Seminário
Unidade 20: Dia 4, Doutrina e Convênios 97


Unidade 20: Dia 4

Doutrina e Convênios 97

Introdução

O profeta Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 97 no dia 2 de agosto de 1833. Nessa revelação, o Senhor forneceu instrução e incentivo a Parley P. Pratt, que presidia a escola para os irmãos do sacerdócio no Missouri, e aos irmãos que frequentavam aquela escola. O Senhor também enfatizou Sua vontade de que os santos no Missouri construíssem um templo. Ele prometeu que, se eles fizessem isso e se o coração deles fosse puro, Sua glória e presença habitariam lá.

Imagem
monumento histórico

Uma escola para os élderes.

Doutrina e Convênios 97:1–9

O Senhor ensina aos membros da escola dos élderes no Missouri o que eles devem fazer para ser aceitos por Ele

Se tivesse que ensinar um amigo a ser um bom aluno, que atributos e comportamentos você incentivaria seu amigo a desenvolver?

No inverno de 1832–1833, o Senhor ordenou os líderes da Igreja a estabelecer a Escola dos Profetas em Kirtland, Ohio. Sob a direção do profeta Joseph Smith, Parley P. Pratt liderou uma escola semelhante em Independence, Missouri. Essa escola foi chamada de escola para os élderes. Os membros da escola para os élderes escreviam cartas para Joseph Smith, que estava em Ohio. Em resposta, ele enviou uma carta contendo a revelação que agora está registrada em Doutrina e Convênios 97. Leia Doutrina e Convênios 97:1 e identifique como o Senhor descreveu muitos dos irmãos no Missouri.

Leia Doutrina e Convênios 97:2 e identifique o que o Senhor prometeu a esses irmãos se eles permanecessem fiéis.

Em Doutrina e Convênios 97:1–2, aprendemos que, se formos humildes e buscarmos aprender com diligência, vamos adquirir sabedoria e encontrar a verdade. Você pode escrever esse princípio em suas escrituras.

Imagem
jovens em uma classe
  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Por que é importante que você adquira sabedoria e encontre a verdade?

    2. Como você acha que ser humilde e diligente vai ajudá-lo a adquirir sabedoria e encontrar a verdade?

Leia Doutrina e Convênios 97:3–5 para aprender como o Senhor Se sentiu a respeito do serviço feito por Parley P. Pratt e o que o Senhor prometeu ao irmão Pratt.

Assim como Parley P. Pratt, você pode saber que o Senhor está feliz com você à medida que continua a segui-Lo.

  1. Leia Doutrina e Convênios 97:7, 9. No diário de estudo das escrituras, desenhe as árvores descritas nesses versículos. (Se não quiser desenhar, você pode escrever dois parágrafos descrevendo as árvores.)

Os dois tipos de árvores representam os membros da Igreja e os frutos representam as obras ou ações dos membros. Lembre-se de que muitos santos no Missouri eram humildes e fiéis. Entretanto, outras pessoas haviam se tornado orgulhosas e desobedientes. Leia Doutrina e Convênios 97:6–7 e pondere sobre as mensagens que encontrar nesses versículos.

Leia Doutrina e Convênios 97:8–9 e pondere sobre as mensagens que encontrar nesses versículos.

  1. O que o Senhor prometeu a esses irmãos se eles continuassem a segui-lo? No diário de estudo das escrituras, escreva duas ou três frases explicando como a descrição da árvore e as coisas ao seu redor no versículo 9 poderiam incentivá-lo a ser mais fiel.

De acordo com Doutrina e Convênios 97:8, quais são algumas características de uma pessoa que é aceita pelo Senhor? Para responder essa pergunta, escreva palavras que completem esse princípio: Para ser aceitos pelo Senhor, devemos .

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Quais são alguns sacrifícios que você tem feito a fim de “observar [seus] convênios” (D&C 97:8)?

Pondere sobre sua condição perante o Senhor. Pense sobre como pode aplicar o princípio contido em Doutrina e Convênios 97:8.

Doutrina e Convênios 97:10–21

O Senhor enfatiza Sua vontade de que os santos em Sião construam um templo

Leia Doutrina e Convênios 97:10–12 e procure o sacrifício que o Senhor requer dos santos em Sião (Missouri). Nesses versículos a palavra dízimo se refere a ofertas em geral, não aos dez por cento da renda anual de uma pessoa, como entendido na lei do dízimo, que foi revelada mais tarde (ver D&C 119). Mais de um décimo dos recursos dos santos seriam necessários para a construção do templo, inclusive suas ofertas de tempo e trabalho.

Lembre-se de que o Senhor havia designado um lugar para o templo em Sião dois anos antes de Ele dar essa revelação (ver D&C 57:1–3). Em junho de 1833, o profeta Joseph Smith escreveu aos líderes da Igreja no Missouri e os instruiu a começar a construção do templo imediatamente (ver History of the Church [História da Igreja], vol. 1, p. 363). Entretanto, quando a revelação em Doutrina e Convênios 97 foi dada, em 2 de agosto de 1833, os santos no Missouri não haviam começado a construção.

Leia Doutrina e Convênios 97:12–14 e identifique as razões pelas quais o Senhor queria que os santos no Missouri construíssem um templo.

Como o templo tem sido “um lugar de ação de graças” (D&C 97:13) para você? Como tem sido “um lugar de instrução” (D&C 97:13)?

Ao estudar Doutrina e Convênios 97:15–20, procure as promessas que o Senhor daria aos santos se eles construíssem um templo.

Imagem
Élder David B. Haight

O élder David B. Haight, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou que a promessa de ver Deus no templo (ver versículos 15–16) pode incluir mais do que vê-Lo com nossos olhos naturais: “É verdade que alguns realmente veem o Salvador, mas, quando consultamos o dicionário, aprendemos que há muitos outros significados para a palavra ver, como tomar conhecimento de, discerni-Lo, reconhecê-Lo e reconhecer Sua obra, perceber Sua importância e passar a compreendê-Lo” (“O templo e a obra nele realizada”, A Liahona, janeiro de 1991, p. 65).

De acordo com Doutrina e Convênios 97:15–17, como você pode se qualificar para ter a experiência de sentir a glória e a presença do Senhor no templo? Marque as palavras ou frases nesses versículos que ensinam o princípio de que, no templo, Deus vai Se manifestar àqueles que são puros de coração.

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. O que você acha que significa ser puro de coração?

    2. O que podemos fazer para purificar nosso coração a fim de recebermos as bênçãos do templo?

    3. Como você se sentiu abençoado por se preparar para ir ao templo?

Leia Doutrina e Convênios 97:21 e identifique como o Senhor definiu a palavra Sião. Você pode escrever ou marcar em suas escrituras a frase que ensina a seguinte verdade: Sião é o puro de coração.

Imagem
Templo de Guayaquil Equador

Doutrina e Convênios 97:22–28

O Senhor explica o que devemos fazer para escapar da Sua indignação e receber Suas bênçãos

Para entender a mensagem do Senhor em Doutrina e Convênios 97:22–24, pense sobre a informação a seguir: Furacões podem ocorrer em todo o mundo. Furacões fortes podem se tornar tornados violentos que destroem tudo pelo caminho. Você já viu um furacão ou um tornado pessoalmente ou assistiu a um vídeo de um tornado?

Leia Doutrina e Convênios 97:22–24 e identifique o que o Senhor comparou a um furacão.

No versículo 22, a palavra vingança se refere às consequências da desobediência ao Senhor. No espaço fornecido, escreva de que maneira a vingança do Senhor pode ser como um furacão:

Examine Doutrina e Convênios 97:25–28 para descobrir o que precisamos fazer para escapar da vingança do Senhor e receber Suas bênçãos. Você pode marcar a palavra se toda vez que ela aparecer nesses versículos.

Pense em como a mensagem do Senhor nos versículos 25–28 se relaciona às imagens dos dois tipos de árvores que você estudou anteriormente. O que os versículos 27–28 ensinam sobre arrependimento e perdão?

Com esses versículos, aprendemos o princípio de que, se formos obedientes, vamos escapar da vingança do Senhor e receber uma multiplicidade de Suas bênçãos.

Pense sobre o que você se sentiu inspirado a fazer quando estudou Doutrina e Convênios 97. Aja de acordo com essa inspiração para que possa receber as bênçãos do Senhor.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 97 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor: