Convênios 133:21–29 é o retorno de algumas das tribos perdidas de Israel. O élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: “As dez tribos vão voltar como qualquer outra pessoa — ao aceitar o Livro de Mórmon e acreditar no evangelho restaurado. Não pode haver duas organizações religiosas separadas e independentes na terra, ao mesmo tempo; pelo menos isso não pode acontecer no dia em que a Igreja será governada a partir de um lugar. O presidente da Igreja possui as chaves pelas quais as dez tribos serão levadas das terras do norte para sua terra natal na Palestina. Ele, e não eles, irá orientar seu retorno” (A New Witness for the Articles of Faith [Uma Nova Testemunha para as Regras de Fé], 1985, pp. 520–521).

Doutrina e Convênios 133:30–35 descreve algumas bênçãos que o povo do convênio do Senhor recebe associadas à Segunda Vinda do Senhor. Devido às promessas que o Senhor fez a Efraim (filho de José) e sua tribo, os descendentes de Efraim seriam reunidos primeiro, nos últimos dias. Foi-lhes confiado o evangelho restaurado, a autoridade e as chaves do sacerdócio que os permite liderar o trabalho da coligação da casa de Israel. O objetivo final do Senhor é ajudar toda a família de Deus a ser coroada de glória e a receber todas as bênçãos disponíveis por meio das ordenanças do evangelho.

Ao arrepender-nos e prepararmos a nós mesmos e a outras pessoas para a Segunda Vinda de Jesus Cristo, podemos esperar com alegria a Sua Vinda e também desfrutar das bênçãos que recebemos por vivermos em retidão agora.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 133:1–35 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: